bolsas de estudo 2025

Bolsas de estudo para fazer intercâmbio gratuito e estudar fora para brasileiros em 2025

Procurando as melhores bolsas de estudo para estudar fora e fazer intercâmbio gratuito para se candidatar ainda em 2025? Eu sou a Bruna Passos Amaral, mas pode me chamar de anja do deadline, e tô aqui para te ajudar no projeto de conseguir uma bolsa de estudos para estudar no Exterior se candidatando ainda em 2025.

Se você quer estudar no Exterior de graça, não perde mais tempo, me segue lá no instagram no @partiuintercâmbio. Minha missão de vida é que você nunca mais perca a data de inscrição de um edital de bolsa de estudos para estudar no exterior. Então, bora conhecer as melhores oportunidades de bolsa de estudos 2025 com inscrições abertas! Ah, as bolsas desse post estão organizadas por ordem cronológica!

Bolsas de estudo 2025 para brasileiros para estudar fora e intercâmbio gratuito

>>> Confira oportunidades para quem está no Ensino Médio

Bolsas de estudo pra curso de inglês no Canadá em 2025 e 2026

Até 1º de abril de 2025 é possível se inscrever para o programa de outono, e até 1º de agosto de 2025 para o programa de inverno de 2026 da Universidade de Winnipeg, no Canadá, que dá bolsa de estudos para curso de inglês. A Universidade canadense oferece três bolsas de 3.500 dólares canadenses para cursos de inglês de 14 semanas, com início em setembro de 2025 ou janeiro de 2026. Para concorrer, é necessário ser aceito previamente em um dos English Language Programs e obter o “UW Student Number”.

>>> As melhores bolsas para cursos de idiomas no Exterior

Os candidatos devem ter média mínima de 80 e participar de atividades de liderança. Não há limite de idade ou exigência de conhecimento prévio de inglês. As bolsas cobrem parte do valor do curso, que varia entre 5.000 e 5.500 dólares canadenses, mas não incluem despesas com visto ou passagens. Essa é uma excelente oportunidade para estudar inglês no Canadá com suporte financeiro.

>>> Bolsa ELAP no Canadá: bolsistas contam como é o programa na graduação

Dubai Business Associates: programa para estudar e trabalhar

Até 1º de abril,  é possível se candidatar para o Dubai Business Associates Programme. O edital busca jovens com pouca experiência com interesse em estudar e trabalhar nos Emirados Árabes e cobre todas as despesas. O programa foca em áreas como negócios, finanças e liderança.

Podem se candidatar recém-formados, com até três anos de experiência profissional e proficiência em inglês. A iniciativa dura 37 semanas e tem seu início em setembro. O programa foca muito no mercado de trabalho.

Os jovens selecionados para estudar e trabalhar nos Emirados Árabes ficam em empresas parceiras nos Emirados Árabes e vão desenvolver projetos e aprender sobre o ambiente de negócios da região.

British Council Women in STEM: bolsas de mestrado para mulheres no Reino Unido

Até 4 de abril, é possível se candidatar ao British Council Women in STEM. O edital é voltado a mulheres latino-americanas formadas em disciplinas das ciências que desejam fazer mestrado nas melhores universidades do Reino Unido com todas as despesas pagas.

O programa contempla áreas como saúde pública, mudanças climáticas, engenharia e meio ambiente. Em 2025/2026, são oferecidas bolsas no Imperial College.

Para se candidatar, é preciso demonstrar necessidade financeira, saber inglês, ter graduação, ser ativa no campo ou ter interesse comprovado em sua área de estudo. As bolsas para mulheres na ciência incluem taxas universitárias, subsídio mensal, auxílio para despesas de viagem, visto e seguro saúde.

Bolsas do Instituto Ling para pós em Planejamento Urbano e Direito

O Instituto Ling é uma instituição que tem diferentes programas de apoio a estudantes brasileiros que vão estudar no exterior. Um deles é o Programa LLM Instituto Ling / Gouvêa Vieira, que oferece bolsas de estudo parciais para LLM (Legum Magister ou Master of Laws).

A bolsa para  Mestrado em Direito  no Exterior do Instituto Ling abrange cursos em universidades de primeira linha nos Estados Unidos  e na Europa. Para concorrer às bolsas, o candidato precisa já ter sido aprovado para um mestrado de tempo integral em uma das universidades do edital.

O valor de cada bolsa concedida varia de acordo com a classificação dos candidatos no processo seletivo e com a necessidade individual de apoio financeiro. As inscrições devem ser enviadas até 7 de abril.

Outro edital da organização que está com inscrições abertas é  o UP – Mestrado em Planejamento Urbano. Neste caso, o programa concede US$ 65 mil para aprovados em mestrados relacionados ao tema em cinco universidades renomadas nos Estados Unidos e no Reino Unido.

O valor poderá ser utilizado para o pagamento da anuidade e demais taxas universitárias, despesas de moradia e alimentação, material acadêmico, seguro saúde, passagens aéreas e outras despesas relacionadas ao período em que o bolsista estiver cursando o mestrado no exterior. As inscrições são online e gratuitas e podem ser feitas até o dia 9 de maio pelo formulário disponibilizado no site do Instituto Ling.

>> Como conseguir uma bolsa para estudar nos Estados Unidos

FCT dá bolsas de estudo para doutorado em Portugal

A Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) portuguesa recebe até 16 de abril candidaturas para o seu edital anual de bolsas para doutorado em Portugal. Em 2025, o programa concederá apoio a 1.550 investigadores de qualquer área do conhecimento.

Os candidatos selecionados recebem subsídio mensal para os custos de vida. Dependendo da modalidade do benefício, os bolsistas também podem ter isenção de taxas universitárias, auxílio para instalação, viagem e também seguro saúde.

A duração da bolsa é anual, mas há possibilidade de renovação de no máximo quatro anos (48 meses). Para se candidatar, é preciso residir em Portugal e não ter o grau de doutor.

A seleção será baseada em três critérios: mérito do candidato (30%); mérito do plano de trabalho (40%) e mérito das condições de acolhimento (30%).

>>> Como faz para estudar em Portugal

Universidade de La Rioja: bolsa de estudos de intercâmbio na Espanha

Até 21 de abril, a universidade de La Rioja recebe inscrições para bolsas de estudo para cursos de espanhol na Espanha. O intercâmbio na Espanha tem duração de mais ou menos três meses e podem se inscrever alunos matriculados em cursos de graduação, mestrado, pós ou doutorado.

A bolsa de estudos cobre o valor integral do curso, moradia, seguro saúde e mais 1.500 euros para cobrir seu custo de vida durante a experiência na Espanha. Não é necessário ter conhecimento de espanhol para se candidatar. No canal, tem um vídeo incrível com uma Brasileira que ganhou a bolsa.

>>> Bolsas para cursos de idioma no Exterior

TOP Espanha na Universidade de Salamanca

Até 27 de abril, é possível se inscrever no Programa Top España, uma iniciativa do Santander Universidades que oferece bolsas de estudo integrais para um curso intensivo de espanhol na Universidade de Salamanca, uma das instituições mais renomadas da Espanha. Destinado a estudantes universitários e professores, o programa proporciona uma imersão cultural e acadêmica, combinando aulas de espanhol com atividades que exploram a história e a cultura do país. Com tudo incluído – passagens, hospedagem, alimentação e curso –, essa é uma oportunidade única para aprimorar o idioma em um ambiente internacional e enriquecer a experiência acadêmica.

Fulbright oferece bolsa para mestrado em roteiro de cinema e TV nos Estados Unidos com tudo pago

O programa MFA (Master in Fine Arts) da Comissão Fulbright em cooperação com a Capes oferece bolsa para pós-graduação em cursos de formação de roteiristas em renomadas escolas e universidades dos EUA.  As inscrições podem ser feitas de 28 de fevereiro até 30 de abril.

Neste ano, são oferecidas até duas bolsas para essa oportunidade única de formação específica da área de cinema e audiovisual, que não encontra similar no Brasil.

O edital  cobre todas as despesas relativas à passagem aérea, à instalação nos EUA (1 mil dólares), à manutenção (valor do subsídio mensal depende da cidade), ao seguro-saúde e às taxas universitárias (valor máximo de $ 60 mil).

Fundação Botín: bolsas para curso na Espanha sobre políticas públicas

O programa de Fortalecimento da Gestão Pública na América Latina da Fundação Botín oferece bolsas para um curso na Espanha, Colômbia, México e Brasil por oito semanas.

O programa é destinado a universitários nascidos entre 1 de janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2005 e que tenham concluído, pelo menos, 50% do curso de graduação até 30 de setembro de 2025.

Podem se candidatar jovens de qualquer área, com bom histórico acadêmico. Ainda, é preciso ter bom domínio do espanhol ou inglês e envolvimento em questões públicas e sociais e interesse em seguir carreira no setor público.

O curso na Espanha em Políticas Públicas é um intercâmbio gratuito para os selecionados. As bolsas cobrem todas as despesas dos selecionados durante todo o programa. As inscrições vão de 3 de março a 20 de maio.

Peter Drucker Challenge: concurso de redação dá prêmio em dinheiro e viagem para Áustria com tudo pago

Estão abertas as inscrições para o Peter Drucker Challenge 2025. O concurso de redação dá prêmios em dinheiro (em euro) e uma viagem para Áustria com tudo pago. Para se candidatar, é preciso ter entre 18 e 35 anos e escolher uma das categorias – estudante ou profissional.

A redação deve ser escrita em inglês sobre o tema proposto e seguindo as regras do edital.  No total serão distribuídos prêmios para todos que ficarem entre os primeiros e décimos colocados nas duas categorias. Assim, 20 pessoas no total serão premiadas.

As redações para o concurso de redação devem ser submetidas até o dia  24 de maio de 2025 pelo site.

AKS Fellowship: bolsa para intercâmbio na Coreia do Sul

A AKS (Academia de Estudos Coreanos) oferece bolsas para programas completos de pós-graduação na Coreia do Sul para estudantes internacionais.

Os bolsistas da AKS no Graduate School of Korean Studies (GSKS) precisam ter disponibilidade para iniciar os estudos em setembro de 2025. A bolsa cobre toda a taxa  de matrícula dos selecionados. Além disso, 80,6% dos estudantes internacionais selecionados também recebem bolsa do governo no valor mensal de 800.000 KRW por um ano.

Para se candidatar, é preciso reunir a documentação exigida e enviar para a AKS via formulário eletrônico até 19 de setembro.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem em julho e são poucas vagas.

Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais