ETH Zurich tem dois programas de bolsa para fazer mestrado na Suíça

bolsa para fazer mestrado na suiça eth zurique

A ETH Zurich é uma universidade de ciência e tecnologia localizada, como o próprio nome sugere, em Zurique. Com o objetivo de oferecer suporte a estudantes com bom desempenho, a instituição de ensino tem dois programas de bolsa para fazer mestrado na Suíça.

Bolsas na Suíça

O Excellence Scholarship & Opportunity Programme (ESOP) oferece bolsas de estudo e orientação, cobrindo todos as despesas relacionados aos estudos e ao custo de vida do universitário. Além da isenção da matrícula, o subsídio é de 11 mil francos suíços por semestre (cerca de R$ 40 mil) durante três ou quatro semestres.

Já o Master Scholarship Programme (MSP) oferece bolsas parciais com ou sem auxílio adicional concedidos pelo respectivo departamento. Elas incluem isenção de taxa de matrícula e 6 mil francos suíços por semestre (cerca de R$ 22 mil). Em alguns casos, o departamento pode oferecer um valor complementar.

>>> Organização Europeia para Pesquisa Nuclear tem vaga de estágio na Suíça

Mais sobre a bolsa para fazer mestrado na Suíça

O número de bolsas concedidas anualmente depende da disponibilidade de recursos. Ou seja, o número não é o mesmo todos os anos.

Os dois tipos de bolsa para fazer mestrado na Suíça são destinados a estudantes internacionais e suíços que desejam cursar uma pós-graduação na ETH Zurich. Além disso, é requisito ter tido um ótimo desempenho na faculdade.

A ETH Zurich tem cerca de 25 cursos de mestrado nas seguintes áreas: arquitetura e engenharia civil; ciências da engenharia; ciências naturais e matemática; ciências naturais orientadas a sistemas; administração e ciências sociais.

>>> Prêmio Viva o Seu Sonho dá bolsas de estudo para mulheres

Como se candidatar

Para se candidatar, é preciso enviar os seguintes documentos até o dia 15 de dezembro:

  • Formulário de candidatura preenchido (aqui);
  • Carta de motivação;
  • Pré-projeto de dissertação (de acordo com estas orientações);
  • Duas cartas de recomendação de professores.

É importante ressaltar que também é preciso se candidatar separadamente ao seu curso de interesse na ETH Zurich.

As candidaturas são avaliadas por um comitê do curso de mestrado para o qual o estudante se inscreveu. A decisão final é do reitor da ETH. O resultado será anunciado em meados de março.

Saiba tudo sobre as bolsas
Veja as respostas para as dúvidas frequentes
Confira a lista de cursos de mestrado da ETH

Veja todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

>>> Veja outras oportunidades de bolsa para mestrado no exterior

COMENTÁRIOS

3 respostas para “ETH Zurich tem dois programas de bolsa para fazer mestrado na Suíça”

  1. Mariane disse:

    Olá, esse programa não exige proficiência ou inglês fluente?

  2. Daiane Dias Curvello disse:

    Ótimas dicas…….

  3. Boa tarde meu nome é Francisca Mendes Mascarenhas Baticã,Gueneense-Bissau, pretendo candidatar para uma bolça de estudo na area de imaginolia de preferencia. Obrigada aguarda a vossa comprênção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *