toefl simulado online gratuito partiu intercambio

TOEFL: simulado online gratuito e dicas para se preparar para a prova

Vai fazer o TOEFL® em breve ou está pensando em realizar a prova de proficiência da ETS nos próximos meses? Você sabia que existe muito material, TOEFL simulado online, app e outros recursos gratuitos para você se preparar?

Uma das primeiras coisas que todos que vão fazer o TOEFL precisam saber é que as chances de conseguir um bom resultado são muito maiores se você estiver “treinado” para o exame.

É claro ter uma boa base de inglês é fundamental para ter uma boa nota, mas sem preparação nenhuma dificilmente você vai se sair bem em um teste desse tipo. Por isso, estudar e fazer um simulado online, certamente, será decisivo para o seu desempenho. E mais: quanto antes começar, melhor!

Quer saber como iniciar a preparação para a prova de proficiência mais aceita no mundo todo? Neste artigo vamos trazer todos os detalhes sobre diferentes formas de se preparar para a prova do TOEFL!

>>> Como conseguir desconto para fazer o TOEFL

Como se preparar para o TOEFL

Mais do que mensurar seu conhecimento inglês, exames como o TOEFL têm a finalidade de atestar a sua fluência no idioma. Afinal, é isso que o programa de bolsas ou a universidade estrangeira para a qual você está se candidatando precisa saber.

Sendo assim, a prova de proficiência irá avaliar a sua capacidade de comunicação oral e escrita e a sua compreensão tanto na leitura quanto na escuta da língua estrangeira. Para isso, a Educational Testing Service (ETS), organização responsável pelo TOEFL, divide o teste em quatro seções: Reading, Listening, Speaking e Writing. Explicamos mais sobre a estrutura da prova do TOEFL neste post.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora

A preparação direcionada para o exame tem um papel essencial, porque cada uma dessas partes tem um determinado tempo para ser feita. Se não conhecer esses detalhes e não estiver treinado para cumprir os prazos, será difícil conseguir demonstrar o seu real conhecimento em cada uma delas.

Portanto, para saber exatamente o que te espera, será necessário se preparar utilizando materiais específicos e treinando por meio do simulado online do TOEFL, por exemplo.

 TOEFL: simulado online gratuito apps e outros materiais

A notícia boa é que a ETS oferece uma série de recursos oficiais para preparação para a prova TOEFL. Nesse sentido, existem tanto materiais preparatórios pagos quanto ferramentas gratuitas para estudar e praticar para a prova.

Entretanto, como você vai ver, é possível se preparar muito bem mesmo se não puder gastar muito mais do que já pagou pelo exame. Quer saber tudo sobre cada uma dessas possibilidades? Então vamos lá!

Materiais e guias oficiais da prova do TOEFL

Se você está apenas começando a se preparar para o exame do TOEFL, antes de fazer um simulado online, a dica é fazer  download do Test Prep Planner. O material ajuda a se organizar e a planejar oito semanas de preparação. O planner é bem completo, com informações gerais sobre a prova, guia de pontuação, atividades e dicas. Ele está disponível gratuitamente no site da ETS.

>>> O que são provas de proficiência e porque você precisa delas

Para quem prefere estudar de uma forma mais tradicional e pode investir, a ETS desenvolveu também alguns livros específicos para a prova do TOEFL. O guia oficial conta com quatro simulados completos e orientações importantes. Com o objetivo de elucidar o funcionamento do teste, traz também exemplos de perguntas e critérios de pontuação. O guia é todo em inglês e está disponível no formato impresso ou e-book.

Reiterando a importância de treinar bastante antes de fazer o exame, a ETS também tem um livro “Testes” em dois volumes. Cada um tem um total de cinco provas completas de edições de anos anteriores. Os livros vêm com gabarito, amostras de respostas de Speaking e Writing e transcrições de áudios. Eles estão disponíveis em brochura + DVD ou e-book + áudios digitais.

>> Conheça a versão mais barata do TOEFL

Simulado online gratuito do TOEFL

É possível treinar também fazendo um simulado online e gratuito do TOEFL, disponível no site da ETS. Trata-se de uma prova completa com todas as quatro seções do exame e perguntas reais de exames anteriores.

No simulado online do TOEFL, você tem acesso às respostas corretas das seções de Reading e Listening e amostras de Speaking. Ainda, pode também ler as respostas do Writing. Legal, né?

No site da ETS, você também encontra gratuitamente a seção de “Practice Sets”, que permite que o candidato se prepare com foco em cada parte da prova de proficiência. Assim, você se familiariza com a estrutura, o conteúdo e os tipos de perguntas aplicados em todas elas.

Para quem quer treinar fazendo a prova de proficiência em inglês, o site TestGlider também é uma ótima alternativa. O TestGlider usa inteligência artificial para você fazer muitos simulados e ter correção imediata de todas as partes da prova. Faça sua conta e faça um teste gratuito e caso você curta e queira seguir estudando com uma conta premium do TestGlider, só usar o código TG23_TOEFL_KDFg para ter um desconto exclusivo pros leitores do Partiu Intercâmbio e se preparar para a prova da mesma maneira que a prova real.

>> 5 mitos sobre pós-graduação nos EUA

Aplicativo gratuito TOEFL Go®!

O TOEFL Go®! é o aplicativo oficial da ETS para estudar para a sua prova de proficiência. Por meio do app, você pode praticar as habilidades que necessita quando desejar. O aplicativo está disponível tanto para Android™ quanto para iPhone® para download gratuito. Alguns recursos específicos dentro do app são pagos, mas, em geral, é possível estudar e praticar para o exame gratuitamente.

>>> Mestrado na Europa com bolsa: melhores oportunidades

Cursos preparatórios gratuitos para o TOEFL test

Além dos livros, do app e do simulado online do TOEFL, a ETS disponibiliza, de forma gratuita, cursos preparatórios para quem vai fazer a prova. O treinamento é interativo e conta com vídeos, fóruns, quiz e dicas de instrutores especializados.

O curso costuma ter duração de seis semanas e demandar de duas a quatro horas semanais do aluno. Contudo, o candidato pode se organizar do modo que preferir para acompanhar os conteúdos no seu ritmo e conforme a sua disponibilidade.

Outra boa opção para praticar para prova do TOEFL de forma gratuito é o curso online gratuito do TOEFL no MOOC para que quer estudar sozinho com um pouco de ajuda. O “TOEFL Test Preparation: The Insider’s Guide” está no EdX® e é gratuito.

Pronto para começar sua preparação para a prova do TOEFL?

No site da ETS, além de encontrar informações detalhadas e todos esses materiais que listamos aqui para estudar e treinar, também tem uma página sobre “o que esperar no dia do teste”. Lá tem dicas e orientações práticas para que corra tudo bem durante o exame e você consiga o resultado que tanto espera.

Vale lembrar, ainda, que, em função da pandemia, a ETS implementou uma versão online do teste, o TOEFL iBT Home Edition. A prova em casa virou permanente e já que a estrutura e o conteúdo são idênticos àqueles do exame presencial, a preparação é a mesma. A única coisa diferente são os materiais permitidos para tomar nota, como expliquei no vídeo abaixo. Aqui você encontra uma lista de materiais permitidos pro TOEFL em casa pra você treinar. Mas tudo que falamos aqui se aplica também para quem vai fazer o exame em casa, ok?

Bom, agora que você já conhece as ferramentas oficiais disponíveis para se preparar para o TOEFL test: mãos à obra!

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

2 comentários em “TOEFL: simulado online gratuito e dicas para se preparar para a prova”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais