Ielts simulado e material gratuito online para estudar - Partiu Intercâmbio

Agora que vocês já sabem o que é o IELTS e como a prova é divdida, tá na hora das dicas que usei para estudar! Existem muito material e IELTS simulado para estudar online. Para dividir um pouco das técnicas que usei para conseguir uma boa nota, Bruna me convidou fazer esse texto. Fiz a prova em fevereiro de 2019, em Porto Alegre. Vela a pena frisar que não sou professor de inglês, nem expert, mas mesmo depois de mais de 10 anos sem estudar inglês (e sem nunca ter morado no Exterior), consegui 7,5 no overall score do IELTS com seis meses de estudos. Mesmo quem já domina a língua inglesa deve se preparar especificamente para a prova do IELTS. Conversando com outras pessoas sobre testes de proficiência, descobri um erro muito comum: a gente acha que sabe Inglês e nem precisa sem se preparar.

+ sobre aprender inglês

Você vai ter só 2 horas e 45 minutos para toda a parte escrita do teste que examina habilidades de Writing, Listening e Reading. O Speaking é testado pessoalmente com o examinador, em 15 minutos. Por isso, é fundamental conhecer o tempo reservado para cada seção e fazer a maior quantidade de Ielts simulado usando cronômetro e criando a atmosfera real da prova.

Dicas para estudar para o IELTS online

Eu descobri um universo de conteúdos especializados em IELTS online que ajudam você a estudar na internet sem gastar nada. Meu preferido era o canal no YouTube IELTS Energy. Eles têm também um portal com conteúdos de aprendizado em Inglês e também podcasts. Eu ouvia no caminho para o trabalho e vale muito a pena. Tudo que você precisa saber sobre o IELTs vai encontrar ali. Na internet, você vai encontrar vários links de simulados do IELTS pra cada um dos módulos como esse IELTS simulado de listening, reading, writing e speaking. Todos são bem próximos do formato da prova. Eu ia navegando pelos links, à medida que ia fazendo os simulados. Ah, a Internet é mágica, não é mesmo, internautas?

>>> Todo mundo tem sotaque no inglês e isso não é um problema

IELTS simulado gratuito do British Council

Já que a prova não é das mais baratas, é bom treinar o máximo possível com atividades gratuitas. Ao se inscrever para o IELTS com o British Council, o estudante tem acesso ao Road to IELTS, um parrudo curso preparatório gratuito, composto de 30 horas de aulas. São são tutoriais, mais de 100 atividades interativas e Ielts simulados para as diferentes habilidades testadas (Speaking, Listening, Writing e Reading). O British Council também disponibiliza aplicativos para o estudante praticar. Além disso, a plataforma Future Learn oferece outro curso gratuito específico para o exame, o Understanding IELTS, desenvolvido pelo British Council.

Apps gratuitos do IELTS para praticar para a prova

Para quem passa o tempo todo no celular, o British Council também tem apps para treinar para o IELTS online. São três apps muito bacanas e todos com versões para Android e IOS:

  • IELTS Prep App: oferece acesso instantâneo a IELTS simulado gratuito, dicas de gramática, exercícios e questionários e muito mais. Oferece exemplos de questões de listening, reading, speaking e writing do teste. Deixa você acompanhar seu progresso para que você entenda os critérios de avaliação da prova
  • IELTS Word Power: o aplicativo gratuito tem mais de 100 perguntas para ajudá-lo a testar seu vocabulário e melhorar seu inglês em preparação para a prova do British Council. Os temas variam e vão desde trabalho e negócios até ciência e tecnologia.
  • IELTS Word Ready: não é bem um app, mas um treinamento online que é gratuito para quem agenda a prova pelo site do British Council. Nele você terá aprendizado personalizado de vocabulário para ajudá-lo a se preparar para o IELTS Academic.

>>> Como aprender qualquer idioma

Pratique listening do IELTS trazendo o Inglês para a rotina

Fiz um combinado com meu namorado de só falar em Inglês por um tempo antes da prova do Ielts. No começo parece meio pedante – risos -, mas ajuda muito. Já ouvi uma dica num dos podcasts de fazer um encontros English-only com os amigos. Não fiz, mas deve ser divertido. Tem como tirar uma boa nota no IELTS e ser fluente em inglês mesmo sem nunca ter feito intercâmbio! Tentar ver as séries sem legendas, prestar atenção na música (ou traduzir as letras, como a Bruna contou que fazia neste vídeo) . Tudo isso ajuda muito, porque vai se tornando mais natural, menos dever de casa e você consegue colocar o aprendizado em prática no mundo real. Uma dica para praticar o Listening, é o app 6 minutes da BBC Learning English: é como um podcast sobre vários temas e em 6 min. Os apresentadores discutem o tema, apresentam novas palavras e como você pode usá-las.

>>> Veja todos os posts sobre Ielts

Existe curso preparatório do IELTS?

Se você puder pagar, faça um preparatório para o IELTS o quanto antes. No meu caso, fazer aulas particulares se encaixou melhor na rotina. Comecei a ter aulas de inglês de duas horas de duração uma vez por semana focadas no IELTS. Achei que em dois meses estaria pronto para prova. Levou seis meses. Como comentei, tempo é algo fundamental para o IELTS. São muitas questões, com pouco tempo pra tudo. Então, não basta saber Inglês, tem que ter um domínio rápido da língua e conhecer a prova. A frequência das aulas de inglês pode ajudar muito e a quantidade de IELTS simulados que você faz também.

>>> Qual o melhor método para aprender idiomas

Existem professores especializados em preparação para testes de proficiência, mas como há muito material online, qualquer profissional pode guiar você para o IELTS, preparando aulas de acordo com a estrutura da prova. Se você tem a rotina cheia, procure algum professor que possa fazer via Skype. Eu faço até hoje no meu horário de almoço ou antes de ir trabalhar, salvando tempo de deslocamento até uma escola de línguas, por exemplo.

Todas as bolsas de estudo

vinicius franca ielts partiu intercambio

 

Vinícius França é Head de Criação & Conteúdo na agência de publicidade W3haus, em Porto Alegre. Jornalista, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, teve passagens em redações de jornal como Zero Hora. Há nove anos trabalha como responsável por estratégia e criação de projetos digitais de conteúdo e redes sociais. Depois de anos sem fazer curso de inglês, Vinícius encaixou na rotina – por cerca de seis meses – o estudo para o Ielts. Deu certo e ele conseguiu uma nota maior do que precisava (7,5 no overall score!) na prova feita em fevereiro de 2019.

 

 

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.