ielts simulado online preparatorio partiu intercambio

Ielts dicas para se preparar e simulado online gratuito

Agora que vocês já sabem o que é o IELTS e como a prova é divdida, tá na hora das dicas que usei para estudar! Existe muito material e IELTS simulado para estudar online. Para dividir um pouco das técnicas que usei para conseguir uma boa nota, Bruna me convidou fazer esse texto. Fiz a prova em fevereiro de 2019, em Porto Alegre.

Vela a pena frisar que não sou professor de inglês, nem expert, mas mesmo depois de mais de 10 anos sem estudar inglês (e sem nunca ter morado no Exterior), consegui 7,5 no overall score do IELTS com seis meses de estudos. Mesmo quem já domina a língua inglesa deve se preparar especificamente para a prova do IELTS. Conversando com outras pessoas sobre testes de proficiência, descobri um erro muito comum: a gente acha que sabe Inglês e nem precisa sem se preparar.

Você vai ter só 2 horas e 45 minutos para toda a parte escrita do teste que examina habilidades de Writing, Listening e Reading. O Speaking é testado pessoalmente com o examinador, em 15 minutos. Por isso, é fundamental conhecer o tempo reservado para cada seção e fazer a maior quantidade de Ielts simulado usando cronômetro e criando a atmosfera real da prova.

>>> TOEFL Essentials: a nova prova de inglês barata

Dicas para estudar para o IELTS online

Eu descobri um universo de conteúdos especializados em IELTS online que ajudam você a estudar na internet sem gastar nada. Meu preferido era o canal no YouTube IELTS Energy. Eles têm também um portal com conteúdos de aprendizado em Inglês e também podcasts. Eu ouvia no caminho para o trabalho e vale muito a pena. Tudo que você precisa saber sobre o IELTs vai encontrar ali. Na internet, você vai encontrar vários links de simulados do IELTS pra cada um dos módulos como esse IELTS simulado de listening, reading, writing e speaking. Todos são bem próximos do formato da prova. Eu ia navegando pelos links, à medida que ia fazendo os simulados. Ah, a Internet é mágica, não é mesmo, internautas?

>> Todo mundo tem sotaque no inglês e isso não é um problema

IELTS simulado gratuito do British Council

Já que a prova não é das mais baratas, é bom treinar o máximo possível com atividades gratuitas. Ao se inscrever para o IELTS com o British Council, o estudante tem acesso ao Road to IELTS, um parrudo curso preparatório gratuito, composto de 30 horas de aulas.

São são tutoriais, mais de 100 atividades interativas e Ielts simulados para as diferentes habilidades testadas (Speaking, Listening, Writing e Reading). O British Council também disponibiliza aplicativos para o estudante praticar. Além disso, a plataforma Future Learn oferece outro curso gratuito específico para o exame, o Understanding IELTS, desenvolvido pelo British Council.

>> Mentoria do Partiu Intercâmbio: inscrições abertas

IELTS Ready: Premium mais simulados online grátis

O IELTS Ready: Premium do British Council é outro recurso gratuito e essencial para estudar para o IELTS. São simulados online do IELTS que compreendem o exame de forma detalhada.

O programa oferece mais de 40 testes práticos e uma variedade de exercícios personalizáveis para ajudar a desenvolver as quatro principais habilidades linguísticas. Além disso, o programa oferece feedback detalhado sobre questões de compreensão oral e de texto, bem como masterclasses para aumentar a confiança dos estudantes à medida que o dia do teste se aproxima.

Disponível gratuitamente para os participantes do teste IELTS com o British Council, o IELTS Ready: Premium é um recurso valioso para aqueles que estão se preparando para o exame. Basta agendar seu teste com o British Council para obter acesso.

>>> Mais material gratuito pra estudar pra prova

Simulado online gratuito do IELTS sem prova agendada

Se você ainda não agendou sua prova do IELTS mas quer fazer um simulado online gratuito, também tem uma opção pra você. Ela não é tãaao completa como as opções grátis para quem já pagou o agendamento da prova, mas o IELTS on computer familiarisation test é um bom quebra galho pra quem quer se familiarizar com a prova de inglês.

O simulado online gratuito do IELTS é uma amostra gratuita da parte escrita da prova IELTS no computador, dividida em Listening, Reading e Writing. Assim são 2h30mibn de perguntas, exatamente como no exame real. O simulado do IELTS online está disponível nas versões Academic e General Training.

O IELTS familiarisation test oferece notas de Listening e Reading para que você possa ter uma estimativa dos seus resultados e orientar melhor seus estudos, mas infelizmente o sistema não dá notas das outras partes da prova.

Apps gratuitos do IELTS para praticar para a prova

Para quem passa o tempo todo no celular, o British Council também tem apps para treinar para o IELTS online. São três apps muito bacanas e todos com versões para Android e IOS:

  • IELTS Prep App: oferece acesso instantâneo a IELTS simulado gratuito, dicas de gramática, exercícios e questionários e muito mais. Oferece exemplos de questões de listening, reading, speaking e writing do teste. Deixa você acompanhar seu progresso para que você entenda os critérios de avaliação da prova
  • IELTS Word Power: o aplicativo gratuito tem mais de 100 perguntas para ajudá-lo a testar seu vocabulário e melhorar seu inglês em preparação para a prova do British Council. Os temas variam e vão desde trabalho e negócios até ciência e tecnologia.
  • IELTS Word Ready: não é bem um app, mas um treinamento online que é gratuito para quem agenda a prova pelo site do British Council. Nele você terá aprendizado personalizado de vocabulário para ajudá-lo a se preparar para o IELTS Academic.

>> Como aprender qualquer idioma

Pratique listening do IELTS trazendo o Inglês para a rotina

Fiz um combinado com meu namorado de só falar em Inglês por um tempo antes da prova do Ielts. No começo parece meio pedante – risos -, mas ajuda muito. Já ouvi uma dica num dos podcasts de fazer um encontros English-only com os amigos. Não fiz, mas deve ser divertido. Tem como tirar uma boa nota no IELTS e ser fluente em inglês mesmo sem nunca ter feito intercâmbio!

Tentar ver as séries sem legendas, prestar atenção na música (ou traduzir as letras, como a Bruna contou que fazia neste vídeo) . Tudo isso ajuda muito, porque vai se tornando mais natural, menos dever de casa e você consegue colocar o aprendizado em prática no mundo real. Uma dica para praticar o Listening, é o app 6 minutes da BBC Learning English: é como um podcast sobre vários temas e em 6 min. Os apresentadores discutem o tema, apresentam novas palavras e como você pode usá-las.

>> Veja todos os posts sobre Ielts

Existe curso preparatório do IELTS?

Se você puder pagar, faça um preparatório para o IELTS o quanto antes. No meu caso, fazer aulas particulares se encaixou melhor na rotina. Comecei a ter aulas de inglês de duas horas de duração uma vez por semana focadas no IELTS. Achei que em dois meses estaria pronto para prova. Levou seis meses. Como comentei, tempo é algo fundamental para o IELTS.

São muitas questões, com pouco tempo pra tudo. Então, não basta saber Inglês, tem que ter um domínio rápido da língua e conhecer a prova. A frequência das aulas de inglês pode ajudar muito e a quantidade de IELTS simulados que você faz também.

>> Qual o melhor método para aprender idiomas

Existem professores especializados em preparação para testes de proficiência, mas como há muito material para estudar para a prova, qualquer profissional pode guiar você para o IELTS, preparando aulas de acordo com a estrutura da prova. Se você tem a rotina cheia, procure algum professor que possa fazer via Skype. Eu faço até hoje no meu horário de almoço ou antes de ir trabalhar, salvando tempo de deslocamento até uma escola de línguas, por exemplo.

Outro ótimo recurso é treinar com as provas do TestGlider. Você pode fazer uma prova inteira gratuitamente e tem correção imediata da sua prova de writing e speaking com inteligência artificial. A versão premium do serviço deixa você fazer diversas provas para treinar para o seu IELTS. Leitores do Partiu têm desconto pro TestGlider do IELTS com o código TG23_IELTS_KDFg.

vinicius franca ielts partiu intercambio

Vinícius França é bolsista Chevening e fez mestrado na Warwick University, no Reino Unido.  Jornalista, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, teve passagens em redações de jornal como Zero Hora e foi Head de Criação & Conteúdo na agência de publicidade W3haus. Há nove anos trabalha como responsável por estratégia e criação de projetos digitais de conteúdo e redes sociais. Depois de anos sem fazer curso de inglês, Vinícius encaixou na rotina – por cerca de seis meses – o estudo para o Ielts. Deu certo e ele conseguiu uma nota maior do que precisava (7,5 no overall score!) na prova feita em fevereiro de 2019.

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

7 comentários em “Ielts dicas para se preparar e simulado online gratuito”

  1. Nayra Godinho Silva

    ESTUDO INGLES SOZINHA TEM UNS 8 ANOS, ME SINTO BEM A VONTADE COM O IDIOMA.
    MINHA PROVA É 21 DE MAIO, PORÉM NÃO CONSIGO PAGAR UM PREPARATORIO, PODERIA DAR MAIS DICAS?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais