bolsas de estudo intercambio gratuito 2024 partiu intercambio

Bolsas de estudo para fazer intercâmbio gratuito e estudar fora para brasileiros em 2024

Procurando as melhores bolsas de estudo para estudar fora e fazer intercâmbio gratuito para se candidatar ainda em 2024? Eu sou a Bruna Passos Amaral, mas pode me chamar de anja do deadline, e tô aqui para te ajudar no projeto de conseguir uma bolsa de estudos para estudar no Exterior se candidatando ainda em 2024.

Se você quer estudar no Exterior de graça, não perde mais tempo, me segue lá no instagram no @partiuintercâmbio. Minha missão de vida é que você nunca mais perca a data de inscrição de um edital de bolsa de estudos para estudar no exterior. Então bora conhecer as melhores oportunidades de bolsa de estudos com inscrições abertas. Ah, as bolsas desse post estão organizadas por ordem cronológica!

Bolsas de estudo para brasileiros para estudar fora e intercâmbio gratuito

>>>Mentoria do Partiu Intercâmbio: saiba tudo

FLTA: o programa da Fulbright para dar aula de português nos EUA

Estão abertas novamente as inscrições para a bolsa para dar aula de português nos EUA da Comissão Fulbright Brasil. A oportunidade é para brasileiros com licenciatura ou bacharelado em língua portuguesa e/ou inglesa que queiram passar até nove meses dando aula de português nos Estados Unidos com bolsa de estudos. Neste ano, serão até 10 bolsas para professores assistentes de língua portuguesa nos Estados Unidos no FLTA 2024 da Fulbright (Foreign Language Teaching Assistance).

Os candidatos devem ter nacionalidade brasileira (e não ter nacionalidade norte-americana) e residir no Brasil. Ainda, é necessário ter bacharelado ou licenciatura em língua portuguesa e/ou inglesa, com conclusão após 31 de dezembro de 2019 e ter proficiência em inglês comprovada.

A bolsa inclui subsídio mensal, ajuda para instalação nos EUA, seguro saúde, passagens de ida e volta e taxa do visto J-1.

As inscrições devem ser feitas no site da Fulbright até 28 de julho de 2024.

>>> Dicas de bolsista do programa FLTA para ir bem na seleção

Bolsa de doutorado sanduíche nos Estados Unidos da Fulbright

Tem mais oportunidade da Fulbright nos Estados Unidos recebendo inscrições até 28 de julho: as bolsas para doutorado sanduíche. Para poder participar da seleção é necessário ter projetos de pesquisa para serem desenvolvidos, parcialmente, nos EUA, já que a bolsa tem duração de nove meses.

Serão concedidas até 25 bolsas que incluem subsídio mensal, auxílio instalação, ajuda para participação em eventos, passagens aéreas, treinamento intensivo de inglês (se necessário), seguro saúde, visto J-1.

Além de serem brasileiros e residirem no Brasil, os candidatos devem estar matriculados em um doutorado no Brasil, ter proficiência em inglês comprovada e contar com uma carta convite/aceite do supervisor do estágio em uma universidade dos EUA.

A Comissão Fulbright Brasil também oferece outras bolsas para brasileiros, sobretudo cátedras em universidades norte-americanas. Aqui você pode conferir todas as oportunidades.

Bolsa para curso de alemão do DAAD tem inscrições abertas

Estão abertas até 15 de agosto as inscrições para o programa Winterkurs, o edital do DAAD que dá bolsas para curso de alemão. A versão presencial do programa Winterkurs seleciona, todos os anos, brasileiros para um curso de inverno (em janeiro e fevereiro — nosso verão) de uma universidade da Alemanha. Neste ano, as instituições participantes são:

  • Albert-Ludwigs-Universität Freiburg 
    Período: 07.01.2025 – 15.02.2025
  • Georg-August-Universität Göttingen 
    Período: 13.01.2025 – 21.02.2025
  • Ludwig-Maximilians-Universität München
    Período: 07.01.2025 – 17.02.2025
  • Universität Münster 
    Período: 13.01.2025 – 21.02.2025
  • Universität Leipzig 
    Período: 06.01.2025 – 14.02.2025

As aulas começam em janeiro com duração de até seis semanas. Qualquer estudante brasileiro com ótimo rendimento acadêmico matriculado em uma instituição brasileira em cursos de graduação, mestrado ou doutorado pode se inscrever.

Para se inscrever, é preciso ter pelo menos, nível B1 (intermediário) comprovado por meio de uma prova de proficiência (que não tenha sido feita há mais de um ano atrás).

No caso do curso presencial, a bolsa inclui o curso, uma bolsa no valor total de 2.151 euros, subsídio para as passagens aéreas (2.075 euros) e seguro saúde. As taxas do curso e os custos de acomodação são geralmente deduzidos diretamente dos benefícios da bolsa pelo provedor do curso de idiomas.

>> Dicas para ganhar a bolsa Winterkurs

UNIGOU: intercâmbio na Europa para brasileiros

O Instituto Tcheco-Brasileiro para Cooperação Acadêmica (INCBAC) está recebendo inscrições para a edição de 2025 do UNIGOU Exchange Program of Academic Internships na República Tcheca. O programa seleciona estudantes brasileiros para um intercâmbio na Europa.

O edital é destinado a estudantes universitários de todos os níveis – graduação, mestrado e doutorado – de diversas áreas e maiores de 18 anos. Os selecionados terão a oportunidade de aprimorar as suas habilidades científicas e profissionais em um ambiente internacional.

O programa oferece um treinamento acadêmico de dois meses em algumas das mais prestigiadas instituições de ensino superior tchecas. Os estudantes têm desconto nos restaurantes universitários, acesso às instalações da universidade, passe de transporte público, certificado de conclusão do programa e carta final de avaliação e possibilidade de acomodação em dormitório universitário.

Para fazer o intercâmbio no inverno de 2025 (de janeiro a março), é preciso aplicar até 30 de agosto.

Pós-doutorado na Alemanha e outro país com bolsa do DAAD

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) está recebendo inscrições até 30 de agosto para bolsas de pós-doutorado na Alemanha. O Postdoctoral Researchers International Mobility Experience (PRIME) tem o objetivo de apoiar a mobilidade internacional de pesquisadores de pós-doutorado.

As bolsas têm duração de 18 meses e, durante esse período, o pesquisador deve combinar 12 meses de pesquisa em um outro país e seis meses em uma universidade alemã. Os selecionados recebem uma remuneração mensal por meio do contrato de trabalho com as universidades.

O valor fica a critério de cada instituição com base na experiência anterior do bolsista. As bolsas também cobrem um auxílio de viagem para o selecionado e, se for o caso, para o(a) seu(sua) cônjuge e filhos.

>>> Como aprender alemão rápido

Universidade de Montreal oferece bolsas para graduação e pós 

A Universidade de Montreal (UdeM), no Canadá, está recebendo inscrições para um programa de bolsas para estudantes internacionais. Ele contempla estudos de graduação, mestrado e doutorado.

O objetivo da instituição é facilitar a integração de talentos de todos os países em uma das melhores universidades de língua francesa do mundo. A instituição oferece cerca de 600 cursos diferentes nas mais variadas áreas do conhecimento.

O valor das bolsas de estudo da Universidade de Montreal varia de acordo com o nível de estudo pretendido. O programa não exige uma candidatura separada da inscrição para os cursos. Todos os candidatos estrangeiros inscritos são considerados e, se admitidos, receberão uma proposta de bolsa.

Os prazos para se candidatar para fazer graduação, mestrado ou doutorado na Universidade de Montreal variam de acordo com o período do ano em que começam os estudos:

  • Outono: 1º de fevereiro;
  • Inverno: 1º de setembro.

>>> Bolsas para estudar em Londres

Marie Skłodowska-Curie Actions: bolsas de pesquisa na Europa

O Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA) é um programa promovido pela Comissão Europeia que tem o objetivo de financiar pesquisadores promissores de qualquer lugar do mundo de todas as áreas de estudo. Dentro do programa, as Individual Fellowships são bolsas de pesquisa e pós-doutorado em instituições ou organizações europeias.

A ação é voltada para investigadores promissores e experientes que já tenham doutorado e no máximo oito anos de experiência após a sua conclusão. A modalidade “Bolsas Europeias”, às quais podem se candidatar pesquisadores brasileiros, estão disponíveis para investigadores que desejam se mudar para a Europa para realizar seus estudos.

O financiamento da MSCA oferece um subsídio para custear as despesas de subsistência e deslocamento do investigador e ainda garante cobertura das despesas com a pesquisa e com a família.

De acordo com a regra da mobilidade, o pesquisador não pode ter residido ou exercido sua atividade principal no país da instituição de acolhimento por mais de 12 meses nos últimos três anos imediatamente anteriores ao prazo de inscrições, que é 11 de setembro.

>>> Como fazer doutorado no Exterior

Bolsas para mestrado no Exterior com tudo pago

Até 12 de setembro, é possível se candidatar pra bolsas de estudo de mestrado no Exterior com tudo pago em uma das melhores universidades do mundo. O programa Schwarzman Scholars oferece benefícios integrais para fazer mestrado na Universidade de Tsinghua, na China. O curso tem foco em liderança, afinal, o objetivo do programa é focar líderes, no entanto, os candidatos para a bolsa de mestrado no China devem indicar em qual área desejam se especializar. As áreas disponíveis são Economia e Administração, Políticas Públicas ou Estudos Internacionais.

Apesar do foco bem específico, o programa aceita candidatos de TODAS as áreas do conhecimento. Para poder concorrer, é necessário ter entre 18 e 28 anos, ter graduação completa (até 1º de agosto de 2024) e possuir proficiência em inglês comprovada por Toefl ou Ielts. Além disso, os candidatos devem enviar, pelo menos, duas  cartas de recomendação, três cartas de motivação com diferentes temas, histórico escolar completo e currículo. 

>> Brasileiro conta como é estudar na China

UWC oferece bolsas para fazer intercâmbio no Ensino Médio em diversos países

Aquela baita oportunidade do UWC para fazer intercâmbio no Ensino Médio está com inscrições abertas até 16 de setembro! O United World Colleges tem colégios em diversos países e está selecionando jovens para bolsas integrais e parciais de estudo.

Para participar é necessário estar no ensino médio e ter entre 15 e 18 anos de idade. Conhecimento de inglês não é necessário. O processo seletivo tem quatro etapas: 1) inscrição e revisão preliminar; 2) avaliação do perfil do candidato & prova online; 3) entrevista online com psicólogos e/ou ex-alunos(as); e 4) final de semana imersivo, onde os candidatos passam por várias dinâmicas de grupo e realizam mais uma prova parecida com a primeira.

Diversos brasileiros já foram aprovados nos processos e estudaram em países como Armênia, Noruega, Itália, Alemanha, Canadá, Índia, Japão, Tanzânia, EUA e Singapura.

IILA tem edital de bolsas para estágio e especialização na Itália

O Instituto Internacional Ítalo-Latino-Americano (IILA) está recebendo, até 30 de setembro, inscrições para o seu edital anual de bolsas para especialização, atualização profissional ou estágio de pesquisa na Itália.

O programa é voltado para cidadãos latino-americanos que trabalham nas áreas de:

  • Agroalimentos e tecnologias alimentares;
  • Sustentabilidade ambiental e energias renováveis;
  • Ciências da vida e biotecnologia;
  • Ciências e tecnologias espaciais;
  • Conservação, tutela, restauro do patrimônio cultural.

O programa tem duração de no mínimo três e no máximo seis meses e inclui um auxílio mensal de 1,2 mil euros para custos de acomodação e alimentação e um seguro contra doenças, acidentes e responsabilidade civil. Os gastos com as passagens aéreas de ida e volta da Itália ficam a cargo do bolsista ou da organização na qual ele trabalha.

Para se candidatar, é preciso ter, no máximo, 35 anos (no caso de candidatos com filhos, o limite de idade se estende um ano a cada filho – até três filhos), ter um diploma de graduação e possuir experiência comprovada. Além disso, é necessário ter uma carta de aceite da instituição anfitriã e é desejável que o candidato tenha conhecimento de italiano.

Universidade de Leiden oferece bolsas de mestrado na Holanda

A Universidade de Leiden, a mais antiga da Holanda, está recebendo candidaturas para o seu programa de bolsas de estudo por mérito para estudantes estrangeiros, o Leiden University Excellence Scholarship (LExS).

As inscrições para concorrer a uma das bolsas de mestrado na Holanda têm duas datas. Para cursos com início em fevereiro, o deadline é 1º de outubro, e para cursos que iniciam em setembro, o prazo de candidatura é 1º de fevereiro.

O programa da Universidade de Leiden tem como pré-requisitos excelência acadêmica e proficiência em inglês, e alguns cursos podem ter requisitos específicos. As bolsas oferecidas são de três tipos: 10 mil euros ou 15 mil euros do valor total da taxa de matrícula, ou ainda o valor total dessa taxa. Isso significa que as bolsas não cobrem outros gastos, como seguro saúde ou as passagens aéreas e não oferece ajuda de custo.

Knight-Hennessy Scholars: Bolsas em Stanford

Até 9 de outubro, é possível se candidatar pro programa Knight-Hennessy Scholars para fazer pós-graduação na Universidade de Stanford.

Podem se candidatar às bolsas de estudo integrais para pós-graduação em Stanford alunos interessados em qualquer curso de mestrado ou doutorado oferecido pelos departamentos de arteseducaçãoengenharia, ciências humanas e sociais, negóciosdireito ou medicina.

Um requisito importante do programa que você tenha terminado sua primeira graduação em 2017 ou depois. Candidatos cujo diploma da primeira graduação tem mais do que seis anos não são elegíveis para a bolsa Knight-Hennessy Scholars na Universidade de Stanford.

>>> O que é uma fellowship e como conseguir

Universidade de Toronto dá bolsas para graduação no Canadá

O Lester B. Pearson International Scholarships é um programa anual da Universidade de Toronto que oferece bolsas para graduação no Canadá e busca reconhecer jovens de todo o mundo que apresentam bom desempenho, criatividade e espírito de liderança.

A cada ano cerca de 40 estudantes são contemplados e não há restrições quanto à área de estudos. As bolsas são integrais e cobrem a mensalidade da universidade, os livros, as taxas e residência por quatro anos.

Para se candidatar, além de não ter cidadania canadense, é preciso estar no último ano da escola ou se formar não antes de junho de 2024. Os candidatos devem ser indicados pela escola na qual estudam e aplicar para um curso de graduação na Universidade de Toronto. As escolas devem nomear os estudantes interessados até o dia 11 de outubro.

Bolsas para fazer faculdade na Universidade de Cambridge

A Universidade de Cambridge tem oportunidades para brasileiros fazerem a faculdade com bolsa por lá. A instituição oferece mais de 30 cursos de graduação em mais de 65 áreas.

Estudantes brasileiros interessados em fazer faculdade na Universidade de Cambridge podem tentar uma bolsa por meio de 3 editais diferentes. Os candidatos interessados em fazer faculdade na Universidade de Cambridge devem preencher e enviar a inscrição até 15 de outubro.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

Programa Vanier concede bolsas para doutorado no Canadá

Anualmente, mais de 160 estudantes – canadenses e internacionais – de diferentes áreas de estudo são contemplados com bolsas de doutorado pleno no Canadá pelo programa Vanier.

O auxílio oferecido pelo edital é de 50 mil dólares canadenses por ano durante três anos. O programa possui basicamente três critérios de seleção: excelência acadêmica, potencial de pesquisa e perfil de liderança. Os bolsistas devem demonstrar habilidades de líder e apresentar um bom desempenho nos estudos universitários realizados até então.

Os prazos para inscrição variam conforme a universidade. No entanto, as universidades canadenses devem fazer as indicações até o dia 30 de outubro.

DAAD EPOS bolsas de mestrado e doutorado na Alemanha

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) tem um programa que contempla cursos de mestrado e doutorado focados em desenvolvimento sustentável nas mais diversas áreas de estudo – o EPOS.

O programa busca profissionais que tenham graduação completa, rendimento acadêmico acima da média, inglês ou alemão fluente e, no mínimo, dois anos de experiência profissional na área do curso depois de formado.

>>> Como conseguir bolsa para estudar em Portugal

As bolsas de estudo costumam incluir 934 por mês, ajuda de custo para passagem aérea na ida e na volta, curso preparatório de alemão (pra quem precisa) e seguro-saúde. Já no caso das bolsas de doutorado o valor mensal sobe para 1200 euros.

Os prazos para se inscrever variam, mas nesse período do ano, costumam começar a aparecer no nosso buscador as oportunidades de cursos em muitas áreas e em diferentes universidades alemãs para estudar com bolsa EPOS.

Summer job na Suíça

Até 31 de outubro, a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN – European Organization for Nuclear Research) recebe inscrições para um summer job na Suíça. O CERN é onde físicos e engenheiros investigam a estrutura fundamental do universo e os componentes básicos da matéria.

Os selecionados trabalham na Suíça por um período que pode variar de um a seis meses. Podem se candidatar ao summer job estudantes de graduação em uma das seguintes áreas: física aplicada, computação, matemática, engenharia elétrica, eletrônica, engenharia mecânica ou civil, instrumentação, ciência dos materiais, proteção contra radiação, segurança e proteção ambiental, topografia, vácuo ultra-alto, comunicação científica.

Há também vagas estudantes de tradução, trabalho secretarial avançado, contabilidade, serviços jurídicos, recursos humanos, biblioteconomia, logística e outras áreas.

O summer job na suíça deve ser parte obrigatória ou recomendada do curso de graduação do estudante, que deve retornar à universidade após a experiência. É necessário ter um bom conhecimento de inglês ou francês. Durante o estágio, o selecionado irá precisar de um seguro para despesas médicas ou acidentes. Os selecionados para o estágio no Cern irão receber um subsídio mensal de 1.516 francos suíços.

Research Training Program: bolsas para pós-graduação na Austrália

O Research Training Program (RTP) é um programa do governo australiano, que dá bolsas de estudos para mestrado ou doutorado pleno em várias universidades do país, sempre em programas voltados para pesquisa acadêmica.

As bolsas para pós-graduação na Austrália são de três a quatro anos para o doutorado e de dois para o mestrado. Elas cobrem as taxas de matrícula e incluem auxílio anual que varia de 32.192 a 50.291 dólares australianos. Além disso, a bolsa também pode cobrir seguro saúde, passagens e valores adicionais para publicações acadêmicas e impressão do trabalho final.

O edital beneficia estudantes de diversas áreas que apresentam um bom desempenho acadêmico e que possuam aptidão para pesquisas independentes. Cada universidade possui o seu próprio processo de inscrição e seleção baseados em critérios específicos e, portanto, os prazos variam.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais