bolsas de estudo intercambio gratuito 2024 partiu intercambio

Bolsas de estudo para fazer intercâmbio gratuito e estudar fora para brasileiros em 2024

Procurando as melhores bolsas de estudo para estudar fora e fazer intercâmbio gratuito para se candidatar ainda em 2024? Eu sou a Bruna Passos Amaral, mas pode me chamar de anja do deadline, e tô aqui para te ajudar no projeto de conseguir uma bolsa de estudos para estudar no Exterior se candidatando ainda em 2024.

Se você quer estudar no Exterior de graça, não perde mais tempo, me segue lá no instagram no @partiuintercâmbio. Minha missão de vida é que você nunca mais perca a data de inscrição de um edital de bolsa de estudos para estudar no exterior. Então bora conhecer as melhores oportunidades de bolsa de estudos com inscrições abertas. Ah, as bolsas desse post estão organizadas por ordem cronológica!

Bolsas de estudo para brasileiros para estudar fora e intercâmbio gratuito

>>>Mentoria do Partiu Intercâmbio: inscrições abertas

Bolsas da FCT para doutorado em Portugal

Estão abertas até 18 de abril as inscrições para o programa da Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT), que dá bolsas para doutorado em Portugal.

O edital determina que são aceitas candidaturas em todas as áreas e com trabalhos de investigação a desenvolver em instituições científicas e acadêmicas.

Os candidatos selecionados para as bolsas para doutorado recebem um subsídio mensal para os custos de vida. Dependendo da modalidade do benefício, os bolsistas também podem ter isenção de taxas universitárias, auxílio para instalação, viagem, apoio de atividade de formação complementar, apresentação de trabalhos em reuniões e seguro saúde.

As inscrições devem ser feitas no portal da FCT e a seleção é baseada no mérito, no plano de trabalho e nas condições de acolhimento.
>>> Como faz para estudar em Portugal

Bolsas de estudo em Paris

Até 18 de abril, é possível se candidatar a um mestrado na Paris da Université Paris-Saclay. Os candidatos já aceitos em uma das instituições vinculadas à Université Paris-Saclay, como AgroParisTech, CentraleSupelec, ENS Paris-Saclay, INSTN-CEA, IOGS, Université d’Evry Val d’Essonne, Université Paris-Sud e Université Versailles St-Quentin podem concorrer às bolsas de estudo em Paris.

As instituições oferecem oferecidos diversos cursos de mestrado em francês e em inglês em diversas áreas: engenhariainformáticasaúdedireito, biologia, nutrição, ciências sociais e ciências humanas.

O envio do dossiê de candidatura para a universidade deve ser feito, no máximo, até 18 de abril. No entanto, é necessário conferir o calendário de candidatura da instituição que oferece o mestrado que você deseja fazer para saber o prazo exato desta instituição para o curso escolhido.

A bolsa de estudos em Paris tem o valor anual de 10.000€ e cobre até 1.000€ de despesas com viagem e visto. A candidatura é feita online. Somente os estudantes que atenderem aos critérios de elegibilidade serão convidados, por e-mail, a completar um dossiê de candidatura à bolsa para estudar em Paris. Não é possível se candidatar espontaneamente.

>>> Como estudar em Oxford

Mestrado na Espanha para brasileiros com bolsas da AUIP


A Associação Iberoamericana de Pós-Graduação (AUIP) está com vários editais abertos para mestrado na Espanha para brasileiros. As bolsas são destinadas a estudantes, professores ou graduados latino-americanos vinculados a instituições associadas à AUIP.

No total, estão sendo oferecidas 81 bolsas de estudo para brasileiros fazerem mestrado na Espanha em 6 universidades espanholas diferentes. Há cursos nas mais diversas áreas de conhecimento.

Os requisitos específicos, o valor das bolsas de estudo e os cursos elegíveis para os benefícios variam de acordo com a universidade. Os deadlines também variam, vários são no mês de abril e outros no mês de maio.

Bolsas de estudo para mulheres no Reino Unido

Até 30 de abril, mulheres do Brasil podem se candidatar para programa British Council Women in STEM, o programa oferece bolsas de estudo integrais para mulheres nas áreas da Ciência, Tecnologia, Matemática, Engenharia. As selecionadas farão mestrado nas melhores universidades do Reino Unido com todas as despesas pagas.

Em 2024, as universidades parceiras são a Aston University, que fica em Birmingham, e a University of Essex, que fica em Colchester. Há uma lista de quais os cursos de mestrado são elegíveis para as bolsas. Os cursos incluem áreas como engenharia, ciência de dados, manufatura, robótica e outros cursos em áreas tecnológicas.

Para poder se candidatar para as bolsas de estudo do British Council Women in STEM 2024 é necessário: demonstrar necessidade de apoio financeiro; Ter graduação que permita acesso ao mestrado; Saber inglês suficiente para ser aceita em um curso de mestrado no Reino Unido, Não ter estudado anteriormente em nível de graduação ou pós-graduação no Reino Unido; Não ter vivido recentemente no Reino Unido; se comprometer a retornar ao Brasil por um mínimo de dois anos após o término das bolsas de estudo.


As bolsas para mulheres na ciência incluem taxas universitárias, subsídio mensal de 1347 libras por mês, auxílio para despesas de viagem, visto e seguro saúde. O programa também oferece suporte em relação ao inglês com reembolso da taxa do IELTS caso a candidata não possua um teste válido

>> Veja outras bolsas na área das ciências exatas

Holland Scholarship: bolsa do governo para estudar na Holanda

O Holland Scholarship é um programa do governo que se destina a estudantes internacionais que desejam fazer graduação e mestrado em diferentes instituições de ensino e pesquisa do país.

Mais de 2 mil cursos ministrados em inglês e nas mais diversas áreas fazem parte do programa. As bolsas de estudo são de 5 mil euros pagos no primeiro ano de estudos.

Em primeiro lugar, o interessado na bolsa para estudar na Holanda deve encontrar e se candidatar ao curso de graduação ou mestrado de seu interesse. O prazo para se candidatar para a atual edição do programa e começar a estudar na Holanda em setembro do próximo ano é 1º de fevereiro ou 1º de maio de 2024.

>>> Melhores bolsas de mestrado na Europa

AKS Fellowship: bolsa para intercâmbio na Coreia do Sul

A AKS (Academia de Estudos Coreanos) oferece bolsas para intercâmbio na Coreia do Sul para estudantes que queiram passar um semestre no país asiático.

Os bolsistas da AKS no Graduate School of Korean Studies (GSKS ) precisam ter disponibilidade para desenvolverem suas pesquisas de mestrado sanduíche e doutorado sanduíche na Coreia do Sul no período de 1 de setembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025.

O programa oferece remuneração mensal, passagem de ida e volta, moradia no campus e curso de coreano.

Para se candidatar, é preciso reunir a documentação exigida e enviar para a AKS via formulário eletrônico até 10 de maio.

>> Brasileiro conta mais sobre estudar na Coreia

Bolsas para intercâmbio na Espanha da Fundação Botín

Até 20 de maio, as inscrições para um programa que dá intercâmbio para espanha com tudo pago. O programa de Fortalecimento da Gestão Pública na América Latina da Fundação Botin dá bolsas para curso na Espanha por cerca de um mês e meio e é destinado a universitários de 20 a 24 anos, que tenham concluído, pelo menos, 50% do curso de graduação. Podem se candidatar jovens de qualquer área.

Boa trajetória acadêmica, bom domínio de inglês e de espanhol, envolvimento em questões públicas e sociais e interesse em seguir carreira no setor público são pré-requisitos. Os selecionados terão aulas, palestras e debates sobre as áreas de fundamentação política, jurídica e histórica, economia, filosofia política e serviços públicos e inovação.

O programa inclui bolsas de estudo completas pra participar do programa na Espanha e na Colômbia. No YouTube do Partiu Intercâmbio também tem uma conversa com uma bolsista de 2018 cheia de dicas pra vocês.

>> Como conseguir bolsa para estudar nos EUA?

Bolsas para graduação na Austrália

A Universidade de Melbourne está com inscrições abertas para seu programa de bolsas para estudantes internacionais que desejam fazer faculdade na Austrália. O Melbourne International Undergraduate Scholarship prevê cerca de 1.000 bolsas em todas as áreas de estudo.

O programa oferece um desconto de 10 mil dólares australianos na tuition no 1º ano de curso, 50% de isenção das taxas nos três anos do curso ou 100% de isenção durante toda a faculdade.

Não há um processo separado de candidatura para a bolsa e todos os candidatos inscritos em um curso de graduação são considerados para o benefício. A Universidade de Melbourne tem duas rodadas de inscrições por ano, uma para o primeiro semestre (30 de novembro de 2023) e outra para o segundo (31 de maio de 2024).

Concurso Plural+ da ONU dá viagem com tudo pago

Até 31 de maio, a ONU recebe candidaturas de jovens de até 25 anos para o concurso de vídeos Plural+ que dá uma viagem a Nova York com tudo pago. O concurso é dividido em três categorias: até 12 anos, de 13 a 17 anos e de 18 a 25 anos.

Para participar, você precisa enviar um vídeo de até 5 minutos falando de temas como temas de migração, inclusão social, diversidade e prevenção da xenofobia. O vídeo não precisa ser inglês, mas precisa ter legenda pra todo mundo na ONU entender.

Em 2024, os vencedores vão participar da cerimônia de premiação em Nova York. Em anos anteriores, os vencedores do Plural+ já tiveram que ir para o Marrocos por conta de restrições de viagem. O Patrick Melo foi o Brasileiro vencedor de 2019 e no YouTube do Partiu Intercâmbio você vai ver dicas dele pra ganhar essa bolsa.

>>> MBA nos EUA: por que fazer mestrado profissional no exterior?

Estágio na Europa com curso sobre negócios

Até 31 de maio, a Trieste School of Management, na Itália recebe inscrições para o programa Origini Italia. O programa oferece bolsas de estudo para um curso em Gerenciamento de Exportação e Desenvolvimento Empresarial para descendentes de italianos em todo o mundo – especialmente não europeus.

O programa tem duração de cinco semanas e a participação é completamente gratuita para os selecionados. A bolsa de estudos oferece: viagem de ida e volta do país de origem para Itália; Alojamento durante todo o período do programa; Almoço nos dias de formação e estágio durante o período do programa.

Para participar do Origini Italia, é necessário: Ser descendente de família emigrada da Itália; Ter entre 23 e 35 anos; ter graduação em qualquer área;
Experiência profissional, de preferência em áreas relacionadas a empreendedorismo, negócios, administração, marketing, vendas, importação-exportação e outras; Bom conhecimento de inglês (B2).

>>> O que é uma fellowship e como conseguir

Politécnico de Milão tem programa de bolsas para mestrado na Itália

O Politécnico de Milão está recebendo inscrições para bolsas de estudo para mestrado na Itália até 15 de julho.

A instituição prevê três tipos de bolsas por mérito. No caso das duas primeiras, o montante será transferido para a conta do bolsista em duas ou três parcelas por ano. Embora tenham isenção da matrícula, todos os estudantes deverão pagar uma taxa administrativa de cerca de 200€.

A universidade oferece 45 cursos de mestrado em diferentes áreas, a maior parte em inglês.

Todos os estudantes inscritos com uma candidatura completa (incluindo certificado de idioma) para um mestrado no Politécnico de Milão serão automaticamente considerados para as bolsas.

>> Como fazer prova de proficiência em Italiano

Universidade de Montreal oferece bolsas para graduação e pós 

A Universidade de Montreal (UdeM), no Canadá, está recebendo inscrições para um programa de bolsas para estudantes internacionais. Ele contempla estudos de graduação, mestrado e doutorado.

O objetivo da instituição é facilitar a integração de talentos de todos os países em uma das melhores universidades de língua francesa do mundo. A instituição oferece cerca de 600 cursos diferentes nas mais variadas áreas do conhecimento.

O valor das bolsas de estudo da Universidade de Montreal varia de acordo com o nível de estudo pretendido. O programa não exige uma candidatura separada da inscrição para os cursos. Todos os candidatos estrangeiros inscritos são considerados e, se admitidos, receberão uma proposta de bolsa.

Os prazos para se candidatar para fazer graduação, mestrado ou doutorado na Universidade de Montreal variam de acordo com o período do ano em que começam os estudos:

  • Outono: 1º de fevereiro;
  • Inverno: 1º de setembro.

>>> Bolsas para estudar em Londres

Bolsas para fazer faculdade na Universidade de Cambridge

A Universidade de Cambridge tem oportunidades para brasileiros fazerem a faculdade com bolsa por lá. A instituição oferece mais de 30 cursos de graduação em mais de 65 áreas.

Estudantes brasileiros interessados em fazer faculdade na Universidade de Cambridge podem tentar uma bolsa por meio de 3 editais diferentes. Os candidatos interessados em fazer faculdade na Universidade de Cambridge devem preencher e enviar a inscrição até 15 de outubro.

Summer job na Suíça

Até 31 de outubro, a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN – European Organization for Nuclear Research) recebe inscrições para um summer job na Suíça. O CERN é onde físicos e engenheiros investigam a estrutura fundamental do universo e os componentes básicos da matéria.

Os selecionados trabalham na Suíça por um período que pode variar de um a seis meses. Podem se candidatar ao summer job estudantes de graduação em uma das seguintes áreas: física aplicada, computação, matemática, engenharia elétrica, eletrônica, engenharia mecânica ou civil, instrumentação, ciência dos materiais, proteção contra radiação, segurança e proteção ambiental, topografia, vácuo ultra-alto, comunicação científica.

Há também vagas estudantes de tradução, trabalho secretarial avançado, contabilidade, serviços jurídicos, recursos humanos, biblioteconomia, logística e outras áreas.

O summer job na suíça deve ser parte obrigatória ou recomendada do curso de graduação do estudante, que deve retornar à universidade após a experiência. É necessário ter um bom conhecimento de inglês ou francês. Durante o estágio, o selecionado irá precisar de um seguro para despesas médicas ou acidentes. Os selecionados para o estágio no Cern irão receber um subsídio mensal de 1.516 francos suíços.

DAAD EPOS bolsas de mestrado e doutorado na Alemanha

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) tem um programa que contempla cursos de mestrado e doutorado focados em desenvolvimento sustentável nas mais diversas áreas de estudo – o EPOS.

O programa busca profissionais que tenham graduação completa, rendimento acadêmico acima da média, inglês ou alemão fluente e, no mínimo, dois anos de experiência profissional na área do curso depois de formado.

>>> Como conseguir bolsa para estudar em Portugal

As bolsas de estudo costumam incluir 934 por mês, ajuda de custo para passagem aérea na ida e na volta, curso preparatório de alemão (pra quem precisa) e seguro-saúde. Já no caso das bolsas de doutorado o valor mensal sobe para 1200 euros.

Os prazos para se inscrever variam, mas nesse período do ano, costumam começar a aparecer no nosso buscador as oportunidades de cursos em muitas áreas e em diferentes universidades alemãs para estudar com bolsa EPOS.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

oda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais