bolsas de estudo intercambio gratuito 2024 partiu intercambio

Bolsas de estudo para fazer intercâmbio gratuito e estudar fora para brasileiros em 2024

Procurando as melhores bolsas de estudo para estudar fora e fazer intercâmbio gratuito para se candidatar ainda em 2024? Eu sou a Bruna Passos Amaral, mas pode me chamar de anja do deadline, e tô aqui para te ajudar no projeto de conseguir uma bolsa de estudos para estudar no Exterior se candidatando ainda em 2024.

Se você quer estudar no Exterior de graça, não perde mais tempo, me segue lá no instagram no @partiuintercâmbio. Minha missão de vida é que você nunca mais perca a data de inscrição de um edital de bolsa de estudos para estudar no exterior. Então bora conhecer as melhores oportunidades de bolsa de estudos com inscrições abertas. Ah, as bolsas desse post estão organizadas por ordem cronológica!

Bolsas de estudo para brasileiros para estudar fora e intercâmbio gratuito

>>>Mentoria do Partiu Intercâmbio: inscrições abertas

Bolsa para estudar coreano na Coreia

Até 23 de fevereiro, estudantes universitários podem se candidatar para bolsa de estudo da AKS para fazer um curso de verão na Coreia do Sul. Todo o programa será em coreano, por isso, recomenda-se que os candidatos tenham pelo menos conhecimento de nível básico do idioma. O curso ocorre em julho e agosto de 2024. É necessário ainda estar na graduação para se candidatar.

A bolsa de estudos cobre todo o valor do curso, acomodação, alimentação e transporte durante a experiência. Os selecionados precisam ainda assim arcar com a passagem de ida e volta para a Coreia do Sul, transporte do aeroporto para a AKS e também com o seguro saúde internacional.

>>> Como conseguir bolsa para estudar em Portugal

DAAD EPOS bolsas de mestrado e doutorado na Alemanha

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) tem um programa que contempla cursos de mestrado e doutorado focados em desenvolvimento sustentável nas mais diversas áreas de estudo – o EPOS.

O programa busca profissionais que tenham graduação completa, rendimento acadêmico acima da média, inglês ou alemão fluente e, no mínimo, dois anos de experiência profissional na área do curso depois de formado.

As bolsas de estudo costumam incluir 934 por mês, ajuda de custo para passagem aérea na ida e na volta, curso preparatório de alemão (pra quem precisa) e seguro-saúde. Já no caso das bolsas de doutorado o valor mensal sobe para 1200 euros.

Os prazos para se inscrever variam, mas nesse período do ano, costumam começar a aparecer no nosso buscador as oportunidades de cursos em muitas áreas e em diferentes universidades alemãs para estudar com bolsa EPOS.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

Universidade de Montreal oferece bolsas para graduação e pós 

A Universidade de Montreal (UdeM), no Canadá, está recebendo inscrições para um programa de bolsas para estudantes internacionais. Ele contempla estudos de graduação, mestrado e doutorado.

O objetivo da instituição é facilitar a integração de talentos de todos os países em uma das melhores universidades de língua francesa do mundo. A instituição oferece cerca de 600 cursos diferentes nas mais variadas áreas do conhecimento.

O valor das bolsas da Universidade de Montreal varia de acordo com o nível de estudo pretendido. O programa não exige uma candidatura separada da inscrição para os cursos. Todos os candidatos estrangeiros inscritos são considerados e, se admitidos, receberão uma proposta de bolsa.

Os prazos para se candidatar para fazer graduação, mestrado ou doutorado na Universidade de Montreal variam de acordo com o período do ano em que começam os estudos:

  • Outono: 1º de fevereiro;
  • Inverno: 1º de setembro.

Universidade da California Berkeley: bolsas de estudo para curso curto nos EUA 

A Universidade da California Berkeley está recebendo candidaturas para um programa de bolsas de estudo para um curso de verão nos EUA. O Programa de Liderança Ambiental Beahrs (Beahrs ELP) é voltado para profissionais ligados ao meio ambiente.

O Beahrs ELP inclui oficinas ministradas por professores renomados da Faculdade de Recursos Naturais, da Business School e da Escola de Design Ambiental da University of California em Berkeley.

É possível aplicar para conseguir uma bolsa de estudo parcial. Para se candidatar ao Beahrs ELP, é preciso ter um bom nível de inglês e possuir perfil de liderança, além de uma forte experiência profissional.

Existem duas rodadas para se inscrever, sendo que o deadline da primeira é 15 de dezembro e o da segunda é 2 de fevereiro.

Reach Oxford Scholarships: bolsas fazer faculdade em Oxford

Não existe só oportunidade de bolsa para pós na Universidade de Oxford, o Reach Oxford Scholarship é um edital que dá bolsas para fazer faculdade na instituição. Todos os cursos são contemplados, com exceção de medicina.

O programa é voltado paraestudantes de baixa renda provenientes de países em desenvolvimento que, por razões políticas ou financeiras, não conseguem obter um diploma no seu país.

As bolsas incluem as taxas de matrícula, auxílio para subsistência e passagens anuais de ida e volta ao país de origem.

Para se candidatar a uma bolsas de estudo de graduação em Oxford, é preciso ter o aceite da universidade, ou seja, aplicar anteriormente para o curso de interesse. Já o  prazo de inscrições para as bolsas é 7 de fevereiro.

>>> Como estudar em Oxford

Summer job nos EUA da UCLA para estudantes internacionais

O Programa de Pesquisa em Projetos Industriais (Research in Industrial Projects for Students Program — RIPS) da UCLA busca candidatos que estejam na graduação ou sejam recém-formados e que tenham no mínimo 18 anos.

A oportunidade de intercâmbio de trabalho de pesquisa é voltada para alunos com formação em matemática e algum conhecimento em ciência da computação, estatística ou disciplinas relacionadas.

Durante o summer job acadêmico nos EUA, os selecionados trabalham em equipe em projetos de pesquisa propostos por patrocinadores do setor público e privado. O programa tem duração de nove semanas e os estudantes recebem um subsídio de viagem e um salário de 3.500 dólares. O alojamento no campus universitário e grande parte das refeições também estão incluídas na bolsa.

>> Como conseguir bolsa para estudar nos EUA?

As candidaturas devem ser enviadas até o dia 12 de fevereiro. Apesar de o programa da UCLA não pedir certificado de proficiência de inglês como o TOEFL, por exemplo, ter domínio do inglês é fundamental.

>>> O que é uma fellowship e como conseguir

Bolsa integral para MBA nos EUA na Ohio State University

O Fisher College of Business, a Escola de Negócios da Ohio State University, está recebendo candidaturas para programas que dão bolsa para MBA nos EUA.

De acordo com a instituição, em média 75% dos alunos de MBA em tempo integral recebem algum tipo de bolsa de estudos. Todo estudante admitido nos cursos é automaticamente considerado para receber algum auxílio financeiro.

Não há candidatura separada para as bolsas de estudo integrais para MBA. Portanto, os interessados devem aplicar para o curso. Há várias rodadas de inscrição – até 25 de fevereiro –, mas os candidatos que fizerem a inscrição com antecedência têm prioridade na seleção das bolsas.

>>> MBA nos EUA: por que fazer mestrado profissional no exterior?

GOI-IES: bolsa de estudos de pós-graduação na Irlanda

Até o dia 13 de março dá pra se inscrever pra concorrer pra uma das 60 vagas de bolsa de estudos para mestrado, mestrado sanduíche e doutoradop sanduíche na Irlanda. Trata-se do programa Government of Ireland International Education Scholarship, voltado para estudantes universitários estrangeiros. Estudantes de QUALQUER ÁREA podem concorrer, mas é importante ter excelência acadêmica.

Os selecionados vão passar um ano na Irlanda em uma de três modalidades: mobilidade acadêmica de um ano para mestrado, doutorado ou pesquisa, ou então um mestrado de um ano completo. Os selecionados vão receber bolsas de até 10 mil euros por ano, além de isenção nas taxas de matrícula. Pra se inscrever, é necessário entrar em um portal online e enviar um formulário completo além de histórico e diplomas traduzidos, carta de motivação e duas cartas de recomendação. Aqui você pode ver uma live com nossa mentorada bolsista deste programa.

>>> Bolsas para estudar em Londres

USA Summer Experience: curso de inglês nos EUA

Até 13 de março, é possível se candidatar para uma bolsa de estudos para curso de inglês nos Estados Unidos com tudo pago. Ao todo, 90 estudantes serão selecionados para viver uma experiência única de imersão linguística e cultural na Universidade da Pensilvânia com o programa USA Summer Experience. O programa tem duração de três semanas e cobre os voos, a acomodação e as refeições durante o período do USA Summer Experience.

Para se candidatar na bolsa para estudar inglês nos EUA, é preciso Ter entre 18 e 30 anos de idade (ambos incluídos) no momento da inscrição; Residir na Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, México, Polônia, Portugal, Reino Unido ou Uruguai; Ter um nível mínimo de inglês intermediário baixo (normalmente equivalente a um B1); Poder estar nos EUA durante o período do programa (8 a 28 de julho).

Holland Scholarship: bolsa do governo para estudar na Holanda

O Holland Scholarship é um programa do governo que se destina a estudantes internacionais que desejam fazer graduação e mestrado em diferentes instituições de ensino e pesquisa do país.

Mais de 2 mil cursos ministrados em inglês e nas mais diversas áreas fazem parte do programa. As bolsas de estudo são de 5 mil euros pagos no primeiro ano de estudos.

Em primeiro lugar, o interessado na bolsa para estudar na Holanda deve encontrar e se candidatar ao curso de graduação ou mestrado de seu interesse. O prazo para se candidatar para a atual edição do programa e começar a estudar na Holanda em setembro do próximo ano é 1º de fevereiro ou 1º de maio de 2024.

>>> Melhores bolsas de mestrado na Europa

Bolsas para graduação na Austrália recebem inscrições

A Universidade de Melbourne está com inscrições abertas para seu programa de bolsas para estudantes internacionais que desejam fazer faculdade na Austrália. O Melbourne International Undergraduate Scholarship prevê cerca de 1.000 bolsas em todas as áreas de estudo.

O programa oferece um desconto de 10 mil dólares australianos na tuition no 1º ano de curso, 50% de isenção das taxas nos três anos do curso ou 100% de isenção durante toda a faculdade.

Não há um processo separado de candidatura para a bolsa e todos os candidatos inscritos em um curso de graduação são considerados para o benefício. A Universidade de Melbourne tem duas rodadas de inscrições por ano, uma para o primeiro semestre (30 de novembro de 2023) e outra para o segundo (31 de maio de 2024).

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais