Edital de bolsas de doutorado sanduíche da CAPES é divulgado




bolsas de doutorado sanduíche da CAPES

Pesquisadores de universidade brasileiras interessados em realizar um período de estudos no Exterior podem concorrer às bolsas de doutorado sanduíche da CAPES.

Bolsas para doutorado

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior anunciou que irá selecionar até 2.035 doutorandos para o Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). O objetivo é ampliar o acesso da comunidade acadêmica brasileira a centros internacionais de pesquisa.

O estágio no exterior deve comtemplar, prioritariamente, a realização de pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil.

>>> Simulados grátis do TOEFL

O programa de bolsas de doutorado sanduíche da CAPES tem duração mínima de seis e máxima de dez meses. Os estudantes devem retornar ao Brasil para a defesa da tese.

Sobre as bolsas de doutorado sanduíche da CAPES

De acordo com o edital, os benefícios concedidos pelas bolsas serão:

  • Mensalidade;
  • Auxílio deslocamento;
  • Ajuda para instalação;
  • Auxílio seguro saúde;
  • Adicional localidade, quando for o caso.

O valor da mensalidade que o bolsista receberá depende da moeda do país da universidade anfitriã. Por exemplo, para países que tem o Euro como moeda, o subsídio será de 1.300 euros mensais. Em seu site, a Capes divulga uma tabela com todos esses valores.

>>> Mobilidade acadêmica: o que é e como fazer

Requisitos para as bolsas de doutorado sanduíche da CAPES

Um dos requisitos para participar é estar fazendo doutorado em um programa de pós-graduação com nota igual ou superior a 4 na Avaliação Quadrienal da Capes.

Além disso, é requisito apresentar certificado de proficiência no idioma do país de destino — ou inglês, em dois casos específicos:

  • Se o país de destino tiver como língua oficial o português;
  • Caso o orientador da universidade anfitriã, independentemente do país, assim expressar na sua carta.

A lista de testes de proficiência de todas os idiomas aceitos para o programa de bolsas de doutorado sanduíche da CAPES estão aqui.

>>> Mais bolsas para doutorado sanduíche

Como funciona a candidatura ao PSDE

A seleção dos doutorandos que serão contemplados no PSDE é realizada pelas próprias universidades. As instituições têm até 13 de março de 2023 para indicar os pesquisadores que receberão as bolsas de doutorado sanduíche da CAPES.

Os selecionados nessa fase deverão fazer a inscrição pelo SICAPES entre 15 de março e 3 de abril (até 17h). A partir disso, a coordenação fará uma análise documental das candidaturas e depois irá divulgar a lista com os nomes dos bolsistas.

Para submeter a inscrição pelo sistema, os candidatos deverão enviar os seguintes documentos:

  • Carta de aceite definitivo da instituição no Exterior (com todas as informações exigidas pelo edital);
  • Comprovante de proficiência em língua estrangeira (TOEFL ou IELTS para inglês, DELE para Espanhol, Goethe Zertifikat para Alemão, etc.);
  • Carta do orientador brasileiro;
  • Histórico do doutorado em andamento;
  • Curriculum vitae atualizado;
  • Proposta de pesquisa detalhada em língua portuguesa (conforme as exigências do edital).

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para doutorado fora

Segundo informações da instituição, está previsto que o processo seletivo seja finalizado a partir de 22 de maio. As atividades dos bolsistas no Exterior devem ter início entre setembro e novembro de 2023.

Leia o edital do programa de doutorado sanduíche
Confira os valores das bolsas
Veja informações sobre a proficiência

+ bolsas de estudo

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

COMENTÁRIOS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

livros amazon paratiu intercambio