Como fazer intercâmbio na faculdade? A mobilidade acadêmica




Você vive ouvindo falar em estudar fora durante a graduação, mas você não faz ideia sobre como fazer intercâmbio na faculdade? Fica calmo, dá o play nesse vídeo que você vai entender tudinho sobre a mobilidade acadêmica. Ah, no final do post, fizemos uma lista com as bolsas para fazer intercâmbio na faculdade 🙂

O que é mobilidade acadêmica?

É basicamente quando você vai fazer um intercâmbio para estudar em um semestre ou dois em outra universidade em algum outro lugar do mundo fazer. As boas universidades brasileiras têm acordos com universidades em outros países e por conta disso, o acesso dos alunos daquela instituição é facilitado. Alunos de graduação, mestrado ou doutorado podem fazer intercâmbio de mobildiade acadêmica e são aqueles programas que muita gente chama de sanduíche.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2023

Eu, por exemplo, estudei na UFRGS. A UFRGS tinha uma porção de acordos com uma porção de universidades no mundo todo e eu escolhi aplicar para um semestre do curso de comunicação na Universidade de Tübingen, na Alemanha. As universidades e os países com as quais uma universidade tem acordos variam bastante. Então, tem que sempre se ligar e ver se a universidade para onde você quer ir oferece a oportunidade de estudar o seu curso específico lá e quais as condições do acordo da sua universidade no Brasil com a universidade no Exterior.

Mas mobilidade acadêmica não é um privilégio da graduação. Mestrado sanduíche e doutorado sanduíche também  são modalidades de intercâmbio na faculdade, mas a possibilidade de fazer isso ou não sempre vai depender do seu programa aqui no Brasil. Então, não dá pra afirmar que rola fazer em toooodos os programas porque cada universidade tem políticas diferentes pra isso.

>> Como é fazer mobilidade acadêmica na Espanha

Como fazer intercâmbio na Faculdade?

Para poder fazer intercâmbio na faculdade,  você precisa primeiro ir no departamento da sua universidade que é responsável por esses acordos. Em algumas universidades ele se chama Departamento de Mobilidade Acadêmica, em outras ele chama Departamento de Relações Internacionais. O nome é o que menos importa, o que importa é você descobrir essa página no site da sua universidade ou onde fica essa salinha e ir lá conferir com quais universidades sua instituição tem parceria. A parceria é super importante para que você não pague taxas estudantis (as tuition fees) na universidade no Exterior.

>>> Como trabalhar na ONU

Vale a pena fazer intercâmbio na faculdade?

Na minha humilde opinião, sim e muito. Já dei todos os motivos que suportam essa minha opinião neste vídeo. Além de ser uma maneira de fazer um intercâmbio barato, a mobilidade acadêmica ajuda no seu currículo e te dá diversas experiências profissionais e acadêmicas super importantes. Sem contar que costumar ser um jeito barato de desenvolver suas capacidades em um idioma.

Como escolher onde fazer intercâmbio na faculdade

Tá aí uma pergunta difícil. Mas você tem que levar em conta para onde você quer ir, quais matérias a universidade oferece para que você possa fazer, quanto custa viver no lugar para onde você quer ir e também o idioma do lugar. Eu, por exemplo, escolhi fazer mobilidade acadêmica na Alemanha porque um dos meus objetivos era melhorar o alemão e aproveitar as matérias no meu currículo da universidade no Brasil. Isso provavelmente não teria acontecido (ou teria sido muito difícil) se eu não soubesse alemão.

Isso significa que eu estou dizendo que você não deve fazer mobilidade acadêmica no país X ou Y só porque você não sabe a língua? Não. Porém, ao optar para ir para um país cuja a língua você não sabe, é bom ser realista com as expectativas. Afinal, dependendo do quão difícil for a língua, talvez você não consiga acompanhar aulas muito avançadas ou não consiga passar nas matérias que você vai fazer.

>>> Como ser fluente em inglês sem intercâmbio

No caso da pós-graduação, a coisa muda de figura. Afinal, fazer intercâmbio na faculdade nessa fase da vida não é pra aprender um idioma e sim para que você consiga complementar/melhorar seu objeto de pesquisa. Então, na pós-graduação não faz sentido fazer mobilidade acadêmica sem saber nada da língua porque você não vai conseguir aproveitar muita coisa. Além disso, na pós-graduação, a mobilidade acadêmica geralmente envolve o aceite de algum professor e você chegar lá e não conseguir nem falar com ele vai ser um pouco queima filme pra você e pra sua universidade no Brasil. Então, nesse caso, acho que é melhor escolher um lugar cuja a língua você domine.

>> Intercâmbio e trabalho: programas baratos para estudar fora

Existe bolsa para fazer intercâmbio na faculdade?

Sim. Diversos programas diferentes dão bolsas para quem quer fazer intercâmbio na faculdade. Nosso buscador temos todos (que a gente conhece) listadinhos bonitinhos com seus editais e tudo mais. Existem vários programas específicos para fazer intercâmbio durante a graduação e o doutorado. Já, no mestrado, não são muuuitos editais não para fazer o “mestrado sanduíche”. Além desses editais nacionais e internacionais, é sempre muito importante ficar ligado nos editais específicos da sua própria universidade. Quando eu estudava na UFRGS, por exemplo, todos os anos abriam concursos selecionando alunos para fazer intercâmbio na faculdade com universidades com parcerias com a UFRGS e vários desses ofereciam bolsas de estudos. Para saber deste tipo de edital, procure o escritório de internacionalização/relações internacionais/mobilidade acadêmica (o nome varia de instituição para instituição) da sua universidade e se informe sobre os editais próprios.

>> Cursos de inglês online gratuitos

Algumas bolsas para intercâmbio na faculdade

Abaixo você vê uma lista de algumas oportunidade de bolsas de estudo para fazer intercâmbio na faculdade e poder ter a experiência de estudar fora de graça.

Além dessas bolsas também é só passar no buscador de bolsas de estudos  para ver bolsas para mobilidade acadêmica e também outras modalidades de intercâmbio.

Alguém de vocês conhece outras bolsas para mobilidade acadêmica? É comentar aí embaixo que a gente atualiza a lista com muito prazer. Além disso, contem também suas histórias sobre intercâmbio na faculdade. A gente adora saber tudo das experiências de vocês 🙂

Precisa de ajuda para candidatar?

mentoria do Partiu Intercâmbio abre inscrições todos os anos e ajuda brasileiros a conseguir oportunidades de estudo e trabalho no exterior.

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

+ Bolsas de estudos

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

2 responses to “Como fazer intercâmbio na faculdade? Entenda a mobilidade acadêmica”

  1. Brunella Petronetto says:

    Boa noite, estava lendo por alto e vi que para tentar a bolsa Santander Ibero Americanas é preciso ter conta ativa. Ter feito alguma transação até 89 dias antes. Eu não tenho e me inscrevi. Na verdade não consegui entender isso muito bem. Será que se eu fizer a conta ainda teria chance?

  2. Matheus Gomes says:

    Boa noite, irei fazer um intercambio para Universidade do Porto em Portugal para o curso de engenharia civil, porem estou pensando em me transferir logo apos o intercambio, ou se possível durante o intercambio, porém tenho duvida se isso é plausível.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

livros amazon paratiu intercambio