Mitacs: estágio no Canadá para brasileiros - Partiu Intercâmbio

mitacs programa de estágio no canadá partiu intercambio

Se você quer uma oportunidade de fazer estágio no Canadá por 12 semanas e recebendo por isso, não perca está oportunidade de jeito nenhum! O Mitacs Globalink Research Internship, um programa do governo do Canadá que oferece bolsas de estudo completas para universitários realizarem estágios de pesquisa em universidades canadenses, está com inscrições abertas até 18 de setembro.

Bolsas para o Canadá

O programa Mitacs de estágio no Canadá existe desde 1999 e já levou mais de 450 estudantes internacionais para o país. Os estágios são oferecidos em diversas áreas do conhecimento e 60 universidades do Canadá participam do programa. O objetivo do programa Mitacs é construir uma ponte entre o Canadá e os talentos emergentes em pesquisa internacional.

>>> Rola fazer o estágio da Mitacs no Canadá pra quem é de Humanas?

>>> Saiba tudo sobre a bolsa para estudar um semestre no Canadá

Quem pode fazer estágio remunerado no Canadá

Para poder se inscrever no programa Mitacs de estágio no Canadá é necessário ter no mínimo 18 anos e estar matriculado em um curso de graduação. Conhecimentos sólidos em inglês (ou francês) são necessários, afinal, o programa é um estágio e não um curso de idiomas. O programa Mitacs, no entanto, não exige apresentação de prova de proficiência. Os orientadores no Canadá devem realizar entrevistas para se certificarem que os candidatos tem o domínio do idioma.

Além disso, os candidatos para o estágio no Canadá devem ter realizado pelo menos um semestre do curso de graduação no Brasil e ter no mínimo três ainda remanescentes. Outro requisito da seleção é ter média de nota superior a 8. Outro detalhe importante é que somente alunos matriculados nas universidades que fazem parte do programa podem participar. Este ano INFELIZMENTE o programa teve uma alteração BEM CHATA: somente alunos da USP podem concorrer às vagas, o que é uma política BEM NADA A VER da Mitacs – como se conhecimento relevante só fosse produzido nesta uma universidade, mas,  né, infelizmente não é a Bruna Amaral que faz regras e convênios de programas. Entramos em contato com o programa para perguntar o motivo de excluir todo o resto do Brasil e só recebemos uma resposta automática com “Brazil: Applications for the 2020 Globalink Research Internship will only be accepted from full-time undergraduate students (or combined undergraduate/Master’s program) with one to three semesters remaining in their program as of Fall 2020 at the University of São Paulo.” Estou aqui de dedos cruzados esperando que eles mudem isso pra 2021.

>>> Como fazer pós-graduação e trabalhar no Canadá

Como se inscrever para o programa Mitacs no Canadá

Para se inscrever para o estágio no Canadá do programa Mitacs, é necessário enviar currículo, carta de recomendação de um professor e o histórico escolar em inglês. Toda a documentação precisa estar em inglês, se a sua universidade não fornecer os histórico em inglês, é necessário enviar uma tradução juramentada do documento.

Ao contrário do programa ELAP, em que os estudantes de graduação que querem concorrer a bolsas para o Canadá precisam ser indicados pela universidade, no programa Mitacs, a inscrição é feita pelo aluno na plataforma online. Ao fazer sua inscrição, você precisa indicar entre três e sete projetos existentes na lista fornecida no site. Os projetos precisam ser em, no mínimo, três províncias diferentes do Canadá. Existem mais de 2.630 projetos disponíveis para fazer estágio no Canadá. Tem vaga para pesquisas em diferentes áreas do conhecimento: Ciências Exatas, da Terra, Biológicas, Engenharias, Tecnologia, Saúde, Humanas e Sociais. A dica na hora de procurar um projeto é pensar de uma forma interdisciplinar 🙂 um exemplo? um estudante de informática pode participar de um projeto na faculdade de Ciências da Saúde no qual ele usa suas habilidades em informática para ajudar o projeto. Então, olhem beeeem todos os projetos disponíveis e o que eles pedem.

>> Programa para fazer estágio remunerado no Exterior recebe inscrições

O que o programa Mitacs de estágio no Canadá cobre

O programa de estágio no Canadá do Mitacs inclui despesas como: passagens aéreas, seguro saúde, hospedagem e alimentação. Além disso, os selecionados pelo programa podem concorrer à bolsas para mestrado ou doutorado no Canadá especiais para ex-alunos deste programa. Os contemplados com a bolsa para pesquisa no Canadá  vão passar doze semanas no país, a partir de maio de 2020, realizando pesquisas supervisionadas em instituições canadenses. Em 2018, entrevistamos a Letícia Loureiro, da UFRRJ, e o Pedro Ferreira, da UnB, que fizeram o estágio no Canadá e deram dicas para quem quer ganhar a bolsa também;

Faça sua inscrição para as bolsas de estudos no Canadá
Veja respostas para as dúvidas mais frequentes
Pra quem chorar por essa mudança NADA A VER

+ Bolsas de estudos

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

6 respostas para “Mitacs: programa de estágio no Canadá para brasileiros”

  1. Mariana disse:

    Ah não acredito! Minha universidade era conveniada e agora só a de Sâo Paulo está disponível 🙁 Fui selecionada para a bolsa ELAP (que conheci a partir daqui!) e vou ficar no Canadá de Janeiro a Maio de 2020, seria um SONHO fazer estágio lá por mais 3 meses… ainda não acredito que todas as outras universidades foram retiradas do processo 🙁
    Tinha ficado TÃO animada com essa bolsa
    Vou torçer muito para que ano que vem as demais universidades voltem à lista… vai ser minha última oportunidade antes de me formar.
    Amo o Partiu Intercâmbio, vou ficar ligada para o processo do ano que vem!

  2. Gracieth disse:

    essa oportunidade é só para brasileiros ?

  3. Bianca disse:

    O link para a lista de universidades não ta aparecendo nada, tem outro link?

  4. Júlia Ingrid disse:

    O link da pagina para as universidades parceiras não aparecem

  5. Nathalia disse:

    Bruna, a carta de recomendação deve ser somente de um professor da universidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.