mitacs programa de estágio no canadá para brasileiros partiu intercâmbio

Mitacs: programa de estágio no Canadá para brasileiros

Se você quer uma oportunidade de fazer estágio no Canadá por 12 semanas e recebendo por isso, não perca esta oportunidade de jeito nenhum! O Mitacs Globalink Research Internship, um programa do governo do Canadá que oferece bolsas de estudo completas para universitários realizarem estágios de pesquisa em universidades canadenses, está com inscrições abertas para 2024. O deadline é 21 de setembro.

O que é o programa Mitacs Globalink?

O programa Mitacs de estágio no Canadá existe desde 1999 e já levou mais de 450 estudantes internacionais para o país. Os estágios são oferecidos em diversas áreas do conhecimento e 70 universidades do Canadá participam do programa. O objetivo do programa Mitacs é construir uma ponte entre o Canadá e os talentos emergentes em pesquisa internacional. O programa de Summer Job no Canadá contempla estudantes de países como Alemanha, Austrália, Brasil, China, Colômbia, França, Hong Kong, Índia, México, Paquistão, Tunísia, Taiwan, Ucrânia, Reino Unido e Estados Unidos

>>> Melhores bolsas para estudar no Canadá em 2023

Quem pode fazer estágio remunerado no Canadá

Para poder se inscrever no programa Mitacs de estágio no Canadá, é necessário ter no mínimo 18 anos e estar matriculado em um curso de graduação. Conhecimento no idioma do projeto de interesse – inglês ou francês – é necessário, afinal, o programa é um estágio e não um curso de idiomas. O programa pode exigir apresentação de prova de proficiência para candidatos de alguns países, mas no caso de brasileiros isso não é exigido, o que é ótimo, não é mesmo?

Além disso, os candidatos para o Summer Job no Canadá devem ter realizado pelo menos um semestre do curso de graduação no Brasil e ter de um a três ainda remanescentes. Isso significa que são elegíveis candidatos com previsão de conclusão do curso entre dezembro de 2024 e dezembro de 2025.

Outro requisito da seleção é ter média de nota superior a 8. Além disso, somente alunos matriculados nas universidades que fazem parte do programa podem participar. Listamos as universidades elegíveis abaixo. Até 2018, todas universidades brasileiras era elegíveis. Em 2019, o programa aceitou só  alunos da USP e, nos últimos anos, o programa tem tido um número maior de universidades na lista, mas todas do estado do Paraná. Tomara que em 2024 abra pra mais universidades como era antes.

>> Como fazer pós-graduação e trabalhar no Canadá

Como se inscrever no Summer Job no Canadá

Para se inscrever para o estágio no Canadá do programa Mitacs, é necessário enviar currículo, carta de recomendação de um professor e o histórico escolar em inglês ou francês. Toda a documentação precisa estar em inglês ou francês, logo, se a sua universidade não fornecer os histórico em um dos idiomas, é necessário enviar uma tradução juramentada do documento.

>>> Rola fazer o estágio no Canadá pra quem é de Humanas?

Ao contrário do programa ELAP, em que os estudantes de graduação que querem concorrer a bolsas para o Canadá precisam ser indicados pela universidade, no programa Mitacs, a inscrição é feita pelo aluno na plataforma online.

Ao fazer sua inscrição, você precisa escolher e indicar entre três e sete projetos do seu interesse. Os projetos precisam ser em, no mínimo, três províncias diferentes do Canadá. Existem mais de 3 mil projetos disponíveis para fazer estágio no Canadá. Tem vaga para pesquisas em diferentes áreas do conhecimento: Ciências Exatas, da Terra, Biológicas, Engenharias, Tecnologia, Saúde, Humanas e Sociais.

A dica na hora de procurar um projeto é pensar de uma forma interdisciplinar. Quer um exemplo? Um estudante de informática pode participar de um projeto na faculdade de Ciências da Saúde no qual ele usa suas habilidades em informática para ajudar o projeto. Então, olhem beeeem todos os projetos disponíveis e o que eles pedem.

> Melhores bolsas de estudo para intercâmbio em 2023

O que o Summer Job no Canadá cobre

O programa de estágio no Canadá do Mitacs inclui despesas como: passagens aéreas, seguro saúde, hospedagem e alimentação. Além disso, os selecionados pelo programa podem concorrer à bolsas para mestrado ou doutorado no Canadá especiais para ex-alunos deste programa. Os contemplados com a bolsa para pesquisa no Canadá  vão passar doze semanas no país, a partir de maio de 2024, realizando pesquisas supervisionadas em instituições canadenses.

Universidades elegíveis para o Summer Job no Canadá em 2023

Confira a lista de universidades brasileiras elegíveis

  • Universidade Estadual de Londrina – UEL;
  • Universidade Estadual de Maringá – UEM;
  • Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG;
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE;
  • Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO;
  • Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP;
  • Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR;
  • Universidade Federal do Paraná – UFPR;
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR;
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC;
  • Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA);
  • Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR);
  • Universidad Federal da Fronteira do Sul (UFFS) – Parana State Campus Only;
  • Instituto Federal do Paraná (IFPR);
  • Univerisdade Positivo;
  • Universidad Tuiuti do Paraná;
  • Unifil.

>>> Como fazer Summer Job no exterior

Requisitos do estágio no Canadá do Mitacs

Como a edição de 2023 só tem convênio com universidades do Paraná, o programa também tem alguns requisitos especiais como:

Àreas do conhecimento elegíveis

  • Agricultura/Agronegócio;
  • Agronomia;
  • Biotecnologia;
  • Sistema de informação;
  • Saúde;
  • Ciência e Tecnologia.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora

Requisitos adicionais do Mitacs para Brasileiros

  • O aluno deve estar realizando uma pesquisa científica ou tecnológica sob a supervisão de um professor (PIBIC/PIBIS/PIBIT), ou;
  • Fazer parte de um grupo de pesquisa, ou;
  • Fazer parte de um projeto de extensão sob a supervisão de um professor (PIBEX) ou;
  • Fazer parte da residência de iniciação à docência/pedagogia (PIBID), ou;
  • Faça parte de um projeto PET (Programa Educacional Tutorial)

Como fazer Summer Job no Canadá do Mitacs?

Em 2018, entrevistamos a Letícia Loureiro, da UFRRJ, e o Pedro Ferreira, da UnB, que fizeram o estágio no Canadá e deram dicas para quem quer ganhar a bolsa também. Se você for apoiador do Partiu Intercâmbio, pode acessar a gravação da live aqui.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Faça sua inscrição para as bolsas de estudos no Canadá
Veja respostas para as dúvidas mais frequentes

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

6 comentários em “Mitacs: programa de estágio no Canadá para brasileiros”

  1. Ah não acredito! Minha universidade era conveniada e agora só a de Sâo Paulo está disponível 🙁 Fui selecionada para a bolsa ELAP (que conheci a partir daqui!) e vou ficar no Canadá de Janeiro a Maio de 2020, seria um SONHO fazer estágio lá por mais 3 meses… ainda não acredito que todas as outras universidades foram retiradas do processo 🙁
    Tinha ficado TÃO animada com essa bolsa
    Vou torçer muito para que ano que vem as demais universidades voltem à lista… vai ser minha última oportunidade antes de me formar.
    Amo o Partiu Intercâmbio, vou ficar ligada para o processo do ano que vem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais