precisa de prova de proficiencia para ganhar bolsa de estudos e estudar no exterior partiu intercambio

Precisa de prova de proficiência para ganhar bolsa de estudos?

Se você morre de dúvida sobre prova de proficiência e nunca sabe se precisa delas ou não para estudar no exterior ou para ganhar bolsas de estudos, confira o vídeo abaixo com tudo que você precisa saber sobre as provas e porque elas são necessárias.

+ Bolsas de estudos

O que é uma prova de proficiência?

Muita gente acredita que prova de proficiência é algo que só existe para medir o nível de conhecimentos no inglês, mas a verdade é que prova de proficiência são provas que atestam a fluência do candidato. As provas de proficiência podem ser feitas para qualquer idioma e avaliam a capacidade de você se comunicar por meio da escrita, fala, audição e leitura. Existem diversos testes diferentes com objetivos diferentes. Por isso é sempre muito importante entender qual seu objetivo com a prova. Existem diferentes cursos presenciais ou não para se preparar para as diferentes provas de proficiência que existem.

>> Como ser fluente em inglês sem estudar fora: 5 dicas práticas

Preciso de prova de proficiência para estudar no Exterior?

Isso depende do curso que você quer fazer. No geral, para cursos acadêmicos (cursos de graduação, mestrado e doutorado) há exigência, sim de prova de proficiência no idioma em que você vai estudar e escrever seu trabalho de conclusão. No caso de outros cursos em que você não recebe um diploma acadêmico mutias vezes não há exigência de prova de proficiência. No entanto, ter o certificado de uma prova de proficiência pode abrir muitas portas e te colocar na frente em diversas seleções, afinal, você tem comprovação do seu nível no idioma.

>> 5 dicas de um professor americano pro seu inglês avançar

Qual prova de proficiência fazer para ganhar bolsa de estudos?

Isso vai depender muito de onde você quer estudar e também de quais provas a seleção que você quer fazer aceita. De modo geral, ter certificado das provas de proficiência em inglês TOEFL ou IELTS válidos é sempre uma boa decisão caso você queira estudar em um curso em inglês. No entanto, ambas valem apenas por dois anos (assim como muitas outras) e você precisará refazer caso as provas passem a validade. Antes de sair pagando pra fazer uma prova de proficiência, é MUITO importante consultar quais as provas as universidades/bolsas de estudos para as quais você quer se inscrever aceitam. Toefl e Ielts são amplamente aceitos, mas cada seleção/universidade é livre para aceitar as provas que achar conveniente e se você não consultar isso antes, pode acabar tendo surpresas ruins.

> Como se manter motivado e não desistir de ganhar uma bolsa de estudos

Quais as provas de proficiência que existem?

Pra cada idioma existem provas diferentes e que medem níveis diferentes de proficiência no idioma. Abaixo vocês têm uma listinha de algumas das provas de proficiência mais conhecidas pra cada idioma:

  • Inglês: TOEFL (Test of English as a Foreign Language), TOEIC (Test of English for International Communication), IELTS (International English Language Testing System), CPE (Certificate of Proficiency in English) da Universidade de Cambridge.
  • Espanhol: DELE, Siele
  • Alemão: Goethe-Zertifikat, Test DaF (Test Deutsch als Fremdsprache), KDS (Kleines Deutsches Sprachdiplom)
  • Francês: TCF (Test de connaissance du français), DELF (Diplôme d’études en langue française), DALF (Diplôme approfondi de langue française).
  • Italiano: Celi (Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana), Cils (Certificazione di Italiano come Lingua Straniera).
  • Coreano: TOPIK
  • Japonês: JLPT

Obviamente essas não são as únicas provas de proficiência que existem, mas são algumas das mais aceitas. Por isso, antes de escolher a sua prova é sempre muito importante consultar se ela é aceita pela universidade onde você deseja estudar.

Tem alguma dúvida ou história para contar relativa à prova de proficiência? Fala comigo aí nos comentários.

+ Bolsas de estudos

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

7 comentários em “Precisa de prova de proficiência para ganhar bolsa de estudos?”

  1. Maria Eduarda Silva

    Olá, você disse sobre fazer a prova pra conseguir a bolsa, então isso quer dizer que mesmo que eu esteja indo pra um país que não fale inglês mas peça um certificado do meu inglês eu preciso fazer a prova?

    1. Você sempre tem que ter proficiência na língua em que o curso vai ser. É possível estudar na Suécia, Finlândia, Alemanha, Itália e outros países em inglês e para esses cursos você vai precisar da proficiência no inglês.

  2. Soares Vicente Mendes

    Olá
    Sou Soares Vicente Mendes sou Licenciado em ciência política e relações internacionais, mas neste momento estou a procura de uma bolsa de estudo para fazer mestrado.
    E quero saber se a vossa instituição acolhe os estudantes que falam língua portuguesa? E também se a prova de proficiência pode ser ser feita na língua portuguesa? Eu falo inglês e espanhol razoável.

  3. Olá
    Estou estudando mais o inglês pois estou precisando melhorar meu desempenho no Toefl, eu falo Italiano razoavelmente, e inglês sou avançado, porém nos simulados que faço de Toefl sempre oscila entre 65% e 50% de acertos.
    Meu sonho é fazer um mestrado em artes ou design na itália mas o que está me emperrando é o Toefl, minha dúvida é quanto deve ser o meu desempenho alcançado nesta prova de proficiência para um mestrado?
    Só não me inscrevi em um mestrado que venceu agora em janeiro para estudar em Roma porque fiquei com medo de fazer o Toefl e ir muito mal, visto que a taxa para realizar a prova é muito cara,e posso correr o risco de não alcançar meu objetivo que é ir para a Itália.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais