Precisa de prova de proficiência para ganhar bolsa de estudos?

Se você morre de dúvida sobre prova de proficiência e nunca sabe se precisa delas ou não para estudar no exterior ou para ganhar bolsas de estudos, confira o vídeo abaixo com tudo que você precisa saber sobre as provas e porque elas são necessárias.

O que é uma prova de proficiência?

Muita gente acredita que prova de proficiência é algo que só existe para medir o nível de conhecimentos no inglês, mas a verdade é que prova de proficiência são provas que atestam a fluência do candidato. As provas de proficiência podem ser feitas para qualquer idioma e avaliam a capacidade de você se comunicar por meio da escrita, fala, audição e leitura. Existem diversos testes diferentes com objetivos diferentes. Por isso é sempre muito importante entender qual seu objetivo com a prova. Existem diferentes cursos presenciais ou não para se preparar para as diferentes provas de proficiência que existem.

>> Como ser fluente em inglês sem estudar fora: 5 dicas práticas

Preciso de prova de proficiência para estudar no Exterior?

Isso depende do curso que você quer fazer. No geral, para cursos acadêmicos (cursos de graduação, mestrado e doutorado) há exigência, sim de prova de proficiência no idioma em que você vai estudar e escrever seu trabalho de conclusão. No caso de outros cursos em que você não recebe um diploma acadêmico mutias vezes não há exigência de prova de proficiência. No entanto, ter o certificado de uma prova de proficiência pode abrir muitas portas e te colocar na frente em diversas seleções, afinal, você tem comprovação do seu nível no idioma.

>> 5 dicas de um professor americano pro seu inglês avançar

Qual prova de proficiência fazer para ganhar bolsa de estudos?

Isso vai depender muito de onde você quer estudar e também de quais provas a seleção que você quer fazer aceita. De modo geral, ter certificado das provas de proficiência em inglês TOEFL ou IELTS válidos é sempre uma boa decisão caso você queira estudar em um curso em inglês. No entanto, ambas valem apenas por dois anos (assim como muitas outras) e você precisará refazer caso as provas passem a validade. Antes de sair pagando pra fazer uma prova de proficiência, é MUITO importante consultar quais as provas as universidades/bolsas de estudos para as quais você quer se inscrever aceitam. Toefl e Ielts são amplamente aceitos, mas cada seleção/universidade é livre para aceitar as provas que achar conveniente e se você não consultar isso antes, pode acabar tendo surpresas ruins.

> Como se manter motivado e não desistir de ganhar uma bolsa de estudos

Quais as provas de proficiência que existem?

Pra cada idioma existem provas diferentes e que medem níveis diferentes de proficiência no idioma. Abaixo vocês têm uma listinha de algumas das provas de proficiência mais conhecidas pra cada idioma:

  • Prova de proficiência em inglês: TOEFL (Test of English as a Foreign Language), TOEIC (Test of English for International Communication), IELTS (International English Language Testing System), CPE (Certificate of Proficiency in English) da Universidade de Cambridge.
  • Prova de proficiência em espanhol: DELE
  • Prova de proficiência em alemão: Goethe-Zertifikat, Test DaF (Test Deutsch als Fremdsprache), KDS (Kleines Deutsches Sprachdiplom)
  • Prova de proficiência em francês: TCF (Test de connaissance du français), DELF (Diplôme d’études en langue française), DALF (Diplôme approfondi de langue française).
  • Prova de proficiência em italiano: Celi (Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana), Cils ( Certificazione di Italiano come Lingua Straniera).

Obviamente essas não são as únicas provas de proficiência que existem, mas são algumas das mais aceitas. Por isso, antes de escolher a sua prova é sempre muito importante consultar se ela é aceita pela universidade onde você deseja estudar.

Tem alguma dúvida ou história para contar relativa à prova de proficiência? Fala comigo aí nos comentários.

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.