dicas inglês sam partiu intercambio

5 dicas de um professor americano para fazer o seu inglês avançar de vez

Você tá fazendo curso de inglês faz mil anos mas a coisa parece que não avança? Nesse post, damos 5 dicas para seu inglês avançar e também conversamos com o Sam, americano tradutor financeiro e professor de inglês para estrangeiros, sobre por que você não está aprendendo inglês direito. Nesse vídeo, ele deu várias dicas sobre como fazer seu inglês andar de uma vez.

+ sobre aprender inglês

1)  Não tenha vergonha de cometer erros

Sério. Cometer erro é a coisa mais humana da vida. Então, se você está aprendendo inglês, não tenha medo ou vergonha de cometer erros. Especialmente se você estiver pagando um curso, aproveite o dinheiro que você está gastando para cometer todos os erros possíveis e imagináveis e não fique chateado quando o professor ou alguém corrigir você. Errar faz parte do caminho para falar inglês cada vez melhor. Cometa muitos erros! E peça para que seu professor ou seus amigos corrijam sempre que você disser algo errado.

Se você ainda tem muita vergonha, faça como o meu pai. Quando eu era criança, encontrei uma quantidade absurda de fitas k7 do meu pai falando inglês. Sim! Ele nunca foi do tipo envergonhado, mas como ele não tinha com quem falar inglês fora das aulas, ele se gravava falando inglês e escutava pra ver os erros que ele cometia. Essa técnica é maravilhosa pra quem tem vergonha de falar com outras pessoas mas quer praticar a pronúncia. Grave você falando no seu celular e escute depois para ir perdendo o medo de falar.

>>> O melhor método para aprender inglês

2) Fale inglês mesmo que seja com as paredes

Falar. Falar. Falar. Nada ajuda você a destravar e avançar no inglês como falar. Então, fale mesmo que seja sozinho, combine com amigos de se encontrar só pra falar inglês e se você fizer aula de inglês: fale durante as suas aulas. Aproveite essa grana que você está gastando pra aprender de verdade. Tem como aprender inglês bem mesmo sem nunca ter saído do Brasil, mas pra isso você precisa fazer esse esforço para falar o máximo possível de inglês.

>>> Como ser fluente em inglês sem fazer intercâmbio

3) Treine o ouvido de forma ativa

Assistir séries e ouvir podcasts em inglês é ótimo, MAS você pode fazer isso de uma forma ainda melhor. Sim, ao  ver séries ou ouvir podcasts anote palavras ou expressões que você ouviu e não entendeu. Olhe tudo no dicionário e depois tente inventar frases usando essas palavras. Assim você treina e escuta mas também se envolve no aprendizado de uma maneira mais ativa do que só ouvindo. O resultado é bem bom, pode ter certeza. Quando eu era adolescente, aprendi inglês pra caramba só traduzindo letra de música. Eu passava a tarde traduzindo letras das minhas músicas preferidas. Só aquele ato ativo de pegar a letra, catar palavra por palavra no dicionário e depois cantarolar as letras em inglês em casa fez meu inglês evoluir um monte!

>>> Como se manter motivado e não desistir de ganhar uma bolsa de estudos

4)Conheça o seu nível de inglês antes de dizer que não sabe nada

Muita gente faz curso de inglês por anos e diz por aí que não sabe nada. Isso é, no mínimo, dizer por aí que você é burro 😀 afinal, ninguém faz curso de um idioma por anos e não sabe nada. Alguma coisa você sabe, você talvez não tenha toda a desenvoltura e fluência que queria, mas dizer por aí que você não sabe nada, é ser duro demais com você. Conhecer o seu nível de inglês é fundamental para ter a verdadeira noção do que você precisa melhorar. Uma boa maneira de fazer isso é com provas de proficiência. Algumas são mais complexas e caras, como o Toefl e Ielts. Mas outros certificados são mais baratos e que não possuem validade como o  Toefl e Ielts e já ajudam você a ter uma ideia de qual seu nível real de inglês, como Bulats, ECPE, TOEIC ou o certificado de Cambridge.

>>> Sotaque no inglês não é um problema não tenha vergonha

5) Ao fazer intercâmbio, não ande só com brasileiros

Fazer amizade com os locais durante um intercâmbio nem sempre é fácil, mas intercâmbio dá trabalho, então se esforce! Além disso, você não saiu do Brasil para andar com brasileiros o tempo todo e só falar português, né? Aproveite a oportunidade e não passe o tempo todo falando português, seja com brasileiros no país onde você está, seja com seus amigos que ficaram no Brasil.

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais