SER FLUENTE EM INGLES SEM INTERCAMBIO0

Como ser fluente em inglês sem estudar fora: 5 dicas práticas

Cada vez mais eu vejo um mito se formando de que não tem como ser fluente em inglês sem estudar fora. Genteeeee, essa é a maior bobagem que eu já ouvi na minha vida.  Para ser fluente em inglês, você não precisa necessariamente sair do Brasil.

+ sobre aprender inglês

Como ficar fluente em inglês sem fazer intercâmbio


Compilei aqui algumas dicas para que vocês possam ficar fluentes em inglês mesmo sem fazer intercâmbio, porque, afinal de contas, muitas bolsas de estudos já pedem que você seja fluente em inglês para se inscrever e a gente não quer que vocês percam as oportunidades só porque fazer curso de inglês no exterior não rola. No canal do Partiu Intercâmbio no YouTube, também tem essa playlist com dicas de como ficar fluente em inglês sem gastar fortunas.

>> Aupair o intercâmbio mais barato para aprender inglês

1 – Estude sem perceber que você está estudando

Estudar inglês não precisa ser chato. Todo mundo que eu conheço que fala inglês fluente e não fez intercâmbio pra isso aprendeu estudando sem nem se dar conta que tava estudando. No anos 90 e início dos 2000, muita gente aprendia inglês só para jogar vídeo game! Os jogos não vinham traduzidos e para entender o que estava acontecendo (sdds noites jogando Resident Evil!) você tinha que entender o vocabulário em inglês e muita gente que nunca fez aula, hoje, sabe muito de inglês por conta dos jogos.

A Yasmym Magnante, por exemplo, aprendeu inglês praticamente sozinha assistindo Supernnatural sem legendas. Eu aprendi muito inglês lendo e traduzindo letras de música na adolescência. O segredo pra aprender sem perceber e sem ranço é identificar um tópico que te interesse muito, como música, futebol, culinária, games ou biologia, e começar a ler/escutar/ver coisas sobre esses tópicos em inglês. Assim, você estuda sem nem perceber e ter inglês fluente vira brincadeira de criança.

>> Como fazer pós-graduação no Exterior

2 – Para falar inglês fluente contato é essencial

Lamento informar que ninguém fica fluente em inglês olhando pro livro só durante a aula de inglês. Para conseguir chegar num nível avançado ou fluente, você vai ter que fazer mais que isso. Não existe método mágico, é ler, ouvir, escrever e falar em inglês o máximo que você puder. Mesmo que você tenha uma vida ultra corrida, separe alguns podcasts em inglês sobre assuntos que você gosta para ouvir no celular quando tiver no caminho pra escola ou pro trabalho. Parece uma coisa super simples, mas quanto mais contato você tiver com o idioma, mais fácil vai ficar pra você ser fluente em inglês.

>> 5 dicas de um professor americano pro seu inglês avançar

3 – A melhor escola do mundo não basta para ter inglês fluente

Esses dias alguém me perguntou no Instagram: “Bruna, devo escolher escola x ou y para estudar inglês” e a minha resposta que sinceramente, tanto faz a escola, o que importa é o seu comprometimento. A melhor e mais cara escola do mundo não vai deixar seu inglês fluente se você só “comparece” na aula e não se envolve com o aprendizado. Um bom professor certamente vai fazer muita diferença para que você consiga aprender inglês melhor e ser fluente no idioma, mas o professor sozinho não vai enfiar conhecimento dentro da sua cabeça. Então, a melhor escola de inglês para você é aquela em que você de fato se anima a estudar. Quando eu fiz curso de inglês em Porto Alegre, lá em 1820, minha escola tinha uma biblioteca INCRÍVEL. Eu passava horas lá dentro, pegava livros, CDs, DVDs e, assim, eu estudava inglês em casa sem nem perceber.

Outra coisa importante é saber que tipo de curso funciona melhor pra você. Hoje existem milhares de cursos de inglês online gratuitos inclusive. Eu, por exemplo, sei que não sou o tipo de pessoa que consegue aprender fazendo curso online 🙁 simplesmente porque eu não tenho a mínima disciplina. Preciso sair de casa e ter o compromisso de ir até algum lugar pra entrar no clima do aprendizado. Então sei que não adianta eu pagar o curso mais blaster online porque eu provavelmente não vou fazer até o fim. Mas se funciona pra você, cursos online de idiomas podem ser uma ótima pedida.

>> Melhores bolsas de estudo para fazer intercâmbio 

4- Se você tiver a oportunidade de fazer um curso de inglês, aproveite

Ter grana para pagar um curso de inglês – mesmo que no Brasil – não é algo que rola pra todo mundo. Então, se você tiver dinheiro suficiente pra fazer um curso de inglês, APROVEITE a oportunidade. Milhares de pessoas gostariam de ter essa chance e não têm. Então, não seja o mané que “faz 500 anos de curso de inglês e não aprende nada”. O que significa aproveitar seu curso de inglês? faça as atividades propostas pelo professor, faça perguntas em aula e não fique no celular o tempo todo. Além disso, aproveite outros recursos que o curso oferece como a biblioteca e laboratórios para poder alcançar o sonhado inglês fluente.

>> Qual o melhor método para aprender idiomas

5 – Não se iluda: professor nativo não necessariamente é professor melhor

Ter um professor nativo não necessariamente significa que você vai falar inglês fluente mais rápido. Pessoas de diferentes nacionalidades têm dificuldades diferentes na hora de aprender inglês. Um bom professor brasileiro vai saber como identificar e trabalhar nessas dificuldades para que você aprenda melhor. Em muitos cursos de inglês no Exterior, as dificuldades dos alunos são tão variadas e específicas que os professores não conseguem dar atenção aos problemas dos alunos de forma mais individual.

>>> Como aprender alemão ou qualquer outra língua

Então, assim, não faz sentido nenhum achar que um professor nativo vai ser melhor SÓ porque ele nativo. Com certeza ele não vai ter sotaque, mas isso é o mais importante na hora de aprender? Não sei. Depende de quais são os seus objetivos. Existem professores nativos sensacionais da mesma forma que existem professores brasileiros maravilhosos. Devo meu 8 no IELTS a todos os ótimos professores de inglês (brasileiros) que eu tive na vida e ao fato de nunca ter tido vergonha de falar inglês (fosse com brasileiros na aula ou com gringos). Além disso, aqui no Partiu Intercâmbio vocês também encontram dicas de cursos de inglês online gratuitos para ajudar seu inglês a decolar.

Todas as bolsas abertas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok, Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

1 comentário em “Como ser fluente em inglês sem estudar fora: 5 dicas práticas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais