ielts prova partiu intercambio

Ielts: como funciona a prova de inglês do British Council

Como funciona o IELTS, a prova de inglês do British Council? A Bruna me convidou para dar dicas sobre a prova e a preparação que eu fiz para o IELTS.

Fiz a prova em fevereiro de 2019, em Porto Alegre, onde ainda se aplica a prova de proficiência somente no papel (no primeiro post da série expliquei a diferença das provas).  Já comentei que não sou professor de inglês, nem expert, mas mesmo depois de mais de 10 anos sem estudar inglês (e sem nunca ter morado no Exterior), consegui 7,5 no overall score do IELTS.

Entender como funciona a prova do British Council e praticar em cima dele é tão importante quanto saber Inglês. A prova do Ielts é composta de diferentes partes: reading writing, speaking e listening e cada um tem um tempo diferente e uma quantidade de seções. Aqui dou dicas para cada uma das sessões do IELTS.

Como funciona a prova do IELTS?

Não custa repetir: não adianta só saber inglês, tem que conhecer a prova para se dar bem no Ielts. Então, aqui vão explicações de como cada parte funciona e dicas sobre os aprendizados que tive com a experiência que podem ajudar vocês.

Clique para navegar

  1. IELTS Speaking
  2. IELTS Listening
  3. IELTS Reading
  4. IELTS Writing

IELTS Speaking

A parte de speaking da prova do Ielts  leva em torno de 15 minutos. A prova é agendada geralmente em um dia diferente da prova escrita, em alguns casos ela pode ser no mesmo dia.  A minha prova foi no mesmo dia, pela manhã.

Como é o IELTS speaking

O speaking do Ielts é uma avaliação muito formal. O examinador lê uma série de perguntas pré-selecionadas num papel e grava todo o áudio. Eu imaginava que seria como um small talk. Na verdade, é uma lista aleatória de perguntas sobre assuntos complexos e sobre outros muito básicos (onde você mora?). Em alguns temas o examinador se prendia mais e emendava na sequência outras questões. Em outros, só perguntava uma coisa e já partia pro próximo assunto.

>>> Materiais para estudar para o IELTS

O que aprendi

Ritmo. Sim. Ritmo conta pro speaking do Ielts

Pelo que percebi, o examinador espera que você responda até um certo tempo cada pergunta da prova de speaking do Ielts. Em algumas, ele vai deixar você falar mais, em outras, menos. Não espere uma fluência de conversa normal. É mais como um game show e menos como uma conversa informal. Faço uma pergunta, você responde. Se a pergunta é mais profunda, você fala por mais tempo. Se é mais simples, responde mais rápido. Acredito que o ritmo e o quanto você consegue consegue responder de forma coesa com frases completas é um diferencial que pode elevar a nota.

>> Como fazer o TOEFL em casa

Vocabulário do Ielts

É óbvio, mas vale reforçar. Quanto maior o vocabulário que você tem, melhor as chances de ir bem nesse módulo do exame. Como os assuntos variam muito e você tem um tempo determinado pra responder cada uma delas, as “sharp answers” podem ajudar. São respostas curtas, respondendo a todas as informação necessárias sem soar prolixo. Vale treinar muito, antes da prova, como construir sentenças com a menor quantidade de palavras possíveis.

Pra isso, vocabulário é a chave. Confesso que, por achar que seria mais próximo de um papo, fiquei muito assustado com o jeito que a prova estava sendo aplicada. Por isso, demorei pra entender os dois pontos acima. Quando a examinadora me perguntou “What’s your favorite color?”, eu respondi “What?!?!!” umas duas vezes. Não que eu não tenha entendido a frase, óbvio. Mas é que a gente vinha falando sobre trabalho e, do nada, ela soltou essa pergunta.

A minha cara de “não entendi nada!!” não deve ter ajudado. Depois desse momento, me atrapalhei. No nervosismo, algumas palavras me escapuliram. Demorei para voltar a dar respostas coesas e completas. De novo, o formato do teste importa!

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

Não pire com o sotaque na hora do teste

A minha examinadora do Ielts tinha um sotaque brasileiro bem forte. E, ao mesmo tempo, um inglês perfeito. Pronúncia, domínio da gramática e sotaque são coisas bem diferentes. O importante é saber construir as frases, usar bem os tempos verbais e pronunciar as palavras corretamente. Como diz a Bruna, todo mundo tem sotaque. Isso não significa falar melhor ou pior uma Língua.

A prova de listening do IELTS

O listening do Ielts funciona assim: você ganha uma folha com lacunas em branco para preencher com informações que vai ouvir nos áudios. São quarenta questões para quatro áudios diferentes apresentados na sequência: uma conversa informal, uma descrição de um mapa, uma conversa acadêmica e, o último, uma espécie de leitura em voz alto de um estudo acadêmico. Dura 30 minutos, com mais 10 minutos para preencher uma folha gabarito. E o mais importante: no listeing do Ielts o áudio não é repetido.

Como é a prova de listening do IELTS

O listening do Ielts foi a prova que achei mais fácil. Ela é muito similar aos simulados online que existem. Havia falantes de origem americana e também inglesa. Todas as frases eram claras, o som do áudio era perfeito e a sala bem silenciosa. Vi em fóruns algumas pessoas preocupadas com esse quesito técnico. A cadeira onde se senta para fazer a prova é marcada com o seu nome, não dá pra escolher ficar perto da caixa de som. Mas relaxem. É tudo bem profissional.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2024

O que aprendi nessa parte do teste?

Atenção, atenção, atenção

Fiz bastante força para me concentrar no que eles estavam falando e em acompanhar a conversa. Se até num papo em Português às vezes é difícil de entender todas as palavras exatas que são ditas… Então, o segredo para ir bem durante o exame do Ielts é não se dispersar. Como você tem que acompanhar parte da descrição do áudio na folha de respostas, a chance de se embananar e não conseguir se localizar é muito grande. Tentei me manter preso ao fio da meada do que estava sendo dito. Não entendeu? Deixa em branco e vai pra próxima.

Letras, nomes, números, significados

As respostas pedidas no listening do Ielts não são apenas transcrições do que foi dito. Especialmente nos áudios acadêmicos, há perguntas em que você deve responder em outras estruturas de frase. Por exemplo, no meu caso, havia uma conversa com uma situação similar a essa: uma estudante contava para o professor os dias que não poderia ir para a Universidade.

A pergunta não era: “em quais dias ela não pode ir à Universidade?”, mas o oposto “Em quais dias em que ela vai à Universidade?”. Parece básico, mas na hora é fácil de se confundir. Você vai ser questionado sobre lugares indicados na conversa, nomes de ruas, números de telefone, direções a serem tomadas para chegar em algum lugar.

Não se preocupe com nomes próprios, eles soletram. Sobre os números: eles misturam fonemas simples (four, two, twelve) com variações (double o para zero zero, por exemplo). Tudo isso pode soar como pegadinhas, mas não é tão complicado quanto parece. É um teste de o quanto a sua habilidade de escuta em Inglês consegue superar esses “ruídos” que, na verdade, são comuns em qualquer conversa.

>> 5 bolsas para aplicar com a sua nota na proficiência

Como funciona o Reading do Ielts?

A parte de compreensão escrita do Ielts (Reading) tem 60 minutos, você precisa ler três textos e responder a 40 questões, misturando formatos de falso ou verdadeiro, completar frases e múltipla escolha. Nesse tempo, você precisa ler, responder e passar tudo a limpo para a folha gabarito. As leituras variam entre reportagens, textos técnicos e de assuntos gerais.

Minha impressão do exame

Os textos do reading to ielts são longos e com temas bem peculiares. Eu me deparei com tópicos distantes do meu universo: biologia vegetal na Inglaterra e a história do teatro, por exemplo. No geral, as perguntas são ao mesmo tempo abrangentes, avaliando a capacidade de interpretação do que foi lido como um todo, e muito pontuais, querendo saber detalhes exatos apresentados em uma frase específica. Apesar disso, nada diferente do que já vimos nas provas de Português do tempo do colégio.

>> Como ser fluente em inglês sem estudar fora

O que é importante para ir bem no reading?

Controle bem o seu tempo no reading do Ielts

Como essa prova exige, além de conhecimento do vocabulário, interpretação de texto (que vai além de saber Inglês por si só), sei que cada pessoa tem uma técnica para fazer isso. Essa foi a minha: quando recebi a prova, fragmentei mentalmente o tempo que podia ficar em cada texto, de acordo com o tamanho deles. Li os textos uma vez com atenção. O que eu não entendia, relia. Se não fazia sentido, ia pro próximo parágrafo. Depois, fui respondendo as perguntas e voltando no texto. Logo, ler e reler é fundamental, por isso a importância do controle do tempo.

>>> 5 motivos por que o seu inglês não avança

IELTS Writing

Na parte de writing no Ielts (produção escrita), você tem 60 minutos para escrever dois textos: um explicando um gráfico em 150 palavras e outro, opinativo, em 250 palavras.

Minha impressão

Esse é o módulo mais difícil do exame Ielts. Você tem pouco tempo para responder sobre assuntos totalmente fora do seu contexto. O primeiro texto pode pedir para você descrever desde o processo de produção do cimento ao número de tempo em que homens e mulheres britânicos dedicam ao trabalho doméstico ao longo dos anos. É. A mesma amplitude temática vale para o segundo texto. O tempo conta muito aqui. Quase não há espaço para correção de rotas e nem para edição após a escrita.

>> TOEFL Essentials, o novo TOEFL mais barato

O que é importante no writing do IELTS

Não subestime o momento da prova

Eu pratiquei bastante para o writing do Ielts. Nos exercícios, eu a minha professora corrigíamos juntos e encontrávamos poucos erros. Só que, na hora da prova, a pressão pode mudar tudo. No fim essa foi a minha nota mais baixa. E isso é bem comum. Talvez por não ter tido muita dificuldade nos simulados do Ielts, tenha subestimado esse módulo. Sabendo disso, você pode se preparar melhor, e, no dia do exame, não vai abrir o caderno de prova metido que nem eu, achando, “ah, acho que escrevo bem então vai dar boa”.

Escrever não requer dom, requer prática

Escrever por si só não é fácil. Mas a dificuldade diminui quando se pratica: quanto mais se escreve, mais fácil o texto sai. O problema é que nem todo mundo tem a escrita na rotina, ou no trabalho, o que pode deixar essa prova complicada pra muita gente.

Além disso, na parte de writing do IELTS, você precisa seguir estruturas de texto importantes pra redação. Que nem no Vestibular ou no Enem, lembra? Sabe aquela história do parágrafo introdutório, explicação da ideia, solução para o problema? Aparece aqui também. E aquilo dos conectivos? Pro writing IELTS, se chama linking words. Existem muitos especialistas online (no próximo texto, sugiro alguns), dando dicas ótimas para a prova e vale a pena seguir.

>>>> Como trabalhar na ONU

Mas, na hora, você precisa dominar a estrutura de cada texto, escrever à mão 400 palavras, controlar o tempo… Tudo isso com coesão, sem erros gramaticais, mostrando toda sua biblioteca de vocábulos e com brilho estético. Em uma hora. Não é fácil. Talvez por isso muita gente se assusta com a nota final. Claro, existem casos de notas excelentes no Writing e, ao meu ver, o caminho pra isso é treinar, treinar, treinar.

Cronômetro, lápis e papel sempre

Desde o começo da sua preparação para o Ielts, simule exercícios de writing escrevendo à mão, cronometrando o tempo. Só redija no computador se você for fazer a prova no computador. Estamos muito desacostumados a escrever sem usar o teclado e isso conta muito muito muito na hora H. Não se assuste com o tempo que você leva para fazer os textos, no começo a gente demora mesmo. À medida que se pega prática, vai ganhando velocidade.

vinicius franca ielts partiu intercambio

Vinícius França é bolsista Chevening e fez mestrado na Warwick University, no Reino Unido.  Jornalista, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, teve passagens em redações de jornal como Zero Hora e foi Head de Criação & Conteúdo na agência de publicidade W3haus. Há nove anos trabalha como responsável por estratégia e criação de projetos digitais de conteúdo e redes sociais. Depois de anos sem fazer curso de inglês, Vinícius encaixou na rotina – por cerca de seis meses – o estudo para o Ielts. Deu certo e ele conseguiu uma nota maior do que precisava (7,5 no overall score!) na prova feita em fevereiro de 2019.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. A gente também está no Instagram e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Sobre o autor

Autor Convidado

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais