duolingo test simulado como estudar para o duolingo english test

Duolingo English Test: simulado e como estudar para a prova

O Duolingo English Test é uma prova de proficiência de inglês barata que está há relativamente pouco tempo no mercado. Por conta disso, há poucos cursos específicos para quem deseja estudar para a prova. Em junho de 2021, fiz a prova e, após conversar com um amigo que também realizou o DET, listo a seguir algumas dicas sobre como estudar,  como se sair bem e alguns materiais, como o Duolingo English Test simulado online.

Bolsas para cursos de idiomas

Duolingo Test: simulado online gratuito

Conhecer a estrutura de um teste é fundamental. Essa dica serve tanto para o Duolingo English Test quanto para qualquer outro teste de proficiência. Caso você não conheça como é o Doulingo English Test, tem artigo aqui no Partiu Intercâmbio sobre a estrutura da prova do Duolingo e vale a pena ler. O site do DET oferece um simulado gratuito de 15 minutos. Nesse simulado há tipos de questões idênticas às que você encontra no teste. Isso lhe ajuda a se acostumar com as tarefas e com a sistemática do teste. Desse modo, você evita ser surpreendido por questões inesperadas, por falta de tempo ou por outro problema relacionado à estrutura do teste. Inclusive, o simulado pode ser útil para você direcionar seus estudos em competências específicas. Ali você pode identificar as habilidades que precisa de mais ou menos foco nos estudos.

>>> TOEFL Essentials: a prova de proficiência barata

Como estudar para o Duolingo English Test:

Se você já fez o Duolingo Test simulado e os 15 minutos de prova não foram o suficiente pra deixar você tranquilo quanto ao teste, aqui vão dicas valiosas de como estudar para o Doulingo Test of English. Confere:

Leia textos informativos em inglês

Como quase todos os textos da prova são informativos, é importante que você consiga  identificar características do gênero. Isso pode lhe ajudar a ficar mais confiante na leitura. Também, isso faz com que você se habitue com estruturas sintáticas e aumente o vocabulário.

>> Curso de inglês online gratuito

Estude as classes e as funções de palavras

Especialmente para as questões de completar as lacunas do texto, é necessário saber morfologia (classificação e origem das palavras) e sintaxe (funções de cada termo em uma oração). Na área da morfologia, é importante que você estude as classes gramaticais (verbos, adjetivos, substantivos, advérbios, pronomes, conjunções, preposições, etc.), pois isso ajuda a identificar a classe da palavra que você precisa preencher. Já a sintaxe facilita identificar as relações e a ordem sequencial de frases.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio

Se você estiver realizando esta tarefa e se não tem ideia de qual palavra completar, uma dica é reler o texto. Se ela for um substantivo, por exemplo, é muito provável que esteja repetida no texto.

Uma forma de estudar as classes e as funções de certos termos é através dos processos de formação de palavras. Por exemplo, sufixos e prefixos ajudam a identificar a classe e, consequentemente, a sua função na oração. Além, é claro, da leitura de textos em inglês.

>> Como aprender inglês no Brasil me ajudou a ganhar 7 bolsas

Pratique descrições de imagens para simular o Doulingo Test

As descrições ocupam boa parte do Duolingo English Test. Um bom jeito de fazer Duolingo Test simulado é praticar descrições de imagens. Como cada exercício é muito rápido, você pode planejar até um padrão de resposta, ou usar expressões específicas. Por exemplo, o verbo there to be (haver), pode ser utilizado em qualquer descrição.

Nessas tarefas, as classes de palavras mais importantes são adjetivos e substantivos. Ora, a imagem vai mostrar algo concreto com características peculiares. Assim, uma dica que pode ser aplicada em qualquer descrição é o uso de adjetivos referentes a cores, tamanho, forma ou opinião. Ainda, indicar a quantidade de elementos na foto também é uma estratégia boa para você desenvolver sua descrição.

Se você se deparar com um objeto cujo nome você não tenha ideia no Duolingo English Test, uma alternativa é descrever essa coisa aproximando-a com algo similar. Por exemplo, imagine que você tenha que descrever uma foto de uma piscina e você não sabe como se escreve isso em inglês. Aqui você pode contornar a falta do vocabulário específico escrevendo: “um lugar repleto de água que as pessoas utilizam para nadar ou relaxar”. Caberia também adicionar alguns adjetivos sobre a cor e tamanho da piscina para incrementar a resposta. Lembre-se: o tempo para cada descrição é um minuto.

>> Mais conteúdo sobre o Duolingo 

Leia textos em voz alta todos os dias

Você não vai ouvir diálogos longos, apenas frases para transcrever ou uma diretriz para algum exercício. A leitura ajuda na fluência e na identificação de palavras. Um dos exercícios do Duolingo English Test é justamente ler em voz alta frases aleatórias. No YouGlish, você pode pesquisar uma palavra e encontrará no YouTube formas de pronunciá-la.

Assista vídeos em inglês com legenda em inglês

Embora a legenda possa causar uma dependência da leitura para quem está assistindo, vídeos em inglês com legenda em inglês é uma boa forma de estudo informal. A maioria dos sistemas de streaming oferecem essa opção.

Com atenção, você consegue perceber tanto a dimensão oral quanto a dimensão escrita de palavras e expressões. Como a prova preza por uma avaliação de competências de forma integrada, isso pode ajudar em diversos tipos de questões.

>> Tudo sobre o TOEFL

Faça lista de vocabulário

Conversando com um amigo que recentemente fez o Duolingo English Test, eu soube que o que mais o ajudou nos estudos foi a criação de listas de vocabulário.

Para usar esta estratégia de estudos, você pode adotar a metodologia que preferir: ler um texto, anotar as palavras que não sabe e revisá-las diariamente; escolher em um campo lexical específico (cozinha, por exemplo, e pensar em várias palavras relacionadas); criar um dicionário visual. Enfim, veja o que melhor funciona para você.

Veja bolsas de estudos

Sobre o Autor:

joao pedro amaral mentoria para estudar no exterior partiu intercambio 1

João Pedro Amaral é professor de inglês e literatura formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Seu projeto de letramento audiovisual para alunos de escolas públicas foi vencedor do 11o prêmio professores do Brasil e o levou para conhecer o sistema de educação no Canadá. Em 2019/2020, João deu aulas de português na Towson University, nos EUA, com bolsa do programa FLTA da Fulbright. João dá aulas online de inglês e também prepara alunos para provas de proficiência do TOEFL e Duolingo. Para entrar em contato com o João, é só escrever para [email protected].

Complemente seus estudos pro Doulingo Test com leituras

A gente sabe que para aprender inglês de verdade você precisa ir muuuito além de simplesmente “ir na aula”. Por isso, reservar algumas horas do dia ou da semana para fazer atividades em inglês é fundamental. Ouvir podcasts ou ler livros em inglês sobre assuntos que interessem você é uma ótima maneira de acelerar o processo de ganhar fluência em inglês. Se você tem um Kindle, é possível testar o Kindle Unlimited por 30 dias grátis são mais de um milhão de livros que você pode ler gratuitamente com a assinatura. Aqui vocês podem consultar todo o catálogo de livros em inglês gratuitos do Kindle Unlimited. O primeiro mês é grátis e você pode cancelar a qualquer momento. Depois, a assinatura sai por R$ 19.90 por mês. Você pode cancelar a qualquer momento e a nossa recomendação é colocar um alerta no seu calendário pra daqui 25 dias lembrando de cancelar a assinatura. Aí você não é cobrado indevidamente e pode refletir se quer continuar com a assinatura.

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

João Pedro

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais