Doulingo English Test como é

Como é a prova do Doulingo English Test

Talvez muita gente não saiba, mas o Duolingo não se restringe somente ao site ou ao aplicativo. Em 2015, a empresa lançou o Duolingo English Test (DET), uma tentativa de popularizar os testes de proficiência em inglês. Feito no conforto de sua casa, em qualquer hora que você preferir, este teste de proficiência avalia as competências linguísticas de um modo prático, dinâmico e barato. Em maio de 2021, eu fiz o DET. Hoje falar do Duolingo English Test e como é a prova e sua estrutura, os requisitos técnicos, o tempo e os tipos de questões), como estudar para a prova e como funciona o sistema de pontuação. Enfim, tudo o que você precisa saber sobre o Duolingo English Test.

Bolsas para cursos de idiomas

O Duolingo English Test foi visionário, uma vez que se antecipou a algumas demandas educacionais da atualidade. Ora, com a pandemia do COVID-19 outros testes tiveram que se adaptar ao contexto remoto, como é o caso do TOEFL Home Edition. Por ser relativamente recente, entretanto, não são tantas as instituições de ensino que aceitam o Duolingo English Test. Claro, isso quando comparado a outros testes de proficiência mais renomados e tradicionais, como o TOEFL ou o IELTS. Por outro lado, como a busca pelo DET está crescendo, a tendência é que cada vez mais instituições de ensino e programas de bolsas de estudo/trabalho e seleções para a pós-graduação aceitem o Duolingo English Test como comprovação de proficiência em inglês.

>>> TOEFL Essentials: prova de proficiêcia de inglês barata

Quais os difereciais do Duolingo English Test?

Os três diferenciais do Duolingo English test são a praticidade, a dinâmica e o preço. Primeiramente, é muito fácil realizar sua inscrição, e você pode fazer o teste a qualquer hora que você quiser, na sua casa. Além do mais, o DET, que tem no máximo uma hora de duração, conta com questões dinâmicas e rápidas. E, finalmente, o Duolingo English Test custa apenas 49 dólares, um preço acessível quando comparado ao TOEFL ou ao IELTS.

> Curso de inglês online gratuito

Como fazer o Duolingo English Test?

É muito fácil se inscrever para realizar o Duolingo English Test. Em primeiro lugar, você pode criar uma conta no próprio site do Duolingo ou simplesmente entrar com uma conta vinculada ao Google. Tão logo fizer o login, você é redirecionado para uma página que contém duas abas: uma para fazer um simulado e outra para comprar um voucher para o teste.

Porém, para fazer o teste, você deve fazer o download de um programa do Duolingo e instalá-lo em seu computador. O programa é leve e possui a mesma interface do site. Isso facilita a resolução da prova, pois é o mesmo layout do simulado que você pode fazer no site. O uso desse programa se justifica para controlar se você muda de janela ou sai do modo maximizado. É uma forma de prevenir eventuais tentativas de cola.

Fique atento também aos requisitos do computador. Seu desktop ou laptop precisa ter microfone, câmera (na parte superior e central da tela) e alto-falantes, sejam internos ou externos. Além do mais, você precisa de uma internet estável de pelo menos 2 megas de velocidade para download e 1 mega para upload. Caso você não tenha certeza da velocidade de sua conexão, basta procurar por “internet speed test” em qualquer buscador.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio

Ambiente para fazer a prova de proficiência

Também há algumas exigências quanto ao ambiente em que você irá fazer o teste. Ele deve ser bem iluminado e silencioso. Ainda, você deve estar sozinho. Se alguém aparecer na câmera durante o teste, ou se você sair do enquadramento da câmera, você será eliminado.
Outras duas condições do Duolingo é que você deve sempre olhar para o monitor e que suas orelhas estejam visíveis durante todo o teste. Olhar para o monitor durante uma hora é quase impossível, pois periodicamente é preciso olhar para o teclado ao digitar. Contudo, acredito que isso é mais uma diretriz para a pessoa não ficar olhando para os lados, o que poderia ser motivo de cola. Pelo mesmo motivo, você deve estar com suas orelhas visíveis durante todo o tempo de prova.

Check-in do Doulingo English Test: como é

Para provar que você é você mesmo, o Duolingo English Test exige um documento válido para realização do teste. Pode ser CNH, RG ou passaporte. Antes de começar o teste você deve tirar uma foto de seu rosto e mais duas do seu documento, frente e verso.
Agora um detalhe super importante: diferentemente do TOEFL, você não pode tomar notas durante o teste. De fato, as questões são dinâmicas e rápidas, como vou explicar a seguir. Então, o único material extra que você precisa é o documento de identificação.

A flexibilidade para a realização do teste é um ótimo benefício do Duolingo English Test. Não há uma pessoa acompanhando, em tempo real, você fazer o teste, como no TOEFL Home Edition. Então não há uma dependência da disponibilidade de avaliadores. Quando eu fiz o DET, eu tinha pouco tempo livre, e só pude realizá-lo num sábado à noite. A desvantagem foi que, como não havia mais iluminação natural, tive que usar uma luz de apoio para iluminar meu rosto.

Doulingo English Test: como é a prova?

Quando o ambiente estiver preparado (iluminado, silencioso e com boa conexão de internet) e você estiver com as orelhas visíveis e munido de documento de identificação, o teste pode iniciar.
Com o voucher comprado, basta abrir o aplicativo do Duolingo English Test e clicar no botão “Faça o teste”. Antes de iniciar a prova de proficiência, há um rápido teste de imagem e som, para testar se o microfone, a câmera e os alto-falantes de seu computador estão funcionando devidamente. Em seguida, você deve tirar uma foto sua e fotos de frente e verso do seu documento. O teste propriamente dito inicia assim que você finalizar essas etapas de testagem e de identificação.

>> Como é o TOEFL Home Edition

Diferenças do Duolingo para outras provas de proficiência

O primeiro ponto que me chamou a atenção no Duolingo English Test foi a ausência de seções específicas: reading, listening, speaking e writing, como o TOEFL ou IELTS. Quase todas as questões do DET são integradas. Isto é, exercícios que demandam mais de uma habilidade linguística. Por exemplo, uma questão em que você deveria ouvir uma frase e transcrevê-la. Nesta tarefa, você está articulando tanto a habilidade de listening quanto a de writing. Isso também acontece em algumas seções do TOEFL. No entanto, no TOEFL as questões são divididas em seções e elas têm uma ordem fixa. No Duolingo English Test, as questões são intercaladas e o mesmo tipo de tarefa aparece em diferentes momentos do teste.

Como são as questões do Doulingo Test

  • Identificar palavras

A primeira questão da minha prova foi a mais confusa para mim. E também a mais recorrente ao longo do DET. Ela consistia em ouvir uma série de palavras, e eu deveria marcar as palavras que existem na língua inglesa. Há uma variante deste exercício, só que com palavras escritas. Esse tipo de questão foi complicada para mim porque eu fiquei em dúvida se uma determinada palavra existia, de fato, e eu não a conhecia ou se a palavra era inventada. Por outro lado, foi fácil reconhecer as palavras verdadeiras.
Como o Duolingo English Test é muito rápido, não há textos longos nem, consequentemente, perguntas interpretativas relacionadas ao conteúdo do texto. Essa é uma grande diferença do TOEFL, por exemplo: a seção de reading (3 textos de uns 6 parágrafos com 10 questões sobre cada texto, explorando diferentes níveis de interpretação) dura 60 minutos. Este é o tempo total do Duolingo English Test.

  • Preencher lacunas

As únicas questões da prova do Duolingo English Test que englobavam gêneros textuais para desenvolver a habilidade de reading, eram muito estruturalistas. Nelas, havia um texto curto como base com algumas palavras faltando, o chamado c-test que é conhecido de quem já fez o OnSet, por exemplo. O texto fornecia a(s) primeira(s) letra(s) dessas palavras, bem como a quantidade de letras a ser completada, tal qual um jogo da forca. A partir disso, a diretriz do exercício era completar as palavras a fim de construir um texto lógico. Para realizar esse tipo de exercício nem é preciso ler todo o texto antes, pois muitas palavras podem ser deduzidas (muitas delas eram conjunções, preposições e verbos). Contudo, há palavras mais específicas, geralmente substantivos, que só poderiam ser completadas a partir da leitura do texto. Nestes casos, a probabilidade de elas estarem repetidas no texto é grande.

Quanto aos gêneros textuais deste exercício, com exceção de um curto diálogo entre familiares, todos eram pequenos textos informativos. Desconfio que eram trechos de verbetes da Wikipédia, pois a linguagem era objetiva e contava com dados bem específicos, com explicações bem simples ou dados históricos.

  • Descrever imagens

Outra recorrente tarefa no Duolingo English Test eram questões para descrever imagens. O sistema mostrava uma imagem aleatória e, em um minuto, era preciso descrevê-la. A maioria desse tipo de questão deveria ser escrita. Porém, para mim, um dos casos a descrição teve que ser feita oralmente. Dentre as imagens que lembro ter descrito, em uma mostrava um grupo de skatistas parados em uma rua, noutra, um matagal com algumas lenhas no chão e em outra, duas mulheres brincando com um dinossauro de brinquedo.

  • Transcrição de frases

São poucos os exercícios que dinamizam o writing no DET. O exercício de transcrição de frases é o mais simplório deles. A tarefa consiste na transcrição de uma frase que você pode ouvir, no máximo, três vezes. São frases simples que não trabalhavam a argumentação ou um inglês mais acadêmico.

  • Leitura de frases

A habilidade de speaking tampouco é privilegiada no Duolingo English Test. Um dos poucos exercícios para tanto, é a leitura de frases. Em um curto espaço de tempo, você lê uma frase e deve gravá-la oralmente. Apesar de pouco tempo, é suficiente para você consegue ler mentalmente uma vez, ao menos, antes de gravá-la.

>>> Como ser fluente em inglês sem intercâmbio

  • Falar, ao menos 30 segundos, sobre um tema

A questão que melhor desenvolve e avalia a habildiade de speaking no DET é esta. Ela aparece apenas uma vez no teste, e você tem de 30 a 90 segundos para falar sobre um tema específico. Como apoio, há algumas perguntas-guias para você elaborar sua fala. Provavelmente esta é a questão mais difícil do teste, pois você deve pensar muito rápido. Uma questão muito similar à primeira questão da seção de speaking do TOEFL iBT.

  • Produção de textos curtos

Exercícios que desenvolvem a habilidade da escrita de forma mais reflexiva e argumentativa, aliás, são poucos no Duolingo English Test. Além destes de descrever a imagem, eu me deparei com somente dois exercícios para escrever um curto texto argumentativo. Eu tinha quatro minutos para escrever um texto de no mínimo 50 palavras. A questão que eu recordo me pedia para explicar qual era o meu código de conduta para o uso do telefone celular.

Por fim, depois de finalizar a prova, há uma parte do teste que se chama “entrevista” oral e escrita. Esta última etapa consiste basicamente em um exercício de produção oral e outro de produção escrita. Estas duas tarefas não são avaliadas, mas podem ser enviadas, juntamente com os resultados finais, para instituições de ensino conveniadas que você deseja. Ou seja, as duas últimas questões não influenciam no resultado final.

  • Entrevista

Na parte oral, é necessário falar por alguns minutos sobre um determinado tema. No meu teste, eu tive que explicar quais são os bens de consumo mais valorizados no Brasil e dissertar sobre o tópico. Já na questão escrita, eu tinha duas opções. Escolhi escrever se eu concordava com o ensino obrigatório na escola de uma língua adicional. Afinal, bem a minha área. Este último exercício é tradicional nas provas do TOEFL também.

>>> IELTS como estudar para a prova

Duolingo Test of English: como é a experiência?

Minha impressão quando acabei o teste foi que os tipos de questões não eram capazes de fazer um nivelamento preciso de inglês, sobretudo porque havia pouca cobrança referente às habilidades escrita ou interpretação textual. Eu acredito que com pouco tempo e com poucas atividades de escrita, não se consegue avaliar efetivamente esta habilidade linguística.

Quanto ao speaking, o DET apresenta o mesmo problema do TOEFL: não há um interlocutor. Você fala com um monitor. As habilidades interpessoais (perguntas e respostas, manter a atenção, entonação e comunicação não-verbal etc.) de um diálogo são desconsideradas. Isso inclusive foi descrito no feedback sobre a prova, que é a última tarefa antes de finalizar.

Por outro lado, eu achei as questões bem divertidas de fazer, principalmente as que exigiam descrever imagens. Ainda, gostei muito do quão dinâmico e rápido é o teste. Diferentemente de outras vezes que realizei outros testes de proficiência, eu não fiquei cansado ao fim da prova.

Quando tempo leva para sair o resultado do DET?

Os meus resultados ficaram disponíveis no site do Duolingo English Test em menos de 2 dias. Eu finalizei a prova na noite de um sábado e, na tarde da segunda-feira seguinte, eu já podia acessá-los e baixá-los. No certificado, além da fotinho que você tirou, consta a sua pontuação geral e a pontuação nas seguintes competências: Literacy (ler e escrever), Comprehension (ler e escutar), Conversation (falar e escutar, embora não haja interação humana no teste) e Production (falar e escrever)

Veja bolsas de estudos

Sobre o Autor:

joao pedro amaral mentoria para estudar no exterior partiu intercambio 1

João Pedro Amaral é professor de inglês e literatura formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Seu projeto de letramento audiovisual para alunos de escolas públicas foi vencedor do 11o prêmio professores do Brasil e o levou para conhecer o sistema de educação no Canadá. Em 2019/2020, João deu aulas de português na Towson University, nos EUA, com bolsa do programa FLTA da Fulbright. João dá aulas online de inglês e também prepara alunos para provas de proficiência do TOEFL e Duolingo. Para entrar em contato com o João, é só escrever para [email protected].

Complemente seus estudos pro Doulingo Test com leituras

A gente sabe que para aprender inglês de verdade você precisa ir muuuito além de simplesmente “ir na aula”. Por isso, reservar algumas horas do dia ou da semana para fazer atividades em inglês é fundamental. Ouvir podcasts ou ler livros em inglês sobre assuntos que interessem você é uma ótima maneira de acelerar o processo de ganhar fluência em inglês. Se você tem um Kindle, é possível testar o Kindle Unlimited por 30 dias grátis são mais de um milhão de livros que você pode ler gratuitamente com a assinatura. Aqui vocês podem consultar todo o catálogo de livros em inglês gratuitos do Kindle Unlimited. O primeiro mês é grátis e você pode cancelar a qualquer momento. Depois, a assinatura sai por R$ 19.90 por mês. Você pode cancelar a qualquer momento e a nossa recomendação é colocar um alerta no seu calendário pra daqui 25 dias lembrando de cancelar a assinatura. Aí você não é cobrado indevidamente e pode refletir se quer continuar com a assinatura.

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

João Pedro

Posts relacionados

2 comentários em “Como é a prova do Doulingo English Test”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais