O que é o Ielts: prova de proficiência em inglês - Partiu Intercâmbio

A Bruna me convidou a contar aqui no blog a minha experiência com o IELTS, uma das provas de proficiência de inglês mais aceitas para quem quer estudar no Exterior. Antes de tudo, eu queria lembrar que eu não sou especialista no assunto. Essa é meu relato pessoal e a Internet está cheia de ótimos professores contando detalhes sobre a prova. O que eu quero contar é como eu me preparei pra prova e as minhas impressões como leigo. Eu nunca tinha tido nenhum contato com provas de proficiência e todo o processo foi bem novo para mim.

No fim das contas, é só uma prova. Siga o conselho que a Bruna me deu: você sabe mais do que imagina. Se você se preparou, vai ver que na hora da prova, isso é verdade. Mas é sempre bom entender como funciona o teste, então, espero que meu relato ajude vocês!

O que é o IELTS?

Ielts significa International English Language Testing System. É uma prova para medir seu conhecimento em inglês em competências diferentes (Listening, Writing, Speaking, Reading). A prova tem versões diferentes dependendo das suas necessidades

  • IELTS Academic: para quem busca comprovar proficiência em inglês para formação de nível superior ou para o mercado de trabalho em um país de língua inglesa.
  • IELTS General Training: voltado para quem deseja imigrar e busca por vagas em países de língua inglesa.
  • IELTS for UKVI: é o IELTS que facilita o processo de visto para quem vai trabalhar ou estudar no Reino Unido. A prova em si é igual, mas possui alguns passos de segurança a mais do que o Academic. Essa prova é mais cara do que a prova acadêmica e não é oferecida em todos os lugares do Brasil

Como agendar o IELTS?

Fiz o teste em Porto Alegre, em fevereiro de 2019, agendando pelo site do British Council. A prova é oferecida nas seguintes cidades São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Uberlândia, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Londrina,  Brasília, Campo Grande, Goiânia, Salvador, Fortaleza, Recife, Natal e Manaus. O agendamento e o pagamento são feitos no site do British Council. É importante checar as datas pelo menos dois meses antes, dependendo do seu local de prova e da época do ano porque quando há muitos editais de bolsas de estudos abertos, as vagas vão ficando mais escassas.

>>> 5 motivos por que o seu inglês não avança

Quanto custa o IELTS?

O preço do Ielts acadêmico ou General Training  é de R$ 840 valor. Já o preço do IELTS for UKVI Academic ou General Training é de R$1064.

Quanto tempo leva o resultado da prova de proficiência?

O resultado do Ielts feito no papel sai online cerca de 13 dias depois da prova. Esse também foi o tempo para pegar o certificado de notas impresso no local de prova. Você também pode receber por Correios, mas demora mais. Já o Ielts no computador tem a vantagem de ter os resultados disponíveis mais rapidamente leva entre 5 a 7 dias para você saber sua nota nesse caso.

3 dicas fundamentais pro IELTS

Em resumo, existem três coisas básicas que você precisa saber que o IELTs:

  1. É uma prova complexa. Exige leitura, escrita, capacidade de leitura e de compreensão oral. Seu domínio do Inglês vai ser exigido ao máximo.
  2. É uma prova longa. O tempo conta muito e você precisa saber usar ele a seu favor.
  3. Exige prática. Saber inglês é o básico. É importante também conhecer o formato da prova e praticar cada um dos módulos em simulados.

>>> Qual o melhor método para aprender inglês

Como funciona o score do Ielts

E como eu me saí? Tirei 7.5 no overall band score, que é a média geral da sua nota, digamos assim. Além disso, o IELTS tem notas específicas para avaliar seu uso da linguagem em quesitos diferentes. Eu saí com 8 em Listening, 7.5 em Reading, 6.5 em Writing e 7 em Speaking. A nota máxima do IELTS é 9. Eles dividem os scores do Ielts em bandas, sendo que cada band score do Ielts significa o seguinte:

  • Band Score 9 – Expert User
  • Band Score 8 – Very good user
  • Band Score 7 – Good user
  • Band Score 6 – Competent user
  • Band Score 5 – Modest user

Com qualquer nota abaixo disso no IELTS, você é classificado usuário limitado. Acredito que dificilmente um score overall abaixo de 5 vai ter algum valor para quem quer usar ele para aplicar para uma bolsa ou universidade num país de Língua Inglesa. Eu nunca fiz Inglês fora do país, nunca fiz nenhum intercâmbio e nunca morei no exterior. Estava há mais de dez anos sem fazer curso, sem ter contato frequente com a Língua. Fiquei bem orgulhoso da minha nota, que era acima do que eu precisava quando me inscrevi pro teste. Yey!

>>> Dicas para aprender inglês

Como funciona a prova?

O IELTS tem um formato específico, assim como as outras provas de proficiência. Entender o formato da prova e praticar em cima dele é tão importante quanto saber Inglês. O teste é composto dos quatro módulos que citei acima (reading writing, speaking e listening) sendo que cada um tem um tempo diferente e uma quantidade de seções. No próximo post, vou contar no detalhe como funciona cada sessão da prova, minhas impressões e as técnicas que usei para conseguir a nota que precisava. Também é importante lembrar que a prova pode ser feita no computador ou no papel. No momento, no Brasil, a prova no computador é oferecida somente em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília.

>>> Porque você não deve ter vergonha de ter sotaque em inglês

A prova de proficiência no computador x prova no papel

Existe a possibilidade de fazer o IELTS no computador. A prova em si é a mesma em todos os sentidos, mas seções de Listening, Reading e Writing são feitas em um computador. A parte do speaking segue sendo feita com um ser humano (diferente do TOEFL no qual você fala com um computador). A prova no computador, no entanto, não é recomendada para quem tem necessidades especiais. Todos os aspectos aspectos do teste são exatamente os mesmos, seja em papel ou no computador: conteúdo, tempo para respostas, tipos de pergunta, pontuação. Qual das duas escolher? A que você preferir, mas aí é fundamental treinar da maneira que sua prova vai ser. Ou seja: prova de papel precisa de treino com caneta e papel, já a prova no computador, é melhor treinar no computador.

 

Todas as bolsas de estudo

vinicius franca ielts partiu intercambio

Vinícius França é Head de Criação & Conteúdo na agência de publicidade W3haus, em Porto Alegre. Jornalista, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, teve passagens em redações de jornal como Zero Hora. Há nove anos trabalha como responsável por estratégia e criação de projetos digitais de conteúdo e redes sociais. Depois de anos sem fazer curso de inglês, Vinícius encaixou na rotina – por cerca de seis meses – o estudo para o Ielts. Deu certo e ele conseguiu uma nota maior do que precisava (7,5 no overall score!) na prova feita em fevereiro de 2019.

 

 

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.