IELTS Indicator: como fazer o IELTS em casa

IELTS Indicator IELTS em casa

A pandemia de Covid 19 e a necessidade de distanciamento social exigiu a nossa adaptação em vários sentidos. Boa parte do mundo ficou/está/pode voltar a ficar em quarentena. Em função disso, muita coisa mudou, como a possibilidade de fazer o IELTS em casa: o IELTS Indicator.

+ sobre provas de proficiência

Assim como o TOEFL iBT Special Home Edition, O IELTS Indicator é um teste online que surgiu como solução temporária nesse período de pandemia. O seu objetivo é permitir que as pessoas façam a prova de proficiência sem sair de casa, na segurança e conforto de seus lares, e não sejam prejudicadas em seleções de universidades estrangeiras.

>>> Cursos de inglês online para fazer na quarentena

Como funciona o IELTS Indicator

O IELTS Indicator inclui, da mesma forma que o teste original, as quatro competências: Listening, Reading, Writing e Speaking e avalia o conhecimento em cada uma delas, indicando uma respectiva pontuação.

A prova online é oferecida semanalmente, com horário de início e término pré-determinados. As condições para realização do IELTS Indicator são parecidas com aquelas do teste tradicional.

>>> Veja todo nosso conteúdo sobre o IELTS

No teste online, em uma única sessão, serão realizadas as partes de Listening, Reading e Writing. A parte do Speaking é feita separadamente em uma outra data, também com horário marcado, por chamada de vídeo.

Como um todo, a prova do IELTS Indicator é composta por:

  • Listening: 30 minutos / 40 questões
  • Reading: 60 minutos / 40 questões
  • Writing: 60 minutos / 2 tarefas
  • Speaking: 11 a 14 minutos / 3 conversas por chamada de vídeo

Além de poder fazer a prova de proficiência e não correr riscos, outra vantagem dessa versão do teste é que o resultado sai em sete dias. Ele será enviado por e-mail e, caso você não alcance a nota desejada, poderá se inscrever novamente.

Como fazer o IELTS Indicator?

Para realizar a prova, você terá que se inscrever pela internet e pagar a taxa de inscrição.

Em termos de conteúdo, formato, estrutura e tempo, o IELTS Indicator é igual ao teste tradicional. A diferença é que ele será online e você irá responder as perguntas em casa, utilizando o seu computador.

>>> Bolsas para cursos de idiomas no exterior que abrem sempre

A prova será cronometrada e cada sessão tem um limite de tempo. Enquanto responde as questões não será possível pausar o teste e voltar a fazer mais tarde. Portanto, para realizar o IELTS Indicator, você precisa ter disponibilidade de aproximadamente 2h45min corridos. Somente a parte de conversação será realizada separadamente.

>>> IELTS: dicas para se preparar e simulado online gratuito

Quem pode fazer o IELTS em casa?

Para fazer o IELTS Indicator, você irá precisar de alguns requisitos mínimos relacionados a equipamentos e ambiente:

  • Local silencioso e confortável;
  • Laptop ou desktop (Mac ou PC apenas, pois não funciona no celular ou tablet);
  • Computador que cumpra os requisitos mínimos e recomendados em relação a hardware, software, browsers e internet (aqui estão todos os detalhes);
  • Conexão de internet estável;
  • Fones ou caixa de som conectados ao computador (para ouvir o áudio durante os testes de Listening e Speaking);
  • Passaporte ou documento de identidade junto com você na hora do teste de Speaking.

Quanto custa o IELTS Indicator?

A taxa de inscrição do IELTS Indicator é de 149 dólares.

>>> Live sobre bolsas de estudo em tempos de coronavírus

Quem está aceitando a prova online?

O IELTS Indicator é uma ótima solução para quem precisa comprovar o seu conhecimento de inglês, mas está impedido de realizar as provas presenciais, que estão suspensas. Para que os candidatos a cursos de universidades internacionais que necessitem da proficiência não sejam prejudicados, foi criada essa versão online e temporária do teste.

Porém, é importante notar que, segundo os organizadores, o IELTS Indicator fornece uma pontuação indicativa e não é aceito por todas as instituições. Como ele não é considerado um substituto do IELTS presencial, antes de fazer a inscrição, vale entrar em contato para confirmar com a universidade ou instituição para qual você quer aplicar, se ela aceita essa versão da prova.

No entanto, vale mencionar também que a organização do IELTS está trabalhando junto às instituições para que o IELTS Indicator seja aceito como proficiência, pelo menos até que possam ser retomados os exames presenciais. Afinal, faz todo sentido, né?

Na verdade, muitas universidades de todo o mundo estão aceitando a prova online, entre elas a Universidade de Adelaide e muitas outras na Austrália, a Harvard Business School e uma longa lista de universidades americanas e muitas outras. Aqui tem uma lista oficial das instituições que já confirmaram que aceitam o IELTS Indicator.

Saiba tudo sobre a prova

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

livros amazon paratiu intercambio