O Educational Testing Service (ETS), organização responsável pelo teste do TOEFL®, anunciou recentemente o lançamento de uma nova prova de proficiência em inglês: o TOEFL® Essentials™ . O objetivo é oferecer mais uma possibilidade de exame com a validade, a confiabilidade e a qualidade já atribuídas ao TOEFL, porém com um preço mais acessível e um formato inovador.
O TOEFL Essentials é bem diferente da prova do TOEFL iBT ® e a previsão é que esteja disponível para ser realizado a partir de agosto deste ano . Mas será que esse novo teste da ETS serve para você? Quais as vantagens? Como é a prova?
Neste artigo vamos responder essas perguntas e tratar sobre tudo que você precisa saber sobre o teste TOEFL Essentials. Acompanhe!
O que é o TOEFL Essentials?
Enquanto o TOEFL iBT tem o objetivo de avaliar o candidato somente em termos de comunicação aplicada a um contexto acadêmico, o TOEFL Essentials examina a proficiência em inglês em uma variedade maior de ambientes — não apenas no universitário.
Logo, ele é composto por 50% de conteúdo acadêmico e 50% de inglês geral. Dessa forma, verifica habilidades básicas no idioma e elementos específicos, como conhecimento de vocabulário e construção de frases. Além disso, inclui uma variedade de sotaques e situações do mundo todo a fim de ter um caráter mais global.
As diferenças entre o TOEFL Essentials e o TOEFL iBT
De acordo com a ETS, o novo exame tem questões mais curtas e foi desenhado para ser “amigável”. O ritmo é mais rápido e visa atrair candidatos que se dão bem com um estilo de avaliação diferente do tradicional.
Isso tudo reflete no tempo de realização do teste: em vez de 3h de prova como no TOEFL iBT, o novo TOEFL Essentials tem duração de cerca 1h30min . Além disso, uma novidade nessa versão é o seu formato adaptável. Isso significa que ele é projetado para se ajustar com precisão ao nível de habilidade do candidato (de A1 a C2). Assim, as questões são definidas conforme o seu desempenho ao longo do teste.
Por fim, assim como o TOEFL iBT, a nova prova de proficiência da ETS também é dividida em quatro seções, conforme as habilidades: Listening, Reading, Writing e Speaking . No entanto, inclui, ainda, um vídeo de 5 minutos de personal statement, ao qual não é atribuída pontuação.
Como fazer a prova TOEFL Essentials?
As inscrições para a prova TOEFL Essentials estão previstas para começar em maio de 2021 e a realização da prova em agosto. O exame será realizado somente de forma online com utilização da mesma plataforma e tecnologia do TOEFL iBT Home Edition — que foi criado na pandemia, mas se tornou uma possibilidade permanente.
Nesse formato de exame, o candidato faz a prova em casa com o seu computador. Durante a realização, ele é acompanhado online por um proctor por meio de um sistema de monitoramento.
Quem poderá fazer o novo TOEFL?
Sendo assim, para realizar a prova do TOEFL Essentials, é preciso atender alguns requisitos mínimos relacionados ao equipamento e ao ambiente.
Basicamente, é necessário ter um desktop ou laptop com sistema operacional adequado, navegador, alto falante, microfone e câmera. Além disso, é exigido que o candidato esteja sozinho e em um local tranquilo e silencioso.
A prova do TOEFL Essentials serve para mim?
Dito isso, de forma mais geral, a ETS indica o TOEFL Essentials para estudantes em busca de um teste que combine qualidade e conveniência com um formato inovador . Segundo a organização, o novo exame é uma opção adicional, mas não substituirá o TOEFL iBT. Este último continuará sendo oferecido como teste “gold-standard”, ou seja, segue sendo a principal das avaliações TOEFL®.
No entanto, a ETS afirma que o TOEFL Essentials fornecerá pontuações válidas, confiáveis e precisas para estudantes e instituições. Ou seja, tem condições de ser usado para atender aos requisitos de proficiência em inglês para admissão em diferentes programas.
O teste TOEFL Essentials é aceito nas universidades?
Como é uma novidade, ainda não sabemos com precisão quais instituições de ensino vão aceitar o TOEFL Essentials como comprovação de proficiência em inglês. Mas, ao que tudo indica, é bem provável que as universidades que já aceitam os outros testes TOEFL® aceitarão também essa nova prova.
Essa informação é baseada em uma pesquisa realizada pela ETS com cerca de 250 instituições nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido . De acordo com o levantamento, 90% delas afirmaram que provavelmente aceitariam a pontuação do Essentials no processo seletivo de 2022.
No entanto, para saber se o TOEFL Essentials serve para você, é fundamental se informar diretamente com a universidade para qual você deseja aplicar sobre a aceitação do novo teste.
Quanto custa o TOEFL Essentials?
Como já mencionamos, a ideia do TOEFL Essentials é justamente ter um preço mais acessível para todos. Por isso, a prova terá um custo de pouco mais de 100 dólares (entre 100 a 120 dólares). O valor representa menos da metade do custo de outros testes de proficiência, ou seja, a diferença é grande.
Como se preparar para a nova prova do TOEFL?
Assim como já tem para o TOEFL iBT, a ETS está desenvolvendo materiais gratuitos de preparação para o TOEFL Essentials. Eles serão lançados nos próximos meses e incluem três testes para praticar e conteúdo para professores de inglês.
Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.
Que legal!! Espero que as universidades realmente adicionem ele como prova de proficiência no inglês, fica bem mais acessível
Obrigada por compartilhar Bruna. Vou estudar p essa. Estava mesmo buscando uma prova com essas características. Ainda mais com o dólar nas alturas