TOEFL Essentials: nova prova de proficiência em inglês mais barata




toefl essentials happy students novo toefl partiu intercambio prova de proficiencia de ingles barata (2)

O Educational Testing Service (ETS), organização responsável pelo prova de proficiência de inglês mais aceita no mundo, o TOEFL®, lançou em 2021 uma nova prova de proficiência em inglês: o TOEFL Essentials. O objetivo é oferecer mais uma possibilidade de exame com a validade, a confiabilidade e a qualidade já atribuídas ao TOEFL, porém com um preço mais acessível e um formato inovador.

+ sobre o TOEFL barato

O TOEFL Essentials é bem diferente da prova do TOEFL iBT® e está disponível para ser realizado. Mas será que esse novo teste da ETS serve para você? Quais as vantagens? Como é a prova? Neste artigo vamos responder essas perguntas e tratar sobre tudo que você precisa saber sobre o teste TOEFL Essentials. Acompanhe!

O que é o TOEFL Essentials?

Enquanto o TOEFL iBT tem o objetivo de avaliar o candidato somente em termos de comunicação aplicada a um contexto acadêmico, o TOEFL Essentials examina a proficiência em inglês em uma variedade maior de ambientes — não apenas no universitário.

Logo, ele é composto por 50% de conteúdo acadêmico e 50% de inglês geral. Dessa forma, verifica habilidades básicas no idioma e elementos específicos, como conhecimento de vocabulário e construção de frases. Além disso, inclui uma variedade de sotaques e situações do mundo todo a fim de ter um caráter mais global.

>>O novo TOEFL x TOEFL iBT

Como é o TOEFL Essentials

O TOEFL Essentials é uma prova muito mais curta e consegue cobrir todas as habilidades necessárias para entender seu nível de inglês. Entenda como é a estrutura da prova de inglês — número de questões e tempo.

  • Listening: 30 – 45 perguntas / 21 a 34 minutos
  • Reading: 30 – 45 perguntas / 22 a 33 minutos
  • Writing: 15 – 19 perguntas e 2 tarefas / 24 a 30 minutos
  • Speaking: 3 tarefas com 19 respostas / 13 minutos
  • Personal Video Statement: 2 perguntas / 5 minutos

As diferenças entre o TOEFL Essentials e o TOEFL iBT

De acordo com a ETS, o novo exame tem questões mais curtas e foi desenhado para ser “amigável”. O ritmo é mais rápido e visa atrair candidatos que se dão bem com um estilo de avaliação diferente do tradicional.

Isso tudo reflete no tempo de realização do teste: em vez de 3h de prova como no TOEFL iBT, o novo TOEFL Essentials tem duração de cerca 1h30min e é a prova de proficiência de inglês mais curta da ETS. Além disso, uma novidade nessa versão é o seu formato adaptável. Isso significa que ele é projetado para se ajustar com precisão ao nível de habilidade do candidato (de A1 a C2). Assim, as questões são definidas conforme o seu desempenho ao longo do teste.

Por fim, assim como o TOEFL iBT, a o TOEFL Essentials avalia Listening, Reading, Writing e Speaking. No entanto, inclui, ainda, um vídeo de 5 minutos de personal statement, ao qual não é atribuída pontuação.

>> Dicas para quem vai fazer o TOEFL em casa

Como fazer a nova prova de proficiência de inglês?

As inscrições para a prova TOEFL Essentials são feitas online no site da ETS. O exame será realizado somente de forma online com utilização da mesma plataforma e tecnologia do TOEFL iBT Home Edition — que foi criado na pandemia, mas se tornou uma possibilidade permanente.

Nesse formato de exame, o candidato faz a prova em casa com o seu computador. Diferente de outras provas de proficiência de inglês do mesmo tipo, é importante ressaltar que o durante a realização, o candidato ou candidata ao TOEFL Essentials é acompanhado online por um proctor por meio de um sistema de monitoramento.

Quem pode fazer o novo TOEFL?

Sendo assim, para realizar a prova do TOEFL Essentials, é preciso atender alguns requisitos mínimos relacionados ao equipamento e ao ambiente.

Basicamente, é necessário ter um desktop ou laptop com sistema operacional adequado, navegador, alto falante, microfone e câmera. Além disso, é exigido que o candidato esteja sozinho e em um local tranquilo e silencioso.

>> Como sair do inglês intermediário

TOEFL Essentials ou TOEFL iBT: qual a melhor prova para mim?

Dito isso, de forma mais geral, a ETS indica o TOEFL Essentials para estudantes em busca de um teste que combine qualidade e conveniência com um formato inovador. Segundo a organização, o novo exame é uma opção adicional, mas não substituirá o TOEFL iBT. Este último continuará sendo oferecido como teste “gold-standard”, ou seja, segue sendo a principal das avaliações TOEFL®.

No entanto, a ETS afirma que o TOEFL Essentials fornecerá pontuações válidas, confiáveis e precisas para estudantes e instituições. Ou seja, tem condições de ser usado para atender aos requisitos de proficiência em inglês para admissão em diferentes programas. Aqui você pode ver um comparativo entre todas as provas de inglês oferecidas pela ETS para enternder qual o melhor TOEFL para você.

>> Material para estudar para o TOEFL

O teste TOEFL Essentials é aceito nas universidades?

A lista oficial das primeiras universidades a aceitar o TOEFL Essentials já foi divulgada e inclui nomes como MIT (Massachusetts Institute of Technology), University of Arizona, Purdue University e diversas instituições na Europa, no Canadá e na Ásia. Você pode ver a lista completa no site da ETS. Como é uma novidade, a lista com certeza deve aumentar bastante até o final do ano.

Outra maneira de saber sobre o aceite da prova é entrando em contato diretamente com a universidade para qual você deseja aplicar. Ao manifestar seu interesse pras universidades, isso ajuda a acelerar a aceitação da prova e acaba gerando uma ótima economia nas suas candidaturas.

Quanto custa o TOEFL Essentials?

Como já mencionamos, a ideia do TOEFL Essentials é justamente ter um preço mais acessível para todos. Por isso, o preço do TOEFL Essentials é 100 dólares. O valor representa menos da metade do custo de outros testes de proficiência, ou seja, a diferença é grande.

Mentoria do Partiu Intercâmbio: inscrições abertas

Como se preparar para a nova prova do TOEFL?

Assim como já tem para o TOEFL iBT, a ETS desenvolveu materiais gratuitos online de preparação para o TOEFL Essentials. Eles incluem três testes para praticar e conteúdo para professores de inglês entenderem como a prova funciona para prepararem seus alunos. Neste vídeo, também damos dicas importantes para a preparação para o TOEFL Essentials

Como é a pontuação do novo TOEFL

Como é a pontuação do TOEFL Essentials? De acordo com a ETS, ela é classificada em faixas. Em cada seção os pontos vão de 1 a 12 e só podem ser cheios. Já a pontuação geral também vai de 1 a 12 , mas é classificada por faixas de meio ponto — média de pontos de cada seção.

No resultado final, será indicado a sua nota geral e a pontuação em cada habilidade, com o respectivo nível de proficiência em inglês baseado no Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), sendo:

  • A1: pontuação 1 e 2;
  • A2: pontuação 3 e 4;
  • B1: pontuação 5, 6, 7;
  • B2: pontuação 8 e 9;
  • C1: pontuação 10 e 11;
  • C2: pontuação 12.

Por fim, vale mencionar que, ao concluir o exame, o candidato visualiza as pontuações não oficiais e já pode ter uma ideia do seu desempenho. Contudo, o resultado final oficial é disponibilizado depois de cerca de seis dias. O mais bacana é que com o resultado você pode saber em qual nível seu resultado está em cada uma das competências, já que resultados A estão na faixa de iniciante, B na faixa de inglês intermediário e C1 e C2 na faixa de inglês avançado. Assim, o TOEFL Essentials é um bom (e barato) medidor do seu nível de inglês para o seu currículo, por exemplo, uma vez que empregadores conseguem ver suas competências no writing, listening, speaking e reading de forma clara e transparente.

+ Faça a prova 

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

COMENTÁRIOS

5 responses to “TOEFL® Essentials™: nova prova de proficiência em inglês mais barata”

  1. Nidalva Nogueira Crisóstomo says:

    Hello,
    I’d like to know when I could do inscription for TOELF Essencial.

    Thank you

  2. César Víctor says:

    Olá Bruna!
    Adorei o post muito útil.
    Eu gostaria de um modelo de uma carta de motivação para me ajudar a ter um insight sobre isso por favor.

    Atenciosamente,

    César

  3. […] TOEFL® Essentials™: nova prova de proficiência em inglês mais barata […]

  4. Laura says:

    Que legal!! Espero que as universidades realmente adicionem ele como prova de proficiência no inglês, fica bem mais acessível

  5. Graciane Simone says:

    Obrigada por compartilhar Bruna. Vou estudar p essa. Estava mesmo buscando uma prova com essas características. Ainda mais com o dólar nas alturas

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

livros amazon paratiu intercambio