O que não pode faltar no seu personal statement para ganhar bolsa de estudos

Não adianta chorar para ganhar bolsa de estudos para estudar no Exterior tem que aprender a escrever carta de motivação/personal statement/essays que apresentem vocês pros avaliadores. Aqui vão dicas do que não pode faltar no seu personal statement para ganhar bolsa de estudos:

Se tem uma coisa com a qual eu tenho experiência é com a escrita de presonal statement para ganhar bolsa de estudos. Afinal, já devo ter escrito umas milhares de cartas de motivação e pelo menos sete delas deram certo e eu ganhei as bolsas para estudar no Exterior. Aqui no Partiu Intercâmbio, já dei dicas dos erros mais comuns na hora de escrever seu personal statement. Hoje, eu inclusive trabalho revisando as cartas de motivação de gente de todos os cantos do país que quer estudar fora. A falta de uns aspectos importantes na maioria das cartas tem chamado bastante a atenção e serve como ótima dica pra todos vocês.

> Como fazer pós-graduação no Exterior

O que não pode faltar no seu personal statement para ganhar bolsa de estudos

Personalidade

Carta de motivação não pode ser genérica. Essa pode ser sua única chance de vender o seu peixe e ser considerado para a bolsa de estudos, então, capriche, e certifique-se que a sua carta mostra todas as suas melhores qualidades. Afinal de contas, não tem nada pior que ler uma carta de motivação que visivelmente é usada como template para qualquer candidatura. Seja melhor do que isso e mostre sua personalidade no personal statement para ganhar bolsa de estudos.

>> Fui aceito sem bolsa. O que fazer?

Conhecimento sobre o programa ou curso

Um personal statement para ganhar bolsa de estudos demonstra que você tem conhecimento sobre o programa ou curso para o qual você está se candidatando. Sim, mostra que você tem noção da onde você está querendo se meter é importante. No entanto, não confunda isso com um mero copia e cola do conteúdo programático do ocurso ou apenas citar nomes de professores importantes.

A sua visão de futuro

Muita gente fica com muito medo de falar dos seus planos pro futuro numa carta de motivação ou mesmo falar do tema sobre o qual gostaria de escrever seu trabalho de conclusão de curso como se isso fosse um contrato assinado que vai te obrigar a seguir esse caminho não importa o que aconteça. Calma gente! Quem seleciona bolsistas para curso no exterior ou alunos para programas fora sabe que você provavelmente vai mudar de ideia sobre muitas coisas durante o curso. Isso, contudo, não impede que você mostre quais são suas ideias e aspirações para o futuro. Ter uma visão clara do que você quer fazer ou dos impactos que aquele curso/bolsa vai causar na sua vida e no mundo, é sempre MUITO importante para mostrar que você tem foco.

>> Tem como ganhar bolsa para estudar fora sem ser o típico aluno nota 10

O que o programa ganha tendo você como bolsista ou aluno

Contar sua história de vida de uma forma coerente e interessante é o principal desafio na hora de escrever o seu personal statement. Nessa narrativa que você vai conseguir mostrar quais as qualidade únicas que você tem e que nenhum outro candidato vai ter. Por isso, não tenha medo de deixar bem claro o que o programa vai ganhar tendo você como bolsista.

Todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter 🙂

Precisa de ajuda com o personal statement para ganhar bolsa de estudos?

Se você quer estudar no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem precisa de ajuda com o personal statement para ganhar bolsa de estudos, candidatura para estudar no Exterior, preenchimento de application, escolha das universidades e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *