diferenças TOEFL

Quais são as diferenças entre TOEFL iBT, TOEFL Essentials e TOEFL ITP?

Além do TOEFL iBT e do TOEFL ITP, o Educational Testing Service (ETS) lançou recentemente o TOEFL Essentials. Mas quais são exatamente as diferenças entre as provas de proficiência de inglês?

O TOEFL Essentials, a nova prova de proficiência em inglês, que poderá ser realizada a partir de 21 de agosto de 2021, foi criada para ser mais uma possibilidade de exame com a qualidade atribuída ao TOEFL, porém, com valor e formato diferentes das outras provas da organização.

Quer entender quais são as características de cada um dos testes e qual é a opção ideal para as suas necessidades? Neste artigo, vamos explicar todos esses detalhes e abordar as principais diferenças entre TOEFL iBT®, TOEFL® Essentials™ e TOEFL ITP®. Acompanhe!

As diferenças entre os tipo de TOEFL: iBT, Essentials e ITP

Apesar de serem todas provas de proficiência aplicadas pela ETS, esses exames pertencem a modalidades diversas e têm particularidades que precisam ser consideradas por quem vai realizar o teste do TOEFL.

Por isso, é fundamental conhecer bem cada um dos tipos de TOEFL delas, além, é claro, dos aspectos que as diferenciam antes de escolher qual você vai fazer. Existem três tipos de TOEFL: o TOEFL iBT, TOEFL Essentials e TOEFL ITP e nós preparamos este artigo sobre as diferenças entre para te ajudar. Vamos lá?

TOEFL iBT

O TOEFL iBT (Internet Based Test), diferentemente do TOEFL ITP — como veremos —, já foi criado para ser feito no computador, como o próprio nome indica. Trata-se da prova de proficiência mais conhecida, aceita e realizada — não apenas entre as modalidades da ETS, mas também em relação aos outros exames.

Até 2020, o teste era aplicado somente nos test centers, mas, durante a pandemia, em função do distanciamento social, a ETS lançou a versão TOEFL iBT® Home Edition, que acabou se tornando permanente.

Na modalidade Home Edition, os estudantes fazem o exame em casa do seu próprio computador e são monitorados por meio de um sistema criado especificamente para esse fim.

Formato e conteúdo do TOEFL iBT

Ainda em comparação com o TOEFL ITP, o iBT é mais completo em termos de conteúdo e avaliação, pois contempla as quatro habilidades básicas: Reading, Listening, Speaking e Writing.

Antes a prova era super longa e durava cerca de 3h30min, mas, desde 26 de julho de 2023, está sendo aplicada uma nova versão do teste, mais rápido e dinâmico. A nova estrutura do TOEFL iBT – válida apenas para a versão online e não para a Paper Edition – é dividida da seguinte forma:

  • Reading: 20 perguntas / 35 minutos
  • Listening: 28 perguntas / 36 minutos
  • Speaking: 4 tarefas / 16 minutos
  • Writing: 2 tarefas / 29 minutos

O modo de avaliação e a atribuição de pontos do TOEFL iBT também são diferentes. O aluno recebe quatro pontuações ponderadas por seção e uma pontuação total, sendo que cada habilidade tem quatro ou cinco níveis de proficiência. Ou seja, dependendo da pontuação, o estudante fica dentro de um determinado nível de conhecimento.

Nesse sentido, cada seção tem um intervalo de pontuação de 0 a 30 e a pontuação total é somada, podendo ser de 0 a 120. Normalmente, a nota mínima exigida pelas universidades varia entre 70 e 110.

>> Como sair do inglês intermediário

Finalidade e uso

O TOEFL iBT é considerado a principal prova de proficiência em inglês do mundo para estudo, trabalho e imigração. A prova tem o objetivo de atestar a fluência do candidato na língua inglesa, sendo administrado pela própria ETS.

Uma das principais finalidades dessa modalidade é, justamente, avaliar o candidato em termos de comunicação aplicada ao contexto acadêmico e, assim, permitir às universidades saberem que você tem capacidade e conhecimento do idioma para realizar estudos nos mais diferentes âmbitos, níveis e países

.

Onde o TOEFL IBT é aceito?

Além de ser massivamente aceita nos Estados Unidos, o TOEFL iBT é adotado em diversos lugares, incluindo Canadá e diversos outros países da Europa e Ásia. Além disso, 100% das universidades da Austrália, da Nova Zelândia e do Reino Unido admitem o resultado do TOEFL.

No total, segundo a ETS, mais de 11,5 mil instituições em mais de 160 nações aceitam o TOEFL iBT como comprovação de proficiência em inglês. Portanto, não é à toa que ele é considerado o teste mais aceito do mundo. Para mais detalhes sobre a aceitação desse exame, você pode acessar este link.

TOEFL IBT: preço

O custo do TOEFL iBT, em 2023, subiu para 220 dólares — tanto para a versão normal aplicada nos centros de testes, quanto para a versão Home Edition. O valor dá direito ao envio das notas obtidas na prova para até quatro universidades.

TOEFL Essentials

O TOEFL Essentials é uma modalidade recém criada pela ETS com o objetivo de oferecer mais uma possibilidade diferente de prova de proficiência com a validade, a confiabilidade e a qualidade já atribuídas ao TOEFL, mas, dessa vez, com um custo mais acessível e um formato inovador.

Como veremos, o exame é, portanto, bem diferente do TOEFL ITP e do TOEFL iBT, mas, ao mesmo tempo, pode ser uma opção para quem quer estudar fora e deseja pagar menos pela prova!

Formato e conteúdo do TOEFL Essentials

A inovação está presente tanto no formato quanto no conteúdo do TOEFL Essentials. Em primeiro lugar, diferentemente do TOEFL iBT, que tem 100% de conteúdo acadêmico, o Essentials é composto por 50% de conteúdo acadêmico e 50% de inglês geral. Além disso, inclui uma variedade de sotaques e situações do mundo todo a fim de ter um caráter mais global.

O novo exame também tem questões mais curtas e foi desenhado para ser mais “amigável”. Embora avalie as mesmas quatro habilidades do TOEFL iBT, a sua duração é menor — 1h30min — e o seu formato é adaptável.

O que isso significa? O TOEFL Essentials é projetado para se ajustar de forma precisa ao nível de habilidade do candidato (do A1 ao C2) e as questões vão sendo definidas conforme o seu desempenho ao longo da prova. Em termos de estrutura, esse exame é realizado da seguinte forma:

  • Listening: 30 – 45 perguntas / 21 a 34 minutos
  • Reading: 30 – 45 perguntas / 22 a 33 minutos
  • Writing: 15 – 19 perguntas e 2 tarefas / 24 a 30 minutos
  • Speaking: 3 tarefas com 19 respostas / 13 minutos
  • Personal Video Statement: 2 perguntas / 5 minutos

A escala de pontuação do TOEFL Essentials também é diferente, sendo classificada em faixas. Cada seção é avaliada de 1 a 12 com pontos cheios, enquanto a pontuação geral também vai de 1 a 12, mas é classificada por faixas de meio ponto. Vale mencionar, ainda, que não é atribuída pontuação ao vídeo de personal statement.

Outra diferença dessa modalidade é que, ao final do teste, o estudante já visualiza as pontuações não oficiais e já pode ter uma ideia do seu desempenho. Já a pontuação final oficial é disponibilizada depois de apenas seis dias, assim como no TOEFL iBT.

>> Dicas para quem vai fazer o TOEFL em casa

Finalidade e uso do TOEFL Essentials

O propósito do TOEFL Essentials é verificar as habilidades básicas de linguagem em inglês e as habilidades de comunicação em contextos acadêmicos e do dia a dia. Além disso, ele avalia também elementos específicos, como conhecimento de vocabulário e construção de frases e todos os aspectos considerados fundamentais na proficiência da língua inglesa.

Dessa forma, a sua finalidade é fornecer às universidades e outras instituições informações confiáveis sobre a capacidade do candidato de compreender e utilizar o idioma — ou seja, foi criado com a ideia de ser usado, justamente, por quem deseja estudar no exterior.

Quem aceita o TOEFL Essentials?

De acordo com a ETS, em março de 2023, o TOEFL Essentials já é aceito em mais de 600 instituições em todo o mundo, incluindo universidades como Stanford, Harvard, Cornell, University of Notre Dame, University of Edimburgh, London School of Economics, Ludwig-Maximilians-University, University of Marbug e muita outras. Você pode consultar as universidades que aceitam a prova no site da ETS.

TOEFL Essentials: preço

Uma das principais diferenças — e vantagem — em relação ao TOEFL ITP e ao TOEFL iBT, é que o TOEFL Essentials tem um custo bem mais em conta: 100 dólares. Esse valor representa menos da metade do que é cobrado por outros testes desse tipo.

Isso é muito positivo, pois possibilita que muito mais gente tenha acesso a uma prova de proficiência em inglês com toda a qualidade garantida e a aceitação dos testes TOEFL.

Vantagens do TOEFL Essentials

Além do preço menor, outras vantagens importantes do TOEFL Essentials são:

  • Score Reports Ilimitados: quem fizer o teste pode fazer o envio oficial das notas via ETS para um número ilimitado de universidades e/ou programas sem nenhum custo adicional.
  • MyBest® Scores: O score report terá a combinação de todos os resultados de provas TOEFL Essentials válidas feitas pelo candidato nos últimos dois anos.

Inscrições para o TOEFL Essentials

O TOEFL Essentials será realizado somente de forma online com a utilização da mesma plataforma e tecnologia do TOEFL iBT Home Edition. Logo, o candidato faz a prova em casa do seu computador, tendo que cumprir alguns requisitos, como ter desktop ou laptop, sistema operacional adequado, navegador, alto falante, microfone e câmera e estar sozinho em um ambiente tranquilo.

A prova já está sendo aplicada e é possível se inscrever pelo site da ETS. Além disso, assim como no caso da preparação para o TOEFL iBT, a ETS desenvolveu materiais gratuitos para quem está se preparando para o TOEFL Essentials. O conteúdo tem simulados que mostram os tipos de perguntas que serão feitas em cada seção e ajudam o candidato a estar mais preparado para o dia da prova. Acesse o material aqui.

> Precisa de prova de proficiência para ganhar bolsa de estudos?

TOEFL ITP

Anteriormente, o TOEFL ITP, cuja sigla significa Institutional Testing Program, tinha uma grande diferença em relação aos outros dois: ele era feito apenas no papel, ou seja, era “paper based”.

No entanto, uma vez que, hoje, já existe também o ITP em formato digital, esse não é mais um ponto de distinção em relação às outras provas da ETS. Contudo, como veremos a seguir, há outras questões importantes a serem destacadas nesse sentido.

Formato e conteúdo

Em primeiro lugar, o TOEFL ITP tem um conteúdo diferente das outras duas provas e avalia três habilidades, não tendo as partes de produção escrita e oral. Ele é aplicado em dois níveis: Level 1 (intermediário a avançado) e o Level 2 (básico superior a intermediário).

A quantidade de questões, a duração de cada seção e a escala de pontuação variam conforme o nível, sendo as seguintes

Level 1

  • Listening Comprehension: 50 questões / 35 minutos / pontuação de 31-68
  • Structure and Written Expression: 40 questões / 25 minutos / pontuação de 31-68
  • Reading Comprehension: 50 questões / 55 minutos / pontuação de 31-67

No total, a prova tem 140 perguntas e duração de cerca de 2 horas. Além disso, a pontuação final varia de 310 a 677.

Level 2

  • Listening Comprehension: 30 questões / 22 minutos / pontuação de 20-50
  • Structure and Written Expression: 25 questões / 17 minutos / pontuação de 20-50
  • Reading Comprehension: 40 questões / 31 minutos / pontuação de 20-50

Nesse caso, a prova tem um total de 95 perguntas para serem feitas em 70 minutos. Já a pontuação final varia de 200 a 500.

Finalidade e uso

Por conta do seu conteúdo e formato, essa modalidade é utilizada por escolas e instituições que desejam verificar de forma padronizada o conhecimento ou o progresso dos seus alunos. Sendo assim, o TOEFL ITP é administrado pelas próprias instituições e usado para fins específicos de avaliação, como o de nivelamento.

No Brasil, o TOEFL ITP ficou muito conhecido por ter sido aplicado gratuitamente por diversas universidades do Brasil, mas isso apenas durante o Ciência sem Fronteiras. Com o fim do CSF, não há mais a possibilidade de fazer a prova gratuitamente.

Quem aceita o TOEFL ITP

Isso significa que, embora até seja considerada válida e aplicada por algumas universidades para alguns cursos mais curtos, de forma geral, o TOEFL ITP não é a prova de proficiência ideal para quem precisa comprovar seu nível de inglês para estudar no exterior. Isso porque essa não é a sua finalidade e, portanto, ela não costuma ser aceita pelas instituições para os cursos de duração normal.

TOEFL ITP: preço

Como é administrado pelas próprias instituições e não pela ETS, o TOEFL ITP não tem um valor fixo. Isso significa que o valor varia conforme o lugar onde o estudante vai fazer a prova. No Brasil, ele é aplicado pela Mastertest e, de acordo com a tabela da organização, o seu custo é de R$ 520,00.

Para mais informações sobre o TOEFL ITP, acesse as respostas para as dúvidas frequentes no site da ETS.

>> Mentoria do Partiu Intercâmbio: inscrições abertas

Diferenças entre os tipos de TOEFL

Em resumo, para comparar as três modalidades do TOEFL segundo os aspectos mais importantes na hora da escolha

  • TOEFL iBT: preço 220 dolares; duração da prova 3h30; pode ser feita em casa ou em centros de teste; ideal para quem quer um teste de proficiência de inglês com ampla aceitação e reconhecimento mundial.
  • TOEFL Essentials: preço 100 dólares; duração da prova 1h30; prova feita em casa; ideal para quem quer um teste dinâmico reconhecido e mais em conta
  • TOEFL ITP: preço 520 reais; duração da prova 1h55; feita no centro de teste ou em casa; usada como prova de nivelamento com baixa aceitação por universidades no exterior.

Qual tipo de TOEFL fazer?

Como acabamos de ver, as modalidades têm algumas diferenças importantes e, apesar de todas fornecerem resultados válidos, estes podem ser usados em contextos diversos. No mais, todas as provas são práticas e podem ser feitas em casa.

Portanto, agora que você já conhece os detalhes e as diferenças entre os exames da ETS, é preciso avaliar os seus objetivos e escolher a opção que melhor se encaixa nas suas metas!

Notas do TOEFL na escala CEFR

Para facilitar a comparação de pontuações pelas instituições e pelos candidatos, a própria ETS desenvolveu as tabelas de comparação de pontuação do TOEFL iBT (de 0 a 120), TOEFL Essentials (de 1 a 12) com os níveis de proficiência de inglês do CEFR (Quadro Europeu Comum de Referência) Assim você pode entender qual nota do TOEFL iBT ou TOEFL Essentials equivale aos níveis de inglês B2, C1 ou qualquer outro que você precisar. Confira

Nível de Inglês (CEFR)TOEFL iBTTOEFL Essentials
C2120 – 11412
C1113 – 9511.5 – 10
B294 – 729.5 – 8
B171 – 427.5 – 5
A2n/a4.5 – 3
A1n/a2 – 2.4
Menor que A1n/a1.5 -1

Faça o TOEFL Essentials
Faça o TOEFL iBT

Todas as bolsas de estudos

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais