TOEFL iBT, Essentials e ITP: as diferenças entre os tipos de prova




diferenças TOEFL

Além do TOEFL iBT e do TOEFL ITP, o Educational Testing Service (ETS) lançou recentemente o TOEFL Essentials. Mas quais são exatamente as diferenças entre as provas de proficiência de inglês?

o TOEFL Essentials, a nova prova de proficiência em inglês, que poderá ser realizada a partir de 21 de agosto de 2021, foi criada para ser mais uma possibilidade de exame com a qualidade atribuída ao TOEFL, porém, com valor e formato diferentes das outras provas da organização.

Quer entender quais são as características de cada um dos testes e qual é a opção ideal para as suas necessidades? Neste artigo, vamos explicar todos esses detalhes e abordar as principais diferenças entre TOEFL iBT®, TOEFL® Essentials™ e TOEFL ITP®. Acompanhe!

As diferenças entre os tipo de TOEFL: iBT, Essentials e ITP

Apesar de serem todas provas de proficiência aplicadas pela ETS, esses exames pertencem a modalidades diversas e têm particularidades que precisam ser consideradas por quem vai realizar o teste do TOEFL.

Por isso, é fundamental conhecer bem cada um dos tipos de TOEFL delas, além, é claro, dos aspectos que as diferenciam antes de escolher qual você vai fazer. Existem três tipos de TOEFL: o TOEFL iBT, TOEFL Essentials e TOEFL ITP e nós preparamos este artigo sobre as diferenças entre para te ajudar. Vamos lá?

TOEFL iBT

O TOEFL iBT (Internet Based Test), diferentemente do TOEFL ITP — como veremos —, já foi criado para ser feito no computador, como o próprio nome indica. Trata-se da prova de proficiência mais conhecida, aceita e realizada — não apenas entre as modalidades da ETS, mas também em relação aos outros exames.

Até 2020, o teste era aplicado somente nos test centers, mas, durante a pandemia, em função do distanciamento social, a ETS lançou a versão TOEFL iBT® Home Edition, que acabou se tornando permanente.

>> Como é fazer a prova do TOEFL Home Edition? Veja o video!

A modalidade Home Edition é idêntica à prova aplicada nos centros em termos de conteúdo, formato e experiência. Contudo, nesse caso, os estudantes fazem o exame em casa do seu próprio computador e são monitorados por meio de um sistema criado especificamente para esse fim.

Formato e conteúdo do TOEFL iBT

Ainda em comparação com o TOEFL ITP, o iBT é mais completo em termos de conteúdo e avaliação, pois contempla as quatro habilidades básicas: Reading, Listening, Speaking e Writing.

Por isso, o TOEFL iBT é um teste mais longo e dura cerca de 3h30min (com um intervalo de 10 minutos), sendo dividido da seguinte forma:

  • Reading: 30 a 40 perguntas / 54 a 72 minutos
  • Listening: 28 a 39 perguntas / 41 a 57 minutos
  • Speaking: 4 tarefas / 17 minutos
  • Writing: 2 tarefas / 50 minutos

O modo de avaliação e a atribuição de pontos do TOEFL iBT também são diferentes. O aluno recebe quatro pontuações ponderadas por seção e uma pontuação total, sendo que cada habilidade tem quatro ou cinco níveis de proficiência. Ou seja, dependendo da pontuação, o estudante fica dentro de um determinado nível de conhecimento.

Nesse sentido, cada seção tem um intervalo de pontuação de 0 a 30 e a pontuação total é somada, podendo ser de 0 a 120. Normalmente, a nota mínima exigida pelas universidades varia entre 70 e 110.

>> Como sair do inglês intermediário

Finalidade e uso

O TOEFL iBT é considerado a principal prova de proficiência em inglês do mundo para estudo, trabalho e imigração. A prova tem o objetivo de atestar a fluência do candidato na língua inglesa, sendo administrado pela própria ETS.

Uma das principais finalidades dessa modalidade é, justamente, avaliar o candidato em termos de comunicação aplicada ao contexto acadêmico e, assim, permitir às universidades saberem que você tem capacidade e conhecimento do idioma para realizar estudos nos mais diferentes âmbitos, níveis e países

.

Onde o TOEFL IBT é aceito?

Além de ser massivamente aceita nos Estados Unidos, o TOEFL iBT é adotado em diversos lugares, incluindo Canadá e diversos outros países da Europa e Ásia. Além disso, 100% das universidades da Austrália, da Nova Zelândia e do Reino Unido admitem o resultado do TOEFL.

No total, segundo a ETS, mais de 11,5 mil instituições em mais de 160 nações aceitam o TOEFL iBT como comprovação de proficiência em inglês. Portanto, não é à toa que ele é considerado o teste mais aceito do mundo. Para mais detalhes sobre a aceitação desse exame, você pode acessar este link.

Valor do TOEFL IBT

O custo do TOEFL iBT, atualmente, é de 215 dólares — tanto para a versão normal aplicada nos centros de testes, quanto para a versão Home Edition. O valor dá direito ao envio das notas obtidas na prova para até quatro universidades.

TOEFL Essentials

O TOEFL Essentials é uma modalidade recém criada pela ETS com o objetivo de oferecer mais uma possibilidade diferente de prova de proficiência com a validade, a confiabilidade e a qualidade já atribuídas ao TOEFL, mas, dessa vez, com um custo mais acessível e um formato inovador.

Como veremos, o exame é, portanto, bem diferente do TOEFL ITP e do TOEFL iBT, mas, ao mesmo tempo, pode ser uma opção para quem quer estudar fora e deseja pagar menos pela prova!

Formato e conteúdo do TOEFL Essentials

A inovação está presente tanto no formato quanto no conteúdo do TOEFL Essentials. Em primeiro lugar, diferentemente do TOEFL iBT, que tem 100% de conteúdo acadêmico, o Essentials é composto por 50% de conteúdo acadêmico e 50% de inglês geral. Além disso, inclui uma variedade de sotaques e situações do mundo todo a fim de ter um caráter mais global.

O novo exame também tem questões mais curtas e foi desenhado para ser mais “amigável”. Embora avalie as mesmas quatro habilidades do TOEFL iBT, a sua duração é menor — 1h30min — e o seu formato é adaptável.

O que isso significa? O TOEFL Essentials é projetado para se ajustar de forma precisa ao nível de habilidade do candidato (do A1 ao C2) e as questões vão sendo definidas conforme o seu desempenho ao longo da prova. Em termos de estrutura, esse exame é realizado da seguinte forma:

  • Listening: 30 – 45 perguntas / 21 a 34 minutos
  • Reading: 30 – 45 perguntas / 22 a 33 minutos
  • Writing: 15 – 19 perguntas e 2 tarefas / 24 a 30 minutos
  • Speaking: 3 tarefas com 19 respostas / 13 minutos
  • Personal Video Statement: 2 perguntas / 5 minutos

A escala de pontuação do TOEFL Essentials também é diferente, sendo classificada em faixas. Cada seção é avaliada de 1 a 12 com pontos cheios, enquanto a pontuação geral também vai de 1 a 12, mas é classificada por faixas de meio ponto. Vale mencionar, ainda, que não é atribuída pontuação ao vídeo de personal statement.

Outra diferença dessa modalidade é que, ao final do teste, o estudante já visualiza as pontuações não oficiais e já pode ter uma ideia do seu desempenho. Já a pontuação final oficial é disponibilizada depois de apenas seis dias, assim como no TOEFL iBT.

>> Dicas para quem vai fazer o TOEFL em casa

Finalidade e uso do TOEFL Essentials

O propósito do TOEFL Essentials é verificar as habilidades básicas de linguagem em inglês e as habilidades de comunicação em contextos acadêmicos e do dia a dia. Além disso, ele avalia também elementos específicos, como conhecimento de vocabulário e construção de frases e todos os aspectos considerados fundamentais na proficiência da língua inglesa.

Dessa forma, a sua finalidade é fornecer às universidades e outras instituições informações confiáveis sobre a capacidade do candidato de compreender e utilizar o idioma — ou seja, foi criado com a ideia de ser usado, justamente, por quem deseja estudar no exterior.

Quem aceita o TOEFL Essentials

De acordo com a ETS, o TOEFL Essentials fornece pontuações válidas, confiáveis e precisas para estudantes e instituições. Isso significa que ele tem condições de ser usado para atender aos requisitos de proficiência em inglês para admissão em diferentes programas.

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios - dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia - e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

livros amazon paratiu intercambio