Como fazer o Toefl gratuito para estudantes - Partiu Intercambio

toefl gratuito partiu intercambio

Muita gente não sabe, mas o programa Inglês sem Fronteiras (IsF) oferece a oportunidade de fazer o Toefl gratuito A oferta ocorre como “diagnóstico que servirá de subsídio para as ações de promoção voltadas à internacionalização das universidades brasileiras”, segundo o Ministério da Educação. Além de alunos de universidades, professores de inglês da rede pública de ensino, ao se candidatarem para o programa PDPI da Capes e da Fulbright também podem fazer o teste gratuitamente.

+ sobre aprender inglês

Provas de proficiência são requisitos para ganhar bolsa de estudos no Exterior em cursos acadêmicos. Como a gente já explicou aqui no Partiu Intercâmbio no vídeo abaixo, inclusive.

Realizar o Toefl  gratuito é uma ótima maneira de saber em que pé está o seu inglês e ter um comprovante de proficiência oficial. Para saber quando abrem as inscrições para o exame e também onde as provas são aplicadas, é importante ficar de olho no site do Inglês Sem Fronteiras, no My English Online (que oferece curso de inglês gratuito, inclusive) e no departamento de mobilidade acadêmica da sua universidade.

>>> Qual o melhor método para aprender um idioma?

Como é o Toefl gratuito?

A prova oferecida de graça é o Toefl ITP. O teste de proficiência é feito em papel e tem três seções: compreensão auditiva, expressões escritas e estruturais (gramática) e compreensão escrita (leitura e interpretação de textos). A nota no Toefl ITP vai de 310–677 (do nível A2 ao C1). Segundo a ETS, as notas de cada nível de proficiência no Toefl ITP são:

  • C1 – de 627 pontos para cima
  • B2 – de 543 pontos a 626
  • B1 – de 460 pontos a 542
  • A2 – de 337 pontos a 459

>>> Dicas para fazer seu inglês avançar de vez

Quem pode fazer o Toefl gratuito?

O Toefl ITP gratuito pode ser feito por alunos, técnicos e professores das universidades e institutos federais, alunos de todas as universidades públicas e todos os alunos do My English Online.

Qual a diferença entre o TOEFL gratuito e o TOEFL iBT?

O  TOEFL gratuito é o TOEFL ITP (Institutional Testing Program) feito no papel. Não confunda com o TOEFL iBT (Internet Based Test) que é feito no computador. Diferença entre o Toefl gratuito e o Toefl iBT é basicamente a aceitação. Universidades no Exterior exigem nota válida no Toefl iBT (que inclui prova oral). Então, o Toefl gratuito não pode ser usado para as candidaturas de bolsas para cursos acadêmicos no Exterior. No entanto, alguns editais mais curtos, como o é caso do programa Mitacs, de estágio no Canadá, aceita a prova. Outra diferença importante entre Toefl ITP e iBT é o fato de que o primeiro mede proficiência até o nível C1 enquanto o último mede até o nível C2 (níveis de proficiência de acordo com o Quadro Comum de Referência Europeu. Os níveis são A1, A2, B1, B2, C1, C2).

  >>> Como ser fluente em inglês sem nunca ter feito intercâmbio

Vale a pena fazer o Toefl gratuito?

Muita gente acha que não vale a pena fazer o Toefl gratuito porque ele não é aceito para candidaturas em cursos acadêmicos no Exterior. Sinceramente, isso é uma burrice! O Toefl ITP não vai livrar você de ter que pagar para fazer o Toefl iBT, mas ter uma ideia real do seu nível de proficiência sem pagar nada é um ótimo começo para diminuir a ansiedade de fazer uma prova dessas. Além disso, muitos editais de cursos não acadêmicos pedem que você de alguma maneira prove a fluência em inglês e ter sua nota no Toefl gratuito é mais que suficiente em um caso destes. Um detalhe muito importante: normalmente o Toefl gratuito custa dinheiro público. Então, por favor, não seja mané! Se marcar a prova, compareça! Marcar o teste e não fazer gera gasto de verba pública. Seja consciente.

Veja como o programa funciona
Veja quais universidades oferecem

Todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

 

COMENTÁRIOS

26 respostas para “Como fazer o TOEFL gratuito”

  1. Rafaella disse:

    Quero saber como faço para recuperar o acesso ao curso, my english, perdi por demorar em acessar.

  2. uriel henrique da silva disse:

    Gostei muito das informaçoes encontradas, gostaria de saber como e qual meio para iniciar um bom curso de ingles, tenho objetivo de realizar um intercambio ainda dentro do meu curso de graduação na area de direito.
    Qual instituiçao e se existe algum programa do governo que eu possa buscar.
    uhsilva@gmail.com

  3. Karol disse:

    Por qual motivo os alunos das estaduais não podem fazer?

  4. Rodolfo Michetti disse:

    A propósito, este toefl itp é obrigatório para participar de programas como o Ciências Sem Fronteiras?

    Obrigado!

  5. Rodolfo Michetti disse:

    Olá! Muito interessante seu site, bem informativo! 🙂

    Eu estou pensando em fazer o exame, estudo na UFPR. Porém já pro segundo semestre vou mudar para a UTFPR, meu resultado continuará sendo válido? Ou o resultado só é válido para a universidade que estava cursando quando o prestei?

    Obrigado! 🙂

  6. Marina disse:

    Quem e de universidade particular faz como?

  7. O TOEFL ITP só é válido no proprio pais onde é realizado :/

  8. Bruno disse:

    Não estou conseguindo fazer a inscrição. Está aparecendo somente o resultado do último teste que fiz. Não aparece o opção de fazer a inscrição novamente!

  9. Jhonattas disse:

    Sou aluno do Instituto Federal de Sergipe e acho uma tremenda falta de sacanagem não poder fazer o Toelf 🙁
    Já que os Institutos Federais não estão inclusos.

  10. Já fiz a prova uma vez, gostaria de repeti-la é possivel? Pelo site não consegui solicitar!

  11. Patricia Soares disse:

    Gostaria de saber se só pode concorrer as bolças de pós/ mestrado em Portugal ou outro País quem terminou sua graduação em Universidade Federal? Ou quem fez privada mas com subsídios do governo federal como Prouni. Aguardo retorno.

  12. Quem estuda nos Institutos Federais não pode?

  13. A Unifesp não faz parte, é isso mesmo?

  14. Pablo disse:

    Alunos dos Institutos Federais podem participar?

  15. Alex Silva disse:

    Mané, os testes já foram comprados pelo governo, então comparecendo ou não o governo já pagou pelo teste. Se o candidato não comparecer, aquele teste será usado em outra aplicação.

  16. lucas disse:

    Não consigo fazer a inscrição, eu entro no site do ISF e clico em ” inscrição centros aplicadores” e não acontece nada, o que pode estar acontecendo ?

    • Priscila disse:

      Também não estou conseguindo. A seguinte mensagem aparece “A sua inscrição não pode ser processada porque seu CPF não consta nos dados da sua IFES” algo assim. Mas achei isso super estranho, porque a ÚNICA coisa que dei foi meu cpf, como que jã sabem até que universidade eu sou? kkk

  17. Isa Souza disse:

    Estou tendo problemas pra me cadastrar… tem que ser aluno de universidade federal?
    alguém conseguiu cadastras?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.