Fulbright oferece até 80 bolsas para brasileiros nos EUA em 2020

bolsas para brasileiros nos EUA fulbright brasil partiu intercambio

A Comissão Fulbright  Brasil deve oferecer neste ano até 80 bolsas para brasileiros nos EUA. As oportunidades de bolsa da Fulbright são para estudar ou pesquisar nos Estados Unidos em 2020.  A Comissão de intercâmbio acadêmico entre os Estados Unidos e o Brasil oferece oportunidades para brasileiros formados em letras, estudantes de doutorado e professores universitários. No total, serão oferecidas até 80 bolsas em 14 programas diferentes (três deles ainda devem ser confirmados em breve) nas melhores universidades americanas.  

Bolsas nos EUA

Para vocês entenderem, em alguns dos programas já existe o convênio com determinada(s) universidade(s), mas no caso das  bolsas para brasileiros nos EUA da Fulbright de doutorado sanduíche, você pode ir estudar em Harvard, Stanford, Yale ou qualquer outra universidade da sua preferência. Aqui no Partiu Intercâmbio eu já falei das cinco bolsas da Fulbright para quem ainda não tem doutorado, porque, como vocês vão ver, a maioria dos programas são para professores universitários com carreira já estabelecida. No entanto, os editais para quem ainda não tem doutorado oferecem beeem mais vagas.

As bolsas para brasileiros nos EUA da Fulbright 

As candidaturas para as  bolsas para brasileiros nos EUA da Fulbright devem ser feitas online no site da Fulbright Brasil até 28 de julho. As oportunidades em geral cobrem seguro-saúde, despesas de passagem aérea, manutenção nos EUA, visto J1 entre outros benefícios específicos de cada bolsa/programa.

Bolsa de doutorado sanduíche em Universidades Americanas

Uma das bolsas para brasileiros nos EUA da Fulbright mais conhecidas e disputadas é a bolsa para fazer doutorado Sanduíche nos Estados Unidos. Estudantes de doutorado brasileiros em todas as áreas do conhecimento podem se candidatar a uma das 30 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro de 2020 e término em abril/maio do ano seguinte. É necessário ter proficiência em inglês e um aceite de uma instituição nos Estados Unidos para poder se candidatar. No Facebook da Fulbright Brasil, vocês podem ver o perfil dos selecionados para o programa de doutorado sanduíche  em 2018/2019. Assim dá pra ter uma ideia dos tipos de projeto selecionados  e também dá pra dar uma stalkeada nos bolsistas. Além disso, também fizemos uma live com o Aloísio Orlando Júnior que foi bolsista de doutorado sanduíche da Fulbright nos Estados Unidos na Iowa State University. O Aloísio deu dicas para quem quer fazer uma boa candidatura e também contou todos os detalhes sobre o programa.

>> Mais sobre a bolsa de doutorado nos EUA

Bolsa para ensinar português nos Estados Unidos

O programa Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) da Fulbright é uma bolsa para brasileiros nos EUA que leva até 20 candidatos para dar aulas de português em universidades americanas. Para se inscrever é preciso ser formado em letras (português e/ou inglês). As bolsas têm nove meses de duração. Além de dar aulas, os FLTAs também e frequentam cursos sobre a cultura e história dos EUA, além de outras disciplinas de seu interesse. Em 2017, entrevistamos a Larissa Goulart que foi FLTA na Universidade do Nebraska. Ela deu todas as dicas para quem quer concorrer ao programa. O perfil dos selecionados para o programa FLTA 2018/2019 também foi divulgado na página da Fulbright.

>>> Bolsas para professores no Exterior 

Bolsa para professor/pesquisador visitante nos EUA

Professores /pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 10 bolsas para brasileiros nos EUA de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas e/ou ministrar palestras em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. Assim como no doutorado, este programa pese que o candidato apresente carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

>> Carta de recomendação: como ela deve ser

Bolsa para professor/pesquisador júnior nos EUA

O programa para professor/ pesquisador júnior é nos mesmos moldes do programa para professores sênior e programa oferece até 10 bolsas para brasileiros nos EUA. Essa modalidade, no entanto, é destinada a jovens doutores em qualquer área do conhecimento, com vínculo permanente com Instituições de Ensino Superior brasileiras. Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos EUA. A bolsa dura de três ou quatro meses.

>>> Tudo sobre mestrado nos EUA

Bolsas para brasileiros nos EUA: oportunidades para  professores/pesquisadores sênior

Além das bolsas citadas anteriormente, a Fulbright também abre a partir de junho inscrições para 2020 para programas para professores universitários ou pesquisadores com doutorado sênior nas seguintes áreas:

  •  Música e artes: a Cátedra em Música e artes na Universidade de Indiana, Bloomington é voltada para profissionais e acadêmicos das áreas de Música (performance, composição, estudos de jazz, teoria musical, musicologia ou etnomusicologia) e das artes (artes visuais, teatro, dramaturgia ou dança contemporânea). A bolsa compreende um semestre acadêmico para realizar performances, pesquisas e/ou ministrar cursos nos Estados Unidos.
  • Ciências Agrárias: a Cátedra na Universidade de Nebraska, Lincoln busca um professor ou pesquisador da área para dar aulas ou ministrar cursos na Universidade.
  • Cátedra na Emory University: Essa oportunidade foca nos desafios globais e sua relação com o Brasil. Podem se candidatar pesquisadores de áreas como: humanidades; ciência; ciências sociais; artes, direito; biomedicina; saúde pública; enfermagem e administração e outras. O selecionado deve realizar pesquisa, cursos e ocasionalmente ministrar palestras e seminários para estudantes de pós-graduação.
  • Estudos Brasileiros: a Cátedra em Estudos Brasileiros, na Universidade de Massachusetts Amherst voltada para pesquisa e docência nas áreas de relações raciais, estudos feministas/de gênero, movimentos sociais, políticas sociais, antropologia cultural, sociologia política, economia política, história, estudos culturais ou comunicação.
  • Estudos Brasileiros II: a Cátedra em Estudos Brasileiros, na Universidade do Texas seleciona um professor/pesquisador para realizar pesquisa, cursos e ocasionalmente ministrar palestras e seminários para estudantes com foco em Tensões Sócio-Culturais e Políticas Públicas Educacionais do Brasil.
  • Estudos Urbanos: a Cátedra em Cidades Globais em CUNY seleciona um professores/pesquisadores proveniente da área ambiental, de política social, saúde pública, transporte, educação, resiliência ambiental ou planejamento urbano para ministrar um curso para alunos avançados de graduação ou pós-graduação; e desenvolver pesquisa. O foco da temática deve ser em política social e estudos urbanos nas Cidades Globais.
  • Saúde Global: A Cátedra em Saúde Global na Universidade Rutgers, em New Jersey, tem duração de quatro meses e seleciona um professor/pesquisador para ministrar curso e realizar pesquisa na área de Saúde Global. Os candidatos podem ter formação nas áreas de ciências da saúde ou ciências sociais.

Além destes programas confirmados, devem ser confirmados também os editais para novos programas de bolsas para brasileiros nos EUA:

  • Fulbright-Ruth Cardoso Chair at Georgetown University
  • Fulbright Chair at University of California, Davis
  • Fulbright Chair at Purdue University

Veja todas as bolsas da Fulbright

Todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter

COMENTÁRIOS

2 respostas para “Fulbright oferece até 80 bolsas para brasileiros nos EUA em 2020”

  1. DAIANE DIAS CURVELLO disse:

    Perfeita oportunidade!!!

  2. DAIANE DIAS CURVELLO disse:

    Show

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.