Duolingo English Test: tudo que você precisa saber sobre a prova

Duolingo Englis Test prova de proficiência inglêsMuito antes da pandemia de COVID 19 já existia uma prova de proficiência em inglês possível de ser feita em casa o Duolingo English Test. No contexto atual, em que versões online dos principais testes desse tipo foram criadas ou estão sendo aceitas — o IETS Indicator e o TOEFL iBT Home Edition – a prova de inglês do Duolingo tem tido cada vez mais aceitação.

Tudo sobre provas de proficiência

Além de ter um custo mais baixo, o formato da prova também é diferente do TOEFL e do IELTS. A aceitação da prova vem aumentando nos últimos anos nos processos de candidatura para estudar no Exterior.  Por isso, neste artigo vamos explicar melhor como é o Duolingo English Test, quanto custa, o que precisa e mais!

>>> Precisa de prova de proficiência para ganhar bolsa de estudos?

O que é o Duolingo English Test?

Você provavelmente já ouviu falar do Duolingo, não é mesmo? Trata-se de um aplicativo gratuito bem conhecido no mundo todo para aprender diferentes idiomas. Pois bem, há algum tempo, o app também começou a aplicar uma prova de proficiência em inglês. O Duolingo English Test é, portanto, um exame de certificação de conhecimento de língua inglesa aplicado pelo Duolingo. Ele foi criado com o objetivo de ser uma ferramenta online e acessível de avaliação para não nativos do idioma — e também para concorrer com o IETS e o TOEFL. Diferentemente dessas duas provas tradicionais, ele já nasceu online e, assim, com a possibilidade de ser feito a qualquer hora e de qualquer lugar.

>>> IELTS: dicas e simulado online gratuito

Como é a prova de proficiência do Duolingo?

De cara, uma das grandes peculiaridades do Duolingo English Test é a sua duração, que é de, no máximo 1 hora. Mas também chama a atenção o fato de que o exame não é dividido nas tradicionais seções de Reading, Listening, Writing e Speaking, como é de praxe. A prova é composta em duas partes: uma que, de forma genérica, serve para analisar todas essas habilidades e outra que consiste na gravação de vídeos com as respostas de questões discursivas. As perguntas são transversais, ou seja, em cada exercício é possível avaliar mais de uma capacidade.

>>> Material para estudar para o TOEFL

No Duolingo English Test, existem, por exemplo, questões que pedem para descrever uma imagem, encontrar palavras que pertencem ao idioma, ouvir um áudio e escrever o que se ouviu. Há, ainda, exercícios nos quais o candidato deve discorrer sobre um tópico durante um determinado tempo. Além disso, embora pareça mais simples do que o modelo do IELTS ou do TOEFL,o teste pode ser mais complexo do que parece e é adaptativo. Isso significa que, quanto melhor for o seu desempenho, maior será a dificuldade das questões seguintes.

>> Cursos de inglês online para fazer na quarentena

E a pontuação do exame, como funciona?

Para certificar a proficiência em inglês, o Duolingo English Test atribui uma pontuação geral dentro de uma escala de 0 a 160, que aumenta de 5 em 5 pontos. Além disso, há também uma nota por habilidade, entre as quais Literacy, Comprehension, Conversation e Production. É importante notar, porém, que a pontuação geral não é, como nos outros casos, a média das pontuações por habilidade. Todas as cinco notas são calculadas de forma independente. O certificado da prova inclui uma faixa de pontuação que mostra o intervalo no qual se encontra a nota real de cada candidato. Para quem quer ter uma correlação entre os pontos do Duoling e do IELTS ou do TOEFL, no site tem umas tabelas que mostram direitinho como seria a comparação.

Como fazer o Duolingo English Test?

Como já falamos, você pode fazer o Duolingo English Test do conforto da sua casa, mas, além de reservar 60 minutos, é preciso ter alguns requisitos relacionados à identificação, ao ambiente e aos equipamentos. Confira:

  • Passaporte, carteira de motorista ou documento oficial com foto;
  • Estar em um local silencioso e iluminado;
  • Computador com câmera, microfone e alto-falantes;
  • Conexão de internet estável.

Durante a realização do teste, será preciso seguir várias regras, como manter as orelhas visíveis, não se comunicar com ninguém, não sair da janela do navegador e outras. O Duolingo utiliza algoritmos estatísticos de aprendizados para avaliar o exame com base no conteúdo das respostas. Depois de finalizada a prova, o resultado sai em 48 horas. Ele é enviado para o e-mail utilizado no cadastro ou pode ser consultado no site.

>>> Bolsas para cursos de idiomas no exterior que abrem sempre

Quem aceita o Duolingo English Test?

Diversas instituições no mundo todo aceitam a prova de inglês do Duolingo. Entre eles uma lista grande de instituições dos Estados Unidos (com universidades como Harvard e Yale na lista, inclusive), outras várias do Reino Unido, além de algumas da Austrália, Canadá, Alemanha, Irlanda, Japão e de muitos outros lugares. Conforme mencionamos, durante a pandemia, a lista aumentou e muitas universidades começaram a aceitar a prova temporariamente.  Vela consultar a lista completa de instituições, mas é importante se certificar de que o departamento e curso específico que você quer fazer aceitam a prova.

Quanto custa o teste de proficiência do Duolingo?

Uma das grandes vantagens do Duolingo English Test é justamente o fato de ser uma exame mais acessível do que o IELTS ou o TOEFL, custando apenas 49 dólares. Para o pagamento são aceitos os principais cartões de crédito do mundo. Além disso, o DET não cobra pelo envio dos resultados para as universidades como as outras provas.

>>> Como fazer o TOEFL em casa

Vale a pena fazer Duolingo English Test?

É difícil responder se vale a pena fazer essa teste de proficiência, porque é preciso avaliar caso a caso. De qualquer forma, em primeiro lugar, é fundamental entender se ele é aceito na(s) universidade(s) para a(s) qual(is) você deseja se candidatar. É evidente que, se o Duolingo English Test não será considerado válido pela instituição, não faz nenhum sentido você investir tempo e dinheiro nisso. Portanto, vale se informar direitinho e garantir que ele será aceito antes de optar por fazer. Além disso, apesar de ser mais barato — o que é muito positivo! — é bom entender se fazer apenas esse teste não irá limitar as suas possibilidades de estudar no Exterior. Isso porque ele, de fato, ainda não é amplamente aceito, como um TOEFL ou um IELTS, que dificilmente não serão aceitos em algum lugar.

>>> Saiba tudo sobre o IETLS em casa

Por outro lado, se você quer economizar e tem certeza de que com ele poderá cumprir o requisito de proficiência na instituição que escolheu, vale aproveitar esse momento é ir em frente. De qualquer modo, como a aceitação do Duolingo English Test ainda não é tão vasta como a de provas como TOEFL ou IELTS, fica a dica: além de checar os “language requirements” no site da universidade, entre em contato para garantir que na data de início dos estudos ela estará aceitando a prova. Não custa nada se resguardar, não é mesmo?

Saiba tudo sobre a prova 

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

livros amazon paratiu intercambio