TOEFL: tudo sobre a prova de proficiência de inglês

toefl ibt prova de proficiencia em ingles partiu intercambio

É muito difícil que você consiga ganhar uma bolsa de estudos ou se candidatar para estudar em uma universidade no Exterior sem ter que cumprir o famoso requisito da “prova de proficiência” em um idioma. Na maioria dos casos, a exigência vai ser o inglês e, sendo assim, você precisa conhecer em detalhes o TOEFL iBT ®— um dos testes mais aceitos em todo o mundo.

Faça a prova 

Neste artigo vamos explicar o que é e como funciona esse exame. Além disso, falaremos também sobre como fazer a prova, quanto custa e quais são as diferentes modalidades do teste. Ou seja: vamos abordar tudo que você precisa saber sobre o TOEFL. Então, vem!

O que é o TOEFL test?


O TOEFL é uma prova de proficiência oferecida pelo Educational Testing Service (ETS). A organização sem fins lucrativos é a maior organização de testes educacionais do mundo. Só a título de curiosidade, ela também é a idealizadora do Graduate Record Examination® (GRE®) , um teste padronizado exigido para ingresso em cursos de pós-graduação de algumas universidades.

Mas, voltando ao que interessa, o TOEFL é um exame que tem o objetivo de atestar a fluência do candidato na língua inglesa. Assim, para poder comprovar que você é proficiente, serão avaliadas a sua capacidade de comunicação escrita e oral, além da sua audição e leitura.

A prova é, portanto, dividida em quatro partes, cada uma para examinar o conhecimento do candidato em cada uma dessas habilidades. No TOEFL, então, você tem as seguintes seções: Reading, Listening, Speaking e Writing.

 

Onde a prova de proficiência é aceita?

Não podemos deixar de mencionar que a prova do TOEFL não é aceita apenas nos Estados Unidos, como algumas pessoas pensam. Ela é adotada em diverso lugares, incluindo Canadá e diversos outros países pela Europa e Ásia.

Além disso, segundo a ETS, 100% das universidades da Austrália, da Nova Zelândia e do Reino Unido admitem o resultado do TOEFL.

No total, mais de 11 mil instituições em mais de 150 países aceitam o TOEFL iBT® como comprovação de proficiência em inglês. Portanto, não é à toa que ele é considerado o teste mais aceito do mundo. Para saber mais sobre isso, dá uma olhadinha aqui.

> Mais posts sobre a prova de proficiência em inglês

 

Como é a prova de proficiência de inglês da ETS?

Para poder se preparar para o TOEFL, é indispensável conhecer a estrutura e saber como funciona a prova. Antes de começar, vale fazer um breve parênteses: estamos agora sobre o TOEFL iBT® , que é o mais aceito e o mais realizado. Adiante falaremos também sobre o TOEFL ITP® e explicaremos as diferenças, tá bem?

 

Sobre as seções da prova de proficiência inglês

TOEFL Reading

Bom, o  Reading é o primeiro item a ser avaliado e costuma ser composto por três ou quatro textos de cerca de 700 palavras. Para cada um deles, é preciso responder a 10 perguntas em um tempo total de 54 a 72 minutos. O objetivo dessa parte é analisar a sua interpretação e entendimento sobre materiais escritos de nível acadêmico.

TOEFL Listening

Em seguida vem o Listening , que vai verificar a sua compreensão básica e pragmática ao ouvir pessoas falando em inglês. Ele é dividido em duas partes e dura entre 41 e 57 minutos. Na primeira, você escuta áudios com apenas uma pessoa falando e, ao final, responde seis perguntas sobre cada um deles. Na segunda, são diálogos entre duas pessoas, sobre os quais, para cada, serão feitas cinco perguntas.

>>> TOEFL: simulado online grátis e outros materiais para estudar

TOEFL Speaking

O Speaking é a terceira seção e dura 17 minutos. Ele é dividido em quatro questões, sendo que na primeira você poderá defender as suas próprias ideias e nas restantes deve basear em áudios e textos. Estas últimas são um pouco mais complicadas, porque você terá que fazer relações entre elas. E não sei se você notou, mas todas essas competências são de fato ÚTEIS pra quando você estiver estudando fora e interagindo na universidade

 

TOEFL Writing

Por fim, chega-se ao Writing , onde o candidato deverá escrever dois textos em 50 minutos. Um deles será uma resposta a uma pergunta e você deve escrever baseando-se no que leu e ouviu sobre a questão. Já o outro é uma redação dissertativa, na qual deve expor a sua opinião sobre um determinado tema.

>>> Bolsas de estudo de mestrado no Exterior

Quanto tempo dura a prova do TOEFL

No total, o teste TOEFL costuma durar cerca de 4 horas, ou seja, é um teste longo e você precisa estar preparado para isso. Nesse sentido, também é bem importante fazer simulados treinando os tempos definidos para cada seção. Assim você evita perder pontos por não ter conseguido responder tudo a tempo.

 

Qual nota eu preciso no TOEFL?

O resultado do TOEFL iBT tem o objetivo de refletir as habilidades reais do candidato de forma justa e imparcial. Cada parte da prova tem uma nota que vai de 0 a 30, totalizando 120, que é, portanto, a nota máxima. Normalmente, o mínimo que as universidades pedem varia entre 70 e 110. Uma curiosidade bacana – que você só encontra no Partiu Intercâmbio, – é que, em 2019, os brasileiros tiveram a nota média de 87 no TOEFL, o que significa que a grande maioria de nós consegue notas mais do que suficientes pra ser aceito em universidades fora.

Em quanto tempo sai a nota do teste do TOEFL?

De acordo com a ETS, o resultado final costuma sair em cerca seis dias após a realização do teste. Pagando o valor padrão, as suas notas podem ser enviadas para quatro universidades — que você definir, é claro.

Para isso, você precisa se registrar e criar um perfil no site do TOEFL. No portal irá selecionar as instituições usando os respectivos códigos, que costumam ser disponibilizados nos sites das universidades. Isso deve ser feito no máximo até as 22h do dia anterior ao seu exame.

Como fazer a prova do TOEFL?

A prova do TOEFL pode ser feita de duas maneiras: nos centros de testagem e em casa. Os centros no Brasil são em diversas capitais, oferecidos praticamente o ano inteiro, em vários dias da semana. No site TOEFL, você pode fazer uma consulta para verificar qual é o centro mais próximo da sua casa e as datas disponíveis para a realização do exame. Na descrição tem o link bonitinho pra vocês. Já TOEFL iBT® Home Edition é feito em casa e agora é uma solução permanente.  Vamos entrar em detalhes sobre isso mais adiante.

Quais são as diferentes modalidades do teste?

Nos referimos até agora em especial ao TOEFL iBT , porque, de modo geral, ele é o mais utilizado, tanto pelas universidades quanto pelos candidatos. Portanto, provavelmente será o que você irá fazer, caso queira se candidatar para estudar no Exterior.

 

Entretanto, vale mencionar que existem também outras modalidades da prova. Sobre o TOEFL ITP falaremos um pouco mais no próximo tópico. Mas, para seu conhecimento, existem também o TOEFL Junior® — para avaliar o aprendizado de candidatos a partir de 11 anos —, o TOEFL Primary® — para avaliar candidatos a partir de 8 anos.

 

TOEFL iBT x  ITP: entenda a diferença

As duas modalidades principais do TOEFL são o TOEFL iBT  e o TOEFL ITP . Inicialmente, a primeira grande diferença era que o primeiro é online e feito no computador, enquanto o segundo era “paper based”, ou seja, impresso para o candidato responder no papel. Contudo, atualmente, já existe também o ITP em formato digital.

É importante frisar que quando falamos de bolsas de estudo e universidades no Exterior competitivas que exigem proficiência em inglês, a esmagadora maioria pede apresentação da nota do TOEFL iBT, porque ele é o mais completo em termos estruturais. No TOEFL ITP , são avaliadas apenas três habilidades: compreensão auditiva; estrutura da língua e expressão escrita; compreensão de leitura no Level 1 (intermediário a avançado) e o Level 2 (básico superior a intermediário).

Em função da sua estrutura e conteúdo, o TOEFL ITP costuma ser mais utilizado como padrão de avaliação para escolas de inglês verificarem o conhecimento dos seus alunos sobre o que foi ensinado. No Brasil, o TOEFL ITP ficou muito conhecido por ter sido aplicado gratuitamente por diversas universidades do Brasil durante o Ciência sem Fronteiras. No entanto, quem busca uma prova de alta aceitação no Exterior, deve optar pelo TOEFL iBT

 

TOEFL iBT e TOEFL iBT Home Edition

Em função da pandemia de Covid-19 e da necessidade de distanciamento social, a ETS criou uma edição especial do TOEFL iBT que pode ser feita em casa: o TOEFL iBT Home Edition . Com os centros de aplicação do teste fechados ou funcionando parcialmente, o objetivo era evitar que os candidatos corressem riscos ou perdessem os prazos de inscrição para universidades ou programas de bolsas de estudo.

Ainda em 2020 foi anunciado que TOEFL iBT Home Edition virou uma solução permanente e que será possível fazer a prova sem sair de casa mesmo depois do fim da pandemia. O TOEFL feito em casa é idêntico em conteúdo, formato e experiência ao TOEFL iBT realizado em um centro de testes. A diferença é que você faz em casa do seu computador e é monitorado online por uma pessoa — o proctor —, por meio de um sistema de monitoramento. Aqui falamos sobre todos os detalhes da prova .

>>> Conheça a mentoria do Partiu Intercâmbio

Quanto custa a prova de inglês do TOEFL?

Atualmente, o valor da prova é de 215 dólares. Esse é o preço do TOEFL tanto para a versão “normal” quanto para o feito em casa. Como já mencionamos, esse montante dá direito ao envio de notas para quatro universidades. Se você optar por enviar para mais instituições além dessas, terá que pagar um valor adicional de 20 dólares para cada uma delas.

O pagamento da taxa pode ser realizado de diversos modos: cartão de crédito, PayPal, transferência ou depósito bancário. De qualquer modo, vale checar as informações detalhadas sobre as formas de pagamento no site da ETS .

Faça sua inscrição

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

livros amazon paratiu intercambio