ingles no curriculo

Como comprovar inglês no currículo?

A gente não cansa de afirmar aqui no Partiu Intercâmbio que saber inglês é fundamental para estudar no exterior. E mais: que ter prova de proficiência no idioma costuma ser requisito de grande parte das bolsas de estudos. Mas hoje estamos aqui para falar sobre como comprovar o conhecimento de inglês no currículo.

Sim, é verdade que, atualmente, saber o idioma é imprescindível para quem quer construir uma carreira de sucesso, independentemente da área de atuação. Hoje, mais do que um diferencial, o mercado de trabalho considera o inglês uma exigência básica.

Isso significa que: 1) você terá que estudar a língua para se destacar; 2) você precisa saber qual é a melhor forma de comprovar o conhecimento do inglês no currículo. E é sobre esse segundo ponto que vamos tratar neste artigo. Acompanhe para saber mais!

>>> Veja oportunidades de aperfeiçoamento profissional no exterior

Qual é a melhor forma de comprovar o conhecimento de inglês no currículo?

Existem diferentes modos de apresentar o seu conhecimento de inglês no currículo. Você pode, inclusive, simplesmente só mencionar que sabe o idioma. Mas será que isso é suficiente?

Sem dúvidas, essa não é a forma mais adequada de demonstrar que você estudou e é capaz de se comunicar em uma segunda língua. E é claro que pode mesmo ser verdade, mas é uma informação solta sem nenhum embasamento que lhe confira credibilidade.

Pensa comigo: se o inglês é um requisito de universidades no exterior, é muito provável que o empregadores dêem preferência para quem apresentar de fato uma comprovação de proficiência de inglês, não é mesmo?

Pois esse é um dos motivos pelos quais o melhor modo demonstrar o conhecimento de inglês no currículo é incluir sua nota em uma prova de proficiência de inglês junto com a sua experiência de trabalho e informações sobre sua educação.

>> Como é fazer a prova do TOEFL Home Edition?

Vantagens da nota de prova de proficiência em inglês no CV

Conversamos com o João Pedro Amaral, professor de inglês e literatura (sim, o mesmo que escreveu aqui no site sobre a sua experiência como bolsista do programa FLTA da Fulbright!) para entender e aprofundar o que ele vê como as principais vantagens de ter o resultado de um teste desse tipo.

Provas de proficiência de inglês adicionam credibilidade no CV

“A principal vantagem de ter o certificado é a confiabilidade. Um teste de proficiência é reconhecido internacionalmente e geralmente opera com os níveis de proficiência na língua de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (e quando não o faz, normalmente há uma escala de equivalência para quem fez a prova ter essa noção). Assim, o certificado comprova o nível de conhecimento em inglês por meios de padrões internacionais e por uma instituição já conhecida no mercado mundial.

Além do mais, o próprio prazo de validade da prova de proficiência pode ser considerado um fator de confiabilidade, visto que as habilidades da língua são muito relacionadas à prática. Então se, por exemplo, uma pessoa fez um teste há 10 anos e conseguiu um nível avançado de inglês, mas nunca mais praticou, é muito provável que o nível tenha caído um pouco”, explica João.

Avaliação das quatro habilidades

“Outra vantagem importante do teste de proficiência para comprovar o conhecimento de inglês no currículo é a avaliação das quatro habilidades. Em alguns contextos de ensino-aprendizagem, apenas as habilidades da leitura e da produção escrita são privilegiadas; mas a gente sabe que a língua é composta também pela produção oral e a compreensão auditiva. Então isso assegura também o nível da pessoa em cada uma das habilidades específicas”, conclui.

Descrição confiável do nível de conhecimento de inglês

“É fundamental que o nível de inglês apresentado no currículo corresponda de fato ao conhecimento que a pessoa tem no idioma. Primeiro, pela questão da própria integridade pessoal, pois você estaria mentindo para outras pessoas e para você mesmo. Segundo, o nível pode ser testado para/no emprego e a incoerência pode ter consequências negativas”, alerta o professor.

Aliás, outra possível vantagem de apresentar um certificado de proficiência é a possibilidade de pular uma etapa da seleção. Muitas vezes, os recrutadores dispensam os candidatos que já têm o teste da entrevista em inglês. Isso é bom porque, por mais que você realmente saiba falar, esses momentos são sempre imprevisíveis e nem sempre o seu desempenho em 15 minutinhos de conversa será fiel ao seu conhecimento.

Morar em um país que fala em inglês não conta?

Muita gente acredita que colocar no currículo que fez intercâmbio em um país onde se fala inglês seria suficiente para demonstrar que sabe o idioma, mas não é exatamente assim, pois o domínio da língua vai depender do tipo de experiência que a pessoa teve – e nem todas são iguais.

“Eu entendo que muitas pessoas podem pensar que morar em um país anglófono é a melhor forma de demonstrar o conhecimento. No entanto, entendo que essa é uma falsa premissa, porque não se pode medir o contato da pessoa com a língua nem o nível de ensino-aprendizagem ou as habilidades específicas, ainda que uma experiência dessas ajude muito em situações pragmáticas, tendo em vista a língua inglesa”, explica João.

Para comprovar o inglês no currículo tenho que detalhar meu nível?

Um ponto que merece ser esmiuçado um pouquinho mais, pois também é alvo de dúvidas por quem precisa colocar o conhecimento de inglês no currículo, tem relação com as diferentes habilidades que citamos anteriormente.

Não por acaso muitos modelos de CV propõem que se detalhe o conhecimento em cada uma delas – writing, listening, speaking e reading. “É muito difícil apresentar o conhecimento em uma língua, porque ele não é uma coisa só e é muito difícil nivelar cada uma das habilidades ou elementos que mostrem o saber”, afirma João Pedro.

De acordo com o professor, é ainda mais importante detalhar o conhecimento em cada uma das habilidades se a vaga ou oportunidade priorizar uma habilidade em específico: “caso a pessoa tenha inglês C2 (avançado) em leitura e em produção escrita, mas inglês B2 em produção oral (intermediário), e a vaga exigir apenas leitura e escrita em inglês, vale a pena especificar. Até porque, caso necessite futuramente, a pessoa pode aperfeiçoar a habilidade do nível mais baixo”.

>>> Entenda o que inglês B2 ou C1 significa

Posso colocar “inglês básico” no currículo?

Outra dúvida que sempre surge quando o assunto é inglês no currículo é se dá para colocar no currículo quando se tem inglês básico. Segundo o João Pedro, não tem receita de bolo:

A resposta depende do contexto; ou seja, da vaga/oportunidade para a qual se está aplicando. Se ela demandar que o candidato tenha interações em inglês com outra pessoa, o inglês básico não seria o suficiente. Por outro lado, se o cargo não exigir nenhuma atividade em inglês propriamente dita, o inglês básico pode ser um diferencial. E, claro, se tiver uma comprovação, melhor ainda. Há ainda casos de vagas que exigem leitura de alguns textos simples em inglês. Nessa situação, um conhecimento básico de leitura da língua inglesa e um vocabulário razoável ajuda bastante, ainda mais que agora temos acesso fácil e rápido a ferramentas que nos ajudam na leitura, interpretação e tradução.”

>> Como sair do inglês intermediário

TOEFL prova de proficiência para comprovar inglês no currículo

Bom, agora que já entendeu os motivos pelos quais ter um certificado de proficiência é a melhor forma de comprovar o conhecimento de inglês no currículo, você deve estar se perguntando qual teste fazer para isso, certo?

Em primeiro lugar, vale dizer que é verdade que a maioria das pessoas acaba fazendo esse tipo de teste para fins acadêmicos específicos mesmo, pois costumam ser provas que exigem bastante dedicação e necessitam um investimento considerável, mas também possibilita para estudar em universidades no exterior, imigração e outras oportunidades

E porque o TOEFL é a melhor opção para comprovar proficiência de inglês no seu currículo? porque é uma prova de proficiência aceita em todo o mundo que pode abrir portas para você no Brasil e no mundo.

Desconto para fazer o TOEFL iBT

O teste TOEFL iBT® avalia a proficiência em inglês no nível acadêmico, avalia suas habilidades de leitura, audição, fala e escrita e pode ser feito online no seu computador, no conforto da sua casa ou em um centro de testes, a escolha é sua!

O TOEFL iBT® custa 215 dólares e por tempo limitado, você pode economizar US$ 20 na inscrição do TOEFL iBT. Você deve se registrar para fazer a prova no Brasil e fazê-lo antes que a oferta expire. Veja o código de desconto do TOEFL iBT e inscreva-se logo: a oferta é válida apenas para as primeiras 400 pessoas e não pode ser aplicada a inscrições anteriores.

>> Diferenças entre as provas do TOEFL

Se quiser saber mais sobre como estudar para o TOEFL, temos bastante conteúdo aqui no Partiu Intercâmbio sobre essa modalidade de exame, basta dar uma olhada aqui.

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Partiu Intercâmbio

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais