TOEFL Essentials preço

TOEFL® Essentials™: tudo sobre a nova prova de proficiência em inglês

Afinal, como é a prova do TOEFL® Essentials™? Desde que o Educational Testing Service (ETS) anunciou a nova modalidade de prova de proficiência em inglês, muita gente está se fazendo essa pergunta.

O TOEFL Essentials foi criado com objetivo de ser mais uma possibilidade de exame com toda a qualidade e credibilidade associadas aos testes da ETS, mas com formato inovador e um preço mais baixo para um grupo maior de pessoas: 100 dólares — o equivalente a menos da metade do custo das outras provas.

Faça a prova

Assim como o TOEFL iBT® — que continua sendo oferecido como o teste “gold-standard” e a principal das avaliações TOEFL —, o Essentials também tem o objetivo de atestar a fluência do candidato na língua inglesa e fornecerá pontuações válidas e confiáveis para estudantes e instituições.

 

Formato: como é o TOEFL Essentials

Dito isso, chegou a hora de nos aprofundarmos em como é o TOEFL Essentials para quem está curioso para saber todos os detalhes sobre a prova. Em primeiro lugar, é fundamental esclarecer que o seu formato é bem diferente daquele tradicional dos exames ETS.

Apesar de analisar, como veremos, as mesmas habilidades que o TOEFL iBT — Listening, Reading, Writing e Speaking —, o novo teste tem questões mais curtas e um ritmo bem mais rápido . Por essa razão, ele tem uma duração bem menor do que as quase 4h do iBT: está previsto para durar cerca de 1h30min .

Além disso, a nova prova de proficiência foi projetada para ser amigável e adaptável , ou seja, conforme o candidato vai respondendo, ela vai se adaptando com precisão ao seu nível de habilidade — do A1 ao C2. Isso significa que, por meio de um sistema de inteligência, as questões não são fixas, mas vão sendo definidas conforme o desempenho do estudante ao longo do exame.

Ainda, como parte da resposta para quem quer saber como é o TOEFL Essentials, a sua estrutura — número de questões e tempo — é a seguinte:

  • Listening: 30 – 45 perguntas / 21 a 34 minutos
  • Reading: 30 – 45 perguntas / 22 a 33 minutos
  • Writing: 15 – 19 perguntas e 2 tarefas / 24 a 30 minutos
  • Speaking: 3 tarefas com 19 respostas / 13 minutos
  • Personal Video Statement: 2 perguntas / 5 minutos

No próximo tópico vamos esmiuçar e detalhar cada uma dessas seções.

>> Como é fazer a prova do TOEFL Home Edition?

Conteúdo: como é o TOEFL Essentials

O conteúdo do TOEFL Essentials, embora, como vimos, avalie as quatro habilidades básicas no idioma, é também diferente se comparado ao TOEFL iBT. Em vez de ser composto por 100% de conteúdo acadêmico, a nova modalidade tem 50% de conteúdo universitário e 50% de inglês geral .

O objetivo da inovação é ampliar o contexto de avaliação das habilidades de linguagem e comunicação na língua inglesa, incluindo, além do acadêmico, também aquele do dia a dia. Para isso, são analisados todos os aspectos considerados fundamentais na proficiência de um idioma, como conhecimento de vocabulário e construção de frases.

Mas, como exatamente  é o TOEFL Essentials em termos do conteúdo que será cobrado na prova? Veja mais informações sobre os tipos de questões das seções do TOEFL Essentials

Listening

O listening do TOEFL Essentials tem de 30 a 45 questões, que deverão ser respondidas em um intervalo de 21 a 34 minutos. O Listening avalia a capacidade do candidato de compreender conversas em contextos acadêmicos, pessoais e públicos .

Outro ponto diferente desse exame é que as questões vão incluir uma variedade de sotaques e situações de diferentes lugares — e não mais focadas apenas na realidade norte-americana.

Durante a prova, você terá diferentes tipos de questões:

  • Escuta e resposta: ouvir uma pergunta ou frase de uma conversa rápida e selecionar a resposta certa;
  • Escuta de conversa: ouvir uma conversa cotidiana e responder duas perguntas sobre o que escutou;
  • Escuta de aviso acadêmico : ouvir um breve anúncio sobre um tema acadêmico e responder duas perguntas;
  • Escuta de palestra acadêmica : ouvir uma conversa sobre um tema acadêmico e responder quatro perguntas.

Reading

Nesta parte, será avaliada a sua capacidade de compreensão de textos acadêmicos e não acadêmicos. Para isso, você responderá de 30 a 45 perguntas em um tempo de 22 a 33 minutos. As tarefas incluem:

  • Vocabulário: escolher a palavra com o mesmo significado;
  • Leitura geral vida cotidiana: ler um texto curto e responder de duas a quatro perguntas de múltipla escolha;
  • Leitura acadêmica – tabelas: ler um texto acadêmico curto em formato de tabela e responder quatro perguntas de verdadeiro ou falso;
  • Leitura acadêmica – trechos: ler uma pequena passagem escrita sobre um tópico acadêmico e responder seis perguntas.

Os textos na seção de Reading do TOEFL Essentials são curtos e as perguntas diretas. A variedade de gêneros textuais na prova é um fator positivo porque realmente deixa a prova mais dinâmica e evita que a leitura se torne massante.

Writing

O Writing do TOEFL Essentials busca avaliar se o candidato tem a capacidade de escrever, revisar e editar textos em diferentes contextos de comunicação. Isso inclui, por exemplo, escrever e-mails e participar de discussões online.

A seção tem de 15 a 19 perguntas e duas tarefas escritas. A grande diferença aqui é que não se trata daquelas questões suuuuper longas às quais estamos acostumados: são de 24 a 30 minutos para:

  • Construir frases: reorganizar frases com palavras ou orações fora de ordem;
  • Escrever um e-mail: escrever uma mensagem com um propósito específico;
  • Descrever uma foto: fazer um post de uma rede social descrevendo uma imagem para os amigos;
  • Escrever para uma discussão acadêmica: escrever a sua opinião sobre um determinado argumento em um fórum de discussão de um curso online.

Speaking

Aqui será analisada a sua habilidade de se comunicar de forma oral , ou seja, de falar em diversas situações. Para isso, você terá que ler, escutar e repetir e também descrever suas experiências e opiniões.

Essa parte é composta por três tarefas com um total de 19 respostas, que deverão ser feitas em 13 minutos. São três tipos de questões diferentes:

  • Leitura em voz alta: ler em voz alta uma parte de um diálogo;
  • Escutar e repetir: repetir uma série de oito frases sobre um cenário específico;
  • Entrevista virtual: participar de uma conversa simulada com um entrevistador respondendo cinco perguntas relacionadas ao tema da entrevista.

Personal Video Statement

Ao final do TOEFL Essentials, você terá que gravar uma declaração pessoal, respondendo duas perguntas em inglês. A ideia do vídeo é ser uma oportunidade para você mostrar um pouco da sua personalidade para as instituições de ensino.

Você terá 30 segundos para se preparar e 2 minutos para responder cada pergunta. Caso não goste da resposta, é possível regravar uma segunda vez. É importante deixar claro, porém, que essa parte do teste não vale pontos.

>> Como sair do inglês intermediário

Pontuação: como é o TOEFL Essentials

Aliás, por falar nisso, como é a pontuação do TOEFL Essentials? De acordo com a ETS, ela é classificada em faixas. Em cada seção os pontos vão de 1 a 12 e só podem ser cheios. Já a pontuação geral também vai de 1 a 12 , mas é classificada por faixas de meio ponto — média de pontos de cada seção.

No resultado final, será indicado a sua nota geral e a pontuação em cada habilidade, com o respectivo nível de proficiência em inglês baseado no Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), sendo:

  • A1: pontuação 1 e 2;
  • A2: pontuação 3 e 4;
  • B1: pontuação 5, 6, 7;
  • B2: pontuação 8 e 9;
  • C1: pontuação 10 e 11;
  • C2: pontuação 12.

Por fim, vale mencionar que, ao concluir o exame, o candidato visualiza as pontuações não oficiais e já pode ter uma ideia do seu desempenho. Contudo, o resultado final oficial é disponibilizado depois de cerca de seis dias.

Como fazer o TOEFL Essentials?

O TOEFL Essentials será aplicado somente de forma online e os candidatos realizam a prova em casa do seu próprio computador . A modalidade utiliza a mesma ferramenta do TOEFL iBT Home Edition® , versão criada na pandemia, mas que se tornou permanente para possibilitar que as pessoas não precisem sair de casa para realizar a prova de proficiência.

As inscrições são feitas no site da ETS e há horários em todos os dias da semana pela manhã, tarde e noite. Vale lembrar que, se você deseja realizar o TOEFL Essentials na mesma semana em que você está marcando a prova, você terá que pagar 20 dólares além do preço da prova, como uma taxa de urgência. Então, organize-se e marque seu teste com antecedência.

Além disso, a ETS também já disponibilizou materiais gratuitos e simulados para quem deseja se preparar para o TOEFL Essentials.

>> Diferenças entre as provas do TOEFL

TOEFL Essentials: preço

O preço do TOEFL Essentials é 100 dólares e é um atrativo enorme para quem precisa da prova por motivos de estudos ou profissionais. A nova prova do TOEFL tem preço muito mais baixo que o preço do TOEFL iBT que custa 215 dólares.

Quais universidades que aceitam o TOEFL Essentials?

A lista oficial das universidades que aceitam o TOEFL Essentials inclui nomes como MIT (Massachusetts Institute of Technology), University of Arizona, Purdue University e diversas instituições na Europa, no Canadá e na Ásia. Você pode ver a lista completa no site da ETS. Como é uma novidade, a lista com certeza deve aumentar bastante até o final do ano. Outra maneira de saber sobre o aceite da prova é entrando em contato diretamente com a universidade para qual você deseja aplicar. Ao manifestar seu interesse pras universidades, isso ajuda a acelerar a aceitação da prova e acaba gerando uma ótima economia nas suas candidaturas.

Marque sua prova

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais