toefl ibt prova de proficiencia em ingles partiu intercambio

TOEFL iBT: como é a prova de inglês para estudar fora

É muito difícil que você consiga ganhar uma bolsa de estudos ou se candidatar para estudar em uma universidade no Exterior sem ter que cumprir o famoso requisito da “prova de proficiência” em um idioma. Na maioria dos casos, a exigência vai ser o inglês e, sendo assim, você precisa conhecer em detalhes a prova TOEFL iBT ®— um dos testes mais aceitos em todo o mundo.

Neste artigo vamos explicar o que é e como funciona a prova do TOEFL. Além disso, falaremos também sobre como fazer a prova, quanto custa e quais são as diferentes modalidades do teste. As informações estão atualizadas conforme as mudanças que entraram em vigor em 26 de julho de 2023 e que estabelecem uma nova versão da prova.

Ou seja: vamos abordar tudo que você precisa saber sobre o TOEFL. Então, vem!

O que é o TOEFL iBT test?

O TOEFL é uma prova de proficiência oferecida pelo Educational Testing Service (ETS). A organização sem fins lucrativos é a maior organização de testes educacionais do mundo. Só a título de curiosidade, ela também é a idealizadora do Graduate Record Examination® (GRE®) , um teste padronizado exigido para ingresso em cursos de pós-graduação de algumas universidades.

Mas, voltando ao que interessa, o TOEFL é um exame que tem o objetivo de atestar a fluência do candidato na língua inglesa. Assim, para poder comprovar que você é proficiente, serão avaliadas a sua capacidade de comunicação escrita e oral, além da sua audição e leitura.

A prova é, portanto, dividida em quatro partes, cada uma para examinar o conhecimento do candidato em cada uma dessas habilidades. No TOEFL, então, você tem as seguintes seções: Reading, Listening, Speaking e Writing.

Onde a prova de proficiência é aceita?

Não podemos deixar de mencionar que a prova do TOEFL não é aceita apenas nos Estados Unidos, como algumas pessoas pensam. Ela é adotada em diverso lugares, incluindo Canadá e diversos outros países pela Europa e Ásia.

Além disso, segundo a ETS, 100% das universidades da Austrália, da Nova Zelândia e do Reino Unido admitem o resultado do TOEFL.

No total, mais de 11 mil instituições em mais de 150 países aceitam o TOEFL iBT® como comprovação de proficiência em inglês. Portanto, não é à toa que ele é considerado o teste mais aceito do mundo. Para saber mais sobre isso, dá uma olhadinha aqui.

> Mais posts sobre a prova de proficiência em inglês

Como é a prova do TOEFL?

Para poder se preparar para o TOEFL, é indispensável conhecer a estrutura e saber como funciona a prova. Antes de começar, vale fazer um breve parênteses: estamos tratando agora sobre o TOEFL iBT® , que é o mais aceito e o mais realizado. Adiante falaremos também sobre o TOEFL ITP® e explicaremos as diferenças, tá bem? E neste post, vocês podem saber tudo sobre o TOEFL Essentials, o TOEFL que custa a metade do preço.

Como funciona a prova do TOEFL iBT?

O TOEFL iBT é dividido em quatro seções: Reading, Listening, Speaking e Writing. As quatro partes da prova são apresentadas para você sempre nesta mesma ordem.

TOEFL Reading

Bom, o  Reading é o primeiro item a ser avaliado com o objetivo de analisar a interpretação e o entendimento sobre materiais escritos de nível acadêmico.

O novo TOEFL iBT tem apenas dois textos de cerca de 700 palavras para leitura, com 10 questões cada um, somando um total de 20 questões para serem respondidas em 35 minutos.

Os textos propostos na prova costumam ser trechos de livros didáticos de nível universário, que seriam usados para introduzir algum tópico. Eles podem cobrir uma grande variedade de assuntos, mas não é um problema não estar familiarizado com o tema abordado, pois todas as informações necessárias para responder as perguntas estão presentes no próprio texto.

Na versão antiga, essa parte era composta por três ou quatro textos. Para cada um deles, era preciso responder a 10 perguntas em um tempo total de 54 a 72 minutos.

TOEFL Listening

Em seguida vem o Listening , que vai verificar a sua compreensão básica e pragmática ao ouvir pessoas falando em inglês. Também é avaliado entendimento da atitude do falante e do seu grau de certeza, assim como das informações de conexão existentes.

Essa seção é dividida em duas partes e, na nova versão da prova, dura 36 minutos. Na primeira parte do Listening do TOEFL, você escuta três falas em sala de aula, com alguma discussão, que duram de 3 a 5 minutos. Cada uma tem seis questões a serem respondidas

Na segunda, são diálogos de 3 minutos entre duas pessoas, sobre os quais, para cada, serão feitas cinco perguntas.

Portanto, a prova nova, tem 28 questões de Listening para serem respondidas em 36 minutos. É possível fazer anotações enquanto ouve para responder as perguntas depois.

>>> TOEFL: simulado online grátis e outros materiais para estudar

TOEFL Speaking

O Speaking é a terceira seção e dura 16 minutos. Ele é dividido em quatro questões, sendo que na primeira você poderá defender as suas próprias ideias e nas restantes deve basear em áudios e textos.

Estas últimas são um pouco mais complicadas, porque você terá que fazer relações entre elas. E não sei se você notou, mas todas essas competências são de fato úteis pra quando você estiver estudando fora e interagindo na universidade.

TOEFL Writing

Por fim, o Writing é onde o candidato deverá escrever dois textos. Um deles será uma resposta a uma pergunta e você deve escrever baseando-se no que leu e ouviu sobre a questão. Já o outro é uma redação dissertativa, na qual deve expor a sua opinião sobre um determinado tema.

Uma das tarefas desta seção – a Independent Writing – foi substituída por uma nova e mais moderna, chamada Writing for Academic Discussion. Nesta, os cadidatos serão solicitados a expressar e embasar uma opinião sobre um determinado tópico em um suposto debate em sala de aula.

Em vez de 50 minutos, na nova versão da prova, o candidato deverá completar as duas tarefas do Writing em 29 minutos.

>>> Bolsas de estudo de mestrado no Exterior

Quanto tempo dura a prova do TOEFL

Antes de 26 de julho de 2023, o teste TOEFL durava cerca de 3 horas e 30 minutos, ou seja, era um teste super longo. Contudo, na nova versão da prova da ETS, o teste leva pouco menos de 2 horas para ser concluído, isso significa que ela é a mais curta entre as três provas de proficiência em inglês mais populares.

Como a questão do tempo é sempre delicada porque pode definir se você vai bem na prova ou não, é muuuuito importante fazer simulados treinando os tempos definidos para cada seção. Assim, você evita perder pontos por não ter conseguido responder tudo a tempo.

Qual score eu preciso para passar no TOEFL iBT?

A pontuação do TOEFL iBT tem o objetivo de refletir as habilidades reais do candidato de forma justa e imparcial. Cada parte da prova do TOEFL tem uma nota que vai de 0 a 30, totalizando 120, que é, portanto, a nota máxima. Cada universidade pode exigir notas diferentes para cursos diferentes.

Muita gente pergunta: qual é uma nota boa no TOEFL iBT? Normalmente, o mínimo que as universidades no exterior pedem varia entre 70 e 110. Uma curiosidade bacana – que você só encontra no Partiu Intercâmbio, – é que, em 2021, os brasileiros tiveram a nota média de 90 no TOEFL iBT, o que significa que a grande maioria de nós consegue notas na prova do TOEFL mais do que suficientes pra ser aceito em universidades fora.

Mesmo com as mudanças que entraram em vigor no dia 26 de julho de 2023, a escala de pontuação da prova permanece a mesma.

O resultado do teste do TOEFL sai em quantos dias?

De acordo com a ETS, o resultado do TOEFL sair em cerca seis dias úteis após a realização do teste. Pagando o valor padrão, as suas notas podem ser enviadas para quatro universidades — que você definir, é claro.

Para isso, você precisa se registrar e criar um perfil no site do TOEFL. No portal irá selecionar as instituições usando os respectivos códigos, que costumam ser disponibilizados nos sites das universidades. Isso deve ser feito no máximo até as 22h do dia anterior ao seu exame.

>> Como comprovar inglês no currículo

Como fazer a prova do TOEFL no Brasil?

A prova do TOEFL pode ser feita de duas maneiras: nos centros de testagem e em casa. Os centros no Brasil são em diversas capitais, oferecidos praticamente o ano inteiro, em vários dias da semana. No site TOEFL, você pode fazer uma consulta para verificar qual é o centro mais próximo da sua casa e as datas disponíveis para a realização do exame. Na descrição tem o link bonitinho pra vocês. Já TOEFL iBT® Home Edition é feito em casa e agora é uma solução permanente.  Vamos entrar em detalhes sobre isso mais adiante.

Quais são as diferentes modalidades do teste?

Nos referimos até agora em especial ao TOEFL iBT , porque, de modo geral, ele é o mais utilizado, tanto pelas universidades quanto pelos candidatos. Portanto, provavelmente será o que você irá fazer, caso queira se candidatar para estudar no Exterior.

Entretanto, vale mencionar que existem também outras modalidades da prova. O TOEFL Essentials é a prova do TOEFL mais nova e mais barata. Sobre o TOEFL ITP falaremos um pouco mais no próximo tópico. Mas, para seu conhecimento, existem também o TOEFL Junior® — para avaliar o aprendizado de candidatos a partir de 11 anos —, o TOEFL Primary® — para avaliar candidatos a partir de 8 anos.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

TOEFL iBT x  ITP: a diferença das provas do TOEFL

As duas modalidades principais do TOEFL são o TOEFL iBT  e o TOEFL ITP . Inicialmente, a primeira grande diferença era que o primeiro é online e feito no computador, enquanto o segundo era “paper based”, ou seja, impresso para o candidato responder no papel. Contudo, atualmente, já existe também o ITP em formato digital.

É importante frisar que quando falamos de bolsas de estudo e universidades no Exterior competitivas que exigem proficiência em inglês, a esmagadora maioria pede apresentação da nota do TOEFL iBT, porque ele é o mais completo em termos estruturais. No TOEFL ITP , são avaliadas apenas três habilidades: compreensão auditiva; estrutura da língua e expressão escrita; compreensão de leitura no Level 1 (intermediário a avançado) e o Level 2 (básico superior a intermediário).

Em função da sua estrutura e conteúdo, o TOEFL ITP costuma ser mais utilizado como padrão de avaliação para escolas de inglês verificarem o conhecimento dos seus alunos sobre o que foi ensinado. No Brasil, o TOEFL ITP ficou muito conhecido por ter sido aplicado gratuitamente por diversas universidades do Brasil durante o Ciência sem Fronteiras. No entanto, quem busca uma prova de alta aceitação no Exterior, deve optar pelo TOEFL iBT.

Nesse post, dissecamos melhor as diferenças entre o TOEFL iBT, Essentials e ITP.

TOEFL iBT e TOEFL iBT Home Edition

Em função da pandemia de Covid-19 e da necessidade de distanciamento social, a ETS criou uma edição especial do TOEFL iBT que pode ser feita em casa: o TOEFL iBT Home Edition . Com os centros de aplicação do teste fechados ou funcionando parcialmente, o objetivo era evitar que os candidatos corressem riscos ou perdessem os prazos de inscrição para universidades ou programas de bolsas de estudo.

Ainda em 2020, foi anunciado que TOEFL iBT Home Edition virou uma solução permanente e que será possível fazer a prova sem sair de casa mesmo depois do fim da pandemia. O TOEFL feito em casa é idêntico em conteúdo, formato e experiência ao TOEFL iBT realizado em um centro de testes. A diferença é que você faz em casa do seu computador e é monitorado online por uma pessoa — o proctor —, por meio de um sistema de monitoramento. Aqui falamos sobre todos os detalhes da prova.

>>> Conheça a mentoria do Partiu Intercâmbio

Quanto custa o TOEFL iBT?

O preço do TOEFL iBT é 220 dólares. Esse é o valor do TOEFL tanto para a versão “normal” quanto para o feito em casa. Como já mencionamos, esse montante dá direito ao envio de notas para quatro universidades. Se você optar por enviar para mais instituições além dessas, terá que pagar um valor adicional de 20 dólares para cada uma delas.

O pagamento da taxa pode ser realizado de diversos modos: cartão de crédito, PayPal, transferência ou depósito bancário. De qualquer modo, vale checar as informações detalhadas sobre as formas de pagamento no site da ETS .

Outros custos da prova do TOEFL

  • Inscrição em atraso: US$ 40
  • Reagendar o TOEFL US$ 60
  • Receber pontuação de prova cancelada US$ 20
  • Disputa da pontuação de Speaking ou Writing: US$ 80
  • Disputa pontuação de Speaking e Writing: US$ 160
  • Devolução do pagamento: US$ 30

TOEFL: validade da prova de proficiência?

A validade da prova do TOEFL é de dois anos. Durante os dois anos, todos os melhores scores das provas que você fizer vão aparecer no TOEFL My Best Scores.

É importante lembrar que nem todas universidades que aceitam o TOEFL aceitam o TOEFL MyBest Scores. No site da ETS, você pode ver uma lista de todas universidades que aceitam as melhores notas da prova. A gente também já viu diversas universidades que não aceitavam oficialmente que aceitaram o My Best Scores quando o candidato fez várias provas num curto período de tempo, então fica a dica pra vocês.

Mudanças no TOEFL iBT em 2023

De acordo com a ETS, em geral, as modificações que começaram no dia 26 de julho de 2023 incluíram:

  • Prova mais curta com tempo total de cerca de duas horas
  • Instruções e navegação simplificadas;
  • Seção de Reading reduzida com apenas duas passagens e dez questões cada uma;
  • Tarefa de Writing mais concisa e moderna que susbistituirá a atual questão de Independent Writing pelo Writing for an Academic Discussion
  • Remoção de todas as questões que não pontuavam no resultado final.

É importante notar que a nova estrutura das questões não se aplica ao TOEFL iBT Paper Edition.

Para ajudar os candidatos a se preparar para a prova e também para as mudanças, a ETS disponibilizou materiais atualizados, sobretudo em relação às tarefas de redação, e alinhados com o formato e o conteúdo da nova versão do teste.

O procedimento de inscrição para realizar a prova continua o mesmo, ou seja, os interessados devem se registrar normalmente e as mudanças serão aplicadas para quem for realizar o teste após 26 de julho.

A partir desta data, será incorporado um processo aprimorado de registro, que promete ser mais simples e rápido. Além disso, segundo a ETS, será possível ter acesso à data de disponibilização da pontuação oficial após a conclusão do teste e os participantes receberão uma notificação sobre o status da nota.

Como o TOEFL iBT depois das mudanças?

SeçãoTempo estimadoPerguntas/TarefasDescrição
Reading35 minutos20 perguntasLer textos e responder perguntas.
Listening36 minutos28 perguntasResponder perguntas sobre aulas ou discussões em sala de aula
Speaking16 minutos4 tarefasFalar sobre tópicos e discutir materiais que você ouve e lê
Writing29 minutos2 tarefasTexto curto relacionado um texto que você lê e algo que você ouve
Dar uma opinião em uma discussão online de uma aula.
TOEFL iBT depois das mudanças de julho de 2023

Tem como conseguir desconto pra fazer o TOEFL iBT?

A ETS liberou 300 códigos de desconto pros leitores do Partiu Intercâmbio. Neste post, vocês podem ver como funciona para conseguir o desconto para fazer o TOEFL. Os códigos são válidos até 15 de dezembro de 2022.  O código vocês encontram aqui.

Corre que os códigos são limitados!

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais