Bolsas de estudo para fazer intercâmbio gratuito e estudar fora em 2023 para brasileiros

Bolsas de estudo para fazer intercâmbio gratuito e estudar fora para brasileiros se candidatarem em 2023

Tá procurando a versão mais atual deste post? Clica aqui

Procurando as melhores bolsas de estudo para estudar fora e fazer intercâmbio gratuito para se candidatar ainda em 2023? Eu sou a Bruna Passos Amaral, mas pode me chamar de anja do deadline, e tô aqui para te ajudar no projeto de conseguir uma bolsa de estudos para estudar no Exterior se candidatando ainda em 2023.

Se você quer estudar no Exterior de graça, não perde mais tempo, me segue lá no instagram no @partiuintercâmbio. Minha missão de vida é que você nunca mais perca a data de inscrição de um edital de bolsa de estudos para estudar no exterior. Então bora conhecer as melhores oportunidades de bolsa de estudos com inscrições abertas. Ah, as bolsas desse post estão organizadas por ordem cronológica!

Bolsas de estudo para brasileiros para estudar fora e intercâmbio gratuito

>>>Mentoria do Partiu Intercâmbio: inscrições abertas

Bolsa para mestrado em Paris na École Normale Supérieure recebe inscrições

A École Normale Supérieure recebe inscrições para seu programa de bolsas até 11 de dezembro de 2023. A iniciativa compreende as áreas de Humanidades e Letras e Ciências e são 10 bolsas para cada área, sendo 20 no total.

O programa da ENS dura três anos – dois são o curso de mestrado e um é o treinamento específico da ENS.

Para se inscrever no processo seletivo, é necessário ter até 26 anos no momento da inscrição e estar se candidatando à Sélection internationale da ENS pela primeira vez. O candidato não pode ter passado mais de 10 meses na França no ano da candidatura, nem no ano anterior.

Os bolsistas recebem subsídio mensal de mil euros por mês e moradia no campus da ENS.

Bolsa de estudos para fazer faculdade nos EUA

Até 15 de dezembro, dá pra se candidatar pra fazer faculdade nos Estados Unidos de graça. O programa “Emerging Global Leader” da American University que fica na capital dos EUA, Washington DC. A universidade oferece cursos em diversas áreas como direito, comunicação, administração, relações internacionais, artes, economia, psicologia e neurociência. A bolsa é voltada para estudantes que desejem retornar ao seu país de origem e que sejam dedicados à mudança social. A bolsa vale pra todos os cursos da universidades e cobre tuition, alojamento, alimentação do selecionado. A bolsa só não cobre visto,  passagem, seguro saude e as passagens.

>>> O que é uma fellowship e como conseguir uma

ONU oferece bolsa para curso em direito internacional no Chile

As Nações Unidas (ONU) oferecem bolsas de estudo para o Curso Regional das Nações Unidas em Direito Internacional para a América Latina e o Caribe, que será realizado no Chile.

A bolsa cobre todos os custos da viagem em classe econômica para Santiago do Chile, acomodação, alimentação, seguro médico, participação no curso e materiais para o curso. Os selecionados também vão receber uma quantia para cobrir outros custos durante o curso.  Também é possível aplicar para participar do programa sem bolsa de estudos.

As candidaturas serão aceitas até 22 de dezembro. Para se inscrever é necessário ter experiência em direito internacional e o candidato também deve comprovar que tem inglês fluente falado e escrito.

Programa financiado por Bill Gates dá bolsas de pós-graduação em Cambridge

OGates Cambridge Scholarships é um programa custeado pela Bill&Melinda Gates Foundation que está com inscrições abertas para bolsas de pós-graduação em Cambridge.

Todos os anos, são oferecidas 55 bolsas integrais para estudantes estrangeiros interessados em fazer cursos de pós-graduação (cursos de 1 ano, como o MBA), mestrado (2 anos) ou PhD (3 anos) em diversas áreas de estudo da renomada instituição.

O programa cobre todas as taxas da universidade e todos os gastos relacionados ao visto e ao seguro saúde necessários para a permanência no país, além de dar uma ajuda de custo de 20 mil libras por 12 meses e passagens aéreas. O período das inscrições deve ir até 5 dezembro de 2023 para alguns cursos e até 4 de janeiro de 2024 para outros.

Immerse Education: concurso de redação dá intercâmbio gratuito para jovens

 O programa Immerse Education Essay Competition oferece a chance de fazer intercâmbio gratuito na Universidade de Cambridge, na Universidade de Oxford, na Universidade de Sidney ou em uma Summer School em Londres.

O concurso de redação é voltado para estudantes do ensino médio e está com inscrições abertas até 4 de janeiro. O objetivo é premiar estudantes de qualquer nacionalidade que tenham entre 13 e 18 anos e que estejam na escola.

O concurso de redação Immerse Education Essay Competition escolherá 10 vencedores em diferentes tópicos de redação nas categorias de 13 a 15 anos e de 16 a 18 anos.

Você deve escolher o tópico que tem interesse em estudar, e escrever o essay de no máximo 500 palavras de acordo com esse tópico. Cada área possui uma pergunta específica que deve ser respondida na redação.

YYGS da Universidade Yale dá bolsas para estudantes do ensino médio nos EUA

O Yale Young Global Scholars (YYGS) é um programa de desenvolvimento de liderança para jovens de todo o mundo organizado pela Yale University, nos EUA. Para tratar de questões do mundo contemporâneo, a iniciativa oferece seis cursos de verão em diferentes áreas de estudo e com duração de duas semanas.

Para dar oportunidade a jovens de diferentes países e realidades, a iniciativa prevê bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes de baixa renda. Nesta edição, na modalidade Young Leaders (YL) Scholarship serão contemplados candidatos que se se autoidenfiquem como:

  • Negros ou afro-americanos (incluindo África e Caribe);
  • Hispânicos e/ou latinos;
  • Indígenas;
  • Refugiados.

Não é exigido um certificado de conhecimento de inglês, mas é necessário saber falar a língua e eles recomendam enviar resultados de testes como TOEFL ou Duolingo. É requisito ter pelo menos 16 anos em 16/07/2024, ser estudante do ensino médio e estar se formando em novembro/dezembro de 2024 ou 2025 para quem for do hemisfério sul.

A candidatura para as bolsas é feita online, juntamente com a application para o programa até o dia 10 de janeiro. Para concorrer a uma das bolsas para estudantes do ensino médio, é necessário preencher a parte da inscrição destinada a esse fim e enviar documentação que comprove a condição financeira.

Bolsa Eiffel: bolsas de mestrado e doutorado na França

O Eiffel Excellence Scholarship Programme (Programa de bolsa Eiffel) está recebendo candidaturas para bolsas de mestrado e doutorado na França. Desde 2021, o programa Eiffel estipula uma idade máxima para os candidatos de 25 anos para o mestrado e de 30 anos para o doutorado.

No caso dos cursos de mestrado, o valor das bolsas é de 1.181 euros mensais. Para os estudantes do doutorado, a bolsa é de 1.700 euros mensais. Além disso, os bolsistas receberão também outros benefícios, como um seguro social e uma viagem de retorno ao país de origem.

O programa não estabelece obrigação de proficiência em francês ou inglês, pois o nível exigido fica a critério da pré-seleção da universidade francesa.

As candidaturas para o programa de bolsas para mestrado e doutorado na França devem ser apresentadas pelas universidades francesas. A data final de candidatura de 10 de janeiro é para que as universidades francesas encaminhem as candidaturas dos estudantes pré-selecionados ao Campus France de Paris. Então, isso significa que você precisa entrar em contato com a universidade de interesse o quanto antes!

PDPI 2023: programa Fulbright/Capes dá bolsas para professores de inglês nos EUA 

Estão abertas as inscrições para o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua InglesaPDPI da Fulbright/Capes que dá bolsa para professores de inglês nos EUA. 

A bolsa do PDPI tem duração de seis semanas e cobre todos os custos dos selecionados nos EUA e, além das atividades acadêmicas, ainda inclui atividades culturais e outros benefícios.

>>> Relato de professora de inglês que participou do programa

Para se inscrever para a bolsa para professores de inglês, é preciso ser concursado em exercício na rede pública de ensino. O objetivo do PDPI é fortalecer a fluência oral e escrita em inglês, compartilhar metodologias de ensino e avaliação.

Serão selecionados até 10 professores de inglês da rede pública de ensino de cada Unidade da Federação (26 estados + DF), ou seja, são 270 vagas. As inscrições para a edição de verão do programa vão até 15 de janeiro.

Programa do governo dá bolsas para mestrado na Suécia 

A Chalmers University of Technology é uma universidade situada em Gotemburgo focada em pesquisa e formação em tecnologia, ciência, arquitetura e engenharia marítima. Um programa do Conselho Sueco para o Ensino Superior oferece 45 bolsas para mestrado na Suécia na instituição e outras cinco bolsas de estudo por um programa da própria universidade.

A universidade tem dois programas o Adelbert Study Scholarships, que oferece bolsas de 100% da tuition e o IPOET (International Programme Office for Education and Tra​ining), do governo sueco,  que oferece uma redução de 75% no valor da mensalidade durante os dois anos do curso.

As bolsas para mestrado na Suécia contemplam estudantes de todos os cursos oferecidos pela universidade, sem restrições. Podem se candidatar estudantes internacionais sem cidadania europeia. 

É possível tentar concorrer a uma das bolsas para mestrado na Suécia até o dia 15 de janeiro de 2024. Para se candidatar, você deve primeiro aplicar para o mestrado do seu interesse via o sistema único de candidatura para pós-graduação na Suécia, enviando toda a documentação solicitada.

Bolsas para doutorado na London School of Economics and Political Science

A London School of Economics and Political Science (LSE) está recebendo inscrições de estudantes que desejam começar um PhD em diferentes áreas do conhecimento em 2024. 

A instituição oferece bolsas de doutorado por meio de dois programas. O LSE PhD Studentships e o LSE ESRC DTP Studentships. O primeiro é voltado a interessados em qualquer doutorado pleno oferecido pela LSE. O segundo, por sua vez, não contempla todos os cursos, mas grande parte deles em 19 departamentos diferentes.

Apesar do nome, a escola tem doutorado em várias áreas de estudo. Além de economia e sociologia, entre elas, estão: geografia, história, comunicação e mídia, relações internacionais, direito, matemática, filosofia, antropologia, marketing e outras.

Os bolsistas serão selecionados exclusivamente com base no mérito acadêmico e no potencial de pesquisa. Não existe uma candidatura separada para as bolsas, portanto, os interessados devem realizar a inscrição normal para o doutorado. Mas para ser considerado para o benefício, é necessário aplicar dentro do prazo específico estabelecido pelo departamento em questão. O deadline para o departamento de direito é 1 de dezembro, o do departamento de economia é 14 de dezembro. Os outros departamentos recebem inscrições para a primeira rodada de candidaturas até 15 de janeiro.

>> 5 bolsas para doutorado pleno no Exterior

Clarendon: bolsa para pós-graduação na Universidade de Oxford

Fazer mestrado ou doutorado em uma instituição britânica conceituada com TUDO PAGO é possível! O Clarendon é um exemplo. Os selecionados pelo programa terão a oportunidade de estudar combolsa para pós-graduação na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Para o próximo ano acadêmico estão previstas 200 novas bolsas de estudos para estudantes do mundo inteiro na Oxford University, uma das melhores e mais renomadas do mundo. Os bolsistas Clarendon devem ter excelência e potencial acadêmico e atender aos critérios de elegibilidade do curso de mestrado ou doutorado escolhido. Evidentemente, saber falar inglês e ter diploma do nível adequado para entrar na pós são requisitos gerais.

A bolsa é integral e cobre todas as taxas de matrícula e custos de vida do selecionado. O valor anual do benefício costuma ser de pelo menos 15 mil libras para cursos de dedicação integral.

A candidatura para fazer mestrado ou doutorado em Oxford tem deadlines que variam, mas, normalmente, encerram ao longo do mês de dezembro e janeiro. Mas alguns podem encerrar em datas anteriores.

>>> Como conseguir bolsa na Inglaterra

Finland Scholarships: bolsa do governo para mestrado e doutorado na Finlândia

O Finland Scholarships for University Students é um programa do governo que oferece bolsas para mestrado e doutorado na Finlândia a estudantes internacionais.  O edital do Finland Scholarships contempla cursos internacionais em diversas universidades do país.

>>> Bolsas para fazer doutorado fora do Brasil

As bolsas de mestrado cobrem a tuition completa do primeiro ano de mestrado e dão pelo menos 5 mil euros de ajuda de custo. A candidatura é realizada junto às instituições participantes, durante a inscrição para admissão no curso de mestrado, que costuma encerrar em janeiro.

Já para doutorado, o programa concede um adicional ao salário pago pelas instituições aos doutorandos e inclui, ainda, um subsídio de chegada de 2 mil euros.

O período de inscrições para doutorado varia conforme a instituição, mas costuma ser em março.

>>> Como fazer mestrado na Finlândia

Bolsa Hansen para curso de verão em liderança e cooperação internacional nos EUA

O Curso Hansen de Verão em Liderança e Cooperação Internacional é uma iniciativa financiada por uma generosa bolsa da Fundação Fred J. Hansen. Ela inclui passagens, acomodação e todas as despesas do estudante durante o programa.

Os selecionados recebem treinamento prático em trabalho em equipe, oratória, negociação e mediação. Além das aulas no The Hansen Summer Institute on Leadership and International Cooperation, o edital inclui também passeios pelas atrações de San Diego.

Para se candidatar, é preciso saber inglês, estar no 3º ou 4º ano de graduação ou ser estudante de pós-graduação, demonstrar experiência em liderança na sua comunidade ou região, ter entre 20 e 26 anos.

Estudantes internacionais podem se candidatar até o dia 15 de janeiro de 2024. Para aplicar, é preciso acessar a página do curso e completar o formulário.

>>> Veja mais bolsas para os Estados Unidos

Bolsa AFS de intercâmbio gratuito nos EUA e em outros países para alunos do ensino médio

O AFS Global STEM Academies é um programa extraordinário de bolsa integral para intercâmbio gratuito nos EUA, Egito, Índia ou China. As inscrições vão até 15 de janeiro de 2024.

A iniciativa é voltada a estudantes do ensino médio e combina aprendizagem digital e presencial,reunindo jovens de mais de 18 países. Durante o programa, os participantes aprimoram os seus conhecimentos de sustentabilidade e as suas competências STEM.

Inicialmente, os selecionados passam 12 semanas participando de aulas online e se envolvendo em competências globais, impacto social e workshops com foco em sustentabilidade. Depois, os bolsistas viajam para uma experiência imersiva de quatro semanas para um dos seis destinos participantes.

A bolsa inclui hospedagem, alimentação, passagens aéreas, transporte, seguro médico internacional, taxas de visto e passaporte. 

Weidenfeld-Hoffmann: bolsas de mestrado em Oxford na Inglaterra

O Programa de Bolsas Oxford-Weidenfeld-Hoffmann Scholarships and Leadership Programme oferece bolsas de mestrado em Oxford para estudantes originários de países em desenvolvimento da América do Sul, África e Ásia.

As bolsas são integrais e incluem 100% do valor das taxas universitárias da Universidade de Oxford e um auxílio para o custo de vida do estudante, no valor de £18 mil.

Para concorrer, o candidato tem que se inscrever em um dos cursos de mestrado da ampla lista do programa, que tem opções nas áreas de direito, biologia, meio ambiente, ciência da computação, saúde, economia, ciências sociais, educação, políticas públicas, etc.

As candidaturas têm prazos diferentes  – a maioria 1º de dezembro ou 19 de janeiro – dependendo do curso escolhido.

DAAD EPOS dá bolsas para mestrado e doutorado na Alemanha

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) tem um programa que contempla cursos de mestrado e doutorado focados em desenvolvimento sustentável nas mais diversas áreas de estudo – o EPOS.

O programa busca profissionais que tenham graduação completa, rendimento acadêmico acima da média, inglês ou alemão fluente e, no mínimo, dois anos de experiência profissional na área do curso depois de formado.

As bolsas costumam incluir 934 por mês, ajuda de custo para passagem aérea na ida e na volta, curso preparatório de alemão (pra quem precisa) e seguro-saúde. Já no caso das bolsas de doutorado o valor mensal sobe para 1200 euros.

Os prazos para se inscrever variam, mas nesse período do ano, costumam começar a aparecer no nosso buscador as oportunidades de cursos em muitas áreas e em diferentes universidades alemãs para estudar com bolsa EPOS.

Universidade de Montreal oferece bolsas para graduação e pós 

A Universidade de Montreal (UdeM), no Canadá, está recebendo inscrições para um programa de bolsas para estudantes internacionais. Ele contempla estudos de graduação, mestrado e doutorado.

O objetivo da instituição é facilitar a integração de talentos de todos os países em uma das melhores universidades de língua francesa do mundo. A instituição oferece cerca de 600 cursos diferentes nas mais variadas áreas do conhecimento.

O valor das bolsas da Universidade de Montreal varia de acordo com o nível de estudo pretendido. O programa não exige uma candidatura separada da inscrição para os cursos. Todos os candidatos estrangeiros inscritos são considerados e, se admitidos, receberão uma proposta de bolsa.

Os prazos para se candidatar para fazer graduação, mestrado ou doutorado na Universidade de Montreal variam de acordo com o período do ano em que começam os estudos:

  • Outono: 1º de fevereiro;
  • Inverno: 1º de setembro.

Universidade da California Berkeley dá bolsa para curso curto nos EUA 

A Universidade da California Berkeley está recebendo candidaturas para um programa de bolsas para um curso de verão nos EUA. O Programa de Liderança Ambiental Beahrs (Beahrs ELP) é voltado para profissionais ligados ao meio ambiente.

O Beahrs ELP inclui oficinas ministradas por professores renomados da Faculdade de Recursos Naturais, da Business School e da Escola de Design Ambiental da University of California em Berkeley.

É possível aplicar para conseguir uma bolsa de estudo parcial. Para se candidatar ao Beahrs ELP, é preciso ter um bom nível de inglês e possuir perfil de liderança, além de uma forte experiência profissional.

Existem duas rodadas para se inscrever, sendo que o deadline da primeira é 15 de dezembro e o da segunda é 2 de fevereiro.

Reach Oxford Scholarships: bolsas fazer faculdade em Oxford

Não existe só oportunidade de bolsa para pós na Universidade de Oxford, o Reach Oxford Scholarship é um edital que dá bolsas para fazer faculdade na instituição. Todos os cursos são contemplados, com exceção de medicina.

O programa é voltado paraestudantes de baixa renda provenientes de países em desenvolvimento que, por razões políticas ou financeiras, não conseguem obter um diploma no seu país.

As bolsas incluem as taxas de matrícula, auxílio para subsistência e passagens anuais de ida e volta ao país de origem.

Para se candidatar a uma bolsa para estudar a graduação em Oxford, é preciso ter o aceite da universidade, ou seja, aplicar anteriormente para o curso de interesse. Já o  prazo de inscrições para as bolsas é 7 de fevereiro.

>>> Como estudar em Oxford

Summer job nos EUA da UCLA para estudantes internacionais

O Programa de Pesquisa em Projetos Industriais (Research in Industrial Projects for Students Program — RIPS) da UCLA busca candidatos que estejam na graduação ou sejam recém-formados e que tenham no mínimo 18 anos.

A oportunidade de intercâmbio de trabalho de pesquisa é voltada para alunos com formação em matemática e algum conhecimento em ciência da computação, estatística ou disciplinas relacionadas.

Durante o summer job acadêmico nos EUA, os selecionados trabalham em equipe em projetos de pesquisa propostos por patrocinadores do setor público e privado. O programa tem duração de nove semanas e os estudantes recebem um subsídio de viagem e um salário de 3.500 dólares. O alojamento no campus universitário e grande parte das refeições também estão incluídas na bolsa.

>> Como conseguir bolsa para estudar nos EUA?

As candidaturas devem ser enviadas até o dia 12 de fevereiro. Apesar de o programa da UCLA não pedir certificado de proficiência de inglês como o TOEFL, por exemplo, ter domínio do inglês é fundamental.

Bolsa integral para MBA nos EUA na Ohio State University

O Fisher College of Business, a Escola de Negócios da Ohio State University, está recebendo candidaturas para programas que dão bolsa para MBA nos EUA.

De acordo com a instituição, em média 75% dos alunos de MBA em tempo integral recebem algum tipo de bolsa de estudos. Todo estudante admitido nos cursos é automaticamente considerado para receber algum auxílio financeiro.

Não há candidatura separada para a bolsa integral para MBA. Portanto, os interessados devem aplicar para o curso. Há várias rodadas de inscrição – até 25 de fevereiro –, mas os candidatos que fizerem a inscrição com antecedência têm prioridade na seleção das bolsas.

>>> MBA nos EUA: por que fazer mestrado profissional no exterior?

Holland Scholarship: bolsa do governo para estudar na Holanda

O Holland Scholarship é um programa do governo que se destina a estudantes internacionais que desejam fazer graduação e mestrado em diferentes instituições de ensino e pesquisa do país.

Mais de 2 mil cursos ministrados em inglês e nas mais diversas áreas fazem parte do programa. A bolsa é de 5 mil euros pagos no primeiro ano de estudos.

Em primeiro lugar, o interessado na bolsa para estudar na Holanda deve encontrar e se candidatar ao curso de graduação ou mestrado de seu interesse. O prazo para se candidatar para a atual edição do programa e começar a estudar na Holanda em setembro do próximo ano é 1º de fevereiro ou 1º de maio de 2024.

>>> Melhores bolsas de mestrado na Europa

Bolsas para graduação na Austrália recebem inscrições

A Universidade de Melbourne está com inscrições abertas para seu programa de bolsas para estudantes internacionais que desejam fazer faculdade na Austrália. O Melbourne International Undergraduate Scholarship prevê cerca de 1.000 bolsas em todas as áreas de estudo.

O programa oferece um desconto de 10 mil dólares australianos na tuition no 1º ano de curso, 50% de isenção das taxas nos três anos do curso ou 100% de isenção durante toda a faculdade.

Não há um processo separado de candidatura para a bolsa e todos os candidatos inscritos em um curso de graduação são considerados para o benefício. A Universidade de Melbourne tem duas rodadas de inscrições por ano, uma para o primeiro semestre (30 de novembro de 2023) e outra para o segundo (31 de maio de 2024).

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais