Bolsas de estudo para intercâmbio gratuito e estudar fora em 2023




Bolsas de estudo para fazer intercâmbio gratuito e estudar fora em 2022 para brasileiros

Procurando as melhores bolsas de estudo para estudar fora e fazer intercâmbio gratuito em 2023? Eu sou a Bruna Passos Amaral, mas pode me chamar de anja do deadline, e tô aqui para te ajudar no projeto de conseguir uma bolsa de estudos para estudar no Exterior em 2023.

Se você quer estudar no Exterior de graça em 2023, não perde mais tempo, me segue lá no instagram no @partiuintercâmbio. Minha missão de vida é que você nunca mais perca a data de inscrição de um edital de bolsa de estudos para estudar no exterior. Então bora conhecer as melhores oportunidades de bolsa de estudos com inscrições abertas. Ah, as bolsas desse post estão organizadas por ordem cronológica!

Bolsas de estudo para brasileiros para estudar fora e intercâmbio gratuito

>>>Mentoria do Partiu Intercâmbio: inscrições abertas

Bolsas Erasmus Mundus para fazer mestrado na Europa com tudo pago

Nessa época do ano ainda estão abertas as inscrições para alguns dos programas Erasmus Mundus de mestrado. No nosso buscador ainda tem editais abertos e os deadlines variam.

Esses programas de mestrado na Europa são feitos por consórcios das universidades europeias em cursos oferecidos em, pelo menos, dois países diferentes. As áreas são as mais diversas e muitos cursos são interdisciplinares.

De modo geral, para concorrer a uma das bolsas integrais que os programas oferecem, é preciso ter proficiência em inglês, ter graduação, não ter terminado a última formação há mais de cinco anos e não estar morando na Europa há mais de 15 meses até o início do curso.

Holland Scholarship: bolsa do governo para estudar na Holanda

O Holland Scholarship é um programa do governo que se destina a estudantes internacionais que desejam estudar na Holanda. Ele contempla cursos de graduação e mestrado de diferentes instituições de ensino e pesquisa do país.

Mais de 2 mil cursos ministrados em inglês e nas mais diversas áreas fazem parte do programa. A bolsa do programa do governo holandês é de 5 mil euros. Os bolsistas recebem o valor no primeiro ano dos estudos.

Para concorrer, é preciso se candidatar ao curso de graduação ou mestrado e informar o interesse na bolsa. O prazo para se candidatar para a atual edição do programa e começar a estudar na Holanda em setembro do próximo ano é 1º de fevereiro ou 1º de maio de 2023. No entanto, as universidades podem ter prazos diferentes.

>>> Melhores bolsas para estudar na Europa

Bolsas de estudo para doutorado na Inglaterra

A Universidade de York oferece diversas bolsas para doutorado. As inscrições para as bolsas de estudo vão até 8 de março para alguns programas e outros recebem inscrições até diferentes datas de janeiro. A Universidade de York na Inglaterra está com as inscrições abertas para bolsas de doutorado em diversas áreas. Os programas são em diversas áreas do conhecimento e as bolsa em geral cobrem tuition completa e bolsa de estudo mensal. Para se candidatar pras bolsas você precisa ter já se inscrito pro programa de doutorado da sua escolha e para essa candidatura você vai precisar de documentos básicos que comprovem sua fluência em ingles, histórico, motivação, recomendação.

>>> Como fazer mestrado na Inglaterra

GKS: bolsas para pós-graduação na Coreia do Sul 

O National Institute for International Education (NIIED) oferece bolsas para fazer pós-graduação – mestrado e doutorado – na Coreia do Sul por meio do programa GKS (Global Korea Scholarship). No entanto, é importante notar que existem dois editais diferentes com essa mesma sigla.

Um deles é via embaixada (Embassy Track), programa que oferece seis bolsas para brasileiros e contempla 64 universidades. Para se candidatar você precisa ter menos de 40 anos, ter terminado a graduação ou mestrado até 28 de fevereiro de 2023, ter proficiência em inglês e ter 80% de aproveitamento no curso anterior (no mínimo). 

A bolsa cobre passagem aérea de ida e volta, dormitório compartilhado, bolsa mensal equivalente a US$ 900 em moeda local, além de curso de coreano de um ano. A GKS também cobre todo o curso superior custeado pelo governo, seguro médico, entre outros. O prazo para candidatura via embaixada é 8 de março.

Já no GKS – University Track, nesta edição são sete bolsas para brasileiros e nesse caso os candidatos devem aplicar diretamente para uma universidade coreana, que pode indicar o candidato para a bolsa do NIIED ou não.
As bolsas incluem passagens aéreas, isenção de taxas na universidade, seguro médico, um subsídio mensal, além de um auxílio de custo específico para moradia. Além disso, o governo oferece um curso gratuito de língua coreana no primeiro ano do estudante no país.

Os prazos variam conforme a instituição de ensino de interesse do candidato.

>>> Playlist especial sobre a Coreia do Sul: bolsas e passeios

Universidade de La Rioja: bolsa de estudos de intercâmbio na Espanha

Até 17 de março, a universidade de La Rioja recebe inscrições para bolsas de estudo para cursos de espanhol na Espanha. O intercâmbio na Espanha têm duração de mais ou menos três meses e podem se inscrever alunos matriculados em cursos de graduação, mestrado, pós ou doutorado. A bolsa de estudos cobre o valor integral do curso, moradia, seguro saúde e mais 1500 euros pra cobrir seu custo de vida durante a experiência na Espanha. Não é necessário ter conhecimento de espanhol pra se candidatar. No canal, tem um vídeo incrível com uma Brasileira que ganhou a bolsa.

>>> Universidades no Exterior que aceitam ENEM

ELAP: bolsas para mobilidade acadêmica no Canadá

O Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) é um programa do governo canadense que concede anualmente centenas de bolsas para intercâmbio no Canadá grátis a estudantes da América Latina.

As bolsas são voltadas a estudantes de graduação, mestrado e doutorado e o candidato precisa estar matriculado em uma instituição de ensino superior brasileira. O estudante passa de quatro a seis meses no Canadá e retorna pra terminar seus estudos aqui no Brasil. 

As bolsas de quatro meses serão de 8.200 dólares canadenses, enquanto as de cinco a seis serão de 11.100 dólares canadenses. Ambas integram os custos de passagem aérea, visto, seguro-saúde, livros e despesas com moradia.

Para se candidatar, o estudante deve realizar a inscrição junto à universidade brasileira. Esta será responsável por enviar a candidatura para a instituição canadense escolhida até 21 de março.

>>> Acesse nosso canal no Telegram e receba alertas de bolsa

Bolsa de estudo para intercâmbio na Irlanda

Até o dia 24 de março, dá pra se inscrever pra concorrer pra uma das 60 vagas de bolsa para fazer intercâmbio na Irlanda. Trata-se do programa Government of Ireland International Education Scholarship, voltado para estudantes universitários estrangeiros. Estudantes de QUALQUER ÁREA podem concorrer, mas é importante ter excelência acadêmica. Os selecionados vão passar um ano na Irlanda em uma de três modalidades: mestrado sanduíche, mestrado de um ano completo ou doutorado sanduíche.

Os selecionados vão receber bolsas de até 10 mil euros por ano, além de isenção nas taxas de matrícula. Pra se inscrever, é necessário entrar em um portal online e enviar um formulário completo além de histórico e diplomas traduzidos, carta de motivação e cartas de recomendação. No nossa canal no YouTube tem uma live ótima com uma mentorada do Partiu Intercâmbio que é bolsista do programa.

FCT dá bolsas para doutorado em Portugal

A Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) portuguesa receberá até 31 de março candidaturas para o seu edital anual de bolsas para doutorado em Portugal. Em 2023, o programa irá conceder novamente apoio a 1.450 investigadores de qualquer área do conhecimento.

Os candidatos selecionados recebem subsídio mensal para os custos de vida. Dependendo da modalidade do benefício, os bolsistas também podem ter isenção de taxas universitárias, auxílio para instalação, viagem e também seguro saúde.

A duração da bolsa é anual, mas há possibilidade de renovação de no máximo quatro anos (48 meses). Para se candidatar, é preciso residir em Portugal e não ter o grau de doutor.

A seleção será baseada em três critérios: mérito do candidato (30%); mérito do plano de trabalho (40%) e mérito das condições de acolhimento (30%). 

>>> Como faz para estudar em Portugal

British Council Women in STEM: bolsas de mestrado para mulheres no Reino Unido

Também até 31 de março, é possível se candidatar ao British Council Women in STEM. O edital é voltado a mulheres latino-americanas formadas em disciplinas das ciências que desejam fazer mestrado nas melhores universidades do Reino Unido com todas as despesas pagas.

O programa contempla áreas como saúde pública, mudanças climáticas, engenharia e meio ambiente. Em 2023/2024, são oferecidas bolsas na Anglia Ruskin University, Brunel University London e na Birmingham University.

Para se candidatar, é preciso demonstrar necessidade financeira, saber inglês, ter graduação, ser ativa no campo ou ter interesse comprovado em sua área de estudo. As bolsas para mulheres na ciência incluem taxas universitárias, subsídio mensal, auxílio para despesas de viagem, visto e seguro saúde.

Bolsas de estudo na Espanha da Fundação Carolina

Se o seu sonho é estudar na Espanha, precisa conhecer o maior e mais abrangente edital de bolsas de estudos para estudar no país. A convocatória para bolsas da Fundación Carolina 2023/2024 oferece 613 bolsas de estudo

As bolsas são nas mais diversas áreas, sendo 242 para pós-graduação, 36 de mobilidade para professores, 126 para estudos institucionais e 100 para doutorado e pós-doc. O valor e tipo das bolsas (completa ou parcial) varia bastante de curso para curso, então, tem que ler tudo bem direitinho no edital.Os prazos de solicitação vão até 15 de março para pós-graduação e estudos institucionais, 23 de fevereiro para alguns programas de estudos institucionais (da ECV) e 13 de abril para as outras mobilidades.

Bolsa de estudos da Universidade de Bristol

Até 24 de abril a Universidade de Bristol recebe candidaturas para bolsas de graduação e mestrado na Inglaterra. O programa Think Big oferece bolsas parciais e integrais com valores que vão de 6 mil a 23 mil libras. Esse programa abre todos os anos e seleciona candidatos do mundo inteiro que queiram estudar na Universidade britânica que é 9ª melhor do Reino Unido. Para poder se candidatar você precisa já ter feito a candidatura para o curso de graduação ou mestrado na Universidade. Depois de feita essa inscrição você preenche o formulário de candidatura da bolsa que vai pedir uma carta de motivação específica pra você.

Bolsa para fazer faculdade em Londres de graça

Quer fazer faculdade em Londres com tudo pago? Até 24 de abril é possível se candidatar pras bolsas UCL Global Undergraduate Scholarship. A University College London (UCL) oferece 10 bolsas integrais que cobrem o valor do curso mais bolsa mensal para o custo de vida em Londres e 20 bolsas que incluem o valor total da tuition fee. A bolsa de estudos é para candidatos que vão iniciar um curso na universidade em 2023/2024 que saibam falar ingles e tenham necessidade financeira. Para você ter uma ideia, a UCL classifica uma família com renda anual de £ 25 mil (cerca de R$ 150 mil) ou menos como baixa renda.

>>> Veja outras bolsas para cursos de idiomas no exterior

Bolsas para curso de verão na Espanha

A Universidade Complutense de Madri juntamente com o Santander estão recebendo inscrições para bolsas para cursos de verão na Espanha. A Escuela Complutense de Verano oferece 77 cursos em quatro áreas: saúde, ciências experimentais, ciências sociais e ciências humanas.

As aulas acontecem na sede de San Lorenzo de El Escorial e, neste ano, ocorrem de 3 a 21 de julho. As bolsas são de diferentes modalidades e podem incluir isenção parcial da matrícula e alojamento. A maioria das bolsas tem como deadline o dia 8 de maio.

>>> Bolsas para cursos curtos no exterior

Bolsas para doutorado e pesquisa na Finlândia

O EDUFI Fellowships é um programa voltado a estudantes de doutorado e pesquisadores de todo o mundo e de todos os campos de estudo interessados em uma bolsa para estudar na Finlândia. Mais especificamente, podem aplicar candidatos que desejam realizar o doutorado pleno ou doutorado sanduíche na Finlândia ou doutorandos e pesquisadores que queiram passar um tempo pesquisando no país. Embora acolha estudantes de todos os países, candidatos do Brasil, China, Rússia, Índia e EUA terão prioridade. As bolsas de estudos para brasileiros duram de três meses a um ano e os selecionados recebem um subsídio mensal de 1.500 euros. As candidaturas para a bolsa para estudar na Finlândia são aceitas em qualquer momento do ano, desde que os pedidos sejam apresentados pelo menos cinco meses antes do período de estudos pretendido. Três meses após o recebimento da inscrição, a EDUFI deverá comunicar o resultado.

>>> 5 bolsas para doutorado pleno no Exterior

Bolsas de estudo para curso de espanhol na Espanha

Anualmente, a Fundación Lengua abre o seu edital de bolsas para cursos de espanhol de duas semanas em Valladolid, na Espanha. Pessoas que querem aprender espanhol e que estão em qualquer nível no idioma podem se candidatar. A bolsa cobre somente o custo do curso (equivalente a 510 euros) e, portanto, gastos com passagem, alimentação e acomodação não estão incluídos. Não é assim a bolsa dos sonhos como a bolsa da Universidade de La Rioja ou do Santander, mas é melhor do que ter que pagar tudo. Afinal, o euro tá beeem caro. As inscrições vão até 31 de outubro e para se candidatar você não pode morar na Espanha. Ah, e antes que você diga “mas deve impossível de ganhar essa bolsa”, tem um relato da Isabela Rufato, que foi bolsista da Fundación Lengua e contou tudo aqui no site.

>>> Bolsas para cursos de idioma no Exterior

Bolsas de Estudo para mestrado e doutorado na Austrália

A Universidade de Sydney é uma das instituições de ensino superior australianas que tem edital de bolsa de estudo para estrangeiros. O University of Sydney International Strategic Scholarship tem o objetivo de atrair estudantes internacionais de excelência interessados em realizar pesquisa de pós-graduação (mestrado, doutorado, PhD).

A bolsa cobre integralmente as taxas de matrícula e oferece um auxílio anual para subsistência de 35 mil dólares australianos por até três anos. Para os estudantes de doutorado, há possibilidade de extensão de um semestre da bolsa. O bolsista também tem direito a solicitar um subsídio de realocação de 1.250 dólares australianos para cobrir a viagem do país de origem até lá. Após a conclusão dos estudos, também é possível solicitar o mesmo subsídio para viagem de volta ao país natal.

O programa não tem prazo específico para candidatura, mas é preciso ficar atento aos períodos de ingresso de estudantes estrangeiros.

>> Melhores bolsas para menores de idade

Precisa de ajuda para candidatar?

mentoria do Partiu Intercâmbio abre inscrições todos os anos e ajuda brasileiros a conseguir oportunidades de estudo e trabalho no exterior.

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

COMENTÁRIOS

One response to “Bolsas de estudo para fazer intercâmbio gratuito e estudar fora para brasileiros em 2023”

  1. […] Bolsas de estudo para fazer intercâmbio gratuito e estudar fora para brasileiros em 2023 […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

livros amazon paratiu intercambio