fellowship o que e e como conseguir

Fellowship: o que é e as principais oportunidades de bolsa

Se você já pesquisou um pouquinho mais a fundo – e de forma efetiva – sobre estudar em uma universidade no exterior, certamente, já se deparou com o termo fellowship. Mas, afinal, o que é isso?

Infelizmente, fazer pós-graduação em alguns países pode custar realmente muito caro. E é nesse contexto que surge essa modalidade de bolsa de estudos, que para muitos é a única forma de conseguir ter a formação que desejam.

O objetivo deste conteúdo é justamente explicar melhor o que é fellowship e como você pode conseguir uma bolsa desse tipo para realizar o seu sonho de fazer intercâmbio. Acompanhe!

>>>Mentoria do Partiu Intercâmbio

Afinal, qual é o significado do termo fellowship?

Antes de explicar o que é fellowship no seu aspecto mais prático, é importante dar um passo atrás e entender o significado do termo. A palavra, em inglês, é utilizada para denominar um grupo de pessoas ou uma organização com o mesmo propósito, como no caso da American Fellowship of Reconciliation, conforme a primeira definição que aparece no Cambridge Dictionary.

Já o Britannica Dictionary dá uma ampliada nesse conceito, afirmando que fellowship significa uma 1) relação amigável; 2) uma relação entre pessoas que têm os mesmos interesses ou sentimentos ou, ainda, 3) um grupo de pessoas com interesses semelhantes.

Além disso, ele também traz o conceito relacionado ao que estamos tratando aqui, uma vez que menciona que fellowship é 4) uma quantia em dinheiro para pagamento de alimentação, moradia ou outro item dado a um estudante de pós-graduação que trabalha para uma universidade.

Por fim, também pontua que o termo pode se referir à posição de um “fellow” em uma universidade. O fellow seria, assim, um bolsista que tem uma fellowship para estudar.

>> 5 mitos sobre pós-graduação nos EUA

Fellowship: o que é?

Acredito que depois dessa breve explicação ficou mais fácil compreender o que é fellowship, não é mesmo? Trata-se, portanto, de um aporte financeiro concedido para subsidiar a educação superior de um estudante.

Via de regra, essa modalidade de benefício é destinada a alunos de pós-graduação e tem o objetivo de auxiliar nos custos de estar estudando. Além disso, as seleções de programas de fellowship costumam ser baseadas no mérito, ou seja, no desempenho ou êxito do candidato nos seus estudos anteriores.

Além de estudos de pós-graduação, esse tipo de bolsa também pode custear projetos de pesquisa, programas de formação, especialização ou aperfeiçoamento profissional. Em relação ao que ganham os fellows, existem editais que cobrem apenas os custos de matrícula, mas também há outros que financiam atividades fora da sala de aula (como viagens ou projetos de dissertação ou tese) e auxiliam com outros gastos.

Os demais detalhes – como duração, valores e coberturas e requisitos – dependem de cada universidade ou programa.

De qualquer forma, participar de iniciativas como essa traz muitos benefícios. Além de possibilitar os estudos em outro país ajudando com as despesas, os bolsistas têm a oportunidade de se desenvolver acadêmica e profissionalmente, fazer uma imersão cultural, aprender ou aperfeiçoar outro idioma, expandir a sua rede de contatos e todos os outros tantos pontos positivos de se fazer um intercâmbio.

>>> 5 bolsas para doutorado pleno no Exterior

Tipos de fellowship

Como já mencionamos, existem diferentes tipos de fellowships e aqui vamos falar brevemente sobre algumas das principais categorias.

Fellowship para pós-graduação

Conhecidas em inglês como Graduate Fellowship, essas bolsas subsidiam custos de mestrado e doutorado, incluindo, normalmente, pelo menos os valores integrais das taxas de matrícula na universidade. No entanto, elas muitas vezes também oferecem subsídio mensal para os custos de vida e outros adicionais, como seguro saúde.

Fellowship para pós-doutorado

Existem também muitos programas de fellowship para pós-doc, que são voltados a candidatos que tenham concluído o doutorado recentemente e desejam se dedicar à pesquisa ou a uma área específica.

Além de financiar projetos de pesquisa, muitas iniciativas desse tipo financiam o aprofundamento em uma determinada disciplina acadêmica para que os pesquisadores se especializem mesmo naquele âmbito de estudo. Essas bolsas costumam ser generosas, mas também podem exigir que os bolsistas ministrem aulas ou cursos, por exemplo.

Fellowship em medicina ou outras áreas

As Medical Fellowships são bastante procuradas e são bolsas destinadas a médicos recém-formados que já tenham concluído também a residência em sua especialidade. O objetivo desses programas é subsidiar profissionais da área que busquem aprofundar ainda mais o seu conhecimento em subespecialidades para se tornarem especialistas em nichos da medicina.

Além disso, também existem fellowships de especialização em outras áreas, como veremos a seguir.

Fellowship: oportunidades de bolsas para estudar no exterior

Aqui no buscador do Partiu Intercâmbio, já publicamos uma série de programas de fellowship, que você pode conferir neste link. Abaixo você pode conhecer mais sobre alguns deles:

German Chancellor Fellowship

O German Chancellor Fellowship é um programa da Fundação Alexander von Humboldt que dá bolsas para profissionais interessados em desenvolver um projeto na Alemanha. Para se candidatar, é preciso ser brasileiro, ter graduação, experiência em liderança e proficiência em inglês.

Uma vez que a bolsa inclui dois meses de curso de alemão e outros 12 meses de pesquisa, não precisa falar alemão para se candidatar.

A fellowship inclui ajuda mensal, que varia de acordo com a qualificação do selecionado. Os bolsistas também têm custos como gastos com a viagem e curso de alemão cobertos. A oportunidade também oferece ajuda para que os bolsistas levem a família durante o período – se for o caso. 

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 15 de outubro.

Harvard Environment Fellows Program

Este é um típico programa de fellowship para pós-doc, ou seja, para quem recebeu o título de PhD recentemente. O Harvard Environment Fellows Program foi criado para possibilitar que recém-doutores possam utilizar os vastos recursos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, para pesquisar problemas relacionados à questão ambiental.

Os fellows trabalham por dois anos com professores de Harvard em qualquer departamento para criar conhecimento sobre o assunto, ao mesmo tempo que fortalecem conexões entre as muitas disciplinas acadêmicas da universidade.

A bolsa de pós-doc em Harvard inclui um salário anual de 80 mil dólares, seguro de saúde e um valor de 2.500 dólares para viagens ou outros gastos profissionais.

O prazo de inscrições costuma encerrar em janeiro.

Chevening Clore Fellowship

O Chevening Clore Fellowship é um programa de bolsas para aperfeiçoamento profissional no Reino Unido nas áreas das artes e da cultura. O seu objetivo é desenvolver líderes voltados a enriquecer e transformar a prática e o engajamento cultural. Podem participar do programa profissionais que atuam nas áreas das artes e da cultura.

A cada ano, são concedidas bolsas para aperfeiçoamento profissional a pessoas de diferentes setores: artes visuais e performáticas, mídia digital, cinema, museus, bibliotecas, arquivos, patrimônio, política cultural e etc.

>> Mais oportunidades na área de artes

Os selecionados participam de palestras com convidados, encontros com os colegas, workshops, orientação, práticas e treinamento sobre gerenciamento de mudanças, planejamento estratégico e política cultural.

A fellowship pode ser de até 18,5 mil libras para cobrir: voos de ida e volta ao país de origem; acomodação; custo de vida; estágio; conferências e cursos; treinamento e viagens pelo Reino Unido. As inscrições da última edição do programa encerraram em 1º de novembro de 2022.

Nieman Visiting Fellowships at Harvard

O Nieman Visiting Fellowships at Harvard é promovido pela Fundação Nieman de Jornalismo e um exemplo de iniciativas desse tipo para profissionais – neste caso, jornalistas.

O programa recebe candidaturas de interessados em pesquisas sobre o futuro do jornalismo em Harvard. As bolsas consistem em um salário semanal durante o período do programa e alojamento. O subsídio será concedido apenas aos bolsistas que não estiverem recebendo um salário de um empregador durante o período. Os selecionados também têm acesso aos centros de pesquisa e às bibliotecas de Harvard.

Os candidatos não precisam estar atuando como jornalistas nem possuir diploma universitário. É necessário, porém, enviar um projeto que apresente perspectivas para o futuro do jornalismo e ser fluente em inglês.

O período de inscrições da última edição foi até 1º de dezembro.

AKS Graduate Fellowship

O AKS Graduate Fellowship é um programa de mobilidade acadêmica para pós-graduandos da Academia de Estudos Coreanos. A duração é de seis meses e os bolsistas precisam ter disponibilidade para desenvolverem suas pesquisas de mestrado ou doutorado sanduíche na Coreia do Sul em um determinado período estipulado pelo edital.

As bolsas incluem remuneração mensal, passagens de ida e volta, moradia no campus, apoio de um professor orientador e curso de coreano.Todo o programa será em coreano, por isso, recomenda-se que os candidatos tenham bons conhecimentos do idioma. Há necessidade de apresentar prova de proficiência de Coreano e/ou de inglês (TOEFL ou IELTS).

As inscrições estão abertas e vão até o dia 12 de maio de 2023.

MBA Fellowship – Isenberg School of Business

A Isenberg School of Business é a escola de negócios da University of Massachusetts Amhers, que oferece um programa de MBA Fellowship. Para quem está acompanhando, sim, essa é a bolsa que a Bruna – que agora está nos Estados Unidos – ganhou!

O MBA da UMass Amherst oferece diferentes possibilidades de especialização (finanças, data analytics, marketing, gestão etc) e tem duração de dois anos. Também é muito bacana que a Isenberg tem um programa de desenvolvimento de carreira que o estudante participa enquanto está fazendo o curso.

O programa MBA Fellowship financia integralmente a formação, incluindo a mensalidade, um subsídio anual e o seguro saúde. Em contrapartida, os bolsistas obtêm experiência prática enquanto trabalham em projetos da Isenberg ou da universidade. Além disso, ganham acesso à rede de contatos de ex-alunos do curso.

As inscrições costumam encerrar no início do ano – na última edição, o deadline foi 1º de fevereiro.

É difícil ganhar uma fellowship?

Como no caso de qualquer bolsa de estudos, ninguém vai bater na sua porta e oferecer uma fellowship para você fazer a sua pós-graduação, o seu pós-doc, especialização ou aperfeiçoamento profissional no exterior. Ou seja, ninguém consegue se tornar fellow de um programa legal se ficar sentado no sofá sem fazer absolutamente nada para isso.

É preciso correr atrás, fazer muita pesquisa para encontrar um programa que se encaixe nos seus objetivos, depois preparar toda a candidatura, reunir documentos, ir atrás dos requisitos – que muitas vezes incluem ter proficiência em inglês, por exemplo. Enfim, leva um certo tempo e requer esforço e dedicação.

Como você já sabe se acompanha o nosso trabalho há mais tempo, aqui no site do Partiu Intercâmbio e também no nosso canal do YouTube tem vários conteúdos para ajudar você nesse percurso. Desde muitas oportunidades no nosso buscador, até guias e dicas e vídeos com bolsistas dos mais diferentes programas pelo mundo afora. Então, mãos à obra e partiu conquistar uma fellowship!

Precisa de ajuda para candidatar?

mentoria do Partiu Intercâmbio abre inscrições todos os anos e ajuda brasileiros a conseguir oportunidades de estudo e trabalho no exterior.

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais