mitos sobre pós-graduação nos eua partiu intercambio

5 mitos sobre fazer pós-graduação nos EUA

Existe muuuuita coisa errada por aí quando a gente fala em fazer pós-graduação nos EUA. Hoje, vou falar sobre os 5 principais mitos sobre fazer pós-graduação nos EUA, e vou te explicar tudo que você precisa saber pra nunca mais acreditar nessas histórias!

Bolsas nos EUA

Tem muita gente que sonha em fazer pós-graduação nos EUA. Afinal de contas, inúmeras das melhores universidades do mundo estão por lá, e a opção de programas de mestrado e doutorado que o país oferece é quase infinita. Tem curso de tudo que é jeito, pra tudo que é interesse.

Mas tem muita gente que fica com o pé atrás com relação a fazer pós nos EUA porque, em algum momento, essa pessoa acreditou em alguns mitos que rolam por aí sobre fazer mestrado ou doutorado por lá. Dá o play pra saber mais:

>>> Melhores bolsas para fazer intercâmbio

Não tem bolsa para fazer pós-graduação nos EUA

Eu diria que esse mito é o maior e mais conhecido de todos: “quase não tem bolsa pra fazer pós-graduação nos EUA!” Esse mito é muito comum, e talvez o mais prejudicial, pois acaba desestimulando muita gente de considerar os EUA na hora de procurar opções para pós-graduação.

E tem uma razão para esse mito existir. Ao contrário da Europa e outros lugares, onde existem muitos programas grandes de bolsa de estudos, como o Chevening na Inglaterra, o Orange Tulip Scholarship na Holanda, ou o GKS na Coréia do Sul, quase não existem esses programas de bolsa de estudo nos EUA.

Até tem o Knight-Hennessy na Universidade de Stanford e um ou outro programa de bolsa para pós-graduação, mas, no geral, as universidades nos EUA não oferecem muita bolsa de estudos de mérito. Além do mais, as bolsas de mérito nos EUA raramente cobrem todos os custos, ou seja, o tuition e os custos de vida.

Mas os EUA tem muita oferta de vagas de trabalho dentro dos departamentos das universidades americanas que são exclusivas para alunos de Mestrado e Doutorado. Essas oportunidades não são exatamente uma bolsa de estudos e sim uma posição de trabalho dentro da universidade em troca disso, esses alunos não pagam tuition e ainda recebem um salário que costuma cobrir os custos de vida.

Mas essas vagas não funcionam como bolsas de estudos de mérito, não abrem chamadas ou editais, e, logo, não são tão famosas. Além disso, elas são oferecidas por cada departamento, então em uma mesma universidade, um departamento pode oferecer várias vagas enquanto outro, nenhuma.

Por essa razão, muita gente acha que não tem muita bolsa pra fazer pós nos EUA, ou que na Europa as chances de bolsa são maiores, mas isso é um MITO! E se você precisa de ajuda para encontrar essas oportunidades, dá uma olhada na mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar nos EUA. Nela, nos acompanhamos vocês durante todo o processo de candidatura para aumentar as chances de sucesso e de bolsa de estudos para fazer mestrado ou doutorado nos EUA.

>>> Como conseguir bolsa de estudos nos EUA

Os Estados Unidos é um país fechado pra imigrantes

É muito comum a gente ouvir aqui pessoas que não consideram os EUA por acharem que eles não são muito receptivos a estudantes internacionais, e isso é um mito e dos grandes.

Entre 2019 e 2020, mais de um milhão de alunos internacionais foram estudar nos EUA, seja pra fazer graduação, pós, cursos de inglês ou cursos de especialização.

Os estudantes internacionais são essenciais para a economia dos EUA e são muito, muito importantes para as universidades, logo, todas as universidades nos EUA tem departamentos próprios para receber os alunos de fora do país, e as cidades universitárias estão super acostumadas a receberem alunos internacionais, já que grande parte da população é formada por pessoas dos mais diversos cantos.

>>> TOEFL iBT: prova de proficiência de inglês 

Além disso, os EUA é um país formado por imigrantes, e tem como cultura a recepção a pessoas de outros lugares. Mas é importante ressaltar algo aqui: ser imigrante não é fácil, e vão sempre existir dificuldades, e pode ser sim que você encontre pessoas que vão te tratar mal por ser imigrante. Mas isso pode acontecer nos EUA ou em qualquer outro país. Infelizmente, a ignorância e o preconceito existem em todos os lugares.

Mas é um mito que os EUA seja fechado para imigrantes, principalmente se você for para lá estudar com tudo legal.

>>> 5 coisas ruins de morar na Alemanha

“Trabalhar nos EUA  é impossível”

O terceiro mito sobre fazer pós-graduação nos EUA é que é difícil conseguir trabalhar nos Estados Unidos depois de finalizar seus estudos.

Existe um programa do governo dos EUA que garante que qualquer pessoa que finalizar um curso de pelo menos nove meses nos EUA pode ficar lá depois trabalhando legalmente durante um período.

Essa autorização temporária de trabalho é uma forma de entrar no mercado de trabalho e depois conseguir um patrocínio para o visto de trabalho permanente por exemplo.

Então se seu objetivo é trabalhar nos EUA após os estudos é possível fazer isso, sim.

>> Como trabalhar na Alemanha legalmente

O visto de estudante nos EUA é muito difícil de tirar

O quarto mito sobre pós-graduação nos EUA  é que é muito difícil tirar o visto de estudante.

Todo mundo já ouviu uma história de alguém que teve o visto para os EUA negado, e isso às vezes assusta quando pensamos em ir estudar nos Estados Unidos.

Mas a verdade é que tirar o visto de estudante costuma ser um processo muito tranquilo. Fazendo tudo certinho, comprovando renda conforme o pedido pela universidade e retirando todos os documentos necessários, as chances de sucesso são muito altas.

>>> Curso de inglês online gratuitos

Só universidades da Ivy League são boas

Outro mito que as pessoas repetem muito sobre estudar nos EUA é que só vale a pena se for em uma universidade da Ivy League. Olha, eu não vou discutir com ninguém que as universidades da Ivy League são boas. Isso todo mundo já sabe.

Mas a verdade é que, quando se fala em bolsa de estudos pra pós-graduação nos EUA, a grande parte das oportunidades não está nas Ivy League. As pessoas às vezes torcem o nariz pra essas universidades públicas porque algumas não são muito famosas. As pessoas até conhecem a UCLA e tal, mas não sabem que a University of Michigan – Ann Arbor é uma das melhores universidades dos EUA, por exemplo.

E na hora de buscar opções para fazer pós, é MUITO importante abrir a cabeça e flexibilizar, esquecer só essa história de Ivy League e olhar pras essas universidades públicas sem preconceito, até porque a grande maioria delas são universidades de altíssima qualidade!

Precisa de ajuda para candidatar?

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Toda semana no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais