Bolsas de graduação na Coreia do Sul para brasileiros

bolsa de graduacao na coreia do sul embaixada governo

 

O governo e a Embaixada da Coreia do Sul oferecem, através do Programa de Bolsas de graduação na Coreia, três bolsas para brasileiros e uma bolsa para descendente de coreanos estudarem no país asiático com tudo pago.

Bolsas na Coreia

A embaixada sul-coreana no Brasil receberá as candidaturas até 5 de outubro de 2018. As bolsas de estudo do governo da Coreia são para fazer toda a graduação no país e têm duração de 5 anos. É importante esclarecer que este é um dos dois programas do National Institute for Internacional Education (NIIED ) para estudar na Coreia. Este edital é aberto para (quase) todas as áreas do conhecimento e neste edital, os candidatos precisam aplicar via Embaixada.  Já no edital para acesso via University Track os candidatos se inscrevem via Universidade na Coreia do Sul.

>> Bolsas para estudar na Coreia do Sul na área de gestão e políticas públicas

Como são as bolsas de graduação na Coreia

As bolsas de graduação na Coreia do NIIED incluem passagens aéreas, isenção de taxas na universidade, seguro médico, um subsídio mensal de 800.000 won sul-coreano, além de um auxílio de custo específico para moradia. Além disso, o governo oferece um curso gratuito de língua coreana no primeiro ano do estudante no país e concede um prêmio para proficiência na língua.

Portanto, dos cinco anos de duração do programa, um é voltado para o estudo da língua coreana no National Institute for Internacional Education (NIIED) e os outros quatro para frequentar o curso de graduação escolhido. Depois deste ano de estudo de coreano, para entrar na universidade o estudante deverá atingir o nível 3 no teste de proficiência TOPIK. Em função da duração, alguns cursos não entram no programa, como é o caso de medicina, odontologia, farmácia e arquitetura.

>>>>Como validar no Brasil diploma obtido no Exterior?

Como se candidatar para as bolsas de graduação na Coreia do Sul

Entre os requisitos para aplicar no programa de bolsas de graduação na Coreia do Sul estão: ter cidadania brasileira e ter pais brasileiros, ter menos de 25 anos de idade (ter nascido após 1º de março de 1993), ter um diploma do Ensino Médio até 01/03/2019, ter uma média de pelo menos 80% de aproveitamento durante o Ensino Médio (ou estar entre os 20% de melhores alunos da escola), possuir excelente domínio da língua inglesa e não ter recebido nenhuma bolsa do governo da Coreia.

>>> Como ganhar bolsas sem ter notas incríveis?

Para se candidatar, é necessário enviar preenchidos em inglês alguns formulários disponíveis no site da embaixada, além de entregar alguns certificados:

  • Application form (formulário do site)
  • NIIED Pledge (formulário do site)
  • Carta de Motivação/Personal Statement (formulário do site)
  • Plano de estudo (formulário do site)
  • Duas cartas de recomendação (formulário do site)
  • Certificado de Saúde (formulário do site)
  • Cópia autenticada com tradução juramentada do certificado de conclusão do Ensino Médio
  • Tradução juramentada do histórico escolar do Ensino Médio (incluindo uma descrição do sistema e grade curricular da escola)
  • Cópia autenticada e tradução juramentada dos certificados de cidadania do candidato e de seus pais (Certidão de Nascimento, um certificado indicando relação de parentesco, passaporte dos pais, etc)
  • Cópia do certificado de proficiência de inglês (se couber)
  • Cópia do certificado de proficiência em coreano (se couber)

É importante notar que além dos originais, o candidato deve enviar 3 cópias de toda documentação. Além disso, os documentos tem de ser entregues (em mãos ou pelo correio) na Embaixada da Coreia do Sul no período de incricções que ainda não foi divulgado (mas que sempre é de uns quatro ou cinco dias, no máximo). Esse período se refere à data limite de chegada dos papéis na embaixada e não da sua postagem. O endereço para entrega dos documentos é:

A/C Elton Pacheco
Assessor de Relações Públicas
Embaixada da República da Coreia
SEN – Av. das Nações, Lote 14 – Asa Norte
Brasília – DF CEP: 70800-915

>>> Como ganhar uma bolsa de estudos

Dicas para ganhar a bolsa de graduação na Coreia

Muita atenção para a documentação e o envio dela exatamente no formato pedido pela seleção é FUNDAMENTAL. No release de divulgação do programa, o governo sul-coreano esboça algumas dicas sobre a “preparação” dos documentos. Não custa nada tentar segui-las à risca:

  • Preencha todos os formulários em inglês.
  • Na redação/personal statement  escreva sobre seus estudos, atividades, interesse pela Coreia e tudo aquilo que possa ajudar em sua candidatura. Demos dicas sobre a carta de motivação aqui no Partiu Intercâmbio
  • No plano de estudo pesquise sobre a grade curricular da universidade de sua escolha e demonstre que está informado sobre o curso e as matérias que deseja cursar.
  • Organize os formulários e documentos em ordem.
  • Faça três cópias simples da documentação. Envie as originais (autenticadas) em um envelope juntamente com as duas cartas de recomendação que devem vir seladas pelos próprios professores.
  • Coloque as outras 3 cópias simples em 3 envelopes separados na mesma ordem. Coloque tudo (4 envelopes) em um envelope maior e envie para a Embaixada.

>>> Como ser fluente em inglês sem intercâmbio

O período para envio das candidaturas é de 10 de setembro a 5 de outubro de 2018. Documentos que chegarem após a data limite serão desconsiderados. Você pode enviar dúvidas sobre as bolsas de graduação na Coreia pelo email kgspbrasil@mofa.go.kr

Veja o edital no site do Study in Korea
Veja o edital no site da Embaixada
Saiba mais sobre as bolsas
Todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter 🙂 Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

>> Duas bolsas em dois anos: relato sobre intercâmbio nos EUA e na China
>>> Encontre outras bolsas de graduação no exterior

COMENTÁRIOS

12 respostas para “Bolsas de graduação na Coreia do Sul da Embaixada da Coreia”

  1. erika vitória schaiblick alves disse:

    As universidades que eu escolher devem ser todas públicas?

  2. Gabriela Mendes disse:

    O formulário deve ser preenchido de maneira ou pode ser preenchido de maneira digitada?

  3. Camila disse:

    Estou na mesma situação, também queria saber…

  4. Josenildo José da Silva disse:

    Qual é o site pra fazer a inscrição

  5. Ola! Meu nome é Matheus queria saber algumas coisas: tenho 15 anos e estou no primeiro ano, teria algum problema quanto á isso? e eu não sei falar coreano,mas queria aprender no país tem algum problema sobre isso também?

  6. Laís disse:

    Pode ter 25 anos ou tem que ser 24 ou menos?

  7. Tiffany Kathrine Silva de Souza disse:

    Ola,
    Gostaria de um e-mail desse programa para tirar as minhas duvidas para fazer o intercambio em 2019 de graduação na Coreia do Sul.
    Pois o site da coreia do brasil não me responde só parece uma mensagem falando pra falei em outro e-mail pois esse sera excluído. E outro niied não me responde. Gostaria de um e-mail que tirasse minha duvida para eu fazer os papeis necessários pára participar do programa para que em setembro desse ano nos dias que tenho que enviar meus documentos eu já saiba oque tenho que enviar de documentos em inglês.
    Aguardo resposta.
    Tiffany

  8. Estela Paiva Bonelá disse:

    Como que o aproveitamento durante o ensino médio é calculado? Não vi nada no meu boletim

  9. Débora disse:

    Olá, gostaria de saber se há alguma previsão de acontecer esse programa novamente, pois concluo o ensino médio agora em 2018 e gostaria de conseguir uma bolsa para 2019. Obrigada!

  10. Lasty Dance disse:

    Devido a alguns problemas tive que optar pela a conclusão do ensino medio por meio do Enem(tenho o certificado de conclusão do ensino médio),eu posso concorrer a essa vaga ja que não tenho Histórico escolar do ensino médio?

  11. Kyvia Hyuuga disse:

    Com relação aos cursos… Onde eu poderia ver quais estão dentro dessas bolsa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *