bolsas para curso de verão na Coreia do Sul AKS partiu intercâmbio

AKS: Bolsas intercâmbio na Coreia do Sul de graça

Com objetivo de incentivar o surgimento de jovens líderes que entendam a Coreia do Sul, a Academia de Estudos Coreanos (AKS ou 중앙 연구원) está recebendo candidaturas às bolsas para intercâmbio na Coreia do Sul de graça.

O AKS Programa de Verão para Estudantes Internacionais terá neste ano suas edições 36 e 37. As inscrições para o intercâmbio na Coreia do Sul com bolsa de estudos vão até o dia 23 de fevereiro.

Tudo sobre as bolsas pra intercâmbio na Coreia

A proposta da AKS é oferecer um curso de verão intensivo em estudos coreanos para universitários estrangeiros. O curso é dividido ensino intensivo de língua coreana, cultura, economia, arte  e atividades culturais tradicionais.

>>> Brasileiro conta mais sobre intercâmbio na Coreia

Desde 1993, mais de 980 estudantes de 70 países diferentes já tiveram a oportunidade de serem selecionados para as bolsas para curso de verão na Coreia do Sul. Neste ano, o programa terá duas edições de três semanas. O 36º curso de coreano na Coreia do Sul ocorre de 1 de julho a 19 de julho e o 37º curso  ocorre de 5 de agosto a 23 de agosto.

O que o intercâmbio gratuito na Coreia cobre


As bolsas de estudo para o intercâmbio gratuito na Coreia do Sul da AKS incluem todos os custos relacionados ao curso e às despesas dos selecionados durante o período de aulas. A AKS fica em Seongnam-si bem pertinho da capital sul-coreana Seul.

Assim estão cobertos pela bolsa da AKS: o valor do curso, hospedagem, alimentação e transporte durante o período de aulas. A programa também inclui passeios e visitas durente dias de semana e todos esses custos estão cobertos pela bolsa de estudos para intercâmbio na Coreia do Sul na AKS. Ou seja uma ótima oportunidade de fazer intercâmbio na Coreia do Sul grátis, pagando o mínimo possível.

Importante lembrar que os únicos itens que não estão incluídos na bolsa de estudos da AKS para estudar coreano na Coreia do Sul são a passagem de ida e de volta, o transporte do aeroporto até a AKS e o seguro de saúde internacional.

Além disso, viagens e passeios que o estudante queria fazer nos fins de semana que não sejam da programação oficial do programa de intercâmbio da AKS também devem ser pagos pelo próprio estudante.

>> Veja mais cursos de verão

Requisitos das bolsas de coreano na Coreia do Sul

Todo o programa será em coreano, por isso, recomenda-se que os candidatos tenham pelo menos conhecimento de nível básico do idioma. O programa não exige que você apresente o TOPIK (prova de proficiência em Coreano), no entanto, você precisa de certificados de curso de coreano ou carta de um professor para comprovar que você tem conhecimento do idioma.

O programa é voltado para estudantes universitários de graduação que já estejam na universidade há no mínimo um ano. O foco principal são alunos que estejam se formando em estudos de coreano.

No entanto, também serão aceitos candidatos de matérias correlatas que tenham disciplinas semelhantes com aquelas da Coreia nas suas instituições. Caso sua universidade não ofereça cursos relacionados à Coreia comprovação de estudos do idioma Coreano são aceitas.

>> Brasileira estudando no Japão conta como é

Como concorrer ao intercâmbio gratuito na Coreia


Para se candidatar para as bolsas para estudar coreano na Coreia, é preciso reunir a documentação exigida e enviar para a AKS via formulário eletrônico ou via e-mail em um único PDF.

Abaixo listamos a documentação necessária para concorrer às bolsas para curso de coreano na Coreia do Sul:

  • Ficha de inscrição preenchida
  • Documentos da universidade (certificado, histórico escolar, comprovante de matrícula);
  • Comprovante de conhecimento de coreano (o formulário tem uma ficha de avaliação);
  • Carta de recomendação.

Todos os documentos precisam estar em inglês ou coreano. A inscrição deve ser feita no site do programa.

>> Melhores bolsas de estudo para intercâmbio em 2024

A bolsa da AKS para estudar Coreano na Coreia

O resultado da seleção das bolsas para curso de verão na Coreia do Sul será anunciado no final de março.  No YouTube do Partiu Intercâmbio vocês encontram uma playlist só sobre estudar na Coreia do Sul com entrevistas com brasileiros, dicas de bolsas e vídeos sobre a Coreia.

Na playlist, temos também um vídeo com a Bruna que ganhou a bolsa de estudos da AKS na Coreia do Sul e deu muitas dicas para os interessados no programa para intercâmbio gratuito na Coreia do Sul.

A Bruna ganhou a bolsa em 2019 e era estudante de letras da Unicamp na época conta que a experiência foi muito importante para expandir os horizontes e para melhorar o coreano. Além disso, no ano dela, a turma fez diversos passeios pela coreia cobertos pela bolsa da AKS. A entrevista completa com ela está neste vídeo.

Em caso de dúvida, é possível entrar em contato no [email protected]. O prazo para envio da candidatura vai até o dia 23 de fevereiro às 17h (da Coreia).

Sobre a AKS

A Academia de Estudos Coreanos ( 중앙 연구원, AKS) é um instituto de pesquisa e educação sul-coreano com o objetivo de estabelecer uma pesquisa profunda sobre a cultura coreana. Foi criada em 22 de junho de 1978 pelo Ministério da Educação e Ciência da Tecnologia da Coréia do Sul. Além do programa de bolsas para curso de coreano Coreia do Sul, a AKS também oferece bolsas para intercâmbio na Coreia para estudantes.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais e inscreva-se

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

4 comentários em “AKS: Bolsas intercâmbio na Coreia do Sul de graça”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais