Bolsas para estudar na Holanda

Bolsas para estudar na Holanda recebem inscrições. OTS é oportunidade exclusiva para brasileiros

Bolsas para estudar na Holanda
Foto: Nuffic-Neso-Brazil, Divulgação

Estão abertas as inscrições para bolsas para estudar na Holanda do Nuffic Neso Brazil. O programa Orange Tulip Scholarship oferece mais de 60 oportunidades de bolsas para brasileiros em 2021 em 23 universidades. Serão oferecidas bolsas de estudos integrais e ajuda de custo em dinheiro que chegam ao total de até 25 mil euros. As ofertas são para cursos de graduação, pós-graduação, MBA e Short Degree (onde só o último ano do bacharelado é feito no exterior). A data para as inscrições na bolsa varia de universidade para universidade e vai até 1º até maio. A lista completa com as novas datas das universidades está no site do Nuffic Neso.

bolsas na Holanda

Existem opções em todos os campos de estudo. A maior parte é para cursos de pós-graduação e as áreas com maior oferta de bolsas são: Administração, Artes, Comunicação Social, Finanças, Saúde, Ciências Humanas e governamentais.

As bolsas de estudos são oferecidas para cursos totalmente ministrados em inglês. Existem opções que financiam 100% do valor do curso ou oferecem descontos na anuidade. Muitas universidades oferecem também auxílio financeiro para cobrir todos os custos relacionados ao estudo (Tuition fee e living costs). Os valores variam de acordo com a instituição e podem chegar até 25 mil euros — o máximo antes era de 50 mil, mas neste ano houve uma redução.

>>>Como validar diploma do Exterior no Brasil?

Requisitos para concorrer a bolsas para estudar na Holanda

O OTS privilegia a excelência acadêmica, que será avaliada com base nas notas obtidas na universidade ou no ensino médio. É fundamental que os candidatos apresentem diploma, histórico escolar (em inglês), currículo e certificado de proficiência na língua inglesa. Como as datas finais para a inscrição são só no ano que vem, não dá pra reclamar de não dá tempo para conseguir tudo. Além disso, para poder concorrer, os candidatos devem ter apenas cidadania brasileira. Quem tem dupla cidadania, assim como quem já estiver trabalhando ou estudando na Holanda atualmente, não pode concorrer.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

Cada instituição tem seu processo de admissão: algumas podem exigir a redação de artigos, cartas de recomendação, entrevistas por Skype, provas de conhecimento específico — como IELTS, TOEFL, GRE ou GMAT —, experiência profissional, analise de portfólio, entre outros.
Para concorrer às bolsas, os candidatos precisam comprovar que estão no processo de admissão de alguma universidade holandesa. O valor de cada bolsa varia de acordo com curso e universidade. Os critérios de admissão específicos para cada curso e o valor das bolsas oferecidas podem ser vistos na relação de universidades participantes do OTS 2021.

>>> Dicas para estudar para a proficiência em inglês

Documentação para bolsas para estudar na Holanda

Como as bolsas para estudar na Holanda são para várias universidades diferentes, os documentos exigidos podem variar. Contudo, alguns são básicos e você deve ter em mente que vai precisar deles se quiser concorrer a bolsas para estudar na Holanda. Confira a lista:

  •  Cópia autenticada do diploma(s) original anterior e tradução juramentada do documento para a língua inglesa (em caso de candidatura para bacharelado, apresentar diploma de ensino médio é necessário). Caso você ainda não tenha o diploma de graduação em mãos, é suficiente enviar uma carta da universidade brasileira (em inglês) comprovando que está em processos de conclusão dos estudos.
  • Cópia autenticada do histórico escolar original e tradução juramentada do documento para a língua inglesa
  • Exame de proficiência, apresentando pontuação obtida: TOEFL iBT ou IELTS (acadêmico). A pontuação mínima necessária varia e a necessidade de certificado original também;
  • Currículo recente em inglês;
  • Carta de motivação em inglês
  • Cartas de recomendação  (cada bolsa requer um número específico de cartas)
  • Cópia autenticada do passaporte (apenas página com dados pessoais: nome, data e local de nascimento, e data de validade).

>>Bolsa para fazer mestrado em Amsterdam recebe inscrições

Como é a seleção das bolsas para estudar na Holanda OTS

O interessado em concorrer para a OTS precisa iniciar seu processo de inscrição na universidade  holandesa e preencher o formulário disponibilizado no site do Nuffic Neso Brazil. A data limite varia dependendo da universidade que você escolheu e para algumas instiuições pode ser feita até maio. Não há limite de idade e é possível se candidatar para até quatro universidades. Siga estes passos para se inscrever:

  • Procure pelo programa de estudos de seu interesse dentre as participantes do OTS;
  • Leia atentamente sobre a bolsa de seu interesse e os requisitos de admissão da universidade de sua escolha;
  • Inicie o processo de admissão diretamente com a instituição de seu interesse. Siga as instruções de candidatura  no site da universidade e envie diretamente à instituição os documentos necessários. Em caso de dúvida neste passo, entre em contato direto com a universidade escolhida;
  • Espere a confirmação por parte da instituição holandesa, que irá revisar seu pedido de admissão. Você deverá receber um documento que comprove a sua admissão ou o início do pedido de admissão. Isso pode demorar de algumas semanas até alguns meses, então não deixe para a última hora;
  • Preencha o formulário da OTS na inscrição é fundamental anexar o comprovante de candidatura junto a cada uma das universidades). Você pode comprovar que está em processo de admissão apresentando alguns dos documentos abaixo: carta de aceite condicional, e-mail da (s) universidade(s) confirmando o recebimento da candidatura, comprovante de envio pelo correio da candidatura.
  • Uma confirmação de inscrição será enviada para seu email. Não deixe de verificar também sua caixa de spam.

O resultado final da seleção será divulgado em junho e aulas terão início em setembro de 2021. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo contato [email protected].

Tire suas dúvidas sobre mestrado no Exterior


O Partiu Intercâmbio tem uma playlist completíssima só sobre mestrado no Exterior. Confira e tire suas dúvidas sobre documentação, cursos disponíveis e as bolsas de estudos que podem te ajudar a realizar esse sonho. Além disso, na nossa mentoria você também pode obter auxílio para ter uma candidatura de sucesso.

>>> Como funciona o buscador de bolsas de estudo do Partiu Intercâmbio

Dica importante para quem vai tentar OTS

Se você vai tentar o edital de bolsas para estudar na Holanda do OTS, é importante ficar atento porque a maioria das universidades holandesas cobra taxa de inscrição. As taxas variam de 50 a 100 euros. Por isso, é importante escolher com cuidado quais as universidades pra onde você quer se candidatar para não gastar dinheiro em vão. Uma dica para economizar nas taxas de pagamento de universidades no exterior é usar nosso parceiro  que 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! O site e o atendimento todo são feitos em português e essa é das poucas plataformas quem autorizam transferências para pessoas jurídicas e estabelecimentos comerciais. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.

Veja o edital das bolsas OTS na Holanda
Veja os requisitos para se candidatar 
Veja as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre a seleção
Preencha o formulário de inscrição para as bolsas

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

21 comentários em “Bolsas para estudar na Holanda recebem inscrições. OTS é oportunidade exclusiva para brasileiros”

  1. Isabela Martins

    Olá, tudo bem? Quero muito aplicar para alguma bolas no exterior para ano que vem, mas termino a graduação em Jan/2022 oficialmente? Eu consigo fazer a aplicação para alguma universidade sem ter o diploma, mas ter que estou concluindo? Tipo certificado de matrícula com aulas?

    Obrigada

  2. Olá, não sei falar inglês. Embora tenha feito o curso mas não tenho certificado de proficiência, apenas o certificado do curso de inglês que fiz. Mas quero aprender o inglês de verdade na Holanda se possível. Como seria nessa questão?

    Outra coisa é, sou formada em Jornalismo e gostaria de fazer o mestrado lá fora, mas não sei falar o inglês e como falei não tenho proficiência e não domino a língua como seria nesse caso?

  3. Boa tarde,
    Eu sou apaixonada por idiomas, eu até comecei a estudar inglês , mas não consigo entender quando ouço alguém conversando, não tenho condições de custear um curso no exterior. Existe alguma bolsa para cursos de inglês que custei o curso total , num período de no mínimo seis meses?

  4. Olá, Bruna. Tudo bem?
    Atualmente cursando a faculdade de Direito. Na verdade, gostaria de começar uma graduação na Holanda. Não sei muito por onde começar, tenho paixão pela área de ciências humanas e sociais e prefiro uma bolsa integral, para poder me manter. Pesquisei na faculdade de Zuyd e Haia, que me interessam. Mas, ainda me sinto inseguro, minha maior preocupação é sobre se manter lá.. Pode me ajudar?

    Aguardo resposta.
    Grato.

  5. Quero saber quais são requisitos necessário para intercâmbio de estudos na área de lingüística. Também gostaria de saber oque é necessário para patrocinar a publicação de artigos científicos? Meus cumprimentos. Castigo Marcelo Benjamim.

  6. Nelito Armando Nunes

    Boa tarde. estou muito enteressado eu desenvolver o meu nivel academico, falo ingles fluentimente mas nao desponho condiçoes para continuar com os estudos para o curso de ingles. desde entao estou muito apaixonado por essa bolsa Gostaria de ganha-lo. ma’s obrigado!

  7. Olá Bruna,

    eu gostaria de saber um pouco mais sobre o que significa o short degree, porque pelo que entendi do post é quando você vai cursar o ultimo ano de graduação fora e se forma pela universidade estrangeira, porém pesquisando a respeito eu encontro que é equivalente ao curso técnico.

  8. Cleunisse Santos

    Boa tarde!
    Sou de Mozambique, um pais da Africa onde o ensino nao tem qualidade, venho por este meio solicitor uma bolsa de estudo para o meu filho, visto que nao tenho condicoes para pagar uma universidade na Europa.

    Com muito respeito

    Cleunisse Santos

  9. Ronaldo Do Couto

    Boa tarde! Bruna, você poderia me inforar quais são os cursos que aceitam estudantes brasileiros, porque não consegui encontrar. Gostaria de após a faculdade fazer um mestrado, de preferência, com bolsa, mas não sei se existe para engenharia química. Obrigado

  10. Olá! Você se alguma aceita alunos que não possuem TOEFL, IELTS.. ?? Tenho inglês avançado mas não possuo nenhum certificado, pois o preço deles é absurdo.. Obrigada!

    1. Debora, se o edital pede as provas, é um pouco difícil você conseguir uma bolsa sem ter um dos certificados. É caro, eu sei, mas é super importante se você quer ganhar uma bolsa para mestrado ou graduação. Afinal, elas são provas concretas de que você têm o nível mínimo exigido. Uma coisa que você pode tentar, caso você tenha estudado em escola internacional ou feito graduação em um curso em inglês, é entrar em contato e usar isso como argumento. Fora nesses casos, acho bem difícil você conseguir concorrer sem toefl ou ielts. É caro, mas pense nisso como um investimento e a partir do momento em que você tem a prova, “gaste-a” fazendo inscrições para todas as bolsas possíveis e imagináveis 🙂
      abraço

      1. Olá, aproveitando a conversa, o que você acha do aceitamento do TOEFL ITP? Se puder falar em geral, e se ele serve como aceite condicional (eu mostro o ITP, e se aprovado na universidade faço o IBT). Minha universidade está com inscrições abertas para o IBT e as provas são gratuitas, seria uma economia de 215 dólares (se não me engano) da prova do ITP, além de passagem pra ir á um centro de aplicações. Obrigado.

        1. Luis, infelizmente, o ITP não é tão aceito quanto outras modalidades. Como você tem a chance de fazer de graça na sua universidade, não perca! Na pior das hipóteses, você pelo menos já vai fazer a prova do IBT mais tranquilo depois 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais