A Universidade de Leiden, a mais antiga da Holanda, está recebendo candidaturas para o seu programa de bolsas de estudo por mérito para estudantes estrangeiros, o Leiden University Excellence Scholarship (LExS). As inscrições para concorrer a uma das bolsas de mestrado na Holanda têm duas datas. Para cursos com início em fevereiro, o deadline é 1º de outubro, e para cursos que iniciam em setembro, o prazo de candidatura é 1º de fevereiro.
Sobre as bolsas de mestrado na Holanda
O programa da Universidade de Leiden tem como pré-requisitos excelência acadêmica e proficiência em inglês, e alguns cursos podem ter requisitos específicos. No caso da Universidade de Leiden, excelência acadêmica é encarado como estar entre os 10% de melhores alunos da sua turma.
Uma das modalidade de bolsas é voltada para estudantes internacionais não provenientes da União Europeia nem dos EUA que se candidatem para qualquer um dos mais de 70 programas de mestrado da instituição. São programas nas mais diferentes áreas como biomedicina, química, direito, letras, comunicação, história, informática, engenharia e muitos outros. A outra é voltada para estudantes de todas as nacionalidades que se candidatem para programas de mestrado na área do Direito ou em Relações Internacionais e Diplomacia. Nem todos os programas têm turmas que abrem em fevereiro, pois alguns cursos possuem uma única turma que começa em setembro.
As bolsas oferecidas são de três tipos: 10 mil euros ou 15 mil euros do valor total da taxa de matrícula, ou ainda o valor total dessa taxa. Isso significa que as bolsas não cobrem outros gastos, como seguro saúde ou as passagens aéreas. A bolsa também não oferece ajuda de custo. Na verdade, para conseguir o visto, o estudante terá de comprovar que possui condições de pagar a parte restante da matrícula (se ele não ganhar a bolsa do valor total) e se manter durante o curso. Segundo uma estimativa da universidade, somente para cobrir o custo de vida na Holanda são necessários de 12 mil a 15 mil euros por ano.
Como se candidatar para as bolsas de mestrado na Holanda
Para concorrer a uma das bolsas de mestrado na Holanda, é necessário:
- Aplicar para seu curso desejado na universidade de Leiden e pagar a taxa de inscrição na Universidade de 100 euros
- Enviar uma carta de motivação
- Enviar currículo atualizado
- Enviar duas cartas de recomendação
- Carregar no site a cópia do passaporte, diploma, histórico acadêmico (com tradução e apostila de haia) e certificado de proficiência em inglês como TOEFL ou IELTS.
O time de bolsas de estudos da universidade holandesa vai notificar todos os candidatos das decisões. O prazo para recebimento do comunicado é até o fim de novembro, para cursos com início em fevereiro, e no fim de abril, para cursos com início em setembro.
Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior
Brasileiros com cidadania Europeia podem fazer os cursos Erasmus pagando taxas muito menores. Aconselhamos usar Remessa Online ou o cartão multimoedas do Wise com nossos parceiros você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou valores de cursos no Exterior com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Saiba mais sobre o programa da Universidade de Leiden
Veja a lista dos mestrados oferecidos pela instituição
Entenda como comprovar a proficiência em inglês
Faça a sua inscrição
Olá 🙂
A bolsa é de um ano, correto?
E se o curso visado tiver duração de dois anos?
Além disso, quando você lista os requisito para a bolsa, seriam esses os requisitos de admissão do curso? Ou são específicos da bolsa mesmo?
Existe um link do site deles listando estes requisitos?
Obrigado.
Cada curso tem seus requisitos próprios, então, tem que ver no site da universidade quais os requisitos do curso que interessa para você. No edital do programa, consta que alunos que comprovarem boas notas podem aplicar para renovar a bolsa no segundo ano. boa sorte!
Oi Bruna,
Acompanho aqui sempre seu site. O programa de mestrado que eu escolher tem que ter correspondência com algum do Brasil para eu validar correto?É que sempre encontro uns programas bem interessantes, que não encontro aqui
É comum as universidades terem chamados para setembro e outro para fevereiro? Ou é um caso particular desta universidade?
Isso varia de curso pra curso e de universidade pra universidade. ou seja: não tem como prever e tem que olhar direto no curso que você quer na universidade onde você quer estudar 🙂
Meu interesse seria part time mesmo. Trabalhar full time + mestrado seria pesado.
O visto nos permite trabalhar lá? Pq se manter lá com o dinheiro dos pais é complicado. Obrigado!
Rodrigo, visto de estudante nunca permite trabalhar full time, mas permite trabalhar.
Olá, bom dia. Gostaria muito de conseguir uma bolsa como essa. Eu e meu namorado estamos no penúltimo ano da Faculdade eu curso Administração e ele Engenharia Mecânica.
Sayonara, para conseguir só tem um jeito: tentando! 🙂