Visto para morar na Alemanha: o green card alemão




visto para procurar emprego na Alemanha

Tem vontade de morar na Alemanha? Com o intuito de atrair profissionais estrangeiros, o governo alemão lançará ainda em 2022 uma nova modalidade de visto para interessados em morar e trabalhar na Alemanha. A novidade beneficiará não europeus e está sendo chamada de o “green card” alemão.

A medida é uma resposta à escassez de mão de obra qualificada. Segundo o Ministério do Trabalho, a falta de trabalhadores em alguns setores prejudica a produção e estaria, inclusive, contribuindo para a desaceleração do crescimento econômico do país.

Como vai ser o visto para procurar emprego na Alemanha

O visto para procurar emprego na Alemanha, ou “cartão de oportunidades” (Chancenkarte, em alemão) vem sendo chamado pela imprensa de “green card” alemão. Isso em referência ao documento emitido pelos EUA para atrair profissionais especializados.

O objetivo do governo alemão é facilitar a entrada de estrangeiros para buscar vagas de trabalho no país. Isso significa que não será preciso ter já uma oferta de trabalho para ter um visto para morar no país.

Requisitos para do Green Card da Alemanha

Para ser elegível para a nova modalidade de visto, é preciso cumprir pelo menos três dos quatro critérios abaixo:

  • Diploma universitário ou qualificação profissional;
  • Três anos de experiência profissional;
  • Proficiência em alemão ou residência anterior na Alemanha;
  • Menos de 35 anos de idade.

Contudo, de acordo com a matéria publicada no site da Deutsche Welle, ao anunciar a medida, o ministro do Trabalho, Hubertus Heil, afirmou que serão determinados outros limites e condições.

>> Estudar na Alemanha é barato e só você que não sabe

Como solicitar o visto para procurar emprego na Alemanha

A previsão é que o novo visto seja lançado ainda em 2022. Assim que isso acontecer, teremos mais informações e detalhes sobre como será o procedimento de solicitação. Sobre possíveis limites no número de pessoas que podem solicitar o green card alemão, o ministro do trabalho Hubertus Heil, disse em entrevista ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung:

“Anualmente, de acordo com nossas necessidades, definiremos uma cota de quantas pessoas podem vir para a Alemanha com a Chancenkarte para procurar emprego ou estudar aqui por um determinado período de tempo”, informa Heil.

Os interessados em morar na Alemanha deverão comprovar que podem pagar as suas despesas durante o período que permanecerão na Alemanha antes de encontrar um trabalho.

Uma questão que pode ser um desafio para quem vai buscar trabalho no país europeu é o reconhecimento dos diplomas e das qualificações obtidos no exterior. Mas, de acordo com a fala do ministro à DW, essas burocracias serão resolvidas para simplificar o processo.

Como se preparar para tirar Green Card alemão

Obviamente, ainda não é possível dizer COM certeza o que você precisa fazer para poder tirar o green card alemão porque as regras oficiais ainda não foram divulgadas, mas se você é leitor assíduo aqui no Partiu Intercâmbio e acompanha nossa playlist sobre estudar na Alemanha no YouTube, você provavelmente já sabe que é possível estudar na Alemanha em inglês de graça e isso possibilita que você trabalhe (um número limitado de horas) durante o seu curso e de forma integral depois de formado.

No entanto, vale prestar atenção que conhecimento de alemão é um dos requisitos que pode te dar pontos para conseguir o visto de trabalho na Alemanha. Então, se a gente puder dar uma dica para quem quer começar a se preparar para tirar esse visto e ir morar e trabalhar na Alemanha, é comece a aprender alemão o quando antes. Aqui no site, damos várias dicas de cursos de alemão online gratuitos. Saber alemão vai ser MUITO importante pra você ter uma experiência bacana no país.

A Bruna já contou algumas vezes aqui no Partiu Intercâmbio como é possível ir pra Alemanha com passaporte brasileiro, estudar sem pagar tuition e seguir trabalhando lá depois do curso se você quiser. Se você tem interesse em estudar na Alemanha pra ir se preparando pra ficar lá, vale dar uma olhada na mentoria do Partiu Intercâmbio, onde a Bruna ajuda quem quer fazer isso com ou sem bolsa de estudos.

Consultoria gratuita para interessados em morar na Alemanha

Se você tem interesse em trabalhar e morar na Alemanha, precisa conhecer o projeto de pré-integração do Goethe-Institut Brasil.

A iniciativa é gratuita e voltada para pessoas que tenham o desejo de migrar permanentemente para o país por razões profissionais. Ela tem o objetivo de ajudar na preparação para viver legalmente na Alemanha.

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

COMENTÁRIOS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

livros amazon paratiu intercambio