Sei que muitos dos meus leitores querem estudar na Alemanha, mas como alemão não é lá a língua mais fácil do mundo, muita gente tem certo medinho. Pra perder o medo de vez, nada melhor que um test-drive aqui na Alemanha, não? Porque nada ajuda acelerar o processo de aprendizado mais do que passar uma temporada no país, né? Então, se você quer se juntar ao time dos que falam alemão, o DAAD (Serviço Acadêmico Alemão de Intercâmbio) tem de 1 de julho a 15 de agosto inscrições abertas para bolsa para curso de alemão na Alemanha, no programa o Winterkurs.
O programa Winterkurs seleciona, todos os anos, brasileiros para um curso de inverno (em janeiro e fevereiro – nosso verão) em uma universidade da Alemanha. Esse ano as cidades onde os cursos de alemão ocorrem são: Düsseldorf, Berlim, Aachen, Köln, Freiburg, Kassel, Leipzig e Marburg. Qualquer estudante brasileiro com ótimo rendimento acadêmico, a partir do 4º semestre de qualquer faculdade até o doutorado, pode se inscrever. As candidaturas podem ser feitas pelo DAAD Portal até 15 de agosto e o formulário gerado precisa ser enviado pelo correio até a mesma data (vale postagem, veja instruções abaixo).
A bolsa oferece um valor fixo para que se compre a passagem de ida e volta (cerca de 1500 euros), seguro saúde e mais 1875 euros para se manter durante todo o curso. Eles aconselham que os selecionados levem de 500 a 800 euros próprios pra passar o período do curso, mas isso depende da cidade também.
O curso é todo ministrado em alemão óbvio e inclui aulas do idioma pela manhã e seminários e atividades culturais pela tarde. Por isso, é indispensável ter, pelo menos, nível B1 (intermediário) – que deverá ser comprovado por teste de proficiência. As aulas devem começar em janeiro com duração de quatro a seis semanas. Os candidatos podem indicar, no formulário de inscrição, qual cidade preferem para a bolsa para curso de alemão nas férias.
Como se inscrever na bolsa para curso de alemão nas férias
A candidatura para a bolsa para curso de alemão deve ser enviada via DAAD PORTAL – Os candidatos devem realizar o upload de toda a documentação no DAAD Portal. A partir de 2018, não é mais necessário enviar o”Application summary” pelo correio para o DAAD. No entanto, os candidatos ainda precisam enviar a carta de recomendação pelo correio para o DAAD para:
DAAD Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico
Rua Alfredo Gomes, 37, Botafogo
CEP: 22251-080, Rio de Janeiro
O documento precisa ser postados até 15/08
>>>Estudar na Alemanha: o que precisa para fazer graduação de graça
Pra ver direitinho, qual a duração dos cursos em cada cidade, é só acessar o site do DAAD. Aconselho dar uma bela olhada nisso antes de “escolher” o destino, ali tem mais sobre a programação, sobre o tipo de acomodação que cada curso oferece (quando o curso oferece isso) e também quais as outras vantagens de cada lugar. O DAAD promete tentar atender as solicitações de todos, mas óbvio que isso não é possível. De qualquer jeito, eu garanto que todos os cursos são ótimos e todas as cidades oferecem programações suuuper bacanas. Eu fiz o curso em Essen em 2009 e meu melhor amigo fez em Freiburg na mesma época. Nós dois aaaaaaaaadoramos tudo e recomendamos o curso (desculpa estar falando por ti, Marcelo! hehe)
Documentos para concorrer às bolsas para o curso de alemão:
- Formulário online
- Curriculum Vitae (em alemão)
- Carta de motivação escrita pelo candidato, expressando seu interesse pelo curso e suas perspectivas pessoais e profissionais (em alemão). Não esquecer de assinar à mão!
- Comprovante de matrícula regular no curso de graduação ou pós-graduação de uma Instituição de Ensino Superior no Brasil
- Histórico escolar da graduação, com Coeficiente de Rendimento (CR) médio indicado. É necessário incluir uma pequena explicação sobre o sistema de cálculo do Coeficiente de Rendimento ou da Média Ponderada, ou seja, a média de todas as notas obtidas pelo candidato na universidade
- Caso o candidato esteja cursando a 2ª graduação, deve enviar os dois históricos
- Caso o candidato esteja cursando mestrado, deve enviar também o histórico da graduação
- Certificado de conhecimento de alemão (OnSet B1) aplicado por instituição credenciada. O nível mínimo do resultado exigido é B1 para todas as carreiras e o teste deve ter sido realizado há no máximo um ano. São também aceitos os certificados do TestDaF, GI-Nachweis, DSD, DSH e telc Deutsch.
- Uma carta de recomendação original de um professor da Instituição de Ensino Superior (IES) da área de estudos do candidato. A carta deve ser enviada somente via correio para o DAAD no Brasil e deve seguir o modelo do DAAD.
Leia o edital para bolsa para estudar na Alemanha
Instruções para candidatura
Faça sua inscrição
Mais informações sobre o processo de seleção para bolsa para curso de alemão podem ser obtidas por telefone: (21) 2553-3296.
toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.
Precisa de ajuda na candidatura?
Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.
Bruna ! Td bem ?
Não existe nenhuma bolsa para começar a Aprender alemão ? Bjs
Bruna tenho 38 anos de idade, me formei em história nas modalidades de bacharel e licenciatura. Meu TCC foi em Nietzsche e Hegel, antes disso eu já tinha uma fixação com a Alemanha, depois de me aprofundar em alguns pensadores acerca da escrita da história eu amei mais ainda. É como vc disse a forma alemã de se expressar em textos e ideias é única. Quero muito fazer meu mestrado e doutorado por lá. Mas meu coeficiente deve ser em torno de 70. Pretendo levar esse sonho a sério começando a estudar alemão até o B1 em alguma boa instituição. Vc acha que tenho chances? Obrigada por auxiliar a tantas pessoas com as suas experiências! Abraços.
Ótimas dicas perfeito….
Pede nível B1.
Ou seja 4 anos de estudos de Alemão comprovado no Brasil.
Um bolsa com tantos requisitos no mínimo, não querem que você estude na Alemanha.
Posso me candidatar para o curso em janeiro/fevereiro mesmo se eu concluir minha graduação em dezembro do ano anterior?
Obrigada!!
Comprovante de matrícula regular no curso de graduação ou pós-graduação de uma Instituição de Ensino Superior no Brasil
Histórico escolar da graduação, com Coeficiente de Rendimento (CR) médio indicado. É necessário incluir uma pequena explicação sobre o sistema de cálculo do Coeficiente de Rendimento ou da Média Ponderada, ou seja, a média de todas as notas obtidas pelo candidato na universidade
Nesses dois tópicos eu preciso traduzir algum dos documentos? Se sim pode ser para inglês?
Bruna, já fiz o Winterkurs/2017 em Essen tb 🙂 e tenho interesse em me candidatar posteriormente a bolsa de mestrado em Políticas Públicas. Atualmente estou fazendo mestrado aqui no Brasil. Estava pensando em tentar novamente o WK ano que vem antes de tentar essa bolsa do DAAD para o mestrado. Você acha que tentar novamente acarreta algum prejuízo nessa futura bolsa que tentarei? Muito obrigada 😀
Olá, tenho uma dúvida:
No início do ano, estava no nível A2. Agora, fui aprovado para o nível B1 e o concluirei, se Deus quiser, até final do ano. Gostaria de saber se posso me inscrever considerando que, até antes das férias de final do ano, haverei de concluir o nível B1?
Oi bruna, eu tenho uma duvida o histórico escolar e o comprovante de vínculo com a universidade aqui no Brasil devem ser traduzidos também, aquelas traduções juramentadas?
não! nada precisa de tradução
Precisa conhecimento básico da língua ou pode fazer a aplicação mesmo sendo iniciante?
Segundo Texto “Por isso, é indispensável ter, pelo menos, nível B1 (intermediário) – que deverá ser comprovado por teste de proficiência..”
Bruna, qual o critério que eles usam para selecionar os candidatos?
Boa noite,
não sabes se o DAAD possui alguma tipo de bolsa para iniciantes em alemão?
Obrigado
Boa noite!
Realizei a inscrição no DAAD, entretanto não sei como devo prosseguir, pois no site não estou conseguindo encontrar o local onde fazer a candidatura para o curso de Alemão.
Poderia me ajudar, por gentileza?
Boa noite Bruna,
tem como postar o link do teste OnDaf de novo ? O link do post ta dando erro (pelo menos pra mim).
Outra coisa, as inscrições só abrem dia 1 de julho né ? Então só a partir desse dia eu vou conseguir no portal daad achar a bolsa (“Funding programme”) referente ao winterkurs, certo ?
Atenciosamente
Estou perdido, não sei como prosseguir a inscrição. Bruna, você pode me ajudar? Fiz uma conta no daad, porém não sei como prosseguir com a inscrição.
Olá Bruna! O teste de proficiência tem que ser mesmo o OnDaf ou pode ser o Goethe Zertifikat? Desde já agradeço ^^
Oi Bruna, existe programa parecido para estudar francês na França? 🙂
Faço curso técnico reconhecido pelo mec, mas ainda não tenho faculdade.
Posso me candidatar para a bolsa?
Ana, as bolsas do DAAD são só para quem tem (ou está cursando) curso universitário.
Ei, tudo bem?
a bolsa fornecida por eles foi suficiente pra vc se manter lá ?
Estou buscando informações em relação a isso pois estou um pouco preocupado se o dinheiro dá ou não.
Depende de onde você faz o curso e quanto você gasta normalmente. Para mim foi suficiente, mas Essen é uma cidade barata e nós moramos em um lugar organizado pelo próprio curso.