goethe zertifikat prova de proficiencia em alemao

Goethe-Zertifikat: tudo sobre o exame de proficiência de alemão

goethe zertifikat prova de proficiencia em alemao

Saber falar alemão abre muuuuitas portas. Além de oferecer universidade pública de qualidade e a custos super baixos para todo mundo, a Alemanha também oferece toda uma série de facilidades para quem quer construir carreira no país. Apesar de muitas das oportunidades serem completamente em inglês, saber alemão vai fazer TODA a diferença na sua adaptação no país. Então, pra quem quer chegar na Alemanha com alemão tinindo ou precisa comprovar proficiência em alemão seja para estudar ou para imigrar, o Goethe Zertifikat é uma ótima opção para quem quer se estabelecer na Alemanha.

Se você já é velho conhecido do Partiu Intercâmbio, você já devee saber que a Alemanha oferece muuuitas opções de estudo a custos baixíssimos e também muitas oportunidades de trabalho para estrangeiros e também um novo visto para quem deseja morar na Alemanha. E pra agilizar e suavizar sua adaptação na Alemanha, saber alemão é indispensável. Um exame de proficiência em alemão pode destacar seu perfil e aumentar suas chances de sucesso no país.

Por que fazer prova de proficiência de alemão?

Antes de mais nada é importante esclarecer quando você precisa de um exame de proficiência em alemão, afinal, na Alemanha existem muitos cursos de graduação, mestrado e doutorado que podem ser feitos completamente em inglês. Apesar disso, saber alemão é sim muito importante se você quer se adaptar no país e também aumenta muuuuito seus horizontes seja para escolher cursos e universidades ou mesmo pra entrar no mercado de trabalho. E o Goethe Zertifikat é a prova de proficiência em alemão aceita por TODAS as universidades alemãs.

>>> Estudar na Alemanha é barato e só você que não sabe

O que é o Goethe-Zertifikat?

O Goethe-Zertifikat é exame de proficiência em alemão do Goethe-Institut aceita em todo o mundo pra comprovar seu conhecimento no idioma. São oito exames que vão dos níveis A1 ao C2. Essa divisão do A1 ao C2 se baseia na escala de níveis de competência do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR, na sigla em inglês). Essa classificação padrão tem seis níveis divididos basicamente em três categorias:

  • Goethe Zertifikat A1 e A2 (básico)
  • Goethe-Zeritifkat B1 e B2 (intermediário)
  • Goethe-Zertifikat C1 e C2 (avançado).

O Goethe tem teste em todos esses níveis e duas versões especiais do exame do A1 até B2 para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos. Além do prestígio do Goethe-Institut como instituto cultural oficial da República Federal da Alemanha, a prova é chancelada pela ALTE (Association of Language Testers in Europe).

Como é a prova do Goethe?

Não importa para qual nível você está prestando, os exames de proficiência em alemão do Instituto Goethe são divididas em quatro partes: ler, escrever, ouvir e falar. A duração de cada uma delas varia conforme os níveis e é maior para aqueles avançados.

Os exames do nível básico duram de 1h20 a 1h45
As provas do Goethe-Zertifikat B1 e B2 (nível intermediário) duram de 3h a 3h15
Os exames de alemão C1 e C2 (nível avançado) duram cerca de 3h30

>>> Dicas sobre estudar na Alemanha

Como escolher qual exame de proficiência em alemão fazer?

A escolha do nível do teste de proficiência de alemão é feita pelo candidato na hora da inscrição. Um Goethe-Zertifikat B1, por exemplo, já abre as portas para diversas possibilidades na Alemanha, inclusive para alguns cursos de nível superior em formato híbrido com matérias em inglês em alemão. Quem pretende fazer cursos mais avançados ou completamente em alemão deve investir nos Goethe-Zertifikat B2 ou mais avançado. Independente da sua escolha, é importante entender qual seu objetivo com a prova. A dica que eu deixo aqui é conversar com a secretaria de cursos do Goethe mais perto de você para entender em qual exame você terá mais chances de sucesso pro seu objetivo. Você também pode realizar um teste de nivelamento para ver qual prova está mais próxima dos conhecimentos que você tem ou testar seus conhecimentos em alemão online. Existe também uma lista com o nível de alemão pedido pelas universidades alemãs e qual certificado elas aceitam.

Quando e onde fazer o Goethe-Zertifikat?

O Goethe Zertifikat é oferecido tanto nos cinco institutos Goethe em todo o Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba ou Salvador) como também em outros 18 centros parceiros de exame certificados e credenciados para aplicar os exames. É bom você se organizar com antecedência e se informar sobre as particularidades de cada prova e de cada centro de testes. Então, a dica é começar a se preparar o quanto antes.

>>> Materiais para estudar alemão

Quanto custa a prova de proficiência em alemão?

A boa notícia é que o valor da prova é sempre cobrado em real, então, a valorização do Euro não vai afetar o preço, o que é uma ótima notícia. O valor do Goethe Zertifikat depende do nível e também se você é aluno do Goethe Institut. Os valores variam de R$ 360 a R$ 1380. Quanto mais avançado seu nível, mais cara é a prova.

Qual a validade das provas de proficiência em alemão?
O Goethe Institut não estipula nenhum tipo de validade para os Goethe Zeritikat. No entanto, algumas instituições podem exigir que a prova tenha sido feita antes ou depois de uma data específica. Porém, todavia, contudo, isso não é muito comum, não. Eu mesma fiz meu certificado de proficiência em 2009 logo no fim dum intercâmbio de um ano – afinal, eu sou tudo, menos boba, e nessa época meu alemão tava TININDO – e meu certificado foi aceito em 2013 pra o programa de bolsa do DAAD sem nenhum problema.

>>> Como é o Natal na Alemanha

Em quanto tempo recebo a nota do Goethe-Zertifikat?

Em relação a outros exames internacionais semelhantes, os exames do Goethe-Zertifikat são corrigidos e entregues num prazo muito rápido. Mesmo nesta época de pandemia, o certificado é enviado no máximo em três semanas, mas dependendo do exame você já pode ter o certificado em até 10 dias úteis. Nas provas aplicadas pelos centros parceiros do Goethe é importante consultar os prazo.

Como estudar para o Goethe-Zertifikat?

Assim como qualquer outro exame de proficiência é importante que você tenha o conhecimento mínimo daquele nível obviamente, mas acima de tudo, é importante que você treine o formato do teste com condições parecidas com as da prova para ter mais chances de sucesso. O Goethe-Institut oferece cursos preparatórios específicos para os certificados em formatos presenciais e online. Além disso, no site do Goethe-Institut também tem uma série de dicas e materiais grátis para estudar para o Goethe Zertifikat. Neste post, a gente também já deu dicas de materiais e cursos online para estudar alemão sem gastar e também temos uma lista beeem legal de filmes e séries em alemão pra treinar seu ouvido.

Existem outras provas de proficiência de alemão do Goethe?

Sim. Além das provas que citamos aqui o Goethe-Institut também tem provas voltadas ao mercado de trabalho na Alemanha como o Goethe-Zertifikat PRO: Deutsch für den Beruf e também o Goethe-Zertifikat PRO: Deutsch für den Pflege, para enfermeiros que desejam trabalhar na Alemanha. Uma série de outras provas podem ser feitas como o DHS, Test DaF e telc.  Caso você tenha interesse em fazer outras provas como o Test-Daf, por exemplo, o Goethe-Institut é parceiro e aplicador da prova em todo o Brasil. Aqui no Partiu Intercâmbio já falamos das vantagens e desvantagens das diferentes provas de proficiência em alemão.

E você já fez o Goethe-Zertifikat ou outro exame de proficiência em alemão? Conta pra mim da sua experiência nos comentários.

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais