Filmes e séries alemães para aprender alemão e treinar o ouvido

Filmes e séries alemães para aprender alemão e treinar o ouvido

Filmes e séries alemães para aprender alemão e treinar o ouvido

Já separa a pipoquinha, que nesse post você vai descobrir alguns bons filmes e séries para conhecer um pouquinho da Alemanha e, claro, treinar seu ouvido em alemão. Um spoiler: a lista não tá leve não, minha gente. Tem muita história dramática, misteriosa, polêmica e até triste, mas elas são todas maravilhosas, isso eu prometo para vocês.

Esse post faz parte da nossa parceria com o Goethe Institut! O Goethe Institut ​​é o instituto cultural oficial da Alemanha com sede em vários países do mundo. Além de cursos de alemão, ele fomenta iniciativas para facilitar o intercâmbio cultural entre outros países com a Alemanha, incluindo o nosso amado Brasil. O Goethe-Institut promove diversos eventos ligados à cultura em todo o Brasil.

E nesse post, a gente vai falar justamente de cultura alemã, porque vou apresentar uma lista com as melhores séries e filmes em alemão pra quem quer conhecer um pouquinho mais da Alemanha. Afinal de contas, os filmes tornam possível entrar em contato com a cultura de um país mesmo de longe, então pode ser muito legal assistir, principalmente se você está pensando em fazer um intercâmbio ou se mudar definitivamente para o tal país.

É uma ótima forma de matar a curiosidade sobre a Alemanha, porque te permite ver um pouquinho da arquitetura, das ruas, dos costumes, de tudo. Além do mais, também é uma ótima forma de treinar o seu alemão. Mesmo se você ainda não tem nenhuma proficiência no idioma, assistir séries e filmes em alemão com a legenda em português (ou até em alemão, se você estiver mais avançado) pode te ajudar a se acostumar com a pronúncia.

>>> Como achar um curso para estudar na Alemanha de graça

Então vamos para a lista:

Séries e filmes em alemão para você assistir

Dark

A primeira da lista é uma série alemã que ficou bem famosa, que está disponível na Netflix, e que é muito polêmica: geralmente ou o povo ama, ou o povo detesta. Dark! Dark é uma série alemã de ficção científica. A série tem três temporadas, e foi a primeira série no idioma alemão produzida pela Netflix! Dark se passa na cidade ficcional alemã chamada Winden, mas na verdade ela foi gravada nos arredores de Berlim. Os diretores e produtores da série queriam passar uma imagem da Alemanha meio assustadora, fria, e misteriosa. Vale dizer que eles conseguiram, viu… 

Eu não vou dar spoiler, claro, então fica com esse mini resumo: Dark conta uma história bizarra sobre viagem no tempo entre algumas famílias em diferentes gerações. Essa série recebeu muitos elogios e muita gente correu pra maratonar tudo quando a série foi lançada. Eu tenho que dizer que, levando em conta o contato que eu tive com o povo alemão ao longo da vida, acho que em Dark as pessoas choram mais que o normal de um alemão. Mas fora isso, a série é muito legal pra quem gosta de mistério e viagem no tempo. Eu sou suspeita de falar porque amo Dark.

>>> Goethe-Zertifikat: tudo sobre o exame de proficiência de alemão

Nada Ortodoxa

O segundo item da lista é a minissérie Nada Ortodoxa, que é maravilhosa. A minissérie é uma adaptação do livro homônimo escrito por Deborah Feldman sobre a sua história deixando uma comunidade judia ortodoxa no Brooklyn, nos EUA, numa tentativa de escapar de um casamento arranjado pela comunidade em que ela vive. É óbvio que a série toma muitas liberdades poéticas na adaptação, mas traz a essência da história de Deborah, que na minisérie se chama Esty.

É bom já deixar claro que vai ser difícil não escapar uma ou outra lagriminha com essa minissérie, que é bem pesada em certos aspectos. A série começa se passando no Brooklyn, mas depois a Esty, a protagonista, vai para Berlim tentar uma nova vida. É muito interessante porque mostra uma Berlim contemporânea, jovem, em uma comparação com a antiga comunidade ultraortodoxa que ela vivia. E a atriz é simplesmente incrível, ela transparece as emoções de uma maneira muito bonita. Vale muito a pena assistir!

>>> Dica de curso de alemão online grátis e conteúdos gratuitos para aprender alemão

Isi & Ossi

O terceiro item da nossa lista, claro, porque não podia faltar: é uma comédia romântica pra deixar todo mundo felizinho. O filme se chama Isi & Ossi, e foi gravado em três cidades alemãs: Berlin, Mannheim e Heidelberg.

A história é de um casal que na verdade só se torna um casal para se aproveitarem de algo um do outro. A Isi é uma jovem muito rica que quer que os pais banquem os estudos dela em culinária. Os pais dela negam e dizem que ela só vai poder mexer no dinheiro dela quando ela tiver se formado numa universidade, o que ela não quer fazer. Aí ela começa a namorar Ossi, que é um carinha bem pobre que sonha em ser lutador de boxe profissional. Ela faz isso pra assustar e chantagear os pais dela e conseguir que eles liberem o dinheiro antes.

Não vou contar o resto pra não dar spoiler, mas é um filme mais leve e legalzinho de assistir. Tá disponível na Netflix! Ah, pra quem gostou de Dark, saiba que a protagonista desse filme, a Issi, é a Martha Nielsen de Dark!

>>> Como aprender alemão (ou qualquer outra língua)

Criminal: Germany

O quarto item da lista é uma minissérie de drama alemã, chamada Criminal: Germany. A história gira em torno de uma sala de interrogatório da polícia, onde os investigadores se envolvem em jogos psicológicos com os seus suspeitos, na tentativa de resolver os casos.

Essa série na verdade faz parte de Criminal da Netflix, uma série composta por doze episódios, sendo cada três episódios referente a um país diferente e filmado no idioma local. Então, dos 12 episódios, 3 são referentes ao Criminal França, três são do Criminal: Reino Unido, três são do Criminal: Espanha e claro, mais três são do Criminal: Alemanha. Tá tudo disponível na Netflix!

E pra quem gosta de checar se uma série é bem avaliada pra decidir se vale assistir, essa minissérie recebeu 7.7 como média final no IMDB. Se você gosta de histórias policiais e de crime, vale muito a pena!

Toni Erdmann

O quinto item da lista é tipo Dark, que ou as pessoas amam ou odeiam. Eu vou confessar que gosto muito desse filme, que se chama Toni Erdmann. O filme conta a história do relacionamento entre um pai e uma filha, Winfried e Ines.

Winfried não vê muito a filha Ines. Ele, que é professor de música e se vê de repente sem alunos, decide surpreender Ines com uma visita. Mas Ines, que é uma mulher bem focada na carreira, está trabalhando em um projeto importante em Bucareste. Winfried adora irritar Ines com brincadeiras de tiozão do pavê. Os dois acabam se estranhando bastante, até que Winfried dá um jeito de invadir a vida profissional da filha…

Sem dar muito spoiler do que vai acontecer, essa é uma história muito bonita do relacionamento entre pai e filha. Esse filme é bem longo, mas vale assistir! Ele foi indicado ao Oscar na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Depenendo de onde você estiver, dá pra ver esse filme na Apple TV ou no Amazon Prime.

>>> Por que aprender alemão? Motivos para começar a estudar agora!

Onde assistir mais filmes em alemão e de graça?

Se você tá vendo essa lista e tá pensando: nossa, nem sabia que a Alemanha produzia tanta coisa legal no cinema, como que eu faço pra achar mais? Pois saiba que o Goethe-Institut tem uma biblioteca digital gratuita, a Onleihe, que tem mais de 100 filmes alemães no catálogo, além de e-books e audiolivros em alemão, materiais para o aprendizado da língua alemã, revistas e jornais.

Como eu falei, é tudo de graça, então não precisa se preocupar em ter que assinar mais um serviço de streaming, é só entrar no site, criar uma conta e escolher qual filme você gostaria de assistir. A maioria dos filmes é alemão, mas vários têm legendas disponíveis em inglês, e alguns são filmes originais em inglês com legenda em alemão. Eu particularmente amo a estratégia de ver filmes e séries em outro idioma só pra poder justificar que tô estudando enquanto tô assistindo algo legal!

Mais filmes em alemão para ver de graça na Onleihe

Frau Stern

E o sexto filme da nossa lista está disponível na ONLEIHE, e se chama Frau Stern. O filme se passa em Berlim, nos dias de hoje, e conta a história da senhora Stern, uma mulher de 90 anos, judia, que sobreviveu aos nazistas, já amou muitos homens, teve um restaurante e viu de tudo nessa vida. Ela decide que agora é a hora de dar tchau pra esse mundo, digamos assim, e por conta disso ela quer conseguir uma arma. Ela acha que a neta dela pode ajudar ela com isso, porque a neta conhece um traficante em Berlim. Porém, acaba que o amor entre avó e neta é tão profundo que a senhora Stern acaba fazendo parte do círculo de amigos da neta, participando até de noites de karaokê. Esse filme é bem engraçadinho!

>>> DAAD: as melhores bolsas para estudar na Alemanha

100 Dinge

E o último item dessa lista é mais um filme que tá disponível na ONLEIHE, a biblioteca digital gratuita do Goethe-Institut. O filme se chama 100 Dinge, ou em bom português, 100 coisas. O filme é uma mistura de comédia com um pouquinho de drama, e conta a história de dois melhores amigos, Toni e Paul. Eles resolvem abrir mão de todos os bens materiais que eles possuem por 100 dias, pegando de volta um item por dia. Durante esse desafio, os dois percebem que a única coisa que eles não podem ficar sem é a amizade. Muito fofinho, né gente. Apesar de ser uma comédia, e portanto um filme mais leve, faz uma reflexão sobre o materialismo e o que realmente importa nessa vida.

E essa foi a nossa lista de hoje, eu espero que vocês assistam algum item da lista e voltem aqui nos comentários pra falar se gostaram! E claro, se você tem algum filme ou série alemão legal pra indicar que não tenha sido mencionado aqui, deixa aqui nos comentários também que tô sempre atrás de coisas boas pra assistir.

Acesse a ONLEIHE

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail.

Sobre o autor

Camila Melicia

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais