DAAD: as melhores bolsas para estudar na Alemanha




daad bolsas para estudar na alemanha partiu intercambio

Sede do Daad em Bonn, na Alemanha. Foto: Thomas Pankau/DAAD

O Partiu Intercâmbio sempre está publicando bolsas do DAAD para estudar na Alemanha. E não é só porque eu fui bolsista do DAAD e tenho o maior carinho pela organização e pela Alemanha, mas simplesmente porque ninguém oferece mais bolsas para estudar no Exterior que o DAAD.

Bolsas na Alemanha

 

O que é e o que faz o DAAD?

Sim! O Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD) ou Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, em bom português,  é nada menos que a maior organização do mundo em programas de intercâmbio de estudantes e pesquisadores. Fundado em 1925 por um estudante da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, o projeto nasceu para expandir as oportunidade de intercâmbio entre a Alemanha e outros países.

>>> Estudar na Alemanha é barato! 

O DAAD é uma organização sem fins lucrativos que representa cerca de 240 instituições de ensino superior da Alemanha. Seu objetivo é promover as relações internacionais, especialmente por meio do intercâmbio de estudantes e cientistas, além da cooperação em pesquisas. O DAAD oferece mais de 250 programas de fomento individual e institucional, atua em quase 100 países e apoia anualmente mais de 100 mil intercambistas (alemães e estrangeiros). Então, basicamente o DAAD é A instituição para quem bolsa para estudar na Alemanha e também para os alemães que querem estudar em outros países.

>>> Tudo sobre estudar na Alemanha

 

O trabalho do DAAD, no entanto, vai bem além de só dar bolsa de estudos. O DAAD fomenta a internacionalização de universidades alemãs, dá apoio para universidades em países em desenvolvimento, atua na difusão da língua alemã, apoiando os departamentos de Letras germânicas de várias universidades brasileiras com a presença dos professores leitores (Lektoren).

As bolsas do DAAD no Brasil

Vale lembrar que o DAAD é uma organização que fomenta o intercâmbio acadêmico, então, as bolsas geralmente são para cursos acadêmicos ou para indivíduos ligados a universidades: graduandos, mestrandos, doutores e professores universitários. As bolsas do DAAD são nas mais diversas áreas, entre elas medicina, engenharia, música, arte, esporte, matemáticas, ciências naturais, direito, economia, ciências sociais, língua e estudos culturais.

>>> Como aprender alemão rápido

 

Os valores das bolsas na Alemanha variam de 850 euros para graduados ou 1.000 euros para doutores em alguns programas mais curtos e podem chegar até 2.300 euros.  Muitos programas da institução  são formulados e financiados em parceria com agências brasileiras (nacionais e estaduais), como CAPES, CNPq e as Fundações de Amparo à Pesquisa. Assim, o DAAD é também o parceiro alemão do governo brasileiro no programa Idiomas sem Fronteiras, aprimorando a formação linguística dos estudantes. Somente em 2017, 1.196 brasileiros receberam bolsa do DAAD para estudar e pesquisar na Alemanha, enquanto 755 alemães ganharam bolsas para um período de estudos no Brasil.

 

As bolsas de estudo na Alemanha para brasileiros

Desde de 1971, o DAAD tem um escritório de coordenação regional no Rio de Janeiro e, desde 2001, um Centro de Informação em São Paulo.  Além disso, o DAAD tem um banco de dados de bolsas de estudo e de pesquisa na Alemanha.

>> Como é morar na Alemanha sem saber alemão

 

Precisa saber alemão para estudar na Alemanha com bolsa?

Não necessariamente. As Universidades alemãs oferecem muitos cursos completamente em inglês. O Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão em si não exige que os bolsistas saibam alemão e muitos dos programas de bolsas de estudos oferecem cursos de alemão para os bolsistas brasileiros. No entanto, ter proficiência em alemão comprovada por certificados como Goethe-Zertifikat, Test DaF ou outros pode ser critério do seu curso em questão e, nestes casos, a proficiência em alemão será exigida. Além disso, eles recomendam que quem deseja estudar na Alemanha tenha, pelo menos, interesse em apreder o idioma, afinal, assim a adaptação no país fica muito mais tranquila. Aqui a gente listou recursos online gratuitos para aprender alemão e também falamos tudo sobre os exames do Goethe-Zertifikat, que são aplicados no Brasil e não possuem validade, então, vale bastante a pena fazer.

Como é ser bolsista do DAAD na Alemanha?

Eu tive o privilégio de ser bolsista do DAAD na Alemanha em duas ocasiões. Em 2009, quando ganhei a bolsa Winterkurs para fazer um curso de alemão em Essen e, em 2013, quando ganhei bolsa do programa EPOS para fazer mestrado em International Media Studies, em Bonn. Ambas experiências foram maravilhosas e recebi todo o suporte do DAAD antes, durante e depois dos cursos. No caso das bolsas mais compridas (mestrado, doutorado e pesquisa), os bolsistas geralmente são convidados para participar de seminários na Alemanha com bolsistas de todo o mundo para discutir questões importantes para as suas áreas.

>>> Tudo sobre o mestrado em comunicação da Deutsche Welle na Alemanha

 

Durante meu mestrado, participei de um encontro de bolsistas da área de Ciências Humanas na Universidade de Jena com todos os custos pagos e foi uma oportunidade muito bacana de discutir e trocar experiência com outros bolsistas em workshops diversos sobre literatura, sociologia, história com um perspectiva multidisciplinar. Além disso, o encontro teve oportunidades de networking e passeios guiados pela cidade. Diversos encontros como este, em cidades diferentes e com temas diferentes aconteceram naquele ano e cada bolsista podia escolher em qual deles gostaria de ir. Outra coisa muito legal que vi durante a minha experiência como bolsista do DAAD é que muitas das mulheres com bolsas do DAAD eram mães e estavam com seus filhos na Alemanha. Somente no meu mestrado, eram duas bolsistas com filhos pequenos. Pessoalmente me deixa muito feliz em ver isso: para ser bolsista do DAAD o mais importante é ter as qualificações necessárias e não há discriminação com mulheres com filhos.

>>> Como achar cursos em inglês na Alemanha

Aqui no Partiu Intercâmbio, também entrevistamos a Ellen Deuter, de São Paulo, que é bolsista do programa EPOS do mestrado em Direito. A Ellen contou mais da experiência dela de estudar na Alemanha e como é estudar direito no Exterior com bolsa completa.

 

Vale lembrar que depois que a experiência com a bolsa do DAAD termina, o DAAD também organiza encontros em workshops em diferentes países com diferentes temas para manter os bolsistas de diferente cursos e anos e conectados. Em 2018, tive a honra de ser convidada para um destes workshops no Rio de Janeiro. No encontro, debatemos diferentes aspectos relevantes pro desenvolvimento sustentável e o time do DAAD no Rio também nos explicou todas oportunidades de financiamento e ajuda para ex-bolsistas para participar ou organizar eventos e desenvolver pesquisas. Então, o DAAD oferece bolsas incríveis para estudar na Alemanha e a experiência não acaba quando a bolsa termina. Então, o que eu diria pra vocês é que vale muito a pena investir em aprender alemão e trabalhar para conseguir uma bolsa do DAAD para estudar na Alemanha.

Visite o site 

Todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

COMENTÁRIOS

One response to “DAAD: as melhores bolsas para estudar na Alemanha”

  1. Gostaria de saber sobre dicas e infos de bolsa de estudo para minha filha Highschool , local Alemanha
    Desde ja agradeço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

livros amazon paratiu intercambio