PRIME: Pós-doutorado na Alemanha com bolsa do DAAD

bolsa para pós-doutorado na Alemanha

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) está recebendo inscrições até 31 de agosto para bolsas de pós-doutorado na Alemanha.

Bolsas na Alemanha

O Postdoctoral Researchers International Mobility Experience (PRIME) foi criado em 2014. O programa tem o objetivo de apoiar a mobilidade internacional de pesquisadores de pós-doutorado em cargos temporários em universidades alemãs.

O PRIME é financiado pelo Ministério da Educação alemão (BMBF) e pela União Europeia. A edição 2020/2021 do programa tem previsão para iniciar a partir de maio de 2021.

>>> Estudar na Alemanha é barato! 

As bolsas para pós-doutorado na Alemanha têm duração de 18 meses. Durante esse período, o pesquisador deve combinar 12 meses de pesquisa em um outro país e 6 meses em uma universidade alemã.

O bolsista terá um contrato de trabalho com a instituição alemã. Ela será a responsável por administrar o auxílio durante todo o tempo da bolsa.

Como são as bolsas para pós-doutorado na Alemanha

Os selecionados do PRIME para o pós-doutorado na Alemanha recebem uma remuneração mensal por meio do contrato de trabalho com as universidades. O valor do subsídio fica a critério de cada instituição com base na experiência anterior do bolsista.

As bolsas também cobrem um auxílio de viagem para o selecionado e, se for o caso, para o(a) seu(sua) cônjuge e filhos. Esse valor será pago diretamente pelo DAAD.

Além disso, os selecionados são convidados a participar de um seminário de orientação antes do início do programa. O evento acontecerá entre os dias 15 e 16 de março de 2021 em Bonn.

>>> Tudo sobre estudar na Alemanha

Requisitos das bolsas do PRIME

O PRIME é voltado para pesquisadores de qualquer área de estudo que tenham concluído o doutorado com êxito e estejam interessados em seguir carreira na Alemanha.

Não há restrição de nacionalidade ou residência, ou seja, candidatos de todos os países são bem-vindos. Contudo, dependendo da origem do bolsista podem ser aplicadas restrições em relação à escolha do destino da estadia fora da Alemanha.

>>> Como aprender alemão rápido

O contato com as universidades anfitriãs, tanto na Alemanha quanto em outro país, é de responsabilidade do candidato. Ainda, para se inscrever na bolsa, será necessário apresentar uma carta da instituição alemã confirmando o emprego durante o período do financiamento e indicando perspectivas de longo prazo para o pesquisador.

Os selecionados para o pós-doutorado na Alemanha com bolsa do PRIME deverão iniciar a pesquisa entre maio e setembro de 2021. A data poderá ser adiada somente em circunstâncias excepcionais, que devem ser aprovadas pelo DAAD.

>>> Curso de alemão online grátis

Candidatura às bolsas de pós-doutorado na Alemanha

A inscrição para as bolsas do PRIME para pós-doutorado na Alemanha deve ser enviada pelo portal do DAAD. O interessado deve fazer um registro no site e gerar o formulário de candidatura e da carta de recomendação. Esta última não deve ser enviada através do portal.

Todos os outros documentos deverão ser carregados no site como PDFs, com exceção dos certificados. A documentação deve ser enviada toda em inglês.

  • Formulário de candidatura;
  • Currículo (modelo Europass);
  • Resumo do projeto de pesquisa com título e palavra-chave (meia página);
  • Projeto de pesquisa detalhada (máx. 7 a 8 páginas sem referências);
  • Cronograma para realização da pesquisa;
  • Formulário de declaração da universidade alemã;
  • Formulário de declaração da universidade estrangeira;
  • Carta-convite da instituição estrangeira.
  • Certificado dos dois mais recentes graus acadêmicos;
  • Lista de publicações;
  • Lista das publicações mais importantes;
  • Breve resumo da tese de doutorado (1 a 2 páginas);
  • Formulário sobre questões éticas assinado;
  • Certificado de proficiência na língua do país estrangeiro anfitrião;
  • Certificado de proficiência em alemão;
  • Checklist dos documentos;
  • Carta de recomendação (deve ser enviada diretamente pelo autor por correio para o DAAD). O resultado final com o nome dos selecionados deve ser divulgado até o final de fevereiro de 2021.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com o DAAD por e-mail: prime@daad.de.

Saiba mais sobre o programa
Acesse o edital do PRIME
Veja as respostas para as dúvidas frequentes

Ver todas as bolsas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

livros amazon paratiu intercambio