bolsa para pós-doutorado na Alemanha

PRIME: Pós-doutorado na Alemanha e outro país com bolsa do DAAD

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) está recebendo inscrições até 31 de agosto para bolsas de pós-doutorado na Alemanha.

Bolsas na Alemanha

O Postdoctoral Researchers International Mobility Experience (PRIME) foi criado em 2014. O programa tem o objetivo de apoiar a mobilidade internacional de pesquisadores de pós-doutorado em cargos temporários em universidades alemãs.


>>> Estudar na Alemanha é barato! 

As bolsas para pós-doutorado na Alemanha têm duração de 18 meses. Durante esse período, o pesquisador deve combinar 12 meses de pesquisa em um outro país e seis meses em uma universidade alemã.

O bolsista terá um contrato de trabalho com a instituição alemã. Ela será a responsável por administrar o auxílio durante todo o tempo da bolsa.

Como são as bolsas para pós-doutorado na Alemanha

Os selecionados do PRIME para o pós-doutorado na Alemanha recebem uma remuneração mensal por meio do contrato de trabalho com as universidades. O valor do subsídio fica a critério de cada instituição com base na experiência anterior do bolsista.

As bolsas também cobrem um auxílio de viagem para o selecionado e, se for o caso, para o(a) seu(sua) cônjuge e filhos. Esse valor será pago diretamente pelo DAAD.

Além disso, os selecionados são convidados a participar de um seminário de orientação antes do início do programa. O evento acontecerá em março/abril.

>>> Fellowship: o que é e como conseguir

Requisitos das bolsas do PRIME

O PRIME é voltado para pesquisadores de qualquer área de estudo que tenham concluído o doutorado com êxito e estejam interessados em seguir carreira na Alemanha.

Não há restrição de nacionalidade ou residência, ou seja, candidatos de todos os países são bem-vindos. Contudo, dependendo da origem do bolsista podem ser aplicadas restrições em relação à escolha do destino da estadia fora da Alemanha.

>>> Como aprender alemão rápido

O contato com as universidades anfitriãs, tanto na Alemanha quanto em outro país, é de responsabilidade do candidato. Ainda, para se inscrever na bolsa, será necessário apresentar uma carta da instituição alemã confirmando o emprego durante o período do financiamento e indicando perspectivas de longo prazo para o pesquisador.

Os selecionados para o pós-doutorado na Alemanha com bolsa do PRIME deverão iniciar a pesquisa entre 1º de junho e 1º de novembro. A data poderá ser adiada somente em circunstâncias excepcionais, que devem ser aprovadas pelo DAAD.

>>> Curso de alemão online grátis

Candidatura às bolsas de pós-doutorado na Alemanha

A inscrição para as bolsas do PRIME para pós-doutorado na Alemanha deve ser enviada pelo portal do DAAD. O interessado deve fazer um registro no site e gerar o formulário de candidatura e da carta de recomendação. Esta última não deve ser enviada através do portal.

Todos os outros documentos deverão ser carregados no site como PDFs, com exceção dos certificados. A documentação deve ser enviada toda em inglês.

  • Formulário de candidatura;
  • Currículo (modelo Europass);
  • Resumo do projeto de pesquisa com título e palavra-chave (meia página);
  • Projeto de pesquisa detalhada (máx. 7 a 8 páginas sem referências);
  • Cronograma para realização da pesquisa;
  • Formulário de declaração da universidade alemã;
  • Formulário de declaração da universidade estrangeira;
  • Carta-convite da instituição estrangeira.
  • Certificado dos dois mais recentes graus acadêmicos;
  • Lista de publicações;
  • Lista das publicações mais importantes;
  • Breve resumo da tese de doutorado (1 a 2 páginas);
  • Formulário sobre questões éticas assinado;
  • Certificado de proficiência na língua do país estrangeiro anfitrião;
  • Certificado de proficiência em alemão;
  • Checklist dos documentos;
  • Carta de recomendação (deve ser enviada diretamente pelo autor por correio para o DAAD).

A proficiência em alemão pode ser dispensada, caso o candidato tenha convicção de que o conhecimento em inglês é suficiente para a realização do projeto.

O resultado final com o nome dos selecionados deve ser divulgado em fevereiro.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com o DAAD por e-mail: [email protected].

Saiba mais sobre o programa
Acesse o edital do PRIME
Veja as respostas para as dúvidas frequentes

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais