O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) está recebendo inscrições até 31 de agosto para bolsas de pós-doutorado na Alemanha.
O Postdoctoral Researchers International Mobility Experience (PRIME) foi criado em 2014. O programa tem o objetivo de apoiar a mobilidade internacional de pesquisadores de pós-doutorado em cargos temporários em universidades alemãs.
O PRIME é financiado pelo Ministério da Educação alemão (BMBF) e pela União Europeia. A edição 2022/2023 do programa tem previsão para iniciar a partir de junho de 2023.
As bolsas para pós-doutorado na Alemanha têm duração de 18 meses. Durante esse período, o pesquisador deve combinar 12 meses de pesquisa em um outro país e seis meses em uma universidade alemã.
O bolsista terá um contrato de trabalho com a instituição alemã. Ela será a responsável por administrar o auxílio durante todo o tempo da bolsa.
Como são as bolsas para pós-doutorado na Alemanha
Os selecionados do PRIME para o pós-doutorado na Alemanha recebem uma remuneração mensal por meio do contrato de trabalho com as universidades. O valor do subsídio fica a critério de cada instituição com base na experiência anterior do bolsista.
As bolsas também cobrem um auxílio de viagem para o selecionado e, se for o caso, para o(a) seu(sua) cônjuge e filhos. Esse valor será pago diretamente pelo DAAD.
Além disso, os selecionados são convidados a participar de um seminário de orientação antes do início do programa. O evento acontecerá em março/abril de 2023.
Requisitos das bolsas do PRIME
O PRIME é voltado para pesquisadores de qualquer área de estudo que tenham concluído o doutorado com êxito e estejam interessados em seguir carreira na Alemanha.
Não há restrição de nacionalidade ou residência, ou seja, candidatos de todos os países são bem-vindos. Contudo, dependendo da origem do bolsista podem ser aplicadas restrições em relação à escolha do destino da estadia fora da Alemanha.
O contato com as universidades anfitriãs, tanto na Alemanha quanto em outro país, é de responsabilidade do candidato. Ainda, para se inscrever na bolsa, será necessário apresentar uma carta da instituição alemã confirmando o emprego durante o período do financiamento e indicando perspectivas de longo prazo para o pesquisador.
Os selecionados para o pós-doutorado na Alemanha com bolsa do PRIME deverão iniciar a pesquisa entre 1º de junho e 1º de novembro de 2023. A data poderá ser adiada somente em circunstâncias excepcionais, que devem ser aprovadas pelo DAAD.
Candidatura às bolsas de pós-doutorado na Alemanha
A inscrição para as bolsas do PRIME para pós-doutorado na Alemanha deve ser enviada pelo portal do DAAD. O interessado deve fazer um registro no site e gerar o formulário de candidatura e da carta de recomendação. Esta última não deve ser enviada através do portal.
Todos os outros documentos deverão ser carregados no site como PDFs, com exceção dos certificados. A documentação deve ser enviada toda em inglês.
- Formulário de candidatura;
- Currículo (modelo Europass);
- Resumo do projeto de pesquisa com título e palavra-chave (meia página);
- Projeto de pesquisa detalhada (máx. 7 a 8 páginas sem referências);
- Cronograma para realização da pesquisa;
- Formulário de declaração da universidade alemã;
- Formulário de declaração da universidade estrangeira;
- Carta-convite da instituição estrangeira.
- Certificado dos dois mais recentes graus acadêmicos;
- Lista de publicações;
- Lista das publicações mais importantes;
- Breve resumo da tese de doutorado (1 a 2 páginas);
- Formulário sobre questões éticas assinado;
- Certificado de proficiência na língua do país estrangeiro anfitrião;
- Certificado de proficiência em alemão;
- Checklist dos documentos;
- Carta de recomendação (deve ser enviada diretamente pelo autor por correio para o DAAD).
A proficiência em alemão pode ser dispensada, caso o candidato tenha convicção de que o conhecimento em inglês é suficiente para a realização do projeto.
O resultado final com o nome dos selecionados deve ser divulgado em março de 2023.
Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com o DAAD por e-mail: [email protected].
Saiba mais sobre o programa
Acesse o edital do PRIME
Veja as respostas para as dúvidas frequentes
COMENTÁRIOS