Programa Helmut-Schmidt do DAAD dá bolsas de mestrado na Alemanha

mestrado na alemanha

Bolsas de mestrado em Políticas Públicas e Boa Governança na Alemanha do DAAD  estão abertas. O programa Helmut-Schmidt prevê bolsas para brasileiros que queiram fazer cursos na área. Os mestrados são oferecidos majoritariamente em inglês, mas também há cursos em alemão.

Bolsas na Alemanha

A oportunidade de bolsas de mestrado na Alemanha do programa Helmut Schmidt destina-se a jovens profissionais formados em ciências sociais, ciências políticas, direito, administração pública, economia, relações internacionais ou áreas afins, com alguma experiência profissional e grande motivação para atuar no âmbito da formulação e gestão de políticas públicas e boa governança. As inscrições vão de 1 de junho a 31 de julho.

>>>> Como é morar na Alemanha sem saber alemão

Requisitos do mestrado em Políticas Públicas na Alemanha

Os critérios de seleção para as bolsas de mestrado em políticas públicas na Alemanha do DAAD são: proficiência em inglês (e/ou alemão), engajamento político e social, uma boa carta de motivação explicando seus motivos de escolha do curso específico e o benefício que você trará para o Brasil depois do seu retorno. Como todas as bolsas do DAAD, para ser elegível, seu último diploma universitário não pode ser sido obtido há mais de seis anos e você não pode ter morado na Alemanha por mais de 15 meses da data de inscrição para trás.

>>> Cursos para aprender alemão online e grátis

Além disso, para poder concorrer às bolsas do Programa Helmut-Schmidt , a experiência prévia em áreas relacionadas aos temas dos cursos, além da qualificação acadêmica, contribuem para o sucesso da candidatura. As bolsas do DAAD destinam-se exclusivamente aos cursos que iniciarão em 2021, oferecidos por oito universidades alemãs (coloquei a lista no fim do post e em 2021 tem novidade na lista de cursos, prestem atenção) ). Algumas universidades têm exigências especiais, adicionais às exigências do DAAD para a concessão da bolsa, por isso o site do curso escolhido deve ser consultado sobre requisitos, procedimentos e documentos adicionais.

>>> Estudar na Alemanha é praticamente de graça!

 

Como é a inscrição para as bolsas do DAAD para brasileiros

Candidatas e candidatos ao programa de bolsas de mestrado do Programa Helmut-Schmidt na Alemanha devem enviar sua documentação diretamente à universidade alemã escolhida.  A inscrição para a bolsa de mestrado na Alemanha em Políticas Públicas e Boa Governança deve ser feita em inglês ou alemão. Não esqueça de indicar no formulário que você está aplicando para o DAAD Helmut-SchmidtProgramme (Master’s scholarships for Public Policy and Good Governance). Os documentos necessários para a candidatura devem chegar à universidade de sua escolha no período entre 1 de junho e 31 de julho.

É possível se candidatar para, no máximo, dois mestrados. No formulário do DAAD, o candidato deve informar quais os cursos em que quer concorrer e qual a ordem de preferência entre eles. Quem se candidatar para mais que dois cursos será desclassificado da seleção.

Veja mais:
>>> O passo a passo para fazer mestrado na Alemanha

 

Cursos elegíveis para a bolsa do programa Helmut-Schmidt

Em 2021, o programa de bolsas Helmut-Sschmidt do DAAD para mestrados na Alemanha sofreu algumas alterações. Não sabemos se isso tem algo a ver com a questão do coronavírus ou não, mas um curso com o conceito de “bendled-learning” está na lista do programa. O mestrado com blended-learning possuem um ou mais semestres online que podem ser feitos do Brasil (ou de qualquer lugar). Além disso, a lista de 2021 ainda possui oito cursos, mas três deles são diferentes da lista dos anos anteriores.

1. Hochschule Bonn-Rhein-Sieg, em Bonn
Mestrado: Analysis and Design of Social Protection Systems
Língua do curso: Inglês – curso com fases online – duração: 4 semestres

2. Universität Duisburg-Essen, em Duisburg/Essen
Curso: Master of Development and Governance
Língua do curso: Inglês; duração: 2 semestres

3. Willy Brandt School of Public Policy, em  Erfurt
Curso: Master of Public Policy (MPP)
Língua do curso: inglês; duração: 4 semestres

4. Universität Magdeburg, Magdeburg
Curso: Peace and Conflict Studies
Língua do mestrado: Inglês – Duração: 4 semestres

5. Hochschule Osnabrück, em Osnabrück
Curso: Management in Non-Profit Organisationen
Língua do curso: alemão; Duração 4 semestres

6. Universität Passau, em Passau
Curso: Development Studies
Língua do mestrado:  Inglês – Duração:  4 semestres

7. Universität Passau, em Passau
Curso: Master of Governance and Public Policy
Língua do curso: inglês e alemão; duração 4 semestres

8. Universität Potsdam, em Potsdam
Curso: Master of Public Management (MPM)
Idioma do curso: inglês; duração: 2 semestres

O que a bolsa do programa Helmut-Schmidt cobre

A bolsa do DAAD é a mesma que eu tive para estudar em Bonn. Ela inclui 850 por mês, ajuda de custo para passagem aérea na ida e na volta, curso preparatório de alemão (pra quem precisa) e seguro-saúde. Também é possível obter um valor extra, caso o estudante leve consigo o cônjuge e/ou filhos. Caso vocês ainda não tenham entendido, é uma ÓTIMA bolsa e tem todo o suporte do DAAD, a instituição mais prestigiada da Alemanha.

Como tá tudo explicado ali em cima, as inscrições devem ser feitas diretamente com a universidade na Alemanha e devem respeitar os critérios de seleção de cada uma. Ainda assim, se você tiver dúvidas e quiser entrar em contato com o DAAD no Brasil escreva para e-mail: info@daad.org.br ou ligue para (21) 2553 3296 / Ramal: 14. Vale lembrar que estudar na Alemanha é barato, então, confira o valor dos cursos de seu interesse sem bolsa de estudos. A maioria dos cursos da lista têm tuition fees entre 100 e 350 euros POR SEMESTRE e, como já expliquei no Partiu Intercâmbio, quem estuda na Alemanha tem direito a um visto de 18 meses para procurar uma vaga trabalhar na Alemanha depois de formado.

Veja o edital do programa
Veja mais informações sobre as bolsas

Todas as bolsas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

3 respostas para “Helmut-Schmidt-Programme: bolsa para mestrado em Políticas Públicas do DAAD na Alemanha”

  1. Karoline Faria do Valle disse:

    Olá, Bruna!

    Consigo concorrer à bolsa sendo graduada em um curso tecnólogo?

  2. Felipe Gandra disse:

    Oi Bruna, tudo bem?

    Li ali na sua descrição que você achou uma bolsa para estudo na Universidade de Bonn. Eu comecei um mestrado aqui (Bonn) há umas 2-3 semanas, chamado Agriculture and Food Economics, e estava interessado em oportunidades de bolsa. Infelizmente, antes do começo desse curso eu estava com 2 empregos e não tive tempo de aplicar pra essas oportunidades — queria saber se você teria alguma sugestão para correr atrás agora (1 Nov/2017)! Meu e-mail é: fgandra92@gmail.com, agradeço muito sua ajuda!

    Valeu!

    – Felipe Gandra

  3. MoisesCostaPinto disse:

    Dá para uma estadia tranquila na Alemanha com a bolsa que oferecem? Att,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

livros amazon paratiu intercambio