programa Helmut Schmidt bolsas de mestrado na alemanha helmut schmidt daad partiu intercambio

Helmut-Schmidt-Programme: bolsa para mestrado em Políticas Públicas do DAAD na Alemanha

Inscrições até 31/07/2023

As bolsas de mestrado em Políticas Públicas e Boa Governança na Alemanha do DAAD  estão com as inscrições abertas! O programa Helmut-Schmidt prevê bolsas para brasileiros que queiram fazer cursos na área. Os mestrados são oferecidos majoritariamente em inglês, mas também há cursos em alemão.

A oportunidade de bolsas de mestrado na Alemanha do programa Helmut Schmidt destina-se a jovens profissionais formados em ciências sociais, ciências políticas, direito, administração pública, economia, relações internacionais ou áreas afins, com alguma experiência profissional e grande motivação para atuar no âmbito da formulação e gestão de políticas públicas e boa governança. As inscrições vão até dia 31 de julho!

Requisitos do mestrado em Políticas Públicas na Alemanha

Os critérios de seleção para as bolsas de mestrado em políticas públicas na Alemanha do DAAD são: proficiência em inglês (e/ou alemão), engajamento político e social, uma boa carta de motivação explicando seus motivos de escolha do curso e o benefício que você trará para o Brasil depois do seu retorno. O objetivo do programa é que os bolsistas voltem ao Brasil para trabalhar no aperfeiçoamento democrático da gestão pública.

Como todas as bolsas do DAAD, para ser elegível, seu último diploma universitário não pode ser sido obtido há mais de seis anos e você não pode ter morado na Alemanha por mais de 15 meses da data de inscrição para trás.

>>> Green Card Alemão: como tirar

Além disso, a experiência prévia em áreas relacionadas aos temas dos cursos, além da qualificação acadêmica, contribuem para o sucesso da candidatura. As bolsas do DAAD destinam-se exclusivamente aos cursos que iniciarão em setembro e outubro de 2024, e são oferecidos por oito universidades alemãs (lista de cursos no final do post). Algumas universidades têm exigências especiais, adicionais às exigências do DAAD para a concessão da bolsa. Por isso, é importante consultar o site do curso escolhido para checar todos os requisitos, procedimentos e documentos adicionais.

>>> Estudar na Alemanha é praticamente de graça!

Como é a inscrição para as bolsas do DAAD para brasileiros

Candidatas e candidatos ao programa de bolsas de mestrado do Programa Helmut-Schmidt na Alemanha devem enviar sua documentação diretamente à universidade alemã escolhida. A inscrição para a bolsa de mestrado na Alemanha em Políticas Públicas e Boa Governança deve ser feita em inglês ou alemão. Não esqueça de indicar no formulário que você está aplicando para o DAAD Helmut-Schmidt Programme (Master’s scholarships for Public Policy and Good Governance). Os documentos necessários para a candidatura devem chegar à universidade de sua escolha até 31 de julho de 2023.

É possível se candidatar para, no máximo, dois mestrados. No formulário do DAAD, o candidato deve informar quais os cursos em que quer concorrer e qual a ordem de preferência entre eles. Quem se candidatar para mais que dois cursos será desclassificado da seleção.

>>> Como trabalhar na Alemanha sem passaporte europeu

Cursos elegíveis para a bolsa do programa Helmut-Schmidt

Vale lembrar que para o programa de bolsas de estudos em políticas públicas do DAAD são elegíveis apenas os cursos participantes do programa. A lista para 2024 possui oito cursos e passou por algumas mudanças, confira os cursos:

Melhores bolsas para intercâmbio em 2023

O que a bolsa do programa Helmut-Schmidt cobre?

A bolsa do DAAD é a mesma que eu tive para estudar em Bonn. Ela inclui 934 euros por mês, ajuda de custo para passagem aérea na ida e na volta, curso de alemão com duração de até seis meses (pra quem precisa) e seguro-saúde. Também é possível obter um valor extra, caso o estudante leve consigo o cônjuge e/ou filhos. Caso vocês ainda não tenham entendido, é uma ÓTIMA bolsa e tem todo o suporte do DAAD, a instituição mais prestigiada da Alemanha.

>> Goethe-Zertifikat: exame de proficiência de alemão

Como se inscrever para as bolsas do DAAD?

As inscrições devem ser feitas diretamente com a universidade na Alemanha e devem respeitar os critérios de seleção de cada uma. Ainda assim, se você tiver dúvidas e quiser entrar em contato com o DAAD no Brasil escreva para e-mail: [email protected]. Vale lembrar que estudar na Alemanha é barato, então, confira o valor dos cursos de seu interesse sem bolsa de estudos. A maioria dos cursos da lista têm tuition fees entre 100 e 350 euros POR SEMESTRE e, como já expliquei no Partiu Intercâmbio, quem estuda na Alemanha tem direito a um visto de 18 meses para procurar uma vaga para trabalhar na Alemanha depois de formado.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Veja o edital do programa

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

3 comentários em “Helmut-Schmidt-Programme: bolsa para mestrado em Políticas Públicas do DAAD na Alemanha”

  1. Oi Bruna, tudo bem?

    Li ali na sua descrição que você achou uma bolsa para estudo na Universidade de Bonn. Eu comecei um mestrado aqui (Bonn) há umas 2-3 semanas, chamado Agriculture and Food Economics, e estava interessado em oportunidades de bolsa. Infelizmente, antes do começo desse curso eu estava com 2 empregos e não tive tempo de aplicar pra essas oportunidades — queria saber se você teria alguma sugestão para correr atrás agora (1 Nov/2017)! Meu e-mail é: [email protected], agradeço muito sua ajuda!

    Valeu!

    – Felipe Gandra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais