kelly-sikkema-_whs7FPfkwQ-unsplash

Mestrado em Gestão de Risco de Enchentes em 4 universidades da Europa

Com as mudanças climáticas se intensificando ano após ano, desenvolver estudos sobre problemas relacionados ao meio ambiente se torna cada vez mais importante e indispensável para o futuro do nosso planeta. O Mestrado em Gestão de Risco de Enchentes (Flood Risk Master Programme), que trabalha ciência, engenharia e socioeconomia na busca por soluções para o crescente problema das enchentes.

Uma área de pesquisa super importante ainda mais foco interdisciplinar do Flood Risk, que é oferecido por quatro universidades europeias. O programa é um Erasmus Mundus Joint Master Degree e  conta com bolsas do Erasmus que cobrem todos os custos e ainda oferecem subsídios para moradia, alimentação e viagem.

>> Melhores bolsas de estudos de 2024

Como funciona o mestrado em gestão de risco enchentes

O mestrado entende o problema das enchentes como uma questão interdisciplinar, que demanda uma visão holística para pensar em soluções aplicáveis. Portanto, o programa é desenvolvido pra cobrir uma grande variedade de tópicos, desde processos naturais até decisões socioeconômicas e suas consequências institucionais para o meio-ambiente.

>> Como validar diploma de mestrado do Exterior no Brasil

O primeiro semestre acontece na Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha, com foco e engenharia e visitas a áreas de constante enchente. O segundo semestre é no Instituto IHE Delft para Educação em Água, na Holanda, com foco em hidroinformática e visitas de campo internacionais.

Já o terceiro semestre acontece em duas universidades, dependendo da área de foco do aluno: Universidade Politécnica da Catalunha, na Espanha, ou Universidade de Ljubljana, na Eslovênia. No último semestre, o aluno desenvolve sua pesquisa tese em parceria com alguma instituição ou empresa privada.

>>> 5 mitos sobre pós-graduação nos EUA

Como é a bolsa Erasmus Mundus?

Como é um Erasmus Mundus Joint Master Degree, este programa conta com as generosas bolsas da organização — e 20 bolsas são oferecidas por ano! O programa paga todos os custos de tuition, mais 1 mil euros por mês para custos gerais, 3 mil euros por ano para custos de viagem, e um valor de 1 mil euros no início do programa para ajudar com os custos de realocação.

É importante notar que, para concorrer à bolsa, é preciso preencher os requisitos do programa — e não apenas do curso. Entre eles, não ter morado em um país da Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

>>Erasmus Mundus: brasileiros tiram dúvidas sobre o programa

Como me inscrever no mestrado em gestão de risco de enchentes?

Para se inscrever pro programa, e pra bolsa, é preciso fazer um cadastro e preencher um application form no site da IHE Delt. Para poder concorrer, é importante já ter completado a graduação na área de engenharia civil ou ambiental, geociência, ciências ambientais, oceanografia, geografia, geologia ou recursos naturais.

É possível se inscrever enquanto você ainda está no último período da sua graduação, desde que você consiga terminar até o dia 15 de agosto antes do início do programa na Europa.

>>Como fazer pós-graduação no exterior?

Além disso, outro pré-requisito é ter prova de proficiência em inglês. A boa notícia é que eles aceitam TOFEL, IELTS, entre outras provas.

Documentos para candidatar no Erasmus Flood Risk

Por fim, para preencher e enviar a application, você vai precisar dos seguintes documentos:

  • Cópias certificadas e traduzidas de diplomas anteriores;
  • Cópias certificadas e traduzidas de históricos escolares;
  • Currículo com experiência de trabalho e pesquisa;
  • Carta de motivação (explicando o interesse no programa);
  • Duas cartas de recomendação;
  • Resultados da prova de proficiência em inglês (TOEFL iBT, TOEFL iBT Home Edition ou IELTS)
  • Certificado de residência (que pode ser emitido pelo seu local de trabalho ou estudo).

>>Bolsa Erasmus Mundus pra fazer Mestrado na Europa com tudo pago

Para concorrer às bolsas Erasmus Mundus basta indicar este interesse enquanto estiver preenchendo o application online. Não há necessidade de nenhuma inscrição separada para a bolsa. O deadline para quem quer concorrer à uma bolsa vai até o dia 8 de janeiro. Se você está pensando em concorrer a bolsa Erasmus Mundus, não deixe de assistir à conversa que gravamos com brasileiros bolsistas do Erasmus.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Mais Informações sobre o mestrado
sobre as bolsas
Perguntas Frequentes

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais