bolsa para mestrado em inglês na Alemanha em desenvolvimento sustentaval epos daad partiu intercambio

DAAD dá bolsas para doutorado e mestrado na Alemanha no programa EPOS


Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas para doutorado e mestrado na Alemanha do DAAD focados em Desenvolvimento Sustentável (o programa EPOS).  O programa prevê bolsas para brasileiros que queiram fazer cursos nas mais diversas áreas com relação ao Desenvolvimento Sustentável. A maioria dos cursos oferecidos são em inglês.

Quem pode candidatar pras bolsas DAAD EPOS na Alemanha?

A oportunidade das bolsas para doutorado e para mestrado em inglês na Alemanha do DAAD é para jovens profissionais que buscam aperfeiçoamento em áreas de desenvolvimento (das ciências exatas e engenharias às ciências sociais e humanas) que tenham graduação completa, rendimento acadêmico acima da média, inglês ou alemão fluente e, no mínimo, dois anos de experiência profissional na área do curso depois de formado.

Caso você não tenham esse requisito, você não pode concorrer às bolsas, mas vale a pena conferir o valor do mestrado na Alemanha porque muitos deles têm tuitions  entre 100 e 300 euros semestrais. As inscrições para as bolsa Epos do DAAD devem ser feitas diretamente com as instituições na Alemanha, o prazo de inscrição varia.

>> Estudar na Alemanha é de graça (ou quase)

Qualquer doutorado e mestrado na Alemanha serve para bolsa DAAD EPOS?

As bolsas para doutorado e mestrado em inglês na Alemanha do DAAD do programa EPOS destinam-se exclusivamente aos cursos oferecidos nas universidades credenciadas nas mais diversas áreas com relação ao desenvolvimento sustentável. Para vocês terem uma noção tem curso de Economia, Agronomia, Geografia, Educação, Matemática, Direito, Política, Administração, Engenharia, Planejamento Urbano, Saúde Pública, Meio Ambiente, Comunicação e outros. Ou seja, tem que dar uma vasculhada na lista dos cursos elegíveis para a bolsa e ver qual curso se encaixa melhor no seu perfil acadêmico. O DAAD também publicou um livreto com uma explicação sobre todos os cursos elegíveis para a bolsa que colocaremos abaixo.

>>> Melhores bolsas de estudos de 2024

Doutorado e mestrado na Alemanha com bolsa do DAAD

bolsas para mestrado em inglês na Alemanha em desenvolvimento sustentaval epos daad partiu intercambio
Acharam a Anja do Deadline na foto?

Vale lembrar que nesta tabela não estão todos os curso bolsas para doutorado mestrado na Alemanha do programa EPOS do DAAD. A oferta é maior que essa e ainda não conseguimos subir tudo no site. A lista completa tá no link do PDF mais abaixo

Desenvolvimento/Sustentabilidade

CursoUniversidadeInscrições 
Sustainable Development ManagementHochschule Rhein-Waal01.8
Geography of Environmental Risks and Human SecurityUni Bonn/ UN University15.12
Development ManagementRU Bochum30.09
PhD Agricultural Economics, Bioeconomy and Rural DevelopmentUni Giessen31.10

Economia/Administração/ Matemática

Master in International and Development EconomicsHTW Berlin31.08
Small Enterprise Promotion and TrainingUniversidade de Leipzig01.10
Development EconomicsUniversidade de Göttingen15.11

Planejamento Urbano e Arquitetura

Master in Urban ManagementTU Berlin31.08
Integrated Urbanism and Sustainable Design – IUSDU Stuttgart29.07
SPRING – Spatial Planning for Regions in Growing EconomiesU Dortmund01.10

Educação

International Education ManagementUni Ludwigsburg15.03

Comunicação e mídia

International Media StudiesHS Bonn-Rhein-Sieg/DW Akademie31.03

Direito

LL.M Intellectual Property and Competition LawMunich Intellectual Property Law Center15.10

Saúde Pública / Medicina

Master of Science in International HealthCharité Berlin15.10
Master of Science in Global Urban HealthUni Freiburg15.10
Master of Science in International HealthUni Heidelberg10.10
Global Health Risk Management & Hygiene PoliciesUni Bonn15.12

Ciências agrárias e florestais

Agricultural EconomicsU Hohenheim15.11
Tropical and International Forestry (TIF)Uni Göttingen30.10
Agricultural Sciences and Resource Management in the Tropics and SubtropicsUni Bonn15.09
Tropical ForestryTU Dresden30.10
Agricultural Economics, Bioeconomy and Rural DevelopmentU Giessen31.10

Ciências Naturais & ambientais

Environmental GovernanceUni Freiburg15.10
Landscape Ecology and Nature Conservation – LENCUni Greifswald15.12
Marine Biology – International Studies in Aquatic Tropical EcologyUniversität Bremen15.10
Environment and Resources Management – ENREMTH Köln31.01
Natural Resources Management and Development / Integrated Water Resources Management / Renewable Energy ManagementTH Köln30.01

Engenharias e ciências relacionadas

Air Quality Control, Solid Waste and Waste Water Process EngineeringUni Stuttgart01.10
Master of Engineering in Energy and Environmental ManagementUni Flensburg31.08
Programme in Water Resources and Environmental ManagementUniversität Hannover30.09
Infrastructure PlanningUni Stuttgart30.09
Photogrammetry and GeoinformaticsHfT Stuttgart01.10
Hydro Science and EngineeringTU Dresden15.10
Natural Hazards and Risks in Structural EngineeringBauhaus Universität15.10
Sustainable Renewable Energy Technologies (SuRE)Uni Oldenburg15.10

>> Como é morar na Alemanha sem saber alemão

A candidatura para as bolsas EPOS do DAAD

Candidatas e candidatos interessados nas bolsas para mestrado em inglês na Alemanha devem enviar sua documentação diretamente à universidade alemã escolhida. Algumas universidades têm exigências especiais, adicionais às exigências do DAAD para a concessão da bolsa, por isso o site do curso escolhido deve ser consultado sobre requisitos, procedimentos e documentos adicionais. No site, tem um geralzão sobre os pré-requisitos para ser bolsista do DAAD. É necessário comprovar proficiência em inglês com TOEFL ou IELTS (nos cursos em inglês) ou em alemão com Goethe Zeritifkat ou Test DaF (quando o curso é em alemão)

>>> Como conseguir desconto para fazer o TOEFL

O DAAD no Brasil pode ajudar solucionando dúvidas gerais sobre o programa pelo email [email protected] ou pelo pelo telefone: (21) 2553 3296 / Ramal: 14. Dúvidas específicas sobre cada curso devem ser enviadas para as universidades.

A bolsa do DAAD é a mesma que eu tive quando estudei na Deutsche Welle Bonn. Ela inclui 904 por mês, ajuda de custo para passagem aérea na ida e na volta, curso preparatório de alemão (pra quem precisa) e seguro-saúde. Já no caso das bolsas de doutorado o valor mensal sobe para 1200 euros.

>>> 5 coisas ruins de morar na Alemanha

Mais sobre doutorado e mestrado na Alemanha com bolsa:

O programa EPOS é só um dos programas de bolsas de estudos para doutorado e mestrado na Alemanha do DAAD. O Serviço Alemão de intercâmbio acadêmico também oferece bolsas para mestrados em inglês nas áreas de Políticas Públicas e Boa Governança no programa Helmut Schmidt. Se nenhum desses cursos servir pra você, vale consultar esse tutorial de como encontrar cursos de graça na Alemanha e em inglês.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Veja o edital do programa
Veja publicação com detalhes dos cursos

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

17 comentários em “DAAD dá bolsas para doutorado e mestrado na Alemanha no programa EPOS”

  1. Oi Bruna, obrigado pelo site… já estou planejando minha candidatura pro EPOS DAAD, gostaria de saber se encontro a rede de alumni do EPOS, principalmente os que cursaram o curso de Desenvolvimento Sustentável… estou com duvidas acerca dos dois anos de experiencia… teria de ser um trabalho continuo? setor provado? ongs ?… pode me explicar com base em alguém que foi aprovado?

  2. Olá, obrigado pelas informações!
    tenho uma dúvida, tem como aplicar pra mais de uma? ou só pode aplicar pra um mestrado pela DAAD? pois me interessei por dois cursos na minha área.

  3. Boa tarde Bruna, obrigada por divulgar essas informações!
    Gostaria de saber se quando for traduzir meu hístorico acadêmico para me aplicar ao mestrado eu preciso traduzir também as notas para a tipo de avaliação que no caso a Alemanha utiliza? Se sim, onde eu vejo qual o metodo de avaliação usado? E mais uma vez obrigada.

  4. Adorei este vídeo, você é muito engraçada realmente.Já estive na Alemanha e essa bizarrice de supermercado(kkkkkk) é coisa nova para mim.Os tempos mudam para eles também..

    Walber Pereira
    Belém-Pa

  5. Ará Oliveira

    Oi Bruna;

    Estou tendo dificuldades para localizar o formulário de solicitação ou terei de pedir que a Universidade encaminhe por e-mail?
    Um forte abraço.

  6. Ingrid Moreira

    Olá Bruna.
    Sempre incríveis suas dicas.
    Fiquei confusa na área de Comunicação e Mídia já foi encerrado dia 30.04? Isso?

  7. Ola, Bruna!!
    Grata por todas as suas dicas!

    As minhas dúvidas são as seguintes:
    Para quem devo dirigir as cartas de motivação e de recomendação dentro da universidade nestes tipos de bolsas (Ex: Direcção de Pós graduação da Universidade)?
    Os mesmos documentos que enviar a Universidade, devo enviar também para o contacto do DAAD?

    Agradeço a resposta.

    Bjs

  8. Teresa Alencar

    Oi Bruna, tudo bem? Primeiramente, eu amo de paixão seu site! Só me animei pra começar a buscar bolsas por ele!
    Segundo: Vi várias oportunidades de bolsa de mestrado para a Alemanha sendo abertas agora, e vi que eles dizem que é você que tem que se comunicar com a instituição para ser aceito, e só com isso que você consegue a bolsa. Mas pelo que pesquisei, vi que as instituições abrem o processo seletivo normalmente ou em maio ou em dezembro, por ai, e a inscrição para a bolsa só vai até novembro (e maio já passou). Você conhece alguém que tenha se aplicado para esses mestrados de artes, musica, etc, que percebeu essa situação também? Tu sabes mais ou menos como isso funciona?
    Espero que possas me ajudar! Obrigada <3

  9. Oi Bruna! Ótimo site! Amei as dicas! (:
    Estou com várias dúvidas com o processo do visto. Devo entrar com a solicitação do visto antes de obter a resposta da Universidade? Eu preciso do toefl para solicitar o visto alemão?
    Estou confusa quanto a isso, pois a Universidade solicita o visto para a “application”, e ao mesmo tempo eu preciso da resposta da faculdade para solicitar o visto, uma coisa fica presa à outra.
    Obrigada!

  10. Pollyana Wenzel

    Oi Bruna. Eu e meu namorado queremos tentar alguma bolsa na Alemanha, porém estamos presos (ele a uma pos e eu a graduacao) ate o fim do ano que vem. Quanto tempo, em media, é bom fazermos as solicitacoes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais