mestrado em saúde na Europa DAAD oferece bolsa para mestrado em saúde na Europa

DAAD oferece bolsa para mestrado em saúde na Europa

Inscrições até 15/12/2023

Quer fazer mestrado em saúde na Europa com tudo pago? A bolsa para mestrado em Gestão Global de Riscos à Saúde e Políticas de Higiene na Universidade de Bonn, na Alemanha, é mais uma oportunidade que faz parte do programa do Serviço Alemão de Intercâmbio Universitário (DAAD) destinado a estudantes de países em desenvolvimento. O programa EPOS contempla cursos de áreas relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

O mestrado em saúde da Universidade de Bonn

O programa de mestrado Global Health Risk Management & Hygiene Policies é oferecido pela Universidade de Bonn e é todo em inglês. O curso inclui um ano de estudo intensivo em tempo integral (60 ECTS), seguido de estágios (30 ECTS) e preparação para a tese de mestrado (30 ECTS) no segundo ano.

>>> Melhores bolsas em 2023

Sobre o mestrado em saúde na Europa

Os alunos serão apresentados aos conceitos básicos de saúde global e pública, infraestrutura de higiene e políticas de saúde. Além disso, eles obterão conhecimento sobre doenças infecciosas, doenças não transmissíveis, saúde materno-infantil e questões ambientais. Eles também discutirão estratégias para controlar e prevenir doenças.

Assim, não só os aspectos sociais, mas também os aspectos biológicos e ambientais e os impactos na saúde serão abordados, por exemplo, a produção de alimentos e nutrição. Por fim, o mestrado também abordará a questão dos desafios atuais na saúde global, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis como princípios orientadores e as estruturas de gestão no sistema de saúde, a fim de preparar os alunos para a formulação de políticas futuras. É possível se candidatar até dia 15 de dezembro, e o curso começará em outubro de 2024.

As bolsas do DAAD para mestrado em saúde na Europa

O MSc Global Health custa 18 mil euros, ou seja, é um valor bem salgado! Essas taxas incluem as aulas de todos os módulos, exames, excursões e a orientação científica para a tese de mestrado e estágios. Além disso, as taxas de matrícula e rematrícula estão incluídas.

Por sorte, a partir do ano letivo 2023/24 em diante, o MSc Global Health faz parte dos cursos do programa de bolsas EPOS oferecido pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). O programa oferece uma série de bolsas de estudo para candidatos de países em desenvolvimento (incluindo o Brasil!).

As bolsas do DAAD para mestrado na Alemanha incluem:

  • isenção das taxas do curso
  • bolsa mensal de 861 euros
  • seguro-saúde
  • despesas de viagem
  • curso de alemão na Alemanha de dois meses antes das aulas do mestrado começarem.

>> Green Card alemão: como tirar

Quem pode concorrer às bolsas da Universidade de Bonn

Esses são os requisitos do programa de bolsa de mestrado na Alemanha do DAAD EPOS :

  • Possuir um mínimo de dois anos de experiência de trabalho relevante ganhos após sua graduação e até o momento da inscrição;
  • Ter uma graduação na área da saúde, ciências da vida, ciências sociais (incluindo disciplinas como direito internacional, governança da saúde, economia da saúde, planejamento ambiental);
  • Não ter concluído nenhum outro mestrado em um campo de estudos semelhante (por exemplo, nenhum programa de mestrado em Saúde Pública, Saúde Internacional ou similar);
  • Seu objetivo é seguir uma carreira como profissional no campo do desenvolvimento (não como pesquisador).

>> Tudo sobre estudar na Alemanha

>> Estudar na Alemanha é barato só você que não sabe

Candidatura do MSc Global Health e da bolsa de estudos

Você deverá enviar sua inscrição completa em um e-mail e como um único PDF para [email protected]. Aqui embaixo está a lista de todos os documentos necessários para a inscrição do curso de mestrado. Os documentos devem ser enviados exatamente nessa ordem:

Candidatura no mestrado da Universidade de Bonn

Para se candidatar na Universidade de Bonn, você precisa enviar os seguintes documentos:

  • Formulário de inscrição (assinado por você, com data, e as informações fornecidas devem corresponder exatamente ao seu CV e referências);
  • Carta de motivação (entre 1 e duas páginas, deve mostrar sua motivação para estudar o MSc Global Health e delinear pelo menos uma área de pesquisa na qual deseja trabalhar durante seus estudos. Você também pode fornecer informações básicas, principalmente sobre experiências de trabalho anteriores na área de estudo, planos para o futuro, planos de pós-graduação e qualquer outra informação que considere relevante);
  • Currículo (máximo de três páginas e no modelo Europass);
  • Diploma e histórico universitário;
  • Certificado de conhecimento de inglês (TOEFL, IELTS ou outros).
  • Certificados de Trabalho ou referências (documento que comprove pelo menos dois anos de experiência profissional relevante após a graduação);
  • Cópia do passaporte.

Candidatura da bolsa de mestrado em Saúde na Europa

E esses são os documentos que você também precisa enviar para se candidatar à bolsa:

  • Formulário de inscrição do DAAD EPOS;
  • Carta de motivação (entre 1 e 2 páginas, com assinatura e data, respondendo as seguintes perguntas: Por que você está interessado em participar do MSc Global Health? Como está sua motivação para o desenvolvimento do programa? Como você pretende fazer uso da bolsa de estudos e educação para o seu país de origem? Como a bolsa de estudos o ajudaria a alcançar suas ambições como profissional atuante na área?);
  • Carta recomendação do empregador atual (deve ter papel timbrado, assinatura e carimbo oficial, deve ser atual, e se estiver em um idioma diferente do alemão ou inglês é necessário adicionar uma tradução juramentada);

Candidaturas incompletas não serão consideradas. Em caso de dúvidas, você pode mandar email para: [email protected].

>>> Fellowship: o que é e como conseguir

Quanto custa fazer mestrado em saúde na Europa?

Como falamos anteriormente, O MSc em Saúde Globak na Europa da Universidade de Bonn custa 18 mil euros. É possível ser admitido no programa MSc Global Health sem receber uma bolsa de estudos, especialmente caso você não tenha os dois anos de experiência de trabalho depois de formada. Nesse caso, é possível se inscrever em outros programas de financiamento disponíveis na Alemanha. Uma lista de programas disponíveis pode ser encontrada aqui. Vale lembrar também que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar na Alemanha por meio período, o que pode ajudar com os gastos caso você seja aceito sem bolsa.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o curso
Veja os detalhes sobre a bolsa
Informe-se sobre o processo de candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais