Outro Joint Master do programa Erasmus Mundus: o Mestrado em Estudos Globais – Uma perspectiva europeia (Erasmus Mundus Global Studies – A European perspective – EMGS). O curso combina métodos e teorias desenvolvidas nas áreas da história, ciências sociais, estudos culturais e economia para investigar os fenômenos da conexão global.
O mestrado em Estudos Globais tem duração de dois anos e nesse período os alunos estudam em vários países. É obrigatório estudar em diferentes universidades europeias no primeiro e no segundo ano do curso.
Os estudantes podem indicar a sua preferência na hora de se candidatar. A decisão final, no entanto, será baseada também na qualificação do interessado e na distribuição dos selecionados entre as instituições. Também há possibilidade de fazer intercâmbio durante um semestre em uma das instituições parceiras.
Universidades que fazem parte do consórcio:
- Universidade de Leipzig (Alemanha);
- Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres (Inglaterra);
- Universidade de Viena (Áustria);
- Universidade de Wroclaw (Polônia);
- Universidade de Roskilde (Dinamarca);
- Universidade de Ghent (Bélgica).
Instituições parceiras:
- Universidade de Fudan (China);
- Universidade de Jawaharlal Nehru (Índia);
- Universidade de Dalhousie (Canadá);
- Universidade de Macquarie (Austrália);
- Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (EUA);
- Universidade de Addis Ababa (Etiópia);
- Universidade de Yaoundé (Camarões);
- Universidade de Otago (Nova Zelândia);
- Universidade de Stellenbosch (África do Sul).
Bolsas para mestrado em estudos globais
As bolsas Erasmus+ no caso do mestrado em estudos globais cobrem todas as despesas de participação no curso (5,5 mil euros/ano), um subsídio mensal de 1 mil euros (máx. 24 meses) e auxílio para instalação e despesas de viagem, dependendo do país de origem do bolsista.
Todas as candidaturas enviadas dentro do prazo serão automaticamente consideradas para as bolsas. Para concorrer ao benefício como não-europeu, o candidato não pode ser residente em um país europeu e nem ter trabalhado ou estudado na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos. Além das bolsas do Erasmus Mundus, também há possibilidade de estudar com bolsas parciais, pagando apenas a metade do valor de matrícula.
Requisitos e candidatura ao EMGS
Embora a língua oficial do curso seja o inglês, um dos requisitos para entrar no mestrado em estudos globais é conhecer pelo menos mais uma língua estrangeira.
O inglês é obrigatório e o candidato deve comprovar no mínimo nível B2. Na outra língua, é suficiente um conhecimento mais básico (A2).
Para se candidatar, também é preciso ter graduação completa em uma das seguintes áreas: relações internacionais, história, estudos culturais, ciências sociais ou economia.
O processo de inscrição deve ser realizado pelo portal da Universidade de Leipzig, com o preenchimento do formulário online e o upload de documentos. A documentação é composta por:
- Currículo (em inglês);
- Carta de motivação (em inglês, de 1 a 2 pág.);
- Cópia do passaporte;
- Comprovante de residência devidamente traduzido;
- Cópia certificada e traduzida do histórico do ensino médio;
- Cópia certificada e traduzida do diploma de graduação;
- Cópia certificada e devidamente traduzida do histórico escolar;
- Certificado de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS, CAE, CPE);
- Comprovante de conhecimento de outra língua estrangeira;
- Carta de recomendação de um professor universitário (em inglês);
- Se for o caso, comprovação de atividades extracurriculares e experiência profissional.
A seleção para o mestrado em estudos globais e as bolsas Erasmus+ será baseada no histórico acadêmico, na motivação, no potencial e na experiência profissional do candidato. Também será levada em consideração a correspondência entre os estudos anteriores realizados e o mestrado. As inscrições podem ser feitas até 31 de janeiro. Os selecionados serão anunciados até o final de junho.
Se você está pensando em se inscrever para uma das bolsas Erasmus Mundus, não deixe de conferir nosso bate papo com brasileiros que já participaram do programa. Outra boa recomendação é ler esse texto de outras duas bolsistas do Erasmus falando da parte burocrática do programa e de uma brasileira que fez mestrado na Alemanha para saber melhor como é viver e estudar por lá.
Economize no pagamento da taxa de mestrados Erasmus
Brasileiros com cidadania Europeia podem fazer os cursos Erasmus pagando taxas muito menores. A nossa parceira Remessa Online garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! O site e o atendimento todo são feitos em português. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.
Conheça melhor o programa EMGS
Saiba tudo sobre as bolsas
Entenda como funciona o processo de candidatura
sou casada tenho dois filhos sempre sonhei em estudar, trabalhar com minha familia fora do Brasil, tenho afinidade por alemanha india e canada. haveria algum apoio para o.meu perfil, quero muito que meus filhos tenham essa experiencia comigo.