estudar no canadá quebec na cabeça bolsas

Mestrado, doutorado e pesquisa: oportunidade para estudar no Canadá

estudar no canadá quebec na cabeça bolsas

O Portal Quebec na Cabeça está divulgando uma série de bolsas para estudar no Canadá. A iniciativa busca brasileiros interessados em dar continuidade aos seus estudos ou seguir carreira acadêmica no país.

Bolsas no Canadá

Então, se você tiver interesse em estudar no Canadá com nível de mestrado, doutorado, pós-doutorado ou pesquisa, esta é a oportunidade! As bolsas são voltadas para quem tem diploma universitário nas áreas da saúde, química, meio ambiente, geografia, ciência política, antropologia e áreas afins.

O portal que incentiva estrangeiros para estudar no Canadá contempla possibilidades em diferentes níveis de estudo e pesquisa. Abaixo explicamos melhor cada um deles.

>>> Como fazer pós e trabalhar no Canadá

Mestrado no Canadá em Bioprocesso e Materiais

Este mestrado da área de recursos naturais, agricultura e produção tem o objetivo de estudar as interações de contaminantes com argilas do litoral de Saint Laurent. O bolsista irá aprender a avaliar os tipos de polímeros presentes nos microplásticos do estuário em questão.

O curso em Bioprocesso e Materiais é oferecido pela Universidade de Quebec em Rimouski. O estudante será responsável por apoiar a equipe do projeto e colaborar com o seu orientador para concluir a pesquisa.

Para este mestrado, é requisito ter francês avançado e inglês intermediário. Esta bolsa de dois anos para estudar no Canadá é voltada para formados na área da química – como por exemplo, química analítica ou química ambiental.

>>> IELTS: o que é e como funciona a prova de proficiência em inglês

Mestrado no Canadá em Oceanografia

O candidato selecionado para a bolsa para o mestrado em Oceanografia irá trabalhar na aquisição, processamento e interpretação de dados sedimentológicos e geofísicos. O curso da Universidade de Quebec em Rimouski inclui missões no mar em colaboração com outros importantes centros e institutos de pesquisa canadenses.

O Saint-Laurent é a maior via fluvial do mundo. A equipe desta pesquisa irá procurar naufrágios e restos subaquáticos em um importante trecho de navegação no início da colônia francesa.

Assim como o anterior, este mestrado exige nível avançado de francês e intermediário de inglês. Os candidatos precisam ter formação em oceanografia, geologia marinha ou geografia. A bolsa é de 15 mil dólares canadenses anuais durante dois anos.

Mestrado em Gestão da vida selvagem e do habitat

Mais uma bolsa para estudar no Canadá na Universidade de Quebec em Rimouski. O selecionado irá atuar diretamente no projeto de pesquisa sobre o comportamento de seleção de habitat e uso de espaço de animais do Forillon Park. O parque nacional tem 245 km² e fica localizado no nordeste de Gaspésie.

Para concorrer a esta bolsa de 16.500 dólares canadenses anuais por dois anos e meio, é preciso possuir francês avançado e inglês intermediário. Neste mestrado em Gestão da vida selvagem e do habitat são aceitos candidatos provenientes de cursos como biologia ou ecologia animal.

>>> Programa Vanier concede bolsas para doutorado no Canadá

Mestrado em Quebec em Desenvolvimento regional e territorial

Formados nas áreas de sociologia, antropologia ou ciência política podem concorrer a uma bolsa para um mestrado em Desenvolvimento regional e territorial. O selecionado irá buscar compreender a eutrofização das águas costeiras e os diferentes atores envolvidos no processo.

O nível linguístico exigido é o mesmo do que citamos acima. Para este programa, está sendo oferecida uma bolsa de dois anos no valor de 15 mil dólares canadenses anuais e uma bolsa de isenção de matrícula para estrangeiros.

>>> Como fazer doutorado sanduíche no Canadá

Pesquisa em ciências sociais, saúde, bioestatística ou epidemiologia

São oferecidas três bolsas para mestres ou doutores dos setores da saúde, educação, direito, serviços sociais, comunitários e governamentais. Os trabalhos serão desenvolvidos na Universidade de Laval.

O programa está à procura de um bolsista para liderar estudos sobre implementação de um projeto sobre tomada de decisões compartilhadas no atendimento domiciliar de idosos no Canadá.

Outro pesquisador fará parte de um programa que irá explorar a eficácia comparativa de iniciativas de atenção a doenças críticas nos EUA e no Canadá. E um terceiro será selecionado para compor um grupo de pesquisa sobre possibilidade de uso do sangue materno para tratamento de anormalidades no pré-natal.

A duração mínima desses projetos de pesquisa é de dois anos para mestrado e de três anos para doutorado. Para ser aceito em uma das posições, é necessário atender os requisitos mínimos exigidos pela universidade. O candidato deve ter conhecimento intermediário de francês e inglês.

Os bolsistas de nível de mestrado irão receber 18.500 dólares canadenses por ano. Já os doutores recebem 20 mil dólares canadenses anuais para realizar a pesquisa.

>>> Como fazer doutorado no Exterior

 

Doutorado em Ciências Ambientais no Canadá

Os candidatos interessados em estudar no Canadá fazendo um doutorado, podem optar pelo programa Ciências Ambientais da Universidade de Quebec em Rimouski. O selecionado irá desenvolver sua pesquisa sobre o tema da modelagem de erosão costeira. Essa investigação visa desenvolver soluções inovadoras e adaptadas aos contextos locais no âmbito dos aspectos sociais, econômicos, culturais e ambientais da região costeira.

O nível linguístico requerido continua sendo o mesmo dos casos anteriores. Além disso, serão aceitos candidatos das áreas da geografia física, geomorfologia ou ciências ambientais.

O valor da bolsa é de 60 mil dólares canadenses por ano durante 3 anos (20 mil por ano). O candidato pode ter menos de dois anos de experiência.

Pós-Doutorado em Cuidados e serviços primários

Para quem já está em um nível mais avançado, é possível estudar no Canadá realizando pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Laval. O programa de Cuidados e serviços primários é voltado a candidatos provenientes da medicina, ciências sociais, epidemiologia e outras áreas da saúde.

São oferecidas três vagas em três projetos de pesquisa diferentes: liderar uma investigação sobre atendimento domiciliar para idosos; liderar um estudo sobre a eficácia de duas diferentes abordagens na atenção a doenças críticas; liderar pesquisa financiada pelo Genome Quebec e pelo Genome Canadá.

>>> Programa do governo dá bolsas para pós-doutorado no Canadá

Quanto ao requisito referente a línguas, é preciso ter francês e inglês intermediários. O auxílio anual é de 40 mil dólares canadenses.

Pós-doutorado em Pesquisa orientada ao paciente

Da mesma universidade, existe ainda um programa para pesquisar sistemas de saúde e serviços sociais da Unidade de Apoio e Estratégia de Pesquisa Orientada ao Paciente do Quebec. O objetivo é identificar, projetar e implementar estratégias para tradução de conhecimento e capacitação dos atores envolvidos.

A bolsa de pós-doutorado tem duração de um ano com possibilidade de renovação. O valor é de 45 mil dólares anuais. Os requisitos linguísticos são os mesmos do outro pós-doutorado.

Pós-doutorado no Canadá na área da saúde

Há ainda uma vaga para estágio pós-doutoral na área da saúde em em ciências da saúde, bioestatística ou epidemiologia. O estágio é de um ano com possibilidade de renovação da bolsa. O selecionado irá fundamentar seus estudos na busca por estratégias de implementação para acelerar a prestação de cuidados de saúde.

O valor é de 40 mil anuais. O candidato deve saber inglês e francês de nível intermediário e ser da área da medicina ou saúde.

>>> Veja outras bolsas para estudar no Canadá

Como se candidatar para estudar no Canadá com bolsa

Os interessados em estudar no Canadá com alguma dessas bolsas deve se candidatar até o dia 11 de agosto. A candidatura é online e deve ser feita através do Portal Quebec na Cabeça.

Uma das etapas de seleção será baseada em uma entrevista por videoconferência, a ser realizada entre 9 e 20 de setembro.

Veja tudo sobre as bolsas
Entenda o sistema de ensino canadense
Saiba mais sobre o Quebec na Cabeça

+ Bolsas de estudos

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

1 comentário em “Mestrado, doutorado e pesquisa: oportunidade para estudar no Canadá”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais