Programa Vanier concede bolsas para doutorado no Canadá

Com o objetivo de atrair estudantes qualificados para as universidades do país, o governo canadense lançou em 2008 o programa Vanier de bolsas para doutorado no Canadá.

Bolsas para estudar no Canadá

Anualmente, cerca de 166 estudantes – canadenses e internacionais – de diferentes áreas de estudo são contemplados pelo programa. A ideia é transformar o país em um centro de excelência em pesquisa e ensino acadêmico.

>>> OpenCon: bolsa para evento no Canadá sobre acesso livre e open data

Como são as bolsas para doutorado no Canadá

O auxílio oferecido pelo programa Vanier é de 50 mil dólares canadenses por ano. As bolsas para doutorado no Canadá têm duração de três anos.

Elas são distribuídas igualmente entre três agências federais, que definem também as áreas de pesquisa incluídas no programa:

  • Institutos Canadenses de Pesquisa em Saúde (CIHR)
  • Conselho de Pesquisa em Ciências Naturais e Engenharia (NSERC)
  • Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas (SSHRC)

>>> Veja mais oportunidades para fazer doutorado com bolsa no exterior

Requisitos para participar do Vanier

O programa possui basicamente três critérios de seleção: excelência acadêmica, potencial de pesquisa e perfil de liderança. Os bolsistas devem demonstrar habilidades de líder e apresentar um bom desempenho nos estudos universitários realizados até então.

Entre os requisitos para concorrer a uma das bolsas para doutorado no Canadá estão também:

  • Estar no primeiro doutorado;
  • Ter a intenção de prosseguir o doutorado em tempo integral no semestre de verão ou no ano acadêmico posterior ao anúncio dos resultados;
  • Não ter completado mais do que 20 meses do doutorado até 1º de maio de 2019;
  • Não ter sido contemplado com outra bolsa para estudos do mesmo nível.

O tema de pesquisa do candidato também será levado em consideração na seleção. A investigação deve ser significativa e original e ter chances de ser publicada.

>>> Parceria entre Capes e DAAD vai dar bolsas de doutorado na Alemanha

Como se candidatar ao programa

Quem deseja concorrer a uma das bolsas para doutorado no Canadá deve se candidatar através da instituição na qual deseja estudar. Esta, por sua vez, irá nominar aqueles que forem pré-selecionados.

Os prazos para inscrição variam conforme a universidade. No entanto, as instituições devem fazer as indicações até o dia 31 de outubro.

As candidaturas devem ser preparadas pelo estudante e submetidas à instituição de sua escolha dentro do prazo estabelecido utilizando o ResearchNet. Se precisar de ajuda, o candidato pode entrar em contato através do e-mail: support@cihr-irsc.gc.ca.

Os candidatos devem criar um “Vanier-Banting Academic CV” no site do Canadian Common CV e linká-lo à sua candidatura. No ResearchNet, o interessado deverá fornecer as informações solicitadas, identificar a sua área de estudo e instituição e descrever o seu projeto de pesquisa.

Os anexos da candidatura devem ser carregados no formato indicado no site. Os documentos que não estiverem em inglês ou francês devem ser enviados com tradução juramentada.

Após realizar a pré-seleção, a instituição irá informar os candidatos que serão indicados ao Vanier. Os selecionados pelo programa para ganhar as bolsas para doutorado no Canadá serão informados através do ResearchNet.

Saiba tudo sobre o programa Vanier
Veja os detalhes sobre os critérios de admissão
Acesse o guia sobre como se candidatar

Ver todas as bolsas 

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

>>> Universidade de Adelaide dá bolsas para estudar na Austrália

COMENTÁRIOS

Uma resposta para “Programa Vanier concede bolsas para doutorado no Canadá”

  1. DAIANE DIAS CURVELLO disse:

    show

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *