universidade de montreal bolsas graduação mestrado doutorado Canadá

Universidade de Montreal oferece bolsas para graduação e pós

A Universidade de Montreal (UdeM), no Canadá, está recebendo inscrições para um programa de bolsas para estudantes internacionais. Ele contempla estudos de graduação, mestrado e doutorado.

O objetivo da instituição é facilitar a integração de talentos de todos os países em uma das melhores universidades de língua francesa do mundo. Dessa forma, a UdeM cumpre a sua missão de contribuir para difundir a educação e incentivar a diversidade cultural.

>> Melhores bolsas no Canadá

Universidade de Montreal: cursos oferecidos

A Universidade de Montreal oferece cerca de 600 cursos diferentes nas mais variadas áreas do conhecimento:

  • Planejamento ambiental;
  • Artes e Música;
  • Comunicação;
  • Direito;
  • Economia e Política;
  • Ensino e educação;
  • Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável;
  • Literatura e Línguas;
  • Administração;
  • Ciências da Saúde;
  • Ciências da Vida;
  • Humanidades;
  • Ciências Aplicadas;
  • Ciências Sociais;
  • Ciências Sociais e Ação Social;
  • Tecnologia da Informação e Comunicação;
  • Teologia e Ciências da Religião.

Requisitos das bolsas no Canadá

As bolsas são destinadas a estudantes internacionais admitidos em um curso da instituição e que:

  • Tenham visto de estudo e não sejam cidadãos canadenses nem residentes no país;
  • Estejam matriculados na Universidade de Montreal em um curso em período integral;
  • Não se beneficiem de outra forma de isenção de taxas de matrícula.

Para serem selecionados, os candidatos devem atender também aos requisitos do curso que escolherem. Os critérios de elegibilidade variam, mas, geralmente, é preciso saber francês.

> Como fazer pós e trabalhar no Canadá

Como são as bolsas da Universidade de Montreal

O valor das bolsas da Universidade de Montreal varia de acordo com o nível de estudo pretendido. Para as bolsas de graduação, o critério será baseado no desempenho acadêmico e existem três níveis de isenção parcial (de 2 mil a cerca de 13 mil dólares canadenses por ano).

Já para os estudantes de mestrado, há somente um valor de isenção parcial que será aplicado para todos os selecionados: 10.046,35 dólares canadenses/ano para mestrados com foco em pesquisa e 10.169,68 para mestrados profissionais.

Os estudantes de doutorado têm isenção de 21.593,35 dólares canadenses anuais.

>> Visto de férias e trabalho na França

Candidatura para estudar na Universidade de Montreal

O programa de bolsas de isenção da Universidade de Montreal não exige uma candidatura separada da inscrição para os cursos. Todos os candidatos estrangeiros inscritos são considerados e, se admitidos, receberão uma proposta de bolsa.

>> Confira playlist de vídeos sobre estudar no Canadá

Para aplicar para os cursos da instituição, costumam ser exigidos documentos como diploma escolar ou universitário, histórico acadêmico e certificado de proficiência em francês. A documentação deverá ser enviada em inglês ou francês.

Os prazos para se candidatar para fazer graduação, mestrado ou doutorado na Universidade de Montreal variam de acordo com o período do ano em que começam os estudos:

  • Outono: 1º de fevereiro;
  • Inverno: 1º de setembro;
  • Verão: 1º de fevereiro.

Alguns dias depois de enviar o pedido de admissão, o candidato recebe o código de acesso para se conectar ao “Centre étudiant”, plataforma na qual você pode consultar o status da sua inscrição e terá a resposta sobre o aceite, caso seja admitido.

Se isso acontecer, depois da oferta de admissão, a Universidade de Montreal envia imediatamente um e-mail com o valor da bolsa concedida. Esse documento é muito importante e deve ser guardado com cuidado para as próximas etapas.

>>> Visto de estudante no Canadá permite trabalhar sem limite

Universidade de Montreal: Aceite e formalidades

Em relação aos deadlines, é importante notar que quanto antes você enviar a sua candidatura, melhor. Um comunicado no site da instituição explica que, em função do tempo necessário para concluir as formalidades de ingresso no Canadá e em Quebec, o período de admissão dos candidatos internacionais termina várias semanas antes do início da sessão.

Isso porque os estudantes estrangeiros devem aguardar de três a seis meses para concluir as formalidades necessárias para estudar no país. O fato precisa ser considerado, porque se não conseguirem fazer isso a tempo, perderão a vaga e terão que apresentar um novo pedido de admissão.

Portanto, fique atento, pois no momento da candidatura uma mensagem aparecerá no formulário, caso o sistema entenda que pode haver o risco de que o tempo para processar a inscrição e adquirir a permissão de estudo seja muito longo.

Sobre a Universidade de Montreal

A Universidade de Montreal tem mais de 69 mil estudantes, sendo que desses 73% estão na graduação e 27% na pós. Além disso, cerca de 10 mil são estudantes internacionais, o que coloca a uM na 3ª posição entre as universidades canadenses mais internacionais.

A instituição conta com 2.300 professores e pesquisadores e 465 unidades de pesquisa. Com as escolas afiliadas – HEC Montréal e Polytechnique Montréal – é o principal centro de ensino superior de Quebec e o ocupa o 4º lugar do Canadá em volume de pesquisa.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o programa
Veja os cursos oferecidos pela universidade
Confira informações sobre as inscrições

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais