intercâmbio Canadá grátis bolsas para mobilidade acadêmica no Canadá

ELAP: bolsas para mobilidade acadêmica no Canadá

O Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) é um programa do governo canadense que concede anualmente centenas de bolsas para intercâmbio no Canadá grátis a estudantes da América Latina.

O ELAP é destinado a estudantes de graduação, mestrado e doutorado para intercâmbio no Canadá com bolsa de estudos. O candidato precisa estar matriculado em uma instituição de ensino superior brasileira.

>> Melhores bolsas de estudo para intercâmbio em 2024

Como funciona o sanduíche no Canadá

O ELAP é um programa de mobilidade acadêmica no Canadá é como uma graduação/pós sanduíche: o estudante passa de quatro a seis meses no Canadá e retorna pra terminar seus estudos aqui no Brasil.

No caso de intercâmbio gratuito no Canadá na graduação, o programa exige que exista um acordo de cooperação entre a instituição brasileira do candidato e a instituição canadense na qual ele quer estudar. Então, ou sua universidade vai ter um edital próprio de seleção para alunos de graduação ou, então, você vai precisar que um professor de universidade no Canadá aceite você como aluno pesquisador na graduação.

Para candidatos à mobilidade em cursos de pós-graduação, se não houver o acordo, o aceite do estudante por um professor canadense será considerada uma nova ou já existente colaboração entre professores das universidades.

>>> Como fazer pós e trabalhar no Canadá

Como sei se minha universidade tem acordo para o intercâmbio no Canadá gratuito?

A orientação do pessoal do Global Affairs Canada é que cada estudante deve procurar, na sua universidade, o Escritório de Relações Internacionais/Assessoria de Relações Internacionais, para entender se a sua instituição está a par do edital. Porque todo o processo é feito via universidade e não tem outro jeito de fazer que não seja assim.

Em alguns casos, pode acontecer da instituição não saber da existência dessa bolsa do governo canadense. Nestes casos, a orientação para não perder a oportunidade para poder fazer mobilidade acadêmica no Canadá com a bolsa do ELAP é ser chato: ir atrás, buscar o máximo de detalhes sobre o programa e tentar trabalhar com a universidade nesse sentido para que a candidatura seja possível. No entanto, o ELAP é um programa bem famoso e super procurado, as grandes universidades, em sua maioria, já conhecem o programa.

>> Entenda o que é a mobilidade acadêmica

Bolsas para intercâmbio no Canadá ELAP e a candidatura

As bolsas para o interâmbio no Canadá gratuito tem duração de quatro a seis meses. As bolsas de quatro meses serão de 8.200 dólares canadenses, enquanto as de cinco a seis serão de 11.100 dólares canadenses. Ambas integram os custos de passagem aérea, visto, seguro-saúde, livros e despesas com moradia.

>> Melhores bolsas no Canadá

Para se candidatar, o estudante deve realizar a inscrição junto à universidade brasileira. Esta será responsável por enviar a candidatura para a instituição canadense escolhida. Portanto, se você está interessado, entre em contato com a sua universidade para saber se existe a possibilidade de realizar a mobilidade.

Informe-se também sobre os prazos para envio dos documentos. A data divulgada aqui no post se refere, na verdade, ao prazo para as instituições canadenses apresentarem as inscrições ao governo. A data para que você faça sua candidatura na sua própria universidade (que às vezes pode ter um edital próprio de seleção) pode ser diferente. Então, eu não perderia tempo e correria atrás o mais rápido possível.

Período da bolsa ELAP 2024/2025

O período de estudos no Canadá com a bolsa ELAP deverá ser realizado entre 1º de agosto de 2024 e 1º de fevereiro de 2025. Normalmente, a cada ano é dada prioridade a estudantes de determinadas áreas.

Na última edição, a prioridade foi de estudantes que desenvolviam estudos relacionados a disciplinas que promovem a boa governança, prosperidade, paz, segurança e desenvolvimento econômico.

Nas edições anteriores, o ELAP já beneficiou estudantes brasileiros de áreas como engenharia, biologia, medicina, direito, relações internacionais, geologia, computação, química, economia, agronomia e outras. Caso você precise de ajuda ou mais informações sobre as candidaturas, o site dos ex-bolsistas no Canadá tem um guia completíssimo.

No canal do Partiu Intercâmbio no YouTube, tem uma live completíssima com bolsistas brasileiros do ELAP na graduação, mestrado e doutorado. O Dr. Aloísio Orlando Jr.  é formado em Engenharia Química na UFRJ e, em 2017, passou seis meses na Dalhousie University, no Canadá fazendo doutorado sanduíche no Canadá com a bolsa ELAP.

doutorado sanduíche Canadá bolsa elap para semestre de intercambio no canada partiu intercamibio aloisio junior
Aloisio Orlando, bolsista do ELAP no Canadá

“Tive ótimas experiências acadêmicas na Dalhousie University e tive acesso a orientação constante por parte dos professores, que me ajudaram bastante na minha tese. Em termos culturais, o ELAP foi uma oportunidade única. Foram tantas amizades e aprendizados que tive”, conta o engenheiro.

Dica para tentar a bolsa sanduíche no Canadá

Aloísio ainda deu dicas para quem pretende tenter a bolsa de sanduíche no Canadá: “para assegurar a melhor documentação possível, interagi bastante com meu orientador no Brasil na confecção da carta e deixei ele ciente de que deveria abordar tudo o que edital pedia. A mesma coisa fiz para a coordenadora da pós. Foram cartas que falaram do meu desempenho acadêmico e do porquê eu era o aluno certo para a bolsa. Também me envolvi com a carta do professor canadense, sempre os lembrando que deveriam abordar todos os campos do edital. Já em relação à minha carta, li em muitos sites, inclusive aqui no Partiu Intercâmbio, sobre como fazer uma boa carta de motivação. Depois de cerca de seis meses, tive a notícia da minha aprovação”, relata.

Como o tempo é curto, especialmente pro povo do mestrado e do doutorado, melhor já ir correndo atrás da papelada e dos contatos com as universidades canadenses para não perder a oportunidade. Afinal, a data de 19 de março é a data para universidade canadense indicar você como como candidato e, para que isso aconteça, você vai precisar ter entrado em contato beeem antes.

Sobre o ELAP no Canadá

As bolsas do Programa de Líderes Emergentes nas Américas (ELAP) oferecem a estudantes de instituições de ensino superior localizadas na América Latina e no Caribe oportunidades de intercâmbio de curta duração para estudo ou pesquisa (mestrado ou doutorado sanduíche) em universidades canadenses para estudantes de graduação mestrado e doutorado.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o programa
Depoimento na graduação
Depoimento na pós-graduação

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube.  A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram é grátis.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

14 comentários em “ELAP: bolsas para mobilidade acadêmica no Canadá”

  1. Olá! Alguém já recebeu uma resposta referente ao ELAP do ano passado?? Me inscrevi e fui aceita pela minha universidade, mas por conta da pandemia ainda não tive nenhum retorno…

  2. Nathália G. Fenner

    Eu fui selecionada para o ELAP em 2020 e foi a melhor experiência da minha vida! O Canadá é um país maravilhoso e a educação lá é extremamente levada a sério. Recomendo muito essa oportunidade!

  3. Bruna, eu sou proficiente em inglês mas não tenho comprovação com TOELF nem IELTS.É obrigatório ter a nota dos testes para aplicar?

  4. Esse valor da blusa é mensal ou referente aos meses que ficaremos lá? O valor da passagem, moradia etc está incluso nesse valor ou é por fora? Gratidão

  5. olá, boa tarde.

    gostaria de saber se há bolsas para ingressar num mestrado ou doutorado como aluna das universidades do Canadá, sem ter vinculo com universidades do Brasil.

    Grata, thays

  6. Bruna, a minha universidade não tem parceria com nenhuma Canadense. Estou na graduação. Será que consigo participar de mesmo jeito?

    1. ALine, você precisa entrar em contato com a área de relações internacionais da sua universidade, como explicamos no post. Sem um acordo entre as universidades, você não consegue se candidatar. Na pós, você até consegue, mas na graduação, não tem jeito tem que ter parceria. beijo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais