ELAP: Programa dá bolsas para mobilidade acadêmica no Canadá

O Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) é um programa do governo canadense que vai dar 400 bolsas para mobilidade acadêmica no Canadá a estudantes da América Latina. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de março.

Bolsas no Canadá

O ELAP é destinado a estudantes de graduação, mestrado e doutorado. O candidato precisa estar matriculado em uma instituição de ensino superior brasileira. O programa de mobilidade acadêmica no Canadá é como uma graduação/pós sanduíche: estudante passa de 4 a 6 meses no Canadá e retorna pra terminar seus estudos aqui no Brasil. No caso da graduação, o programa exige que exista um acordo de cooperação entre a instituição brasileira do candidato e a instituição canadense na qual ele quer estudar. Para candidatos à mobilidade em cursos de pós-graduação, se não houver o acordo, será considerada uma nova ou já existente colaboração entre professores das universidades.

>>> Como fazer pós e trabalhar no Canadá

>> German Chancellor Fellowship: a bolsa para desenvolver projeto na Alemanha

Como sei se minha universidade tem acordo para mobilidade acadêmica no Canadá

A orientação do pessoal do Global Affairs Canada é que cada estudante deve procurar, na sua universidade, o Escritório de Relações Internacionais/Assessoria de Relações Internacionais, para entender se a sua instituição está a par do edital. Porque todo o processo é feito via universidade e não tem outro jeito de fazer que não seja via universidade. Em alguns casos, pode acontecer da instituição não saber da existência dessa bolsa do governo canadense. Nestes casos, a orientação para não perder a oportunidade para poder fazer mobilidade acadêmica no Canadá com a bolsa do ELAP é ser chato: ir atrás, buscar o máximo de detalhes sobre o programa e tentar trabalhar com a universidade nesse sentido para que a candidatura seja possível. No entanto, o ELAP é um programa bem famoso e super procurado, as grandes universidades, em sua maioria, já conhecem o programa.

>> Entenda o que é a mobilidade acadêmica

 

Bolsas para mobilidade acadêmica no Canadá e a candidatura

As bolsas para mobilidade acadêmica no Canadá tem duração de quatro ou seis meses. As bolsas de quatro meses serão de 7.200 dólares canadenses, enquanto as de seis serão de 9.700 dólares canadenses. Ambas integram os custos de passagem área, visto, seguro-saúde, livros e despesas com moradia. Alguns bolsistas também poderão participar de uma viagem de estudos sobre governança, prática empresarial e da sociedade civil em áreas prioritárias no Canadá.

>>> Bolsas do Santander para fazer um semestre de intercâmbio

Para se candidatar, o estudante deve realizar a inscrição junto à universidade brasileira. Esta será responsável por enviar a candidatura para a instituição canadense escolhida. Portanto, se você está interessado, entre em contato com a sua universidade para saber se existe a possibilidade de realizar a mobilidade. Informe-se também sobre os prazos para envio dos documentos. A data divulgada aqui no post se refere, na verdade ao prazo para as instituições canadenses apresentarem as inscrições ao governo. A data para que você faça sua candidatura na sua própria universidade (que às vezes pode ter um edital próprio de seleção) pode ser diferente. Então, eu não perderia tempo e correria atrás o mais rápido possível.

>>> Veja as dicas de um bolsista do ELAP para passar na seleção

Período e disciplinas priorizadas

O período de estudos no Canadá deverá ser realizado entre 1º junho de 2019 e 1º de fevereiro de 2020. Será dada prioridade a estudantes que desenvolvam estudos relacionados a disciplinas que promovam a boa governança, prosperidade, paz, segurança e desenvolvimento econômico.

Nas edições anteriores o ELAP já beneficiou estudantes brasileiros de áreas como engenharia, biologia, medicina, direito, relações internacionais, geologia, computação, química, economia, agronomia e outras. Caso você precise de ajuda ou mais informações sobre as candidaturas, o site dos ex-bolsistas no Canadá tem um guia completíssimo

Saiba tudo sobre o programa
Acesse os cursos oferecidos pelas universidades canadenses
Veja as respostas para dúvidas frequentes
Depoimento sobre Elap na graduação
Depoimento sobre Elap na pós-graduação

Todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter 🙂

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

>>> Instituto dá bolsas para curso com foco em business nos Estados Unidos
  >>> Governo recebe candidaturas para programa de bolsas para estudar na Itália

COMENTÁRIOS

8 respostas para “Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP): bolsas para mobilidade acadêmica no Canadá”

  1. Layane disse:

    E quanto as mensalidades? A bolsa isenta as mensalidades na universidade canadense ou tem que pagar?

  2. Rodrigo disse:

    Essa bolsa vale para quem estuda em faculdade particular também?

  3. Aline disse:

    Bruna, a minha universidade não tem parceria com nenhuma Canadense. Estou na graduação. Será que consigo participar de mesmo jeito?

    • ALine, você precisa entrar em contato com a área de relações internacionais da sua universidade, como explicamos no post. Sem um acordo entre as universidades, você não consegue se candidatar. Na pós, você até consegue, mas na graduação, não tem jeito tem que ter parceria. beijo

  4. Emily disse:

    Oi, Bruna. Tem que ter fluência no inglês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.