doutorado sanduiche cnpq

Edital de bolsas para doutorado sanduíche no exterior do CNPq

doutorado sanduiche cnpq

Está aberto o edital de bolsas para doutorado sanduíche do CNPq. O programa SWE é uma oportunidade voltada para doutorandos que desejam realizar uma parte da sua pesquisa no exterior.

Bolsas de doutorado

A iniciativa faz parte da Chamada CNPq Nº 26/2021 e é um dos desdobramentos da antiga Chamada de Bolsas Especiais do CNPq. O seu objetivo é fortalecer o componente institucional e a cooperação entre grupos de pesquisa brasileiros e internacionais e contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação no país.

>> Como fazer um doutorado no Exterior

Como funciona o programa de doutorado sanduíche no exterior do CNPq

De acordo com o edital, as bolsas para doutorado sanduíche do CNPq contemplam todas as áreas do conhecimento.

Os projetos devem ser submetidos pelo coordenador, que pode solicitar até R$ 300 mil em bolsas a serem indicadas posteriormente. Outros recursos oriundos de parcerias futuras poderão ser aplicados na suplementação de propostas aprovadas.

A instituição de execução do projeto deverá estar cadastrada no Diretório de Instituições do CNPq. A duração das bolsas não pode ultrapassar o prazo de execução do projeto.

>> Doutorado sanduíche: o que é e como fazer esse tipo de intercâmbio

Como se candidatar às bolsas para doutorado sanduíche do CNPq

As propostas devem ser encaminhadas pela internet, através do Formulário de Propostas disponível na Plataforma Integrada Carlos Chagas. Será preciso fornecer informações como:

  • Identificação da proposta;
  • Dados do proponente;
  • Instituições participantes;
  • Área do conhecimento predominante e áreas do conhecimento correlatas;
  • Orçamento detalhado;
  • Dados gerais do projeto em português e inglês (título, palavra-chave, resumo e objetivo geral).

As propostas devem estar em um arquivo anexado e conter todas as informações exigidas pelo edital.

Segundo publicação no Instagram, o prazo para submeter as candidaturas para as bolsas para doutorado sanduíche da CNPq foi prorrogado para o dia 30 de março.

>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para pós no exterior

A divulgação do resultado preliminar está prevista para ocorrer no dia 13 de maio. A decisão final será publicada no Diário Oficial e no site do órgão no dia 10 de junho.

Em caso de dúvidas sobre as bolsas para doutorado sanduíche do CNPq, é possível entrar em contato por e-mail – [email protected] – ou telefone – (61) 3211-4000.

Leia o edital do CNPq
Acesse a Plataforma Integrada Carlos Chagas

+ Bolsas de estudos

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais