estagio na alemanha max plack biologia

Max Planck Institute seleciona estudantes para estágio na Alemanha

Estudantes de mestrado e graduação podem se candidatar para estágio na Alemanha. As vagas são para um summer job remunerado no Max Planck Institute em Berlim.

O Max Planck Institute for Infection Biology International Summer Internship é voltado para interessados em viver uma experiência de pesquisa de ponta sob a supervisão de cientistas renomados. O seu foco é na área de biologia de infecções.

O objetivo do programa é possibilitar que estudantes talentosos que enfrentaram ou enfrentam alguma dificuldade na sua formação possam seguir uma carreira acadêmica. Sendo assim, foi projetado para preparar os estagiários com as habilidades necessárias para que sejam aceitos em processos de seleção de doutorado. Para isso, o instituto oferece cursos e treinamentos e promove excursões e eventos.

O que o estágio na Alemanha cobre

Os selecionados passam três meses fazendo estágio na Alemanha, mais precisamente entre agosto e outubro de 2024.

O programa oferece uma bolsa de 1.300€ para cobrir as despesas de subsistência, além de reembolso dos custos da viagem e acomodação perto do instituto.

>> DAAD: as melhores bolsas para estudar na Alemanha

Quais são os requisitos para se candidatar

Podem se candidatar ao estágio na Alemanha estudantes motivados que sejam limitados por questões pessoais, financeiras, regionais ou sociais que possam afetar a continuidade da sua formação.

Entre os requisitos do summer job, estão:

  • Estar matriculado em uma universidade, na graduação ou mestrado;
  • Se for estudante de graduação, já ter concluído pelo menos quatro semestres no momento da inscrição;
  • Ter um bom histórico acadêmico;
  • Ter experiência em uma área relevante para os projetos propostos (por exemplo, biologia, medicina, bioquímica, epidemiologia ou qualquer outra área relacionada);
  • Ter bom domínio da língua inglesa;
  • Demonstrar a sua motivação tanto para o estágio na Alemanha quanto para o(s) projeto(s) ao(s) qual(is) se candidatou;
  • Demonstrar limitações ao acesso a um ensino superior de qualidade;
  • Estar disponível para fazer o estágio no período indicado (1º de agosto a 31 de outubro de 2024).

É importante notar que não são aceitos estudantes que tenham necessidade de créditos de estágio como parte dos requisitos do curso.

Além disso, a Max Planck Society reconhece o valor positivo da diversidade e buscar promover a igualdade e combater a discriminação. Assim, todos e todas são convidados a se candidatar e as mulheres são especialmente encorajadas. Candidatos com deficiências graves que tenham adequação, qualificação e desempenho equivalentes terão preferência na seleção. Candidatos provenientes de países de baixa e média renda também são fortemente incentivados a participar.

>> O passo a passo para fazer mestrado na Alemanha

Opções de projetos para estágio em 2024

As opções de projetos de International Summer Internship no Max Planck Institute for Infection Biology para 2024 são as seguintes:

1. Armadilhas extracelulares de neutrófilos versus bactérias – Laboratório Zychlinsky (Microbiologia Celular)

O principal objetivo do estagiário será elucidar os mecanismos moleculares subjacentes a um sistema recentemente descoberto. A sua função envolverá o uso de células imunológicas primárias com bactérias humanas patogênicas, bem como uma ampla gama de técnicas moleculares avançadas.

Entre as habilidades requeridas para o projeto, estão experiência com bactérias e boa compreensão de técnicas moleculares.

2. Reservatório de malária na estação seca: análise da diversidade parasitária e resposta imune do hospedeiro – Laboratório Portugal (Biologia do Parasita da Malária)

O objetivo do estágio é trabalhar em um novo conjunto de amostras desde a estação chuvosa até a estação seca. O estagiário aprenderá técnicas para processar e manusear manchas de sangue seco em papel de filtro, pellets de hemácias congeladas e amostras de plasma, relacionando as mudanças ambientais ao longo do ano com a duração da infecção e as respostas imunológicas.

Entre as habilidades requeridas para o projeto, estão cultura de células, técnicas de biologia molecular, citometria de fluxo e bioinformática básica.

3. Avaliação da confiabilidade de desenhos de estudos observacionais para inferir a eficácia das vacinas – Laboratório Domenech de Cellès (Epidemiologia de Doenças Infecciosas)

O estagiário desenvolverá um projeto para avaliar com que confiabilidade os desenhos de estudos observacionais podem inferir a eficácia das vacinas. Tais desenhos – como o método de rastreio ou o desenho de teste negativo – tornaram-se cada vez mais populares para estimar a eficácia das vacinas a partir de dados observacionais.

No entanto, é necessária uma melhor compreensão teórica destes métodos, particularmente para avaliar o seu potencial viés. Para isso, serão realizados experimentos numéricos combinando simulações de modelos matemáticos de doenças infecciosas e estimativas de modelos de regressão estatística.

Entre as habilidades requeridas para o projeto, estão base sólida em matemática e estatística (particularmente sistemas dinâmicos e modelagem de regressão), boas habilidades de programação e forte interesse em epidemiologia de doenças infecciosas e vacinas.

Como se candidatar ao estágio na Alemanha do Max Planck Institute

As inscrições são online, e além de fornecer informações pessoais, será necessário enviar os seguintes documentos:

  • Currículo (máximo 2 páginas);
  • Carta de motivação (seguir as orientações do Application guide e usar o template disponibilizado no site);
  • Carta de referência de um professor ou pós-doc;
  • Histórico escolar da graduação e mestrado (com tradução, se a universidade não fornecer em inglês);
  • Diploma (caso já tenha concluído a graduação).

A seleção para o estágio na Alemanha do Max Planck Institute acontece em três etapas. Na primeira, é realizada uma pré-seleção de todas as candidaturas enviadas.

Os candidatos que forem pré-selecionados nessa fase serão contatados para participarem de uma entrevista online. Na terceira fase, os candidatos selecionados na entrevista receberão um email com a carta de aceite.

As inscrições vão até 26 de novembro e as entrevistas serão realizadas durante o mês de janeiro. O anúncio dos candidatos selecionados será feito em fevereiro.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato por e-mail com o coordenador do programa Ole Fechner ([email protected]).

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Conheça melhor o programa
Saiba mais sobre os projetos
Confira o Application guide
Veja as respostas para as dúvidas frequentes

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais